quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lixo, qual seu destino final?



O aterro sanitário de Santa Cruz do Capibaribe, tem por finalidade receber o lixo produzido pelos munícipes que é o verdadeiro gerador, estudos feitos dão por conta de que um cidadão produz em media 1gk de lixo por dia, por sermos uma cidade industrial nossa realidade é diferente de outros municípios, hoje nosso município produz em média 110 toneladas por dia.

Levando em consideração a importância do processo pelo qual passa o lixo em seu destino final e com o intuito de conscientizar a população a contribuir para uma cidade mais limpa e saudável, gostaríamos de convidar, a classe estudantil e público em geral para conhecer de perto a nossa realidade e se tornar mais um parceiro em prol do meio ambiente.

Se faz necessário destacar que para alcançarmos esta etapa satisfatória contamos com o importante apoio da prefeitura municipal e da secretaria municipal de infraestrura de Santa Cruz do Capibaribe, na pessoa do senhor Antonio Carlos de Queiroz Maia, que não tem medido esforços nos pleitos solicitados, como também as empresas parceiras das quais divulgaremos seus nomes em breve.

Para agendar sua visita ao aterro sanitário entre em contato:
(81)9293 1969 ou (81) 9387 6827

ALENCAR LOPES DA SILVA
SERVIDOR RESPONSAVEL PELO ATERRO

Artigo do Leitor

CUIDADO COM AS PESQUISAS ELEITORAIS

As pesquisas eleitorais têm por finalidade investigar a realidade e informar os eleitores acerca da intenção de votos, orientando-os em suas decisões.
Diferentemente do que imaginam muitas pessoas, não é necessário um grande número de entrevistas para que tenhamos um perfil com um grau de certeza razoável. A pesquisa deve trabalhar com amostras onde todos os grupos sociais e áreas geopolíticas estejam representadas, caso contrário ocasionará um erro sistemático que distorcerá os resultados.
Os dois métodos mais usados para a pesquisa são a pesquisa quantitativa e a qualitativa. A primeira busca o máximo de informações, mas sem muito aprofundamento. A segunda faz uma profunda busca das motivações que levam a pessoa a tomar a decisão de votar em determinado candidato.
Acontece que sob a cobertura de um trabalho científico muitas pesquisas, feitas de forma tendenciosa e sem nenhum rigor técnico, têm sido usadas para confundir o eleitorado, visando à manipulação de votos.
Se você não quiser ser enganado pelas pesquisas eleitorais nas próximas eleições, é recomendável tomar os seguintes cuidados básicos:

1. CONFIRA A AMOSTRAGEM DA PESQUISA.
No caso de eleições municipais, a amostra eleitoral deve ser feita de forma que todos os grupos sociais dos diversos bairros da cidade estejam representados.

2. CONFIRA OS DIAS EM QUE AS ENTREVISTAS FORAM FEITAS.
Dependendo da urgência com que foi encomendada a pesquisa, entre a coleta dos dados e a sua divulgação pode transcorrer de um a dez dias. Dependendo do que acontecer neste período – a veiculação de uma denúncia contundente, por exemplo – o resultado pode estar desatualizado quando publicado, devendo ser relativizado.

3. EXAMINE O TEOR DAS PERGUNTAS APLICADAS AOS ENTREVISTADOS.
Além do risco de perguntas enviezadas, as respostas de intenção de voto espontâneas serão muito diferentes – e, portanto, incomparáveis das respostas estimuladas por listas de candidatos. Portanto, atente para as perguntas ambíguas ou mal formuladas.

4. INVESTIGUE QUEM FEZ A PESQUISA E QUEM A ENCOMENDOU.
Tanto a qualidade técnica de um levantamento como o compromisso com a verdade dos profissionais nele envolvidos precisam ser comprovados, haja vista que qualquer pessoa ou grupo tem o direito de fazer e divulgar pesquisas eleitorais. Além disso, é bom conferir quais são os vínculos de interesse entre quem fez e quem pediu a pesquisa e qual dos dois a está divulgando. Uma pesquisa eleitoral encomendada por um candidato só será divulgada se for do seu interesse, merecendo por isto ser lida com dupla precaução.

5. APRENDA A LER OS DADOS E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.
Esta é a única forma de não ser induzido a acreditar em informações distorcidas e evitar comprar gato por lebre.
A melhor maneira de controlar o mau uso das prévias eleitorais não é proibindo a divulgação, mas garantindo a sua multiplicidade. A proibição apenas agravaria o desnível de informação entre os eleitores e os candidatos, que seguiriam encomendando seus próprios levanta-mentos. Cabe ao eleitor esclarecido comparar estas pesquisas e tirar suas próprias conclusões.

Por Osman Neves de Albuquerque

Osman Neves de Albuquerque é autor dos livros Um Ensaio sobre Espiritismo e Política (1998), O Poder do Voto e da Participação (2000) e Uma Lição de Ética numa Campanha Política (2002), além de vários artigos sócio-políticos.

Em Toritama candidato do PSB lidera a corrida eleitoral


O candidato do PSB à prefeitura de Toritama, Odon Ferreira, está liderando a corrida eleitoral com 64% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto Exatta divulgada hoje pelo Jornal do Commercio como matéria paga.
O segundo colocado é o prefeito e candidato à reeleição, Flávio Lima (PSD), com 24% das intenções de voto.
A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 9 deste mês com 402 questionários, tem margem de erro de 4,2% e está registrada no TRE-PE sob o número136/2012. 
Fonte: Blog do Inaldo Sampaio

Em Sirinhaém candidato do prefeito Fernando Urquiza está em 1º lugar na pesquisa

O vice-prefeito France Hacker (PSD) é o 1º colocado na corrida eleitoral pela prefeitura de Sirinhaém segundo pesquisa do instituto Exatta divulgada hoje pela Folha de Pernambuco.
Kacker, que tem o apoio do prefeito Fernando Urquiza (PTB), tem 60% das intenções de voto, ante 27% do médico e ex-prefeito Alberto Machado (PSB).
O terceiro colocado é o candidato do DEM, Moisés Soares, com 2%, brancos e nulos somam 4% e não sabem ou não quiseram responder, 7%.
Quanto ao item “rejeição”, Machado tem 50% e Hacker 22%. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro com 300 questionários e está registrada no TRE-PE sob o número 126/2012. 
Fonte: Blog do Inaldo Sampaio

TAQUARITINGA DO NORTE : EVILÁSIO (PSB) ABRE LARGA VANTAGEM SOBRE MILTON CICERO (PT)


De acordo com a primeira pesquisa eleitoral registrada em Taquaritinga do Norte, realizada pela empresa IMAPE, aponta uma vitória histórica do candidato Evilásio Araújo (PSB), que busca sua reeleição.
Na pesquisa espontânea onde cada entrevistado diz sua opinião sem apresentação dos nomes Evilásio apresenta 53,8%, contra 31,4% de Milton (PT) e 3,5% de Demir (PMDB), tendo também 2,6% de votos brancos e nulos e 8,8% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram, evidenciando assim uma frente do socialista de 22,4 pontos percentuais.
Na estimulada, onde são apresentados aos entrevistados o nome dos candidatos, mais uma vez Evilásio lidera com folga possuindo 55,3% das intenções de voto, contra 33% do petista Milton e 3,9% de Demir, tendo ainda 1,6% de votos brancos e nulos e 6,3% de pessoas que não souberam responder ou não opinaram,sendo a frente neste item de 22,3 pontos.
Quando os entrevistados foram questionados sobre quem será o futuro Prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilásio liderou este item com folga, apresentando 61,3% das intenções, enquanto que Milton Cícero (PT) teve apenas 25,5%, abrindo a maior vantagem política já vista em Taquaritinga, com 35,8 pontos percentuais de frente. Apenas 0,9% dos entrevistados acreditam que Demir vencerá as eleições e 12,4% não souberam responder ou não opinaram.
O Instituto também avaliou o índice de rejeição dos candidatos, sendo este quadro o único liderado por Milton Cícero (PT) com 29,5%, seguido por Demir (PMDB) com 28,3% e Evilásio (PSB) tendo 26,1% e 16,1% dos entrevistados não expressaram suas opiniões.
Esta pesquisa foi realizada no município de Taquaritinga do Norte, pelo  IMAPE - INSTITUTO MAJORTÁRIO DE PESQUISA E ESTATISTICA, entre os dias 14, 15 e 16 de setembro de 2012, na qual foram realizadas 800 entrevistas, com margem de erro máximo de mais ou menos 3 pontos percentuais, com grau de confiança de 97% sendo a mesma registrada no TSE sob o sob o número PE-00117/2012. Os interessados podem conferir mais informações sobre esta pesquisa os dados do registro no site http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=9001

Por: Alberes Xavier

Edson Vieira é sabatinado por professores‏



Na noite desta terça-feira (25), o candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (45), foi sabatinado pelos professores membros do Sindicato do município.
Edson chegou à Câmara de Vereadores, local do evento, acompanhado da sua esposa Alessandra Vieira, do seu vice Dimas Dantas e assessores.
Abrindo a sabatina ele apresentou as propostas do seu plano de governo para a Educação, entre as principais estão a reestruturação das escolas, distribuição de tablets para os alunos do quinto ao nono ano, construção de creches, qualificação continuada dos professores e valorização do diálogo com os mesmos.
No regulamento da sabatina estavam prevista 20 intervenções de professores, mas diante da grande quantidade de questionamentos, o candidato da coligação “Uma Chance para Santa Cruz” quebrou o protocolo e se dispôs a responder 30 intervenções, sobre temas como o atual sistema de ensino em ciclos, melhor tratamento da administração municipal para com os professores, gestão transparente, capacitação de professores, qualidade na merenda escolar, entre outros.
Nas considerações finais Edson Vieira agradeceu a oportunidade de poder apresentar suas propostas, esclarecer as dúvidas, ouvir os anseios dos professores e assinou um documento de compromisso elaborado pelo Sindicato. O evento foi uma demonstração do Programa Prefeitura Ativa e de como será o diálogo com a classe em uma futura gestão.

O candidato foi aplaudido de pé pelos presentes no final da sabatina e abraçado pelo público, que acompanhou o evento nas proximidades da Câmara por um telão, seguindo em passeata até o comitê da Avenida Cezário Aragão.
Assessoria