quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Reativação de fábrica de manilha de Taquaritinga às claras


A reativação da fábrica de manilhas de Taquaritinga teve uma merecida repercussão na mídia local, com direito até a publicação no Jornal do Commercio. E como tudo o que se destaca gera comentários, há poucos dias foi publicado em alguns blogs um texto intitulado “Taquaritinga parecida com Assaré (CE)”. Enfeitado com o poema “Prefeitura Sem Prefeito”, do escritor Patativa do Assaré, o texto equivocado levantou alguns questionamentos, que agora vamos esclarecer.
A fábrica de manilhas não foi “parar” nas mãos da Associação Nossa Senhora das Graças através de manobra feita ao apagar das luzes da administração do ex-prefeito José Pereira Coelho. O que ocorreu foi que como na época a prefeitura não tinha condições de sustentar a fábrica, foi feito um comodato que deu à Associação o direito de ser responsável pela fábrica até o ano de 2016. Assim como aconteceu com o campo da Vila do Socorro, que foi passado em comodato à Associação Comunitária e de Ação Social da Comunidade do Tatus para prática de esportes (nesse caso o comodante foi o ex-prefeito Jânio Arruda da Silva). “Essas atitudes dos dois ex-prefeitos foram louváveis, pois quando não se pode fazer algo, a solução é unir forças e realizar ações”, afirmou o vereador Luiz Floriano da Silva Junior, o Irmão Batata.
Entre os questionamentos levantados está: Por que um bem que faz parte de uma demanda judicial foi parar nas mãos do Presidente da Câmara Municipal e do Vice-prefeito do município? Bem, a fábrica não está nas mãos do Irmão Batata e de Lero. Como já citado, ela foi passada em comodato para a Associação Nossa Senhora das Graças até o ano de 2016. O que acontece é que as responsabilidades estão sendo divididas. Ações estas feitas em nome do povo para o povo e por representantes do povo.
Como a fábrica já estava desativada há alguns anos, e a prioridade dos trabalhos do Irmão Batata é batalhar por saneamento, ele uniu-se ao vice-prefeito Lero, e os dois compraram uma máquina betoneira (equipamento utilizado para misturar materiais de construção). Além de sustentarem o funcionamento da fábrica com material e o pagamento dos funcionários. A Associação Nossa Senhora das Graças apóia a obra com o fornecimento do maquinário vibrador. E respondendo ao último questionamento levantado pela matéria, a prefeitura só foi citada no momento em que foi mencionado o saneamento das ruas porque é nessa hora que o Governo Municipal entra em ação. O que se pode comprovar com o saneamento da Rua João Santana, do distrito de Pão de Açúcar, que está em fase de conclusão. “Nossa preocupação é trabalhar para ajudar o povo. Seria muito bom que as pessoas entendessem que oposição não se faz com discursos, mas sim com trabalho”, desabafou o Irmão Batata.


Assessoria de Imprensa

Moda - Polo de Confecções quer agência do BNB


Reivindicação constante dos empresários do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, a necessidade de instalar agências do Banco do Nordeste (BNB), nos municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, voltou a provocar debates no Plenário da Casa Joaquim Nabuco. Durante o Grande Expediente, o deputado Edson Vieira (PSDC) salientou a relevância da medida para os empreendedores, visto que as unidades facilitarão o acesso a linhas de crédito específicas para as atividades têxteis e de confecções. Afora os benefícios aos proprietários, Vieira observou que, na medida em que se desenvolvem os centros de produção, novos postos de trabalho poderão ser gerados. Atualmente, conforme dados apresentados pelo integrante da bancada oposicionista, existem 12 mil empresas no Polo do Agreste, gerando 90 mil empregos.“São produzidas 850 milhões de peças, anualmente, e a possibilidade de financiamento ajudará a manter a qualidade da moda, cuja comercialização atende aos mercados nacional e internacional”, acrescentou. Como um dos representantes do Agreste no Parlamento Estadual, o deputado solicitou apoio na negociação junto ao BNB e órgãos federais. Os deputados Augusto Coutinho (DEM), Miriam Lacerda (DEM), Amaury Pinto (PR) e Terezinha Nunes (PSDB) parabenizaram, em apartes, o empenho de Vieira. “A população pernambucana tem dado exemplo de que consegue crescer, mas o incentivo é essencial”, salientou Coutinho. “Entendo ser necessária a ajuda, principalmente, do poder público”, considerou Miriam.“Devido à qualidade da produção feita no Polo, desejamos implementar um modelo semelhante na cidade do Paulista”, informou Amaury. “O Agreste é, de fato, uma das áreas que mais crescem no Interior do Estado e é surpreendente que o BNB ainda não tenha lançado uma agência sequer na localidade”, comentou Terezinha.
DOE: 02/09/2009.


Assessoria de Imprensa

Pão de Açúcar recebe saneamento


Comunidade com saneamento básico tem mais saúde. É com essa visão que trabalha a Secretaria de Obras do Município, que em parceria com a Associação Nossa Senhora das Graças, através da fábrica de manilhas, está saneando a Rua João José de Santana, do distrito de Pão de Açúcar. A obra está sendo motivo de alegria para as 27 famílias do lugar, que está vendo virar realidade o seu sonho de ter uma rua saneada e limpa.
A rua recebeu 300 metros de saneamento feito com manilhas de 300 ml. Mas além deste, tem outro fato que está sendo alvo de elogios da população. “A prefeitura está fazendo as ligações do saneamento a cada residência. Estamos muito satisfeitos, pois, geralmente, quem manda fazer essas ligações são os próprios moradores”, revelou o pastor Marcos Antônio Silva Santos. Ainda em Pão de Açúcar, a área transversal que liga as Ruas José Tavares e Getúlio Vargas também está sendo saneada, o que beneficiará a moradores desses dois locais. E na sede do município, a Rua Maria Ferraz de Brito teve seu saneamento ampliado. “Nós temos uma grande preocupação em investir em saneamento, pois queremos garantir saúde e bem estar às pessoas”, observou o secretário de Obras, José Gilson Carlos.
O município ganhou outras ações durante o mês de agosto. Em parte da Avenida José Juventino e diversas ruas do Loteamento Badock, distrito de Pão de Açúcar, foi colocada piçarra. A quadra da Escola Gilzenete Guerra e o lago da Praça Antônio Pereira, da sede, foram recuperados. E em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi capinado o trecho que liga o trevo da comunidade Placas à cidade de Vertentes. Isso para garantir mais segurança a quem vem à Taquaritinga, uma vez que estes são os dois acessos à sede do município.


Assessoria de imprensa

Comunidades participam do orçamento 2010


Taquaritinga vivenciou um momento ímpar durante o mês de agosto com a realização de audiências públicas que esclareceram dúvidas da população sobre os instrumentos orçamentários. Tais audiências também lançaram a prática do Orçamento Participativo. O que deu às comunidades a oportunidade de fazerem reivindicações para que estas sejam inseridas na Lei Orçamentária Anual 2010 (LOA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual de Investimentos, o PPA, para os exercícios 2010/2013.
“Ninguém melhor que o próprio povo para saber das necessidades das suas comunidades. Daí a maior importância do Orçamento Participativo”, observou o prefeito Evilásio Araújo. As audiências aconteceram em nove localidades do município (Algodão, Jerimum, Pão de Açúcar, Gravatá do Ibiapina, Pedra Preta, Placas, Monteiro, Vila do Socorro e na sede), mas contaram com a participação de 22 comunidades. Entre as reivindicações mais citadas estão a questão da falta d’água e melhorias nas estradas vicinais.
O Governo Municipal está elaborando o projeto orçamentário que será enviado à Câmara para votação. “Esse é um recurso de transparência que vai transformar o município”, revelou a secretária de Finanças, Maria de Lourdes Malaquias. “Muito boa essa integração entre o poder público e a população, pois só ouvindo as necessidades do povo é que se pode realizar o bem comum”, afirmou o comerciante José Fernandes César, no encontro de Pão de Açúcar.
As audiências públicas foram realizadas em cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal LC 101 e da Lei do Estatuto das Cidades, nº 10. 257, de 11 de julho de 2001. As mesmas falam da transparência da gestão fiscal e da promoção de audiências, debates e consultas públicas sobre as propostas a serem incluídas nos já citados instrumentos orçamentários.


Assessoria de imprensa

Santa Cruz terá representante na fase estadual do soletrando.

Leandro florentino da Silva, 13 anos, estudante da 6ª serie da escola Orlandina Aragão será o único representante de Santa Cruz do Capibaribe na etapa estadual do soletrando que acontecerá no Recife(data ainda a ser definida).
Leandro está tendo toda orientação da professora Fátima Diniz que desde o inicio do ano vem fazendo um trabalho de orientação baseando-se na nova reforma ortográfica e da direção que vem orientando o mesmo nos simulados realizados pelo computador, já que Leandro não possui um em casa. Alem da Secretaria de Educação que vem dando o suporte necessário ao aluno.
Leandro que o ano passado foi reprovado, hoje serve de estímulo para seus colegas que já pensam no próximo ano participarem de uma etapa do soletrando.

Assessoria de imprensa