A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Defesa Social tem executado medidas que bucam proporcionar melhores condições de trabalho para a Guarda Civil Municipal. O implemento de ações como o pagamento do adicional noturno, de 1/3 das férias que estavam atrasadas deste outubro de 2012, das diárias antecipadas das Operações Carnaval e São João da Moda, melhorias nas câmeras do CIMOP (Centro Integrado de Aparelhamento e Operações), a aquisição de viaturas, EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e do novo fardamento facilitaram a execução da função da guarda civil no município.
A compra de EPI’s, que incluem: capacetes, luvas, joelheiras, cotoveleiras, tonfas, além da proteção, fortaleceu a categoria que passou a ter acesso a um melhor aparato para cumprir suas atribuições. “As modificações na infraestrutura da guarda foram muito benéficas, pois a equipe ganhou mais entusiasmo e passou a desempenhar melhor seu trabalho junto à população”, ressaltou o Subcomandante da Guarda Civil Municipal, Renato Nunes.
De acordo com Secretario de Defesa Social, Coronel Donizetti Rodrigues, há quatro anos a Guarda Municipal não recebia fardamento, o que deixou a categoria com uniformes defasados e de modelos diferentes, prejudicando sua atuação. O fardamento novo na cor azul, tom predominante da brigada em todo o Brasil, serviu para unificar a guarnição que terá um modelo uniforme de identificação diante do cidadão.
“Em nove meses, nós da Prefeitura e da Secretaria de Defesa Social fizemos um trabalho de reestruturação da Guarda Municipal para que a valorosa categoria fosse agraciada com aquilo lhe é de direito e tivesse condições básicas para trabalhar”, frisou o Coronel Donizetti.
A Guarda de Santa Cruz foi contemplada com o curso de pilotagem da Honda One of Road, que acontecerá em Recife, no qual durante os dias 8 a 10 de outubro, representantes da guarnição participarão de uma capacitação para patrulhamento urbano e rural.
Assessoria