terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pernambucano 2011


O Acordo e a verdade

Fernando Aragão - Dimas Dantas - Ernesto Maia

O acordo já deixou de ser segredo, sabemos que o acordo tratava-se de uma disivão no 2º biênio onde Dimas e Fernando assumiriam 1 ano cada, a frente da Câmara de Vereadores. O  que não sabemos é quem seria o primeiro e quem está dizendo a verdade.

Fernando Aragão, declarou que não ficou acertado quem assumiria primeiro!
Dimas Dantas, declarou que já estava certo e que ele seria  o primeiro!
Ernesto Maia, declarou que Dimas assumiria o segundo ano!

O acordo pode até ter sido rompido, mais a população deveria saber quem está dizendo a verdade, vejamos, os jornalistas que presenciaram o acordo feito na Câmara de Vereadores, declararam que não foi discutido a ordem de quem assumiria o primeiro ano do 2º biênio, com isto cabe a vocês leitores tirarem suas conclusões.

FEMUP volta às atividades e oferece cursos gratuitos.‏

A COORDENADORIA DA MULHER INFORMA QUE A FEMUP- FEIRA DE MULHERES PRODUTORAS ESTÁ COM NOVAS VAGAS. AS MULHERES INTERESSADAS EM COMERCIALIZAR SEUS PRODUTOS, DEVEM COMPARECER NA SEDE DA COORDENADORIA LOCALIZADA NA AVENIDA JOSÉ MORAES DA SILVA, 270 PARA FAZER A INSCRIÇÃO. A FEMUP ACONTECE NO PARQUE FLORESTAL, NOS SEGUNDOS E QUARTOS FINAIS DE SEMANA DE CADA MÊS.


A COORDENADORIA INFORMA TAMBÉM QUE A FEIRA RECOMEÇA SUAS ATIVIDADES NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA, COM VÁRIAS NOVIDADES SOB A ORGANIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES PRODUTORAS.

HAVERÁ APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE PAGODE DE DIDI CATANHA NO SÁBADO, 29, E UMA OFICINA DE MÁSCARAS NO DIA 30, VISANDO A PROXIMIDADE DO PERÍODO CARNAVALESCO.

A COORDENADORIA DA MULHER DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE EM PARCERIA COM O SENAR-PE.,ESTÁ ABRINDO VAGAS PARA OS CURSOS DE:

- FABRICAÇÃO ARTESANAL DE BOLOS E TORTAS;

- ARTESANTO EM RETALHO E FUXICO;

- ARTESANATO COM MATERIAL RECICLÁVEL;

- CUSTOMIZAÇÃO DE TECIDOS.

Os cursos serão ministrados no CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER- CASA JOSEFA MENDES DE BARROS (Por trás da escola PE. Zuzinha) de segunda á sábado no período de 8h às 17h, totalmente gratuitos. As alunas receberão material e certificado de participação, bem como o almoço que será servido no local pela empresa organizadora. Venha reservar sua vaga na sede da Coordenadoria no período das 08h às 13h.

CONTATO:

Verônica Valadares - 81. 9162. 2311

A hora da gestão profissional

Economistas advertem que municípios precisam profissionalizar a administração para aproveitar crescimento de PE


Para atrair mais recursos e empresas e aproveitar a onda de crescimento do Estado, as prefeituras, segundo especialistas em economia, têm a difícil missão de mudar a gestão, tornando-a cada vez mais profissional. “Infelizmente, o processo de administração de muitas cidades ainda é amadora. Não possuem pessoas competitivas para melhorar a gestão do governo municipal”, constatou o economista Jorge Jatobá. Um dos indicadores básicos que apontam o grau de profissionalização da gestão é o quadro de funcionários. “As prefeituras têm que possuir quadros técnicos e administrativos que possam direcionar um certo desenvolvimento autônomo dos municípios e traçar uma política de desenvolvimento regional”, afirma o economista Romilson Cabral.

Outra questão mapeada como um problema é a alta rotatividade, proporcionada pelo elevado números de cargos de confiança e temporários. “O menor o número de concursados em relação aos cargos de confiança mostra gestores menos profissionalizados”, ressaltou Jatobá.

Com os investimentos que chegam aos Estados e os programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família (que incrementam a receita familiar de muitos municípios do interior, gerando mais consumo e maior arrecadação de impostos), algumas secretarias ficam sobrecarregadas e desafiadas a trabalhar com maior eficiência. “As áreas responsáveis pelo planejamento, administração, fiscal e finanças, o núcleo duro das decisões municipais, são aquelas que têm que trabalhar mais nesse momento. São secretarias que teriam que ter jornadas de trabalho mais longas ou ainda operar com mais eficiência no seu horário de funcionamento”, diz Jatobá.

Para o economista Romilson Cabral, quando esse núcleo da gestão municipal não funciona, o desenvolvimento das cidades fica à mercê das decisões governamentais ou ainda federais, que nem sempre são as mais adequadas para os arranjos locais. “Quando não há a discussão das políticas públicas regionalizadas, as cidades ficam a reboque do governo estadual ou governo federal. As regras terminam sendo definidas em Brasília e depois dos prejuízos a população reclama para desfazer o mal feito.” Para Cabral, as vítimas do planejamento mal direcionado, que são as cidades, deveriam participar efetivamente da concepção dos projetos de desenvolvimento, não só de avaliação dos resultados.

Jornal do Comércio