quarta-feira, 8 de maio de 2013

Guarda Municipal nas escolas reforça segurança de alunos e professores



Após um estudo sobre as escolas que apresentaram os maiores índices de insegurança nos últimos meses, a Secretaria de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, disponibilizou desde a última segunda-feira, 06 de maio, um trailer que ficará de plantão diário em sistema de rodízio nas unidades de ensino mais atingidas pelo problema. 

As escolas João Maia Neto, no Nova Morada, Senador José Ronaldo Aragão, no Dona Lica, Maria Lucina Gonçalves, no Oscarzão, Lindalva Aragão de Lira, situada no Santo Agostinho e Donatila de Costa Lima, bairro da Cohab, estão recebendo plantões do trailer com uma equipe composta por dois guardas municipais motorizados e um fixo.

De acordo com o Supervisor de Operações Martins, esta atuação faz parte das ações do Programa Patrulha nas Escolas desenvolvido pela Guarda Municipal em todas as escolas do município desde o início do ano letivo de 2013. 

“Vale salientar que as demais escolas e creches do município não deixarão de receber as rondas da guarda municipal, que acontecem diariamente. Porém, para efetivarmos um maior enfrentamento à criminalidade nas instituições que estão sendo alvos de atos de vandalismo e venda e uso de drogas, intensificaremos o plantão do trailer e do nosso efetivo”, observou o Martins. 

Para fortalecer a ação, a Guarda Municipal irá se reunir na próxima sexta-feira (10), com representantes da polícia Militar, Civil, do Judiciário e do Conselho Tutelar para fazer um planejamento da segurança escolar, intitulado Paz nas Escolas, que além de efetuar a segurança, atuará na prevenção com a realização de palestras para alunos e professores ministradas pelos guardas capacitados.

O cidadão que tiver alguma denúncia poderá entrar em contato com a Guarda Municipal através dos telefones 9990-4088 ou 3759-3000.

G2 Comunicação Integrada

Santa Cruz do Capibaribe pode ser contemplada com a UPA 2



Como resultado da viagem que realiza a capital federal, prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) visitou o gabinete do deputado federal Sérgio Guerra (PSDB) e teve a boa notícia de que o município pode ganhar uma UPA 2.

Anteriormente, já estavam alocados 1,5 milhões para implantação da UPA 1, que seria construída nas proximidades do Moda Center Santa Cruz, agora, com a possibilidade da vinda de outra modalidade de UPA, os investimentos ficam na ordem de 3 milhões de reais.

A obra contempla municípios que dispõem de uma população superior a 100 mil habitantes e atua no segmento de baixa e média complexidade. A unidade vai contar com estrutura para realização de exames, atendimento de urgência, sala de imobilização (gesso), inalação, coleta, observação e raio-x entre outras.

“É com satisfação que recebemos esta boa nova. Uma UPA 2 vai atender toda cidade com procedimentos que vão além da UPA 1. Nosso esforço está concentrado para termos uma saúde de qualidade, muito já foi feito, sabemos das dificuldades, mas muita ainda está por vir”, disse o prefeito Edson Vieira.

Sergio Guerra já havia garantido recursos para construção de três novas creches no município, que vão ser construídas no Gavião (Palestina), Dona Lica e outra localidade a ser definida.

Assessoria

Bolsa Família comemora Dia das Mães


As mães que procuram à sede do Bolsa Família para atendimento durante esta semana, são recebidas com um café da manhã, flores, música e poesia. A ação faz parte do calendário de comemoração ao mês das mães, promovido pelo programa Santa Cruz Cidadã, Secretaria de Cidadania e Inclusão Social e de Saúde. 

Assessoria

Preservação da natureza


Uma aula-passeio inesquecível, assim pode ser definida a visita que os alunos do Instituto Olavo Bilac fizeram a fazenda Fieza, que fica às margens da PE-160, sentido Vila de Poço Fundo onde conheceram de perto todos os segredos que envolvem a vegetação nativa da região, a caatinga.

A escola foi recebida pelo responsável da Fieza, Paulo André,  que deu uma verdadeira aula sobre os detalhes que cercam a caatinga em Santa Cruz do Capibaribe. “Nesta visita todo tiveram a oportunidade de conhecer e aplicar matemática, história, geografia e ciências em geral e ainda tomaram lições sobre a necessidade de preservação do nosso meio ambiente”, ressaltou André.

Entre as informações, os alunos ficaram surpresos ao saber que o maior predador  hoje da vegetação nativa são os caprinos que devoram os arbustos evitando assim o seu crescimento.

O professor Felipe Torres, o monitor da visita, afirmou sobre a importância dos alunos ampliarem seus conhecimentos com aulas de campo. “É muito positivo os alunos poderem ver em loco aquilo que os livros demonstram, e é nosso objetivo também mostrar pra eles, toda riqueza que nossa região tem, um patrimônio natural que merece e deve ser preservado para as futuras gerações”, disse Torres.

Assessoria

Diogo Moraes fala no “Nordeste em Foco”



O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) concedeu entrevista ao programa “Nordeste em Foco” na manhã desta terça-feira (07). Diogo tem tido uma agenda cheia, nesta semana, em Brasília, onde acompanha representantes dos distritos de Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte) e São Domingos (Brejo da Madre de Deus), que foram a capital federal ver de perto a votação da PLP-416, que devolve aos Estados a autonomia para a criação de novos municípios.

“Estamos aqui em Brasília para mostrar a todos que estamos unidos e que  Pão de Açúcar e São Domingos têm condições de se tornarem municípios”, disse Moraes.

Eleições 2014 - Diogo falou ainda sobre as eleições do próximo ano. Para ele, o processo de sucessão do governador Eduardo Campos será discutido da forma certa e no tempo certo. “Estamos trabalhando com muito zelo para que o nosso Estado siga no caminho certo. Na hora certa iremos debater 2014 e a Frente Popular apresentará um nome que será, sem dúvidas, o melhor para Pernambuco”, disse Diogo que finalizou, “todo o processo será conduzido pelo nosso governador que se Deus quiser disputará a presidência da República”.

Assessoria

Distrito industrial para Santa Cruz do Capibaribe é tema de reunião na AD Diper


Nesta terça-feira (07), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra, esteve na AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) para uma reunião a respeito da construção de um distrito industrial na Capital da Confecção.
Participaram da reunião o diretor de promoção de investimentos e inclusão produtiva da Agência, Marco Túlio Rodrigues, o diretor de Infraestrutura, Marcelo Ferreira Peres, e o gerente imobiliário, Cléber Campos.
“A reunião foi muito produtiva, criamos uma agenda de ações e na próxima quinta-feira já estaremos recebendo em Santa Cruz um técnico em distrito industrial para analisarmos algumas áreas onde possa ser construída essa obra estruturadora, que irá contribuir muito com o desenvolvimento da nossa economia”, disse Bruno Bezerra.
Assessoria

Armando aprova proposta que beneficia pólo gesseiro do Estado


Regime Especial de Reintegração de Valores (Reintegra) para as empresas exportadoras foi prorrogado por cinco anos, até dezembro de 2017, e a desoneração da folha de pagamentos foi ampliada para além da construção civil e do comércio varejista, conforme a matéria original. Foram contemplados, entre outros setores, o gesseiro, da construção pesada, óptico, de farmácia de manipulação, indústria gráfica e agências de publicidade (veja tabela).
Com a medida, as empresas reduzirão custos com o pagamento da mão-de-obra. O relatório do senador Armando Monteiro (PTB-PE) foi aprovado na Comissão Mista da MP 601/2012, nesta quarta-feira, 08.
A inclusão dos diferentes segmentos foi articulada e negociada pelo senador pernambucano junto ao Governo Federal. Foram realizadas sucessivas reuniões nos últimos meses com o secretário-executivo da pasta, Nelson Barbosa, e também com diferentes setores. No período, ocorreram, ainda, audiências públicas para discutir a questão. “Tudo foi amplamente acordado com a equipe econômica do Governo e após ampla negociação com os setores”, salientou Armando.
Impacto em Pernambuco - Com a inclusão da atividade de premoldados de gesso na desoneração da folha, com alíquota de 1%, e vigência a partir de 2014, as empresas reduzirão custos com o pagamento da mão de obra, melhorando a relação custo-benefício. O pólo gesseiro está entre os setores mais importantes para a economia pernambucana, uma vez que o Estado é o maior produtor e um dos grandes responsáveis pela distribuição e fabricação de gesso no País, com uma reserva de gipsita estimada em 2,8 milhões de toneladas, o que corresponde a 97% do material consumido em todo Brasil.
Em relação à inserção desse setor na desoneração da folha de pagamentos, incluídos os blocos, placas, sancas e molduras de gesso, Armando ressalta que se trata de uma indústria intensiva em mão de obra, predominantemente artesanal e importante para a construção civil. O impacto da contribuição previdenciária patronal sobre o setor é extremamente alto e prejudica a sua competitividade. O setor é responsável pela geração de quase 83 mil empregos diretos e indiretos.
A importância do mineral para o Estado está associada à diversidade de sua aplicação. O gesso pode ser usado, por exemplo, na agricultura, nas indústrias de jóias, cerâmica, automotiva, na medicina, na odontologia, entre outras áreas. Mas é para a construção civil que a maior parte dos produtos são escoados, apresentando uma ótima relação custo-benefício. “Não tenho dúvida de que a desoneração favorecerá a população de Pernambuco, pois trata-se de um arranjo produtivo local intensivo de mão de obra”, destacou Armando, lembrando que o gesso faz parte da cadeia produtiva da construção civil. O benefício valerá a partir do próximo ano.
Principais Medidas da MP 601
- Prorrogação do Reintegra até 31 de dezembro de 2017
- Isenção tributária para os valores ressarcidos pelo Reintegra;
- Desoneração da Folha de Pagamentos
Setores incluídos
Comércio Varejista e Construção Civil (já estavam na proposta original)
Indústria de Transformação: premoldados de gesso; setor de refratários; equipamentos médicos; indústria gráfica (beneficiando os segmentos de livros, revistas, cadernos, envelopes, impressos voltados para atividades promocionais e comerciais, formulários contínuos, dentre outros); segmento da indústria de alimentos (balas, confeitos, gomas de mascar, chocolate branco); computadores portáteis; produtos dos segmentos de plástico; borracha; papel; cimento e cerâmica; ferro fundido, aço, cobre, alumínio e outros metais; máquinas de lavar roupa; fraldas; vassouras, escovas e pincéis.
Vinculados à infraestrutura: indústria da construção pesada, engenharia consultiva, transporte rodoviário, ferroviário e metroviário de passageiros; transporte rodoviário e ferroviário de cargas; operações de carga, descarga e armazenagem de contêineres em terminais portuários de uso privativo; prestação de serviços de infraestrutura aeroportuária.
Cadeia da comunicação: empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens; agências de comunicação, publicidade e marketing direto e promoção de vendas;
Intensivos em mão-de-obra: Empresas de segurança privada, construção civil , comércio varejista, artigos de óptica e farmácias de manipulação.
Assessoria

Preview do Fórum de Inspirações Inverno 2014 chega ao Polo de Confecções de Pernambuco



Os empresários do setor confeccionista do Agreste Pernambucano estão na expectativa de conhecer as inspirações de design e moda no Preview do Fórum de Inspirações Inverno 2014, que será realizado no dia 15 de maio, às 19h, no Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru.

O evento, gratuito, é uma realização do Núcleo de Design da Assintecal, com apoio do Sindivest-PE (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco) e terá como palestrante o estilista Walter Rodrigues, apresentando todas as tendências que ficarão expostas nas vitrines das lojas durante a estação mais fria do próximo ano.

Além da Palestra de Inspirações, os participantes receberão um exemplar da publicação Inverno 2014, que resume e sintetiza as informações da temporada.   

Em Santa Cruz do Capibaribe, as inscrições para o Preview estão sendo feitas até a próxima sexta-feira (10), na ASCAP. As vagas são limitadas. Mais informações: 3731-2818.

SERVIÇO:

Preview do Fórum de Inspirações Inverno 2014
Onde: Caruaru – PE
Data/hora: 15/05/2013, às 19h
Local: Centro Tecnológico da Moda
Endereço: Rua Dalton Santos, 319, Bairro São Francisco
Informações: Ascap (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe): 3731-2818.

Procurador do Município encaminha ofício ao Ministério Público sobre o caso da locação dos veículos


Na manhã desta terça-feira (07), o Procurador do Município Dr. Marcelo Diógenes encaminhou um ofício ao Ministério Público com todas as cópias do processo licitatório da locação dos veículos para que seja analisada toda a documentação.
De acordo com o Procurador, o objetivo do Poder Público Municipal é mostrar a sociedade que a prefeitura age com transparência e está a disposição para prestar qualquer esclarecimento.

Visita dos vereadores de Oposição ao Tribunal de Contas do Estado


Parte da Bancada de Oposição vai ao Tribunal de Contas do Estado apresentar um novo vídeo e novas informações sobre a denúncia que trata da Locadora KMC.

Estavam nesta comitiva os vereadores Ernesto Maia (PTB), Carlinhos da Cohab (PSL), Deomedes Brito (PT), Fernando Aragão (PTB) e Helinho Aragão (PTB), todos marcaram presença no prédio do TCE na cidade de Bezerros.

Em conversa com este blogueiro na rádio Santa Cruz FM, o vereador Ernesto Maia declarou que este caso está só começando e que seria apenas a ponta do iceberg.