terça-feira, 24 de junho de 2008

Blog opinião também é cultura.

veja aqui o significado para aquelas frases tão usadas em nosso dia a dia.

Voto de Minerva:
Na Mitologia Grega, Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado de um assassinato. No julgamento havia um empate entre os jurados, cabendo à deusa Minerva, deusa da sabedoria o voto decisivo. O réu foi absolvido, e voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.


Casa da mãe Joana:
Na época da menoridade do Dom Pedro II, os homens que mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja a proprietária se chamava Joana como fora dali esses homens mandavam e desmandavam no país, a expressão casa da mãe Joana virou sinônimo de lugar em que ninguém manda.

Conto do vigário:
Duas igrejas de Ouro Preto receberam, como presente, uma única imagem de determinada santa, e para decidir qual das duas ficaria com a imagem, os vigários apelaram à decisão de um burrico, colocaram-no entre as duas igrejas e esperaram o animalzinho caminhar ate uma delas e a escolhida pelo burrico ficaria com a imagem. E o burro caminhou direto para uma delas, Só que mais tarde descobriram que um dos vigários havia treinado o animal e é por isto que conto do Vigário virou sinônimo de falcatrua ou malandragem.

Sem Eira nem Beira:
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status do dono do imóvel. Possuir uma eira e beira era sinal de riqueza e de cultura.
Estar sem eira nem beira signica que a pessoa é pobre e não tem sustentáculo no raciocínio. Popularmente falando pobre e burro.

Não entendo patavinas:
Os portugueses tinham enorme dificuldade em entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua , ou Padova. Daí que surgiu a expressão não entender patavina que significa não entender nada.

A ver navios:
Dom Sebastião, jovem e querido rei de Portugal (séc. XVI), desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos . Provavelmente seu corpo nunca foi encontrado. Por isso o povo português se recusava a acreditar na morte do jovem rei, e era comum as pessoas subirem ao alto de Santa catarina, em Lisboa, na esperança de ver o rei regressando à Pátria. Como ele nunca regressou o povo ficava a ver navios.

50 noites de Escuridão

Este poste está localizado na rua Raimundo Balbino Bezerra no bairro Rio Verde e os moradores da rua citada estão indignados, pois já esta próximo à 2 meses que esta luz do poste apagou e a Celpe ainda não foi trocar a lâmpada, apesar de varios moradores terem ido solicitar esta troca.

Este é o Poste com a lâmpada queimada

Esta é a rua a noite percebeu o escuro e olha que o flash da Câmera ajudou um pouco.

"Vamos esperar que alguém da Celpe consiga uma hora livre e possa ir fazer a troca da lâmpada, algo tão simples de resolver mas que eles fazem questão de complicar"

dia 29 de junho a avenida 29 de Dezembro vai ferver

Convenções

Serão realizadas as convenções encabeçadas pelos partidos PSDC e PTB. A convenção do PSDC será realizada no Colegio Padre Zuzinha e a convenção do PTB na Escola Ivone Gonçalves de Araújo (antigo Cenecista).

Não venda bebidas alcoólicas à crianças e adolescentes

O COMDECA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) juntamente com o Conselho Tutelar e a Prefeitura Municipal estão realizando a campanha de combate à venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes aqui em Santa Cruz do Capibaribe. Com o apoio do Juiz da Vara da Infância e da Juventude, do Ministério Público, Policia Militar, Policia Civil e da Guarda Municipal o Conselho Tutelar enviou oficio a toda a imprensa pedindo a colaboração por parte da mídia no sentido de divulgar a campanha e todas suas características.Vale lembrar que vender fornecer ou entregar ainda que gratuitamente bebida alcoólica a crianças ou adolescentes é crime e a pena para esta infração é detenção de 2 a 4 anos mais multa.Aqui em nossa cidade operação de fiscalização a bares e restaurantes estarão sendo feitas.Então senhores proprietários de bares e restaurantes tenham cuidado e zelem pelo cumprimento da lei e o senhores pais não furtem seu direito de vigilância e procurem sempre conversar com seus filhos mostrando a maneira correta de se portar. Convença-os, e isso é um convencimento válido já que é verdade, de que bebida alcoólica não faz bem algum.

fonte: Blog do Melqui