terça-feira, 16 de junho de 2015

Você sabe qual a real função de um vereador?


Após anos envolvido com os trabalhos da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, percebi dois fatores interessantes, o primeiro é que, poucos são os eleitores que sabem as reais atribuições de um vereador, outro ponto e o mais importante (na minha opinião) é que o desempenho político da maioria dos vereadores de nossa cidade são medidos por favorecimento ou encenações politicas e não por atividades parlamentares.

Mas enfim, veja abaixo as atribuições do vereador;
O Vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de execução administrativa.
Portanto, não pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc.
Sua atribuição é auxiliar a administração nesses objetivos, por meio de Indicações e/ou Requerimentos.
Os Vereadores têm quatro funções principais:
  1. Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.
  2. Função Fiscalizadora: o Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
  3. Função de Assessoramento ao Executivo: esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
  4. Função Julgadora: a Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.
Fonte: http://www.tre-ap.jus.br/

Finalizo com a seguinte pergunta;

Quem é o verdadeiro culpado pelo desvio das atribuições parlamentares, o político ou, o eleitor que na grande maioria prefere as encenações e favorecimento político?

Por Joseilson Chagas

Direto do Sulanca News: EM PRIMEIRA MÃO: Vânio Vieira dará entrada com pedido de CPI


Neste momento, o vereador Vânio Vieira está terminando de colher as assinaturas para dar entrada na Câmara de Vereadores, com o pedido para a abertura de uma CPI relativa ao Calçadão Miguel Arraes, que segundo ele, está acontecendo desde sua construção, várias irregularidades e favorecimentos a pessoas ligadas ao grupo político do prefeito Edson Vieira, além de negociações com os boxes e lojas, entre outras denúncias.

O pedido de CPI está sendo feita pelo vereador Vânio Vieira que conta com apoios importantes, depois de muitas reuniões entre os vereadores de oposição e o vice-prefeito Dimas Dantas vem ocorrendo já há algumas semanas, culminando hoje com a entrega do pedido de CPI.

No dia de hoje, a reunião inicialmente aconteceu no gabinete de Ernesto Maia, onde os últimos detalhes foram definidos.

Neste momento, Vânio Vieira espera os últimos detalhes para entrar com o pedido na Câmara. 

Fotos: MARCONDES MORENO
Fonte: http://www.blogsulancanews.com/

Tá chegando a hora!


São João 2015

Dr. Marconi agora é cidadão santa-cruzense


A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, através de Projeto de Resolução, do vereador Zezin Buxin (PSDB), concedeu ao médico senhor José Marconi Ferreira de Lima, conhecido popularmente como Dr. Marconi da Uniclin, o título de cidadão santa-cruzense, uma das maiores honrarias do poder legislativo. Natural da Paraíba, o médico Dr. Marconi tem desenvolvido um grande trabalho na Capital das Confecções.
O evento aconteceu na noite da última sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Vereadores, onde na oportunidade várias pessoas, entre familiares e amigos do médico, estiveram presentes para vivenciar o momento marcante na vida deste profissional.
A solenidade teve sua abertura realizada pelo vereador Afrânio Marques (PDT), e foi presidida pelo vereador e autor do projeto, Zezin Buxin (PSDB) e contou com a presença dos vereadores Ronaldo Pacas (PSDC), Ernesto Maia (PSL) e Luciano Bezerra (PR).
Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de
Santa Cruz do Capibaribe