terça-feira, 6 de maio de 2014

A política dos tubarões


Toda esta "confusão" na política local é simples de entender, basta usarmos o reino animal como exemplo;

Digamos que exista um grande aquário com um único tubarão em meio a muitos peixes pequenos, com certeza este tubarão se tornaria o líder do aquário (neste caso a liderança se daria pela submissão dos demais), mas o que aconteceria se neste aquário só houvesse tubarões? 

Acredito que é exatamente o que está acontecendo na política local, muitos tubarões no mesmo espaço onde todos resolveram expor suas forças, seja aliado de fato ou adversário oculto, cada tubarão optou por garantir seu espaço, esquecendo o coletivo e fazendo valer a lei do mais forte.

Em todos os cenários da política local, a lei do mais forte está prevalecendo seja esta força real ou apenas de aparência, uma verdadeira rebelião aos poucos vem ganhando espaço e deixando transparecer a insatisfação como base de tudo.

Levando em consideração que um tubarão precisa dos peixes pequenos para sua sobrevivência, seria o fim dos tubarões se está insatisfação atingisse todo o cardume.

Mas cá pra nós vejo tanta sardinha botando banca de tubarão, que prefiro fazer valer a musica que diz "Tô vendo tudotô vendo tudo. Mas, fico calado, faz de conta que sou mudo".

Por Joseilson Chagas

BNB inaugura mais duas agências em Pernambuco


Nos próximos dias 8 e 9 de maio, respectivamente, o Banco do Nordeste inaugura as agências de São Lourenço da Mata e de Santa Cruz do Capibaribe, ambas em Pernambuco. As cerimônias de inauguração contarão com as presenças de autoridades locais, funcionários e clientes do Banco do Nordeste.
Na quarta-feira, 8, a inauguração da nova unidade de São Lourenço da Mata ocorre a partir das 16h, na própria sede, localizada na Av. Francisco Correio, nº 1263, Centro. Ela será especializada no atendimento a micro empresas e empresas dos segmentos pequeno-médio e médio portes, e vai atender exclusivamente ao município sede.
Distante 19,7 Km da capital Recife, São Lourenço da Mata faz parte da Região Metropolitana e é o local onde foi construída a Arena Pernambuco, que será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol 2014. O setor de serviços é o mais relevante na economia da cidade, equivalendo a cerca de 60% do PIB, seguido pelos setores comercial e  industrial. Ambos vêm experimentando gradativa evolução nos últimos anos, sobretudo devido aos investimentos para a Copa.
Já em Santa Cruz do Capibaribe, o evento de inauguração será na quinta-feira, 9, às 10h, também na sede da unidade (Rua Teonilo Silvestre, 734, São Cristóvão). Ela será plena e atenderá, além do município sede, Toritama, Vertentes, Taquaritinga do Norte e Jataúba.
Santa Cruz do Capibaribe é a terceira maior cidade da Agreste Pernambucano, sendo considerada uma cidade polo, maior produtora de confecções de Pernambuco e a 2º maior produtora de confecções do Brasil. As atividades econômicas predominantes são a indústria e o comércio, com destaque para o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz.
Com a ampliação do número de agências bancarias em toda a Região Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo, os clientes do Banco do Nordeste contam com 264 unidades em funcionamento, sendo 28 no Estado de Pernambuco, incluindo as duas que serão inauguradas nesta semana.

Comunicado Câmara de Vereadores‏


Em virtude da realização do velório do ex-vereador Gaudêncio Gomes Feitosa no plenário da Câmara de Vereadores, nossa 14ª Reunião Ordinária do 1º Período de 2014, marcada inicialmente para esta terça (06) fica remarcada para a próxima quinta-feira (08), às 10h.
Desde já, a Câmara de Vereadores lamenta o falecimento do ex-vereador, aos seus familiares, o fraternal abraço com votos de pesar.
Gilberto Silva

Iluminação de Santa Cruz terá lâmpadas de LED em três avenidas


Santa Cruz do Capibaribe começou a modernizar seu sistema de iluminação pública, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por equipamentos de LED em avenidas importantes da cidade. A mudança faz parte de um projeto de modernização da iluminação pública.
Segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão, as lâmpadas de LED são 70% mais econômicas do que as convencionais. Além dessa vantagem, as lâmpadas de LED têm cerca de 30 mil horas a mais de vida útil. O primeiro protótipo já foi instalado, em uma praça ao lado da PE-160, e as primeiras avenidas contempladas serão a AV. 29 de Dezembro, Raimundo Francelino Aragão, Av. Prefeito Teófanes Ferraz.

As primeiras avenidas foram escolhidas por serem algumas das principais que tem o maior fluxo de pessoas. "Nessas avenidas podemos monitorar mais facilmente a eficácia das lâmpadas de LED. Mas vamos elaborar um projeto para ampliar para outros bairros e outras avenidas a instalação das lâmpadas de LED", falou o secretário Luciano Bezerra.

“Essa é a tendência de todas as cidades, passarem a adotar essa nova tecnologia por causa da durabilidade maior, menor manutenção e maior economia", falou Aderito Junior, Gestor de Iluminação.

Assessoria

Alepe realiza audiência pública para discutir segurança alimentar nas escolas

Por proposição da deputada estadual Laura Gomes (PSB), através da Comissão de Educação e Cultura, a Assembleia Legislativa de Pernambuco, realiza amanhã (6), às 10h, uma audiência pública para tratar do tema “Segurança Alimentar nas Unidades Educacionais Públicas e Privadas de Pernambuco”.
Várias entidades do setor já confirmaram presença no evento, entre elas, o Sindicado dos Professores de Pernambuco, a União dos Estudantes Secundaristas, o Conselho Regional de Nutrição, o Departamento de Nutrição da UFPE, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco, entres outros.
Antes do início do debate será realizada uma palestra com o médico Pedro Israel Cabral, PhD em medicina pela Universidade de Londres e professor titular do Departamento de Nutrição do Centro de Ciência da Saúde da UFPE. Ele irá abordar conceitos sobre a alimentação saudável nas unidades educacionais e apresentar propostas de melhorias para o setor.
“Será um momento oportuno de ouvirmos todos os lados a respeito da questão da alimentação saudável nas escolas. Sabemos o quanto é importante este debate, uma vez que não se trata apenas de mudança alimentar, trata-se também de uma melhoria na saúde das nossas crianças e jovens”, defende Laura Gomes.
Assessoria

Armando propõe pacto pela educação entre Estado e municípios


Acompanhado do deputado federal João Paulo Lima e Silva (PT), pré-candidato ao Senado, durante passagem por Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, nesta segunda-feira (5), o senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao governo, já elegeu a prioridade número um de sua administração, a partir de 2015: é a melhoria dos indicadores de qualidade da educação no Estado. Para isso, disse ele em entrevista a uma rádio local, será preciso construir um pacto com os municípios, envolvendo metas e compromissos comuns para os próximos anos.
 
“Nós seremos no futuro aquilo que contratarmos e que formos capazes de fazer na educação agora. Por isso, é preciso uma pactuação com os municípios. Porque o ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios, o ensino médio, dos estados. Se nós não fizermos uma pactuação envolvendo as prefeituras, estabelecendo metas e compromissos comuns, se o Estado não der um suporte a alguns municípios, nós não vamos conseguir elevar os índices em Pernambuco”, defendeu Armando.
 
Na opinião de Armando, “se existe algo que Pernambuco tem que eleger como prioridade permanente é a educação, até porque nosso Estado não está bem situado nas avaliações". Ele cita como indicadores do baixo desempenho estadual os números do Ideb. Pernambuco, nos anos iniciais do ensino fundamental, está em 18º lugar no Brasil; nos anos finais do ensino fundamental, em 22º lugar; e, no ensino médio, em 15º lugar. Posições piores, por exemplo, que as do Ceará.
 
O pacto pela educação significa investir na integração das redes estadual e municipais de ensino, mas também na conexão entre o ensino médio e o ensino técnico – com o objetivo de ampliar o número de alunos do ensino médio que fazem, simultaneamente, cursos técnico-profissionalizantes. Armando tem experiência nesta área porque foi, durante mais de 20 anos, diretor do SENAI em Pernambuco e presidente do SENAI nacional, onde implantou o programa Educação para a Nova Indústria, com a qualificação de 15 milhões de trabalhadores no Brasil.
 
“Se não melhorarmos a qualidade da educação, se não ampliarmos a escolaridade média em Pernambuco, se não tivermos um ensino que garanta maior proficiência em matérias importantes, como matemática e português, se não conjugarmos o ensino técnico com o ensino médio, nós não poderemos fazer realmente de Pernambuco um Estado desenvolvido”, acrescentou Armando Monteiro.
 
Defendendo neste pacto uma maior valorização dos professores, Armando diz que, sem investir em educação, Pernambuco poderá até continuar registrando crescimento econômico, mas não terá desenvolvimento. “Porque desenvolvimento sugere a capacitação e o desenvolvimento das pessoas. E isso só se faz pela via da educação. E como é que se pode fazer educação sem três pilares fundamentais: a família, o ambiente da escola e os professores, que são um pilar importantíssimo. E aí nós precisamos ter professores motivados, valorizados. Há países em que o professor é considerado a figura mais importante da sociedade”, salientou.
 
Crédito das fotos: Leo Caldas

Homenageados do São João da Moda 2014 em Santa Cruz do Capibaribe‏


O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) divulgou os homenageados do São João da Moda 2014, em reunião realizada em seu gabinete na última sexta (2). Amaro Dias e Geraldo Costa (in memoriam) foram escolhidos pelo trabalho prestado em defesa da cultura popular do município.
Ambos têm uma trajetória em comum, participaram da Radio Vale do Capibaribe, desde sua inauguração em 1985.
O prefeito Edson Vieira falou da homenagem aos ícones da cidade. “Quando tive a ideia de homenageá-los contei  para algumas pessoas, e foi unânime, então o São João da Moda deste ano vai contar a  vida e obra do poeta Amaro Dias, e do comunicador e músico, Geraldo Costa.
Familiares dos homenageados presenciaram o momento do anúncio. Erlon Costa, filho de Geraldo Costa afirma da satisfação dos familiares com o recebimento da notícia. “A família está feliz com a homenagem, meu pai sempre procurou divulgar a cultura em Santa Cruz”, disse.
Claudenice e Clécio Dias acompanharam seu pai no momento em que ficaram sabendo da homenagem. Para Amaro Dias, é uma emoção tão forte que nem os seus versos podem demonstrar. “Estou muito feliz, Deus me deu um dom tão simples mas que faz a alegria das pessoas, estou até sem palavras. Essa é cultura que sempre defendi”,  relatou.
O poeta ainda falou da sua amizade de décadas com Geraldo Costa. “Comecei com ele na rádio Vale, também é uma homenagem mais do que justa”, finalizou Amaro Dias.
Assessoria

Frente Popular recebe DEM e SDD e se torna a maior coligação da história de Pernambuco


Mais dois partidos com representatividade política em Pernambuco - Democratas e Solidariedade - oficializaram seu apoio à chapa que tem Paulo Câmara (PSB) como pré-candidato a governador, Raul Henry (PMDB), como vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB) na disputa pelo Senado. O ato que marcou o engajamento na pré-campanha, realizado nesta segunda-feira (5), no Salão Mauro Mota do Mar Hotel, em Boa Viagem, reuniu diversas lideranças das duas siglas e da frente, entre prefeitos, ex-prefeitos, deputados, vereadores e outros quadros das 20 legendas que compõem a aliança.
Paulo Câmara agradeceu a chegada desses dois reforços e destacou que a qualidade dos partidos hoje unidos em torno do seu nome configura a maior frente já formada na história política de Pernambuco. "Aprendi que na política é preciso ter humildade. Para continuar o trabalho que está dando certo, para voltar atrás quando se está errado e para ouvir a voz do povo. Estou pronto para ampliar os avanços não apenas do ex-governador Eduardo Campos, mas de seus antecessores Mendonça Filho, Jarbas Vasconcelos, Miguel Arraes e Roberto Magalhães", garantiu o socialista.
O pré-candidato também lembrou o desprendimento demonstrado por Mendonça Filho na transição de seu Governo, em 2006, quando assegurou à equipe de Eduardo Campos acesso irrestrito aos dados da gestão. "Isso foi fundamental para o sucesso do Governo Eduardo Campos. Inclusive, muitas ações importantes implantadas no nosso governo foram gestadas por Mendonça Filho, como o PE Digital e o Expresso Cidadão", pontuou Câmara.
"Não entro pela metade em nenhum projeto. Paulo Câmara é bom caráter, tem uma excelente formação, uma história de dedicação ao serviço público e teve papel fundamental no sucesso do Governo Eduardo Campos. Esta aliança tem como horizonte um futuro melhor para o povo pernambucano", afirmou o presidente estadual do DEM e líder do partido na Câmara Federal, Mendonça Filho.
O deputado federal Augusto Coutinho, que dirige o Solidariedade no Estado, ressaltou que a decisão de apoiar Paulo Câmara "não foi tomada dentro dos gabinetes", mas em um amplo diálogo com as bases do partido. "Soubemos ser oposição, com responsabilidade e honestidade, quando os eleitores lá nos colocaram. Hoje saberemos apoiar um candidato de mãos limpas e que vai dar continuidade a um projeto que está melhorando Pernambuco", explicou.
Também discursou no evento o ex-governador Roberto Magalhães, quadro histórico do DEM, para quem Paulo Câmara representa a continuidade de uma nova política que está sendo implantada em Pernambuco. "É o candidato que prossegue uma renovação que começou com a eleição de Geraldo Júlio (PSB), prefeito que terá seu nome marcado na história do Recife. Representa a continuidade do trabalho de Eduardo Campos", avaliou.
O pré-candidato ao Governo agradeceu a Magalhães. "Ter a honra de, na primeira candidatura a um cargo eletivo, contar com o seu voto, significa muito para mim", ressaltou Paulo Câmara.
Credito: Aluísio Moreira

ASPOL/PE denuncia: Caruaruense utiliza pátio do Núcleo Integrado de Segurança de Bezerros como garagem

ASPOL/PE denuncia: Caruaruense utiliza pátio do Núcleo Integrado de Segurança de Bezerros como garagem
A Associação dos Policiais Civis de Pernambuco (ASPOL/PE) denunciou ao Ministério Público, Secretaria de Defesa Social, Corregedoria e Ouvidoria do Estado de Pernambuco que a empresa de ônibus Caruaruense está utilizando como garagem o pátio do Núcleo Integrado de Segurança de Bezerros, onde funciona a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro.
Diego Soares, presidente da ASPOL/PE, manifestou profunda indignação com o fato. “É vergonhoso o que acontece no Núcleo, pois este espaço que é público – destinado à viaturas e à população, está sendo utilizado há meses como garagem de ônibus da empresa do Governador de Pernambuco. Possivelmente, existe algum servidor se beneficiando dessa facilitação, pois nenhum empresário estacionaria seus ônibus dentro de um ambiente de segurança pública sem a devida autorização”, ressaltou.
Por Diego de Almeida Soares