domingo, 28 de abril de 2013

CREAS, PETI, Conselho Tutelar e COMDECA realiza ações pela erradicação do trabalho infantil



De acordo com informações da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social houve uma ação em conjunto com o Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, onde foi realizado uma busca ativa em quatro ações específicas no município em busca de identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. No mês de abril, as ações foram realizadas no Moda Center, no calçadão, feiras livres e aterro sanitário.
Através do Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi possível identificar quem estava exposto ao trabalho infantil e assim, poderão incluir tais crianças, adolescentes e suas famílias nos serviços de assistência social existentes no município.
"Foi uma importante ação que contou com a participação de uma grande equipe assistentes sociais, conselheiros tutelares e de direitos, psicólogas, terapêuticas ocupacionais e educadores sociais do PETI", contou Emanuele Silva, Coordenadora do PETI.
"Identificamos que das 40 crianças abordadas nestas ações, 32 delas pertencem ao distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, o que requer uma intervenção urgente das autoridades daquele município", afirmou Cíntia Carvalho.
"Acreditamos que estamos no caminho correto. Nossa equipe em conjunto com o Conselho Tutelar e o COMDECA tem trabalhado na luta não apenas pela identificação das crianças em situação de exploração do trabalho infantil, mas pela inclusão dessas famílias nos programas sociais a fim de torná-las protagonistas de seu desenvolvimento", destacou Gilson Julião, secretário de Cidadania e Inclusão Social

Vertentes: Mais um acidente na PE 90



Na tarde deste domingo, 28, por volta das 16:30 horas, aconteceu mais um acidente na rodovia PE 90, o acidente ocorreu no trecho entre a Fábrica de Sabão e a entrada do Sítio Serra Seca e envolveu um veículo Gol e uma Pick-up Fiat Strada.

As primeiras informações davam conta de que por volta das 16:30 horas, no trecho da rodovia, houve um choque entre os dois veículos, um Gol e uma Pick-up Fiat Strada, deixando vitimada duas pessoas adultas. No veículo Gol só vinha o motorista, enquanto na Strada, vinham 06 (Seis) pessoas entre adultos e crianças, mais precisamente 03 (Três) adultos e 03 (Três) crianças.

As causas do acidente, ainda estão sendo apuradas, chuva fina, pista molhada e escorregadia, também contribuíram para o trágico acidente.

Outras informações pré - liminares dão conta que as vitimas foram socorridas pela equipe de plantão no SAMU de Vertentes, a mulher que estava no Fiat Strada foi levada para o Recife em estado grave, enquanto a outra vítima (o rapaz, conhecido como Orelha da Cia ) foi transferido para o Hospital Regional do Agreste, onde se encontra internado, mas devido a gravidade ele também deve ser transferido para o Recife. Ele é funcionário de uma loja de tecidos em Toritama, como também reside na cidade mencionada.

Já as crianças duas foram socorridas em estado de saúde delicado, uma seguiu juntamente com a mãe para o Recife e a outra está em Caruaru, já a terceira não sofreu lesões consideradas graves, foi medicada e liberada.

Vale informar que o condutor da Strada, é esposo da mulher ferida e pai das crianças vitimadas, ele após o acidente se evadiu do local. O proprietário do Gol, que é da cidade de Surubim, não sofreu ferimentos graves, após ser atendido no Hospital e Maternidade das Vertentes, o mesmo prestou esclarecimentos a Polícia quanto ao ocorrido e em seguida liberado.

Colaborador: Por Wendell Galdino
Fotos e Informações Deivson Douglas Soares e Angelo Marcio

“Temos que mudar o mapa do emprego em Pernambuco” Armando Monteiro.

Armando Monteiro visita escola de capacitação em Altinho.


Em reuniões de trabalho com 21 prefeitos do Agreste, Armando Monteiro defende mais estímulos à interiorização do desenvolvimento

Caetés (PE) – Em dois dias de viagens para reuniões de trabalho em dez municípios do Agreste de Pernambuco, sexta-feira (26) e sábado (27), o senador Armando Monteiro foi enfático na defesa da interiorização do desenvolvimento, na desconcentração da economia do Estado. Para ele, é preciso promover uma nova configuração do emprego entre as regiões pernambucanas. 

“Temos que mudar o mapa do emprego, interiorizar o desenvolvimento, temos que levar a infraestrutura a todas as regiões, qualificar, capacitar as pessoas, os jovens, porque a cidadania nasce no emprego, nasce na ocupação produtiva”, argumentou o senador, durante encontro com lideranças de Caetés e municípios vizinhos, na residência do prefeito Armando Duarte.

Neste giro pelo Agreste, Armando Monteiro reuniu-se com 21 prefeitos e dez ex-prefeitos, além de representantes da região, que se deslocaram para as cidades por onde o senador passou para discutir os problemas de seus municípios. Apenas na sexta-feira à noite, Armando jantou com 14 prefeitos de diversos partidos, associados à Codeam, a comissão de desenvolvimento do Agreste Meridional, em Garanhuns. O senador esteve ainda em Caruaru, Agrestina, Altinho, Brejão, Bom Conselho, Iati, Venturosa e Alagoinha.

Em cada cidade, Armando discutiu problemas de abastecimento de água, de reforma das unidades de saúde, de atendimento às comunidades atingidas pela seca e de endividamento dos agricultores. Discutiu ainda as maneiras de apoiar as prefeituras na oferta de cursos de qualificação profissional e na implantação de distritos industriais que possam atrair investimentos privados e gerar emprego e renda para suas populações.

Desde o início do mandato de senador, há dois anos, Armando Monteiro já esteve em 112 municípios de Pernambuco. Decidido a não se distanciar das comunidades do Estado, tem viajado para discutir com prefeitos e lideranças locais maneiras de ajudá-los no Congresso Nacional e nos diversos órgãos públicos do governo federal, em Brasília.

Assessoria

Espaço do Leitor...


Estive, presente na reunião extraordinária do Consema. E assisti uma pagina da história de Pernambuco. Memorável e gratificante. Assim sendo:
O governo Eduardo Campos, sob o comando do secretário do meio ambiente e sustentabilidade, Sérgio Xavier, estabeleceu um marco histórico e emblemático no combate aos efeitos da seca, que periodicamente nos assola.
Na reunião extraordinária do conselho estadual do meio ambiente, CONSEMA, na sexta feira 26/04, foi realizada a maior obra de combate à seca no semiárido pernambucano.
O documento de normatização de exploração mineral em leito de rios intermitentes, complementando a lei estadual 14922 de 18 03/2013, da ao pernambucano do semiárido o  pétreo  direito de acesso a água.
A água do subsolo e da aluvião, relegada e esquecida, passa a ter sua importância inserida no computo dos recursos vitais da disponibilidade hídrica estadual.
Sim, temos água e poderemos crescer nossa economia socialmente sustentável.
Parabéns, senhor governador. Parabéns, senhor secretário do meio ambiente e sustentabilidade. Parabéns, Dr. Ricardo Braga e Dr Waldir Duarte, arquitetos deste documento. Parabéns, povo pernambucano.
Por PAULO ANDRÉ DIAS DA SILVA NETO
Rod. PE 160 Km 20 FAZENDA FIEZA

Adutora do Agreste e distritos industriais na agenda de Armando


A interiorização do desenvolvimento, a geração de empregos no interior de Pernambuco e abastecimento de água das cidades atingidas pela seca estão no foco central das reuniões de trabalho que o senador Armando Monteiro (PTB) promoveu nesta sexta-feira (26) nos municípios de Caruaru, Agrestina e Altinho, no Agreste do Estado, por onde passa até amanhã (sábado, 27), quando terá percorrido dez municípios da região.

Armando defendeu "uma mobilização permanente" para que se realize a construção da Adutora do Agreste, principal obra de distribuição de água da Transposição do São Francisco, que irá beneficiar 60 municípios do Agreste ao custo de cerca de R$ 2 bilhões."O Agreste tem uma situação de abastecimento d’água, de suporte hídrico, pior até do que a do Sertão. Porque no Sertão existem alguns mananciais, água no subsolo, que nós não temos, desta forma, no Agreste. E também porque no Agreste a população é maior, portanto a demanda de água é maior", justificou.

A Adutora do Agreste foi um dos temas das reuniões que manteve com os prefeitos José Queiroz (PDT, Caruaru), Thiago Nunes (PDT, Agrestina) e José Ailson (PSD, Altinho). Mas a implantação dos distritos industriais de Agrestina e Altinho estiveram também na pauta. Os prefeitos pediram o apoio do senador para fazer a infraestrutura dos distritos, via emendas parlamentares e articulações com os governos federal e estadual.

Outro tema importante foi o da qualificação profissional. A prefeitura de Altinho quer ampliar os cursos de corte e costura que hoje já contam com 470 alunos matriculados. A ideia é inserir o município de forma mais ativa no pólo de confecções do Agreste. "Contamos com o apoio do senador para conseguir mais máquinas industriais e podermos qualificar mais pessoas", disse o prefeito José Ailson.

Na noite desta sexta, Armando estará em Garanhuns, no encontro com os prefeitos da CODEAM, entidade que reúne cerca de 50 municípios do Agreste.

No sábado (27), começa o dia em Garanhuns tomando café da manhã com o prefeito Izaias Regis (PTB) e lideranças da sociedade civil. Outro compromisso é a ida a Brejão para encontro com o prefeito Ronaldo Ferreira (PTB). A próxima atividade é em Bom Conselho, onde almoça com o prefeito Danillo Godoy (PSDB).

As agendas seguintes contemplam reuniões com os prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), e de Caetés, Armando Duarte (PTB), em seus respectivos municípios. As duas últimas reuniões de trabalho acontecem em Venturosa, cidade administrada pelo prefeito Ernandes Albuquerque (PR) e Alagoinha, onde Armando conversa com o prefeito Maurílio Almeida (PTB).

Crédito da foto: Rafael Lima/Prefeitura de Caruaru

Desenvolver o interior exige investimentos em educação


Presidente do FIEPE, Jorge Côrte Real e Joseilson Chagas

O SENAI Pernambuco realizará uma série de investimentos até o final de 2013, em modernização de unidades, construção de novas escolas, desenvolvimento de projetos de inovação, totalizando mais de R$ 170 milhões. "Educação e participação no PIB estão intimamente ligados, por isso precisamos ampliar e melhorar a educação", diz o presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real. O anúncio foi feito durante o Encontro de Produtores de Mídia Digital (II Blogger-PE), no dia 20, quando se reuniram no Recife mais de 90 blogueiros de todo o Estado.
Ao falar sobre a interiorização do desenvolvimento, Côrte Real reafirmou a importância de investimentos em educação e capacitação e destacou as ações que o Sistema FIEPE tem realizado fora da Região Metropolitana da capital de Pernambuco (RMR)."Se faz necessária a descentralização das atividades produtivas a partir do litoral, com o fortalecimento da educação e a criação de condições para que as vocações naturais da economia interiorana possam alcançar um elevado estágio de desenvolvimento", disse, apresentando indicadores econômicos que comprovam a concentração de renda na RMR.
O SESI, segundo Côrte Real, com sua atuação voltada à melhoria da qualidade de vida do trabalhador, desenvolve ações de educação básica, saúde, responsabilidade social e lazer, em todas as regiões do estado.

Federação lança programa FIEPE Avança

Os empresários pernambucanos terão, a partir da próxima terça-feira (30), novos produtos e serviços voltados a capacitações empresariais, serviços de inteligência comercial, assessorias e consultorias, entre muitas outras novidades. O lançamento do programa FIEPE Avança vai reunir representantes das indústrias e os sindicatos setoriais do Estado, às 9h, em evento no auditório do empresarial JCPM, na avenida engenheiro Antônio de Góes, 60, no Pina, em Recife.
Cerca de 150 empresários já confirmaram presença no café da manhã. Para participar do lançamento do FIEPE Avança, os interessados devem ligar para 3412-8370. "O portfólio é o resultado de pesquisas desenvolvidas pela Federação junto às indústrias pernambucanas em contraposição ao atual cenário econômico global e de modernização da própria FIEPE", afirma a gerente de Desenvolvimento Empresarial da entidade, Cynara Melo. O processo iniciado a partir de 2008, também realizou o aperfeiçoamento do organograma da instituição, de modo a prepará-la para esse momento. Para isso foi criada a Unidade Comercial, que vai atender as demandas de mercado.
 
Alunos do SESI recebem premiação nacional
Os estudantes Suellen Sales e Dhiogo Silva, do SESI Ibura e Casa Amarela, vão receber os prêmios do Concurso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), promovido pelo SESI. Eles venceram concorrentes de todo o País nas categorias desenho e música. A premiação será na segunda-feira, 29 de abril, em Brasília. O tema deste ano abordou Como a segurança e a saúde no trabalho contribuem na promoção da qualidade de vida do trabalhador da indústria.

Oficina sobre importação para os empresários do Agreste
Para auxiliar os empresários que buscam facilitar a importação de matéria-prima, a Unidade Regional Agreste da Fiepe, sediada em Caruaru, realiza no dia 15 de maio a oficina "Importação Passo a Passo", do especialista em Comércio Exterior Maurício Scaranari. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no fone 3722-5667.
Empresários industriais, comerciais importadores, bem como prestadores de serviços que buscam desmistificar a compra de insumos de fora do Brasil terão a oportunidade de aprender mais sobre os processos de importação de produtos. O principal objetivo da oficina é dotar os participantes de conhecimento necessário sobre importação, aliando, por meio de exercícios e exposição de situações, os procedimentos da importação.
Assessoria