segunda-feira, 17 de março de 2014

Conselho de saúde de Santa Cruz tem novo presidente

Ficou definido, o novo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe. Depois do excelente trabalho realizado por Alencar Lopes, que pediu afastamento do cargo, assumi a função o Dr. Heder Neves.
“Vamos trabalhar para encarar a saúde como uma obrigação de todos nós, pois saúde é o resultado da ação de cada um consigo mesmo, com seus semelhantes, com o meio ambiente em que vive, e com as políticas públicas, portanto, somos todos responsáveis pela nossa saúde e pela busca de uma melhor qualidade de vida”, disse Dr, Heder.

O Conselho tem uma importância enorme para o município, pois tem representantes da população e dos profissionais desta área, o que contribui para um melhor serviço a ser prestado à comunidade.

O novo presidente convida toda população para reunião.

Convite


Ilmos. (a) Srs. (a) Conselheiros:
         Venho por meio deste, convidar V. Sra. a participar da Reunião em caráter Extra-Ordinário do Conselho Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, a realizar-se no dia 18 de Março às 08:00hrs na Sede do Samu.
Assuntos de Pauta:
  • Prestação de Contas - Exercício 2013
Sendo o que se apresenta para o momento, renovamos votos de estima e consideração.
                                               Atenciosamente,

Heder A. Neves
Presidente

Especialistas vistoriam condições das árvores no centro de Santa Cruz do Capibaribe


Atendendo solicitação da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente através da Gerência de Meio Ambiente, dois fitopatologistas do IPA (Instituto Agrônomo de Pernambuco), Domingos Andrade e Cristina Assis vieram à Santa Cruz do Capibaribe, para analisar as condições das Gameleiras da Avenida padre Zuzinha.
A vinda dos fitopatologistas do IPA faz parte do plano de arborização muncipal, entre as ações estão o diagnóstico da saúde das plantas, como ressalta Pablo Ricardo, Gestor de Meio Ambiente. “Historicamente Santa Cruz é conhecida como a Terra das Gameleiras, e há um passado de morte dessas árvores, então solicitamos ao IPA a vinda de especialistas para verificar as condições das nossas árvores”.
“A gente trabalha com doenças em plantas de um modo em geral e a saúde das árvores (Gameleiras) de Santa Cruz do Capibaribe está boa, o que observamos é que há cupim e fungos em algumas árvores, esse cupim pode corroer o tronco de alguma árvore e ela poderá vir a cair. O que deve ser feito é a eliminação desse cupim e um acompanhamento periódico para que não tenhamos  perca de nenhuma árvore”, disse a especialista Cristina Assis.
Segundo o secretário Bruno Bezerra, a ação integra o plano de revitalização da cidade, onde arborização é um fator importante. “Nosso plano é revitalizar nossa cidade, e temos nas nossas Gameleiras um patrimônio natural que merece e precisa ser conservado para as próximas gerações”, disse.
Domingos Andrade falou sobre a importância em podar árvores, em especial as Gameleiras Avenida Padre Zuzinha. “As plantas estão em boas condições, elas só estão muito grande e devem ser podadas, até porque isso revigorará as árvores, podar não é simplesmente cortar, você corta para fazer com que ela rebrote, com isso você vai saber se as árvores estão com vigor para se restaurar”.
Os técnicos do IPA recolheram algumas amostras para analises, entre 15 a 30 dias divulgarão relatório sobre a conservação e preservação das árvores.

Armando cobra apoio às micro e pequenas empresas


Segundo o senador, Secretaria da Fazenda de Pernambuco “tem tratado mal” o setor, reduzindo as condições para geração de emprego
 
Militante há anos em defesa das micro e pequenas empresas no Brasil, o senador Armando Monteiro fez nesta segunda-feira (17) uma cobrança enfática para que a Secretaria da Fazenda de Pernambuco trate melhor o setor. Segundo ele, há uma queixa generalizada em todos os municípios do Estado por causa da cobrança antecipada de impostos. Os pequenos estão pagando os impostos estaduais antes mesmo de vender suas mercadorias.
 
“O governo estadual tem tratado mal o micro e o pequeno empresário”, afirmou Armando, cobrando do secretário Paulo Câmara um tratamento diferenciado ao setor formado hoje por mais de 230 mil empresas de pequeno porte e responsável por cerca de 70% dos empregos gerados em Pernambuco. O problema, segundo Armando, diz respeito ao mecanismo da “substituição tributária”, por meio do qual o ICMS é cobrado antes mesmo da venda dos produtos, fazendo com que os microempresários antecipem receitas aos cofres estaduais.
 
Em entrevistas a rádios, Armando fez um apelo para que o secretário-candidato “melhore o ambiente de operação das micro e pequenas empresas e olhe o pequeno empresário, não vamos ficar só olhando os grandes projetos, vamos olhar o pequeno”. E disse ainda que esteve com Paulo Câmara há quase um ano para mostrar as dificuldades enfrentadas pelo segmento e apresentar soluções para o problema. No Senado, Armando é relator de um projeto de lei que se destina a estabelecer limites para a substituição tributária, reduzindo os prejuízos sofridos pelas micro e pequenas empresas.
 
“Os estados que oferecem um melhor tratamento às micro e pequenas empresas são justamente aqueles onde se observa um maior crescimento do emprego no universo dos pequenos negócios. E os Estados que oferecem um tratamento menos favorável é onde se registram um menor crescimento do emprego”, acrescentou Armando Monteiro.

Diogo Moraes: "Agenda 40 um espaço da democracia"‏


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) esteve na Agenda 40 acompanhado de lideranças de todo pólo das confecções, a exemplo de representantes de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Taquaritinga do Norte , Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Brejo da Madre de Deus e Jataúba entre outros municípios. Para Moraes, os debates acabam por tornar mais sólidas as bases partidárias e que resulta num plano de ação positiva tanto para Pernambuco, quanto para o Brasil.

“Na Agenda 40 o partido apresenta a sua face mais nobre que é a discussão, a construção coletiva, onde todos podem participar das deliberações, é a Agenda 40 um espaço da democracia. Com diálogo, Pernambuco vai continuar no rumo do progresso e o Brasil vai avançar mais”, disse