segunda-feira, 5 de março de 2012

Em Surubim: Eleição Conselho Tutelar para o triênio 2012 - 2015.

 
No último dia 01 de março/2012 a Comissão Eleitoral do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescentes) - Surubim/PE divulgou a relação das chapas inscritas e elegíveis para o processo de eleição para Conselho Tutelar para o triênio 2012 - 2015.
As chapas inscritas foram submetidas a análise da documentação pela Comissão Eleitoral eleita pelos membros do CMDCA-Surubim que procurou seguir a orientação do Conselho no que diz respeito a documentação mínima exigida para os interessados em concorrer a uma vaga para Conselheiro Tutelar no município de Surubim.
 
Veja a relação das Chapas Inscritas para eleição do Conselho Tutelar:
 

 
Por José Aniervson
Especialista em Juventude

Encontro de Conselheiros de Direito de Tutelares de Pernambuco superou as expectativas dos organizadores do evento‏


Durante três dias, cerca de 250 conselheiros tutelares e de direito de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte se reuniram no Teatro Municipal Santa Cruz do Capibaribe para trocar experiências e discutir as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O evento foi marcado por uma organização impecável, que garantiu aos visitantes a estrutura necessária para acompanhar as palestras de profissionais reconhecidos pela sua seriedade e combatividade.
O encontro, que aconteceu pela segunda vez no município, foi organizado pelo Conselho de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMDECA) de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Pernambuco (CEDCA), a Escola dos Conselhos de Pernambuco e com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.
Os debates giraram em torno das atribuições, desafios e conflitos enfrentados por esses profissionais que muitas vezes arriscam suas vidas lutando diariamente para que os mais desprotegidos tenham seus direitos garantidos. Trabalho muitas vezes incompreendido por outros setores da sociedade e nem sempre adequadamente apoiados pelo poder público.
O chefe de gabinete da prefeitura, Carlos Lisboa, em seu discurso na abertura do evento, defendeu a valorização do trabalho dos conselheiros tutelares. "É preciso uma discussão a nível nacional para exigir dos governantes garantias mínimas para que esses profissionais possam desempenhar melhor suas funções. Temos avanços pontuais, mas ainda há uma disparidade muito grande de realidades", frisou Carlos Lisboa.
O prefeito do município, Toinho do Pará, que fez a abertura oficial do evento, saudou os visitantes, mostrando sua preocupação com a realidade das nossas crianças e adolescentes. "É um prazer recebê-los em nosso município, nós temos um Conselho Tutelar que é referência na região. Dentro das nossas possibilidades, temos garantido a melhor estrutura e condições de trabalho, mas sei que ainda há muito por fazer. Em breve iremos construir a sede própria do Conselho Tutelar do município" garantiu o prefeito Toinho do Pará.
"Foi um grande evento, onde todos os conselheiros, de forma bastante democrática, puderam manifestar opiniões, expor idéias, tirar dúvidas e questionar os representantes do poder público. Trouxemos os melhores profissionais que militam na causa da defesa dos direitos das crianças e adolescentes no nosso estado. Realizamos aqui um dos maiores encontros de conselheiros do país", afirmou Marivaldo Andrade, presidente do COMDECA do município