terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Projeto de recuperação de jovens infratores vai à sanção da presidente Dilma


Depois da aprovação do requerimento de urgência apresentado pelos senador Armando Monteiro (PTB) na Comissão e Constituição e Justiça (CCJ), na última semana, para dar celeridade à votação do projeto de criação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), o relatório do parlamentar foi aprovado na íntegra por todos os senadores presentes, na sessão plenária do Senado  Federal, desta terça-feira (20).
O projeto de lei 134/2009 segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O Sinase visa aprimorar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelecendo diretrizes que nortearão as diversas ações executadas diretamente pelos estados e municípios em prol dos jovens infratores.
O projeto foi proposto pela Presidência da República com o objetivo de uniformizar os princípios, regras e critérios de atos infracionais e a aplicabilidade de medidas socioeducativas aos jovens em conflito com a lei, de modo a reintegrá-los à sociedade.
Para obter um resultado efetivo dessas ações, caberá ao governo federal definir as ações do Sinase, assim como fiscalizar e acompanhar a implantação do Sistema, cuja execução será conduzida pelos entes da federação envolvidos em programas e projetos de atendimento a crianças e adolescentes infratores.
Para o senador Armando Monteiro o Sinase dará efetividade ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que foi instituído há 18 anos. “O Sinase tem várias dimensões e uma preocupação com o desenvolvimento pessoal e social do adolescente, o acompanhamento técnico multiprofissional e a formação continuada dos profissionais envolvidos nessa ação socioeducativa”, disse Armando Monteiro.
Dentre as principais ações do projeto consta também a criação do programa individualizado de cumprimento da medida socioeducativa, com ênfase em duas grandes áreas - saúde e capacitação do trabalho. Na área de saúde, o programa vai regular e abranger o acompanhamento dos jovens portadores de doença mental, dependência de álcool e de qualquer substância psicoativa.
Entre as ações socioeducativas previstas está a abertura de vagas para os adolescentes infratores nos programas de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).
O projeto prevê ainda alterações nas legislações do Imposto de Renda. Os contribuintes – pessoas físicas e jurídicas – poderão efetuar doações diretamente aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e deduzi-las integralmente na declaração do imposto. Para a implantação do Sinase, o governo vai destinar recursos de diversas fontes como o Fundo Nacional Antidrogas (Funad), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), o Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Mensagem do Vereador

Deputado Edson Vieira marca presença no lançamento do Espaço Nordeste em São Domingos




O deputado Edson Vieira comemorou junto à comunidade de São Domingos (Brejo da Madre de Deus) a chegada do “Espaço Nordeste” ao distrito, na noite desta segunda-feira (19). 

O Espaço Nordeste é um ponto de atendimento diferenciado do Banco do Nordeste que oferecerá  financiamentos bancários para agricultores familiares e microempresários, além de serviços socioculturais para a população. 

Edson Vieira destaca que os microempreendedores e agricultores da região terão a oportunidade de fortalecer ainda mais seus negócios com a chegada do Espaço Nordeste a São Domingos. Para ele, o acesso da população a oficinas de arte e cultura, inclusão digital, espaço de leitura, capacitação em empreendedorismo irá valoriza a cultura e a integração social. 

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

Mensagem do Deputado Estadual

Mensagem Rota do Mar

Mensagem do Leitor(a)

Semana do Legislativo de Santa Cruz marcada por Reuniões Extraordinárias e entrega de Certificados do Programa Legislativo de Inclusão Digital


Vereadores na sala de reuniões (hoje 20/12)

Os Vereadores da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe reuniram-se na manhã de hoje (20), para analisar projetos enviados pelo Poder Executivo, entre os quais, esteve em pauta a discussão da Suplementação Orçamentária.
Os parlamentares desta Casa de Lei, convocaram representantes da Prefeitura Municipal para prestar esclarecimentos acerca do emprego da verba que seria adicionada ao Orçamento do Executivo, estiveram presentes, o Chefe de Gabinete, Carlos Lisboa, o Secretário da Administração, Josimar Clemente, o Contador da Prefeitura Municipal, Daniel Mendonça e o Diretor de Contabilidade, Valdemir Amorin. Após discussões e questionamentos, os Vereadores marcaram outra Reunião Extraordinária para amanhã (21), na qual será apresentado um relatório específico de onde será empregada a verba.
A Câmara Municipal também realizará amanhã ás 10h, no Plenário da Casa Dr. José Vieira de Araújo, a entrega dos certificados da terceira edição do Programa Legislativo de Inclusão Digital da gestão Francisco Ricardo. Foram formados 53 alunos (31 no curso de informática Básica e 22 no curso de informática Avançada).
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Hoje o dia é dela

Márcia Arantes

Dia de festa para Márcia Arantes, uma das comunicadoras mais querida da cidade, atualmente trabalha na rádio Comunidade FM, onde comanda de segunda à sexta os programas Super Mix das 14h às 16h e Almanaque das 16h às 18h.

Desejamos à esta excelente profissional do rádio, muita paz, saúde e um ano novo repleto de realizações, que o senhor continue abençoando grandemente você e sua família.

De todos que fazemos o blog Opinião, em nome de Sandro Mineiro (esposo) e Mariana (filha).

Dida de Nan na Pará FM


No ultimo dia 15, o ex-presidente do PFL, atual DEM-Santa Cruz e pré candidato a vereador Dida de Nan, marcou presença no stúdio da Pará FM, participando do programa Comunidade em Ação realizado todas as quintas feiras de 10h às 12h, sob o comando dos comunicadores Wilsinho do Pará, prof. José Chagas e o diretor da EJQS Cleonildo Barboza.

Dida de Nan contou sua trajetória de vida como atleta, músico, caminhoneiro, vaqueiro e político. Na política Dida revela que a saída de Ernando do Grupo e sua possivel candidatura beneficia diretamente o Grupo Taboquinha, no entanto ele afirmar que está de braços abertos para receber Ernando de volta, já que trata-se de um grande amigo.

Com informações da equipe da Pará FM

Prefeitura convida

CDL Jovem realiza Natal Solidário em Pão de Açúcar


A Comunidade de Pão de Açúcar, Distrito de Taquaritinga do Norte, vivenciou um dia diferente, na última quinta-feira (15). A CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe levou para o Distrito, o Projeto Cinema nos Bairros, realizado em parceria com a empresa Rota do Mar e comerciantes de Pão de Açúcar, além do apoio da prefeitura de Taquaritinga.
A festa aconteceu na seguinte forma. Um telão foi montado na Praça Central, onde foi exibido o filme A Era do Gelo 3. Mais de mil cadeiras foram postas para abrigar as crianças, que tiveram o contato com a sétima arte pela primeira vez. Em seguida foi entregue pipocas a todos, e logo após o filme, mais de 1500 cachorros-quente foram distribuídos entre os presentes.
Para a presidente da CDL Jovem, Laiane Nobélia, a prática faz parte da responsabilidade social que a entidade tem. “Nós precisamos fomentar ações de cunho social, para que assim, possamos abranger a todas as classes sociais, tanto da nossa cidade como também da região. Por isso que eu falei com o presidente da CDL Sênior, Fábio Lopes, para que pudéssemos trazer este projeto para cá, e não ficar apenas em Santa Cruz do Capibaribe. Ele prontamente atendeu ao pedido da CDL Jovem e hoje estamos aqui fazendo essa bela festa”, disse a presidente.
Betto Aragão

Moisés Américo presidente do PT em Santa Cruz

Moisés Américo da Silva
Moisés Américo - presidente do PT

Recentemente o PT de Santa Cruz do Capibaribe, realizou uma eleição para uma nova composição onde foram eleitos os nomes abaixo;

Presidente: Moisés Américo
Vice: Dr. Silvano
Secretária Geral: Luciene Cordeiro

Projeto Arriba é sucesso no IOB


O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo e a primeira das Américas. Também conhecida por castelhano, sofreu inúmeras influências em cada região onde atua, devido a variações de inúmeros dialetos. Para aproximar os alunos com a língua e a cultura, o Instituto Olavo Bilac realizou o primeiro projeto Arriba na última sexta (16).
O projeto foi concebido pelo professor de Língua Espanhola, Ademir Martins, que envolveu alunos de turmas variadas (6º,7º e 8º), e teve o objetivo de estreitar os laços com a cultura castelhana.
Os alunos do 7º ano apresentaram o cerimonial que foi todo realizado na língua estudada. Apresentações das bandeiras dos países que falam a língua espanhola foram exibidas, danças típicas como o tango, o merengue, além da coreografia de música contemporânea que também esteve no repertório de apresentações.
“Ficamos muito satisfeitos com o resultado do projeto, procuramos demonstrar os temas de forma plural, evidenciando fatores linguísticos, geográficos e culturais”, ressaltou Ademir Martins.
Os alunos ficaram tão empolgados com a atividade que já pretendem realizar uma nova edição no próximo ano. 

Prefeitura paga décimo terceiro salário dos servidores


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informa que fará o pagamento do décimo terceiro salário do restante dos servidores municipais nesta terça feira (20). Os professores já haviam recebido no início do mês de dezembro.
Com o pagamento dos décimo terceiro, os mais de dois mil servidores passam a contar com um incremento financeiro no seu orçamento, que serão injetados no comércio, dinamizando ainda mais a economia do município.