terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mestre Vitalino abre emergência e ambulatório de pediatria


O Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, iniciou, ontem (01/09) os serviços de pediatria. São 22 leitos de enfermaria, seis de emergência e cinco de UTI. Eles foram qualificados para o atendimento as crianças e adolescentes em estado grave e que necessitem de um suporte de alta complexidade para monitorar e avaliar a evolução do quadro clínico. Vale destacar que os pacientes são regulados, ou seja, só serão encaminhados para o Vitalino por meio da Central de Regulação do Estado. 

A unidade poderá receber crianças a partir de 28 dias de vida até 16 anos completos. Uma equipe composta por 21 pediatras, além de enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas darão suporte operacional e técnico nos atendimentos. 

“Esse serviço é um divisor de águas. Representa a possibilidade de irmos resgatando um direito à cidadania de todas as pessoas que compõe a Região Agreste. Nós tínhamos uma deficiência crônica nessa área, principalmente no que se diz respeito ao atendimento desse tipo de paciente de maior complexidade. Montamos uma equipe com profissionais habilitados e capacitados para atender essa demanda”, explica o Diretor Médico do HMV, Paulo de Tarso. 

Para o Diretor Geral do HMV, Moisés Wanderley, com a abertura desses novos leitos, o Vitalino agora opera com 45% de sua capacidade. “O Hospital inaugurado há 75 dias, cumpre com a importante tarefa de ofertar à população do Agreste Pernambucano, serviços de saúde de média e alta complexidade, atendendo de forma regulada e dentro dos padrões SUS. Esta nova etapa representa 45% do total dos leitos da unidade e será o primeiro avanço na busca da sua ativação plena”, declara. 

Fonte: Secretaria de Saúde de Pernambuco 
Foto: Divulgação/SES 

O Arquivo de Nenê - Santa Cruz do Capibaribe, sua gente e sua história.



Ele guarda todos os registros da  história política de Santa Cruz do Capibaribe, a partir do ano de 1954, com a naturalidade de quem nasceu para isso. São anos de vida quase que totalmente dedicados a juntar utensílios e documentos.

Neto de Dona Maria Ramos e filho de Dona Irenice, Nenê herdou delas o gosto de colecionar. Desde pequeno ele guarda panfletos, santinhos, monóculos, capas de jornais, gravações de comícios e de guias eleitorais, enfim uma infinidade de itens que mostram toda a evolução política, social e econômica de nossa terra.

Icizenildo, esse é seu nome de batismo, mostra com orgulho um birô da década de 60 que pertenceu ao Padre Zuzinha e que agora faz parte do mobiliário do seu estúdio. Ele tem também gravadores, bules, pilões, espelhos que faz questão de guardar, por se tratarem de peças raras.

Nenê está escaneando todas as postagens dos principais blogs de Santa Cruz, imprimindo e transformando em livros. Já conta com mais de 800 volumes.


O seu sonho é ver seus arquivos expostos em um museu para que mais pessoas conheçam a sua história, mas também a história de sua cidade. 

Enquanto isso não acontece ele continua acumulando arquivos e mais arquivos e aumentando as suas coleções. Um dia, quem sabe, algum agente público, ou mesmo privado, se interesse e o ajude a efetivar esse desejo.


Para quem quiser conhecer ou mesmo adquirir cópias do seu acervo é só procurá-lo na Rua Maria Nogaia de Souza, 51 - Bairro Manoel Lucas.

Fonte: Blog do Jairo Gomes