sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Aumento da violência marca os sete meses do governo Paulo Câmara
Ano
|
Janeiro
|
Fevereiro
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
TOTAL
| |
2015
|
323
|
324
|
334
|
323
|
311
|
266
|
297
|
2178
|
+166
|
2014
|
257
|
261
|
311
|
297
|
321
|
308
|
257
|
2012
|
Tabela de Homicídios 2014/2015 Fonte: http://www.sds.pe.gov.br/ - SDS/INFOPOL
Com 40 mortes a mais em julho, Estado chega aos 2.178 homicídios este ano. São 166 a mais nestes sete primeiros meses, comparado ao mesmo período de 2014
Recife - O número de assassinatos em Pernambuco voltou a crescer em julho em relação ao mesmo período do ano passado. Dados obtidos junto ao Portal da Secretaria de Defesa Social (SDS/Infopol) mostram que no último mês o Estado registrou 297 homicídios. Em julho de 2014, este índice foi de 257 assassinatos, ou seja, ocorreram 40 mortes a mais, representando um aumento de 15,5%. Nos sete primeiros meses de 2015, já são 166 mortes acima do registrado em 2014.
De acordo com o líder da bancada, deputado Silvio Costa Filho (PTB), a ampliação no número de homicídios reforça que há uma tendência de aumento da violência no Estado verificada também em estatísticas como o índice de assaltos a agências bancárias e caixas eletrônicos (crescimento de 80%, de acordo com o Sinpol) e a ônibus (41,7% casos a mais no primeiro semestre, segundo informa a SDS).
“Houve uma frustração de expectativas. Quando aguardávamos que o número de homicídios pudesse voltar a cair, a exemplo do ocorreu no último mês de junho, tivemos mais esta notícia negativa, com um aumento significativo de assassinatos em Pernambuco em julho. Isto mostra que o Pacto pela Vida passa por uma crise”, lamenta Costa Filho.
Segundo Silvio, a gestão estadual não colocou ainda em prática um plano de recuperação do Pacto pela Vida, por deixar de chamar a sociedade para o debate e não valorizar a contribuição dos profissionais de segurança pública. “A atual gestão deixa de aplicar os princípios que nortearam a criação do Pacto. Hoje, a sociedade é excluída do debate, e os policiais civis e militares demonstram cada vez mais insatisfação e indignação com a condução da segurança pública estadual”, afirma.
Costa Filho lembra que policiais civis e militares têm reivindicado uma política de valorização profissional e denunciam o número reduzido de efetivo, a sobrecarga de trabalho e a falta de equipamentos adequados para enfrentar a criminalidade.
Para o parlamentar, o Estado precisa apresentar um plano de como pretende reduzir a tendência de aumento da violência. “Para isto, sugerimos que o Estado lidere uma discussão com todas as entidades e profissionais interessados em retomar o Pacto pela Vida. A Bancada de Oposição se coloca à disposição para este debate”, finaliza.
Assessoria de Comunicação
Exposição fotográfica Espelho D' Água chega a Santa Cruz do Capibaribe
Desde a quarta-feira (29), a população de Santa Cruz do Capibaribe está tendo a oportunidade de conhecer o imaginário das populações ribeirinhas do São Francisco, através da exposição fotográfica itinerante Espelho D’Àgua, localizada na Avenida Padre Zuzinha, 221. A mostra é o resultado de um projeto homônimo realizado em 2010, que consistiu em uma série de quatro oficinas de fotográfica artesanal.
O projeto foi idealizado pela produtora, fotoativista e educadora Rachel Ellis, conta com curadoria do fotoativista e educador Miguel Chikaoka (PA) e produção da Arraia Produções, realizado com recursos do Funcultura. “Tendo o rio São Francisco como leito comum e a fotografia como afluente, Espelho D’Agua é um convite para navegar numa experiência que faz transbordar o sentido político e poético da água”, ressalta Rachel Ellis. O projeto percorreu 6.000 km das margens do “Velho Chico” com oficinas de fotografia artesanal para quatro comunidades ribeirinhas: Ilha da Assunção (PE), Olho d’Água do Casado (AL), Fazenda Santarém (BA) e Quilombola Barra da Parateca (BA).
Durante a exposição fotográfica, haverá a projeção de um vídeo, registro das oficinas nas quatro comunidades, que inclui depoimentos dos participantes sobre o processo de aprendizagem e de moradores com relatos de histórias tradicionais. Além de um mural com o passo a passo de como improvisar uma câmera fotográfica. “Essa exposição tem um olhar diferenciado e interessante sobre a população ribeirinha. Pois, todas as fotografias foram feitas com caixa de fósforo, através de uma técnica chamada pinlux”, destacou o gestor de Cultura, Gilberto Geraldo. No último dia da exposição, previsto para 29 de agosto, haverá uma oficina de pinlux (fotografia pin hole com caixas de fósforo).
Para não restar dúvidas que estamos a margens do rio, o ambiente sonoro ribeirinho será representado por recipientes microfonados cheios de água em que as pessoas poderão interferir, entre outras formas de interação. A exposição está aberta gratuitamente ao público de segunda a sábado, em dois turnos: das 7h às 17h e em seguida das 19h às 21h. Aos domingos, as visitas podem ser realizadas das 8h às 12h. Para não comprometer a estrutura da exposição, a organização solicita que as escolas públicas e privadas, que desejarem visitar a exposição, agendem suas visitas com o gestor de cultura do município.
PROGRAMA MODA CENTER NO AR
PROGRAMA MODA CENTER NO AR
DATA: 06/08/2015
PARTICIPANTES: Allan Carneiro (Síndico), George Henrique Pinto (Gerente Geral), Mozart Siqueira (Diretor do Senai Santa Cruz) e Paula Gisele (Secretária Acadêmica do Senai)
PAUTA:
01. Ontem, a administração do Moda Center conversou com o presidente da Associação dos Moto-taxistas de Santa Cruz do Capibaribe, o Sr. Kennedy Ferreira, para alinhar e relação entre moto-taxistas, usuários e Condomínio a fim de prevenir a segurança de ambos. (George – obs.: veicular spot).
02. Ontem, a diretoria do Moda Center Santa Cruz se reuniu ordinariamente, como faz a cada 15 dias, para discutir o andamento das ações em prol do parque. (Allan/George)
03. Estamos recebendo o diretor do Senai Santa Cruz, Mozart Siqueira, e a secretária acadêmica Paula Gisele, que vão apresentar um balanço do Qualipolo 2015 e falar sobre o cronograma de cursos da instituição. (Convidados)
04. O Moda Center Santa Cruz está com 04 vagas abertas para Pessoas Com Deficiência. Os interessados devem deixar currículo na recepção do Centro Administrativo ou enviar para o e-mail: rh@modacentersantacruz.com.br (Allan/George)
05. O SAC (Setor de Atendimento ao Condômino) comunica que os boletos com a taxa de condomínio com vencimento para o dia 15/08 já estão disponíveis no site do Moda Center. (George/Allan)
06. De 28 a 30 de julho, o Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), foi palco da 1ª edição da Fenin Fashion Rio. E como não poderia ficar de fora desse grande evento, o Moda Center Santa Cruz lá esteve divulgando o potencial do maior centro atacadista de confecções do Brasil. (Allan)
07. O Moda Center Santa Cruz está reforçando a campanha de racionamento de água. Placas nos banheiros, spots na Rádio Center e outras ações de conscientização estarão sendo intensificadas na feira na próxima semana. Lembrando que no próximo dia 28, haverá a audiência pública, na quadra da Casa da Criança, para tratar do tema. (Allan/George)
08. A Administração informa que o prazo para o Recadastramento dos Toyoteiros, que atuam na área do Moda Center Santa Cruz, estará aberto de 10 de agosto a 10 de setembro. Para continuar atuando no Moda Center, os proprietários dos toyotas devem comparecer ao Centro Administrativo nesse prazo, em horário comercial, com a seguinte documentação: carteira de habilitação, RG, documento do veículo, comprovante de residência, 01 fotos 3×4 e a licença da associação ou cooperativa a que é vinculado. O proprietário também deverá trazer a seguinte documentação do motorista condutor do veículo: CNH, comprovante de residência e 02 fotos 3x4. No ato do recadastramento, os toyotas passarão por vistoria e receberão o adesivo de autorização para continuar atuando no Moda Center Santa Cruz. (Apenas leitura da nota)
Assinar:
Postagens (Atom)