quinta-feira, 5 de junho de 2014

Direitos dos empregados domésticos: reclamação trabalhista


Desde abril de 2013 os trabalhadores domésticos (empregadas, motoristas, babás, jardineiros) possuem os mesmos direitos que os demais trabalhadores urbanos e rurais, assegurados pela Constituição Federal.


Com isso, muitos já receberam de seus patrões os benefícios de ter a carteira de trabalho assinada. Por outro lado, diversas casas recusam-se a registrar o funcionário, caindo assim na ilegalidade e privando-o de seus direitos, o que pode ocasionar uma reclamação trabalhista.


Direitos do trabalhador


Entre os benefícios que o trabalhador recebe por ser registrado estão:

- garantia de pagamento de horas extras;
- 13º salário e férias remuneradas;
- FGTS e seguro-desemprego;
- auxílio-maternidade.

Vantagens para todos


Para o empregador, a medida também traz benefícios, como sua proteção em casos de doença ou gravidez. Uma vez que os encargos sejam pagos corretamente, o INSS que arcará com os custos do salário maternidade, por exemplo, e o patrão pode inclusive contratar outra funcionária temporariamente, sem correr risco de reclamações trabalhistas.


Por todos esses motivos, é importante tanto para o trabalhador quanto para o empregado doméstico. O primeiro fica resguardado quanto a processos trabalhistas e o outro tem a garantia de que seus direitos serão respeitados, e em caso contrário, pode garantir na justiça a reparação de seus danos.

Por outro lado, diversas casas recusam-se a registrar o funcionário, caindo assim na ilegalidade e privando-o de seus direitos, o que pode ocasionar uma reclamação trabalhista.


As reclamações trabalhistas, como qualquer outro processo, costumam necessitar de provas e testemunhas. Conforme mandam as leis brasileiras, antes de iniciar o processo
em si há uma tentativa de acordo entre as partes. Caso haja acordo, o processo não é aberto e o réu paga as condições combinadas. Do contrário, o juiz analisará as provas e testemunhas e colherá depoimentos. Dependendo das condições, o resultado pode demorar até anos para chegar.

Enviado por Ruth Marques 

EMPRETEC terá nova turma em Santa Cruz do Capibaribe


Vivenciar na prática o conhecimento é um dos objetivos do Seminário Empretec que está com inscrições abertas sua próxima turma em Santa Cruz do Capibaribe. Na cidade, o seminário acontece de 22 a 27 de setembro. Sua metodologia é totalmente interativa, onde os participantes se envolvem em com jogos, exercícios, palestras e outras atividades que têm como objetivo desenvolver suas características de comportamento empreendedor.
O seminário é desenvolvido em uma semana, onde o participante recebe certificado com 60 horas/aula. O Empretec foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e faz com que os participantes possam identificar seu potencial empreendedor e verificar seus pontos fortes e fracos. É voltado tanto para empresários como para pessoas interessadas em montar seu próprio negócio. Profissionais liberais e funcionários de empresas diversas também podem participar.
Em todos os cursos e treinamentos oferecidos pelo SEBRAE, o Empretec é o seminário com a mais alta avaliação, chegando a 93% de avaliação positiva, considerado excelente por todos os participantes.
Serviço
O que: Empretec – Santa Cruz do Capibaribe
O seminário acontece de 22 a 27 de setembro
Os questionários podem ser entregues: 16 de setembro
Onde: Rua Júlia Aragão, n.º 237, Bairro Novo
Informações: (81) 3731-2850

Bairro Rio Verde é contemplado com pavimentação


Continuando o programa de pavimentação do município, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, está calçando a Rua José Geraldo da Silva, bairro Rio Verde.
“Durante muitos anos as famílias do Rio Verde esperavam a pavimentação dessa via bastante movimentada, a partir de agora essa população não enfrentará mais lama nem poeira, sem falar que com o calçamento seus imóveis serão valorizados”, destacou Luciano Bezerra, Secretário de Planejamento e Gestão.

A obra tem um valor estimado em 137 mil reais, conquistados através do Governo do Estado, por meio do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal).

“Agora chegou a vez de minha rua ser calçada, isto é a prova de que toda a cidade tem recebido benefícios da prefeitura”, falou Rosimere Lima, moradora da Rua José Geraldo da Silva.


Magali Oliveira

Bons Resultados: Parcerias da Câmara levam calçamento para ruas da cidade


Através das parcerias entre a Câmara e os moradores, diversas ruas estão sendo pavimentadas no município, a exemplo da Rua Hidelvânio Gomes de Lima no Bairro Malaquias Cardoso que está recebendo calçamento e em alguns dias será entregue a população.
O presidente da Câmara Junior Gomes (PSB) esteve acompanhado as obras e conversando com moradores da localidade. O morador José Cosme comemorou o andamento dos trabalhos, “Faziam vários anos que só ouvíamos promessas, mas disso não passava. Estive com Junior e apresentei esse pleito dos moradores da rua que foi atendido com brevidade, agora nossa rua é calçada”, disse o morador.
As parcerias são uma possibilidade viável para que moradores e poder público possam melhorar diretamente a infraestrutura da cidade.
Gilberto Silva

Comunidade em Debate chega ao bairro Neco Aragão‏


A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) realizou nesta quarta-feira (04) mais uma edição do projeto “Comunidade em Debate”, desta vez, na Rua José da Silva Neves no bairro Neco Aragão. O Projeto objetiva a discussão nos bairros com o povo, acerca dos problemas sociais enfrentados por cada comunidade. Segundo a vereadora, seus projetos de lei nascem de uma junção de ideias que são previamente discutidas com o povo.
As queixas mais frequentes do bairro estão relacionadas à falta de pavimentação, falta de abastecimento de água, bem como a pouca segurança no bairro. A parlamentar se comprometeu em acompanhar de perto o bairro e buscar soluções junto ao prefeito do município e a COMPESA, no caso do abastecimento.
O "Comunidade em Debate" já visitou cinco bairros da cidade e vem surtido efeitos positivos nas localidades. O morador Antônio "Doideira", parabenizou a iniciativa de Jéssyca e se mostrou satisfeito com as discussões. "Ela foi a primeira política a vir aqui e nos ouvir, ela está de parabéns. A maioria dos políticos só aparecem em época de eleição, Jéssyca está nos aproximando dela que é representante legítima do povo, e esperamos que nossos pedidos sejam atendidos". Disse o morador.
“Esse projeto consiste justamente em ouvir o povo, para que possamos ver e ouvir de perto quais os problemas que são mais sentidos. Isso serve para nortear o nosso mandato participativo”, disse a parlamentar que se comprometeu em voltar no prazo de trinta dias para apresentar encaminhamentos aos moradores locais.
Ao final do debate, a vereadora foi procurada por outra moradora que pediu para que o próximo evento seja realizado em seu bairro. "O Comunidade em Debate desta quarta e o próximo são frutos de convites dos próprios moradores, isso é uma prova que o povo quer participar da política de forma positiva e fico feliz em ser uma facilitadora desse processo". Finalizou Jéssyca.
Gilberto Silva