terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Blog Opinião indica - A lista por Oswaldo Montenegro

Músicas de qualidade devem ser escutadas sempre, aproveitem!

A Maior Torre de Cerveja do Mundo.


A  Torre  de  Engradados,  além  das  vantagens  que  oferece, revesti-se  de  características  que  apresentam  todos  os  requisitos  de  novidade, reunindo  assim condições para  merecer  o  privilégio de  Modelo  de  Utilidade, em  cujos  critérios  se  enquadra  perfeitamente,  pois  combinou  e modificou  elementos  já  conhecidos  em  uma  disposição  e  função  diferente,  resultando  em  uma  forma  inovadora  e  criativa,  capaz  de  alcançar  resultados  até  hoje  inusitados. 

Vila de Santa Cruz


Santa Cruz passou a ser vila de Santa Cruz em 18 de abril de 1892, governando o Brasil Marechal Floriano Peixoto. Foi mais um grande passo que se deu na senda do desenvolvimento.


Dependendo politicamente do Município de Taquaritinga do Norte, muito cedo, Santa Cruz ganhou a antipatia dos habitantes da serra, que intitularam a nossa vila de “A Viúva”, não se sabe o por que dessa viuvez, sabe-se apenas que Santa Cruz correu e passou a frente de sua “Madrasta” que nunca mais a pôde acompanhar e poderá jamais.

Logo que foi instalada oficialmente a vila de Santa Cruz, seus habitantes pensaram na criação da Freguesia do Senhor Bom Jesus de Santa Cruz. A 20 de setembro de 1918, no Palácio Arquiepiscopal da Sociedade em Recife, Sua Excelência e Reverendíssima D. Sebastião Leme da Silveira Cintra, então Arcebispo da Arquidiocese, baixou uma Portaria criando a Freguesia, sendo seu primeiro vigário o Padre José Apolinário.

E a luta pela emancipação continuava aumentando, cada vez mais intensa tendo como líderes os senhores: Raimundo Francelino Aragão, João Deodato de Barros e José Francelino Barbosa entre outros. Até que a 29 de dezembro de 1953, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, Sua Excelência, o Governador Etelvino Lins de Albuquerque, assinava a Lei que elevava Santa Cruz do Capibaribe à condição de cidade, esta Lei é uma verdadeira carta de alforria doada por aquele grande Governador ao povo santacruzense. Aos líderes acima citados, ao então deputado Tabosa de Almeida e ao Governador Etelvino Lins, Santa Cruz deve sua emancipação político-administrativa.

Arquivo cedido por Alencar Lopes