sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Câmara Municipal vota favorável ao parecer do Tribunal de Contas



pauta da 6ª Sessão Ordinária do Segundo Período de 2011 da Câmara Municipal, ocorrida ontem (25-08), tratou da votação das contas da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe exercício financeiro de 2006, gestão do ex-prefeito José Augusto Maia e do depoimento do advogado Klynger Dantas; por se tratar de uma sessão polêmica e primando pela garantia da ordem e do bom andamento da reunião, o Presidente da Casa, Francisco Ricardo, distribuiu dez senhas para cada vereador, para que os mesmos distribuíssem às pessoas que desejassem acompanhar a reunião plenária.
A sessão ordinária ocorreu em sua normalidade, tendo a votação das contas do ex-prefeito apresentando o placar de 5 votos a favor do parecer do Tribunal de Contas (Júnior Gomes, Dimas Dantas, Francisco Ricardo, Afrânio Marques e Zezin Buxin) e 4 votos contra o parecer do Tribunal de Contas (Deomedes Brito, Ernesto Maia, Fernando Aragão e Nanau Marques), por motivos de estar em viagem interestadual, o vereador situacionista Galego de Mourinha se ausentou da reunião. Com esse resultado, a Câmara Municipal rejeitou as contas referentes ao exercício financeiro de 2006 do ex-prefeito José Augusto Maia.

Atendendo a convocação de comparecimento do vereador Dimas Dantas, o advogado Klynger Dantas, ex-procurador-geral do município da gestão de Antônio Figueirôa, utilizou a tribuna para prestar esclarecimentos a respeito das suas funções na Prefeitura Municipal, após sua fala, os vereadores Ernesto Maia e Dimas Dantas realizaram questionamentos ao advogado.   
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores
Manoela Ramos – manoelaramos5@hotmail.com

Prefeitura concede aumento de 15% de aumento salarial aos professores municipais

O prefeito Toinho do Pará anunciou o reajuste salarial de 15%. 
Professores comemoraram a importante conquista para a categoria

Os professores da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe tiveram hoje uma boa notícia: após rodada de negociações, tiveram sua reivindicação de reposição salarial, em atendimento à lei federal 1.885/2010. O percentual de reajusta foi de 15%, retroativo a julho de 2011. O governo municipal atendeu as reivindicações dos servidores após consultar os secretários de finanças, administração e representantes do CESPAM (órgão que presta assessoria técnica para a administração municipal) e se certificar de que com a concessão do aumento, o limite de gastos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal não seria excedido.
Educação tem recebido atenção especial desde o início da gestão
Porém, o principal motivo que levou o chefe do executivo municipal a atender a reivindicação dos professores foi o entendimento de que a educação é a base do desenvolvimento de qualquer sociedade, e que para desempenhar bem suas funções os educadores têm que ser bem remunerados.
Durante o anúncio do reajuste feito aos professores, Toinho do Pará destacou todas as medidas tomadas em prol dos professores, como a implantação do Piso Nacional, os investimentos em capacitação, a construção de creches, a compra de bancas escolares entre outras ações.

Professores enalteceram trabalho do prefeito Toinho do Pará
O professor de Matemática Jairo Rodrigues fez um discurso emocionado agradecendo ao prefeito pela conquista. “Hoje é um dia especial para nós, professores, não apenas por termos sido atendidos em nossas reivindicações salariais, mas sobretudo por que vemos uma preocupação real do prefeito com a nossa categoria. Toinho do Pará é o prefeito que mais fez pela educação de Santa Cruz do Capibaribe. Nas gestões anteriores, nós éramos hostilizados e mal atendidos”, destacou Jairo. 
O professor Edson, que ensina Inglês na escola de Santo Agostinho foi um dos mais entusiasmados a falar da conquista da categoria. Quebrando o protocolo, o mestre enalteceu o trabalho do prefeito Toinho do Pará e pediu que sejam feitas mudanças na gestão educacional. “O senhor está fazendo um ótimo trabalho, mas precisa interferir mais na Secretaria de Educação, para garantir que os projetos sejam executados da forma correta”, desabafou professor Edson.
O diretor do Sindicato dos Professores da Rede Municipal (Sinduprom) Virgínio ... afirmou que a categoria ficou muito satisfeita com o resultado das negociações, apesar de ainda haver outras questões a serem resolvidas. “Nós nunca desistimos, sempre lutamos pelos nossos direitos. Nessa questão do reajusta salarial, nós sabíamos que seríamos atendidos, pois o prefeito Toinho do Pará sempre foi sensível à nossa causa”, finalizou Virgínio.
O chefe de Gabinete do prefeito, Carlos Lisboa, que intermediou as negociações, destacou a importância do encontro, visto que a reivindicação de reposição salarial dois servidores foi atendida na sua totalidade, o que representa o maior avanço histórico nas negociações entre prefeito e professores. Outro destaque de Lisboa foi que os professores e sindicato manifestaram a preocupação e o interesse da categoria em discutir questões da educação em sua totalidade de forma coletiva e não apenas do ponto de vista salarial, visando a melhoria da educação municipal.
ASCOM-PMSCC

Jogador Tande visita Penitenciária de Caruaru



Responsabilidade Social. É com este lema que a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru trabalha para ressocializar os detentos. Com este trabalho, a Diretora do presídio, Dra. Cirlene Rocha já recebeu prêmios em diversos cantos do Brasil e até do Exterior. Desde que ela assumiu a direção do presídio, nenhuma rebelião foi registrada; fruto de um trabalho digno e ressocializador que é praticado dentro da penitenciária.
Dentre os muitos trabalhos desenvolvidos no local, a prática esportiva é constante. Neste semana quem esteve visitando o presídio para conhecer o trabalho reeducativo dos detentos foi o jogador de Vôlei Tande. Ele veio a Caruaru acompanhado de uma equipe do Esporte Espetacular, da Rede Globo.
De acordo com a Dra. Cirlene, a visita teve início às 10 horas, da última terça-feira (23), onde na oportunidade ela concedeu entrevista para o Programa. “Ele fez questão de jogar com os reeducandos e em seguida visitou todas as dependências do presídio. Além do esporte, o atleta teve a oportunidade de conhecer as empresas e algumas ações que fazem parte do dia-a-dia da prisão como a educação. após a distribuição de autótrofo e a pouse para fotos com centenas de internos a visita foi encerrada com uma entrevista na Rádio Fênix da PJPS tendo como entrevistador o reeducando Bartô”, explicou a diretora.

O visitante recebeu das mãos dos reeducandos um pufe de seu time de coração, uma boneca de barro, uma sandália e um cd contendo poesia de autoria dos reeducandos. Em breve a entrevista deve ir ao ar, no Esporte Espetacular.

Por Betto Aragão

Santa Cruz do Capibaribe ganhará mais duas escolas municipais


O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará, estará autorizando nesta sexta-feira, 26, a construção de mais duas escolas municipais. Os bairros a serem contemplados agora, serão o Neco Aragão e o Pedra Branca. Essas comunidades não são assistidas pela rede estadual de ensino e utilizam a Escola Lindalva Aragão, localizada no Bairro Santo Agostinho, que atende a uma demanda altíssima de estudantes do Ensino Fundamental.

O prefeito Toinho do Pará explicou a escolha dos bairros: “temos que levar a educação a todo cidadão e cidadã para que as oportunidades possam chegar igualmente a todos os filhos e filhas dessa Terra. Para que o futuro dos nossos filhos seja mais tranquilo e com maiores conhecimentos, temos que lhes dar oportunidades de aprendizado, completou o chefe do Executivo Municipal.

Contas reprovadas


Após uma reunião tranquila e "civilizada", acontece a votação das contas do ex-prefeito José Augusto Maia.

Votaram a favor do parecer do TCE:

Afrânio, Jr. Gomes, Francisco, Zezin e Dimas.

Votaram contra o parecer do TCE:

Ernesto, Fernando, Dr. Nanau e Deomedes