sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Comunicado: Eleições Novo Século



A  Sociedade Musical Novo Século, a mais antiga instituição da cidade com 112 anos, realizará eleições para o corpo administrativo da sociedade, no próximo domingo (9). Sócios e músicos da entidade participarão das eleições, que formará a nova diretoria que vai assumir os trabalhos no biênio 2013/14.
Até o Momento apenas uma Chapa foi formada “Novo Século, Novo Tempo”,  por músicos e colaboradores. Às eleições terá inicio às 08:00 até as 17:00. Na própria sede, situada na avenida Padre Zuzinha, nº 341, centro.

Ação social: Famílias são beneficiadas com distribuição de leite‏



A iniciativa foi da Universidade Maurício de Nassau, que organizou uma campanha de arrecadação de leite onde várias famílias do bairro Santo Agostinho foram beneficiadas na tarde desta quinta-feira (06).


Com o objetivo de diminuir os primeiros impactos da seca - a bacia leiteira pernambucana está prestes a entrar em colapso, fator que dispara o preço no mercado - a Universidade, após contato com os deputados Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes (PSB), escolheu a Associação dos Moradores do Santo Agostinho para realizar a distribuição do leite. A associação local tem  como presidente Geraldo Souza, que se mostrou satisfeito com a ação. “Estamos muito felizes com essa doação de mil litros leite. Vamos distribuir com critério para as pessoas que mais precisam, todos estão de parabéns,” comemorou.
Segundo Mireli Santos, que mora no bairro há 12 anos, a ação é bem vista pela população. “Essa ajuda é muito bem vinda, estou muito feliz com a ajuda, terei leite para uma semana”.
A iniciativa da UNINASSAU que tem a frente o CEO Janguiê Diniz, também beneficiará outros municípios através de campanhas sociais similares.

G2 Comunicação Integrada

Projeto mais Educação beneficia alunos na Escola Dr. Adilson Bezerra‏



A Escola Dr. Adilson Bezerra de Sousa, no Bairro da Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe vem descobrindo o talento de seus alunos com o projeto Mais Educação que está sendo desenvolvido na escola desde Outubro de 2012 e beneficiando muitos jovens, onde estão formadas 15 turmas que participam de oficinas como:
* Aula de violão;
* Letramento;
* Informática;
* Futsal;
* Hip Hop;
* Danças Culturais;
* Xadrez.

Uma dificuldade enfrentada pela direção da escola para o desenvolvimento do projeto é em relação ao espaço físico, onde a escola não conta com uma quadra de qualidade para a prática do futsal. Algumas oficinas do projeto são realizadas na Casa da Criança.


O que é o Programa Mais Educação?

O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo
Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.


Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Por isso coloca em diálogo as ações empreendidas pelos Ministérios da Educação – MEC, da Cultura – MINC, do Esporte – ME, do Meio Ambiente – MMA, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, da Ciência e da Tecnologia – MCT e, também da Secretaria Nacional de Juventude e da Assessoria Especial da Presidência da República, essa última por meio do Programa Escolas-Irmãs, passando a contar com o apoio do Ministério da Defesa, na possibilidade de expansão dos fundamentos de educação pública Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.


O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Esse ideal está presente na legislação educacional brasileira e pode ser apreendido em nossa Constituição Federal, nos artigos 205, 206 e 227; no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 9089/1990); em nossa Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9394/1996), nos artigos 34 e 87; no Plano Nacional de Educação (Lei n.º 10.179/2001), no Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Lei n.º 11.494/2007) e no Plano de Desenvolvimento da Educação.


O Programa Mais Educação atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades em territórios marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacional.


Como funciona o Programa Mais Educação?

O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas prioritárias. 

As atividades fomentadas foram organizadas nos seguintes macrocampos:

• Acompanhamento Pedagógico;
• Meio Ambiente;
• Esporte e Lazer;
• Direitos Humanos em Educação;
• Cultura e Artes;
• Cultura Digital;
• Promoção da Saúde;
• Edu comunicação;
• Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
• Educação Econômica.

Quais crianças, adolescentes e jovens são atendidos pelo Programa Mais Educação?

Considera-se o objetivo de diminuir as desigualdades educacionais por meio da jornada escolar.

Recomenda-se adotar como critérios para definição do público, os seguintes indicadores:
– estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade social e sem assistência;
– estudantes que congregam seus colegas – incentivadores e líderes positivos (âncoras);
− estudantes em defasagem série/idade;
− estudantes das séries finais da 1ª fase do ensino fundamental (4º / 5º anos), nas quais há uma maior evasão na transição para a 2ª fase;
− estudantes das séries finais da 2ª fase do ensino fundamental (8º e/ou 9º anos), nas quais há um alto índice de abandono;
− estudantes de séries onde são detectados índices de
evasão e/ou repetência.

Cada escola, contextualizada com seu projeto político pedagógico específico e em diálogo com sua comunidade, será a referência para se definir quantos e quais alunos participarão das atividades, sendo desejável que o conjunto da escola participe nas escolhas.


Quais são os profissionais e agentes corresponsáveis pelo desenvolvimento das atividades de Educação Integral do Programa Mais Educação?


Marciel, Laudicéia, Tomé, Júnior, Keila, Paulo e Mazinho. Equipe do Projeto Mais Educação da Escola Dr. Adilson Bezerra.
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A Educação Integral abre espaço para o trabalho dos profissionais da educação, dos educadores populares, estudantes e agentes culturais (monitores, estudantes universitários com formação específica nos macrocampos), observando-se a Lei nº 9.608/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário. Trata-se de uma dinâmica instituidora de relações de solidariedade e confiança para construir redes de aprendizagem, capazes de influenciar favoravelmente o desenvolvimento dos estudantes. Nessa nova dinâmica, reafirma se a importância e o lugar dos professores e gestores das escolas públicas, o papel da escola, sobretudo porque se quer superar a frágil relação que hoje se estabelece entre a escola e a comunidade, expressa inclusive na conceituação de turno x contraturno, currículo x ação complementar. As atividades poderão ser acompanhadas por estudantes universitários, em processo de formação específica nos macrocampos e com habilidades reconhecidas pela comunidade, estes por estudantes do ensino médio e estudantes do EJA.

Cerimônia de Entrega do Título de Cidadão Santacruzense ao Maestro Spok e a Getúlio Cavalcante acaba em música



Reconhecimento, cultura e música marcaram a noite da Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Santacruzense aos ícones da cultura pernambucana Maestro Spok e Getúlio Cavalcante, ocorrida no dia 05 de dezembro. 

O Presidente da Câmara Francisco Ricardo, os Vereadores Dimas Dantas, Zezin Buxin, Afrânio Marques, Júnior Gomes, Deomedes Brito, Fernando Aragão e Ernesto Maia,  autoridades, membros de entidades, comissão organizadora da festa dos Filhos Ausentes, familiares dos homenageados e o Prefeito eleito do Município Edson Vieira, se fizeram presentes nesta bela cerimônia, que contou ainda com a apresentação da Sociedade Musical Novo Século ao lado dos ilustres novos filhos adotivos da terra.

E como não poderia deixar passar a oportunidade, houve a belíssima apresentação musical dos homenageados da noite Maestro Spok , músico da banda de Raimundo Fagner, saxofonista que já se apresentou em lugares como Portugal, Itália, Holanda e de Getúlio Cavalcante, a lenda viva da música brasileira que já lançou dez cd’s de frevo e está prestes a lançar o 11º intitulado 100 anos do frevo.       
Em dircurso, Maestro Spok afirmou que tem um carinho muito especial pela nossa cidade devido ao fato dos santacruzenses Rodrigues e Adilson (Gordo), terem sido peças fundamentais para a guinada na sua carreira, enquanto líder de Banda de Frevo, ganhando fama internacional. 
Já Getúlio Cavalcante, recitou o “Soneto da gratidão” que compôs para nossa cidade e pontuou a imensa felicidade em tornar-se filho da terra que guarda em seu coração há quanto anos.   
A adoção destes filhos ausentes por Santa Cruz do Capibaribe representa o reconhecimento da importância destes músicos, não só para a cultura pernambucana, mas pelo empenho e alegria dos mesmos em fazer parte da Festa dos Filhos Ausentes que acontece anualmente no nosso município e festeja os filhos que não mais fazem morada na “terra das gameleiras”.

DEP MANOEL SANTOS VISITA FUNASE‏



Superlotação, falta de câmeras de segurança, defasagem na formação dos agentes socioeducativos, denúncias de maus tratos, foram alguns dos problemas encontrados, na manhã do dia 05 de dezembro, pelos membros da Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa durante visita ao Centro de Atendimento Socioeducativo - Case - da Fundação de Atendimento Socioeducativo - Funase - em Abreu e Lima. O deputado Manoel Santos, integrante da Comissão, relatou durante sessão plenária a experiência e reforçou o pedido para que medidas sejam adotadas para que a realidade seja transformada. "Aqueles jovens vivem no submundo, em situação desumana, dormindo em colchões velhos, bebendo água sem tratamento, superlotados. Não há um trabalho educativo. Precisamos trabalhar conjuntamente com o Ministério Público, com as autoridades, para coibir essa desumanidade", disse o parlamentar. 
Acompanharam a visita membros do Ministério Público e do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Na sexta-feira(30) houve uma rebelião, que chamou a atenção do Parlamento Estadual. Durante a vistoria, os integrantes da Comissão puderam observar as consequências do conflito. Muitas celas foram queimadas. Salas destinadas ao serviço administrativo da unidade, totalmente destruídas. O pior, no entanto, aconteceu no momento da rebelião: um dos jovens envolvidos foi assassinado.

Em conversa com alguns internos, foi possível identificar que o motim aconteceu em virtude da insatisfação dos jovens com a gestão da unidade. Entre diversos problemas, eles destacaram a má qualidade do alimento oferecido e as constantes agressões praticadas por agentes socioeducativos que atuam no local.

A Comissão de Cidadania vai encaminhar um relatório da visita para o Governo do Estado, Poder Judiciário e Ministério Público. O documento vai conter fotos e depoimentos que apontam as deficiências da Funase, além de sugestões voltadas à melhoria do atendimento aos jovens. O MPPE fará uma requisição à diretoria da Funase para corrigir os erros observados. Segundo a direção da Funase, as demandas serão estudadas, mas ainda não haverá pronunciamento acerca de soluções ou prazos. Na unidade, que tem capacidade para abrigar 98 adolescentes, há 242 internos. 

A visita ainda contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar de Abreu e Lima e do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop). 

Fonte: Alepe, Diário de Pernambuco (com adaptações da Assessoria)