sexta-feira, 20 de julho de 2012

II Seminário Regional no Alto Capibaribe



II Seminário Regional no Alto Capibaribe tem como objetivo promover o encontro entre os participantes do Programa Capivara no Alto Capibaribe, e assim, permitir a socialização, troca de experiências e reflexões acerca das ações que foram desenvolvidas nesse primeiro semestre de vigência do Programa, bem como planejar novas ações para o segundo semestre como também promover o fortalecimento e consolidação de processos e práticas de educação socioambiental em escolas de ensino básico localizadas na bacia do Capibaribe.

O evento será realizado nos dias 27 e 28 de julho, na Câmara dos Vereadores e na Fazenda Fieza em Santa Cruz do Capibaribe, contará com discussões, mesas redondas, atividades culturais e apresentações de trabalho.
O Programa Capivara de Educação Socioambiental na Bacia do Capibaribe é um programa de extensão universitária coordenado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Capibaribe (COBH/Capibaribe), que tem como missão contribuir com as práticas de educação socioambiental na bacia do Capibaribe.
Nossa iniciativa almeja o fortalecimento e consolidação de processos e práticas de educação socioambiental em escolas de ensino básico localizadas na bacia do Capibaribe, bem como incentivar ações que integrem pessoas, instituições e organizações educativas e sociais comprometidas com a disseminação de uma cultura de sustentabilidade hídrica e ambiental na bacia.
Desde o início do ano, o Programa Capivara vem interagindo com educadores, professores, estudantes e outras lideranças no Alto Capibaribe, gerando um conjunto de projetos de educação socioambiental com a temática da água e da bacia hidrográfica. Esses trabalhos agora serão apresentados e discutidos durante o II Seminário Regional no Alto Capibaribe, ao qual você está convidado a participar!
Quem poderá participar?
Haverá atividades abertas à comunidade geral e atividades voltadas às escolas, secretarias e organizações não-governamentais parceiras do Programa Capivara.
O objetivo do evento:
O objetivo do II Seminário Regional no Alto Capibaribe é promover o encontro entre os participantes do Programa Capivara no Alto Capibaribe, e assim, permitir a socialização, troca de experiências e reflexões acerca das ações que foram desenvolvidas nesse primeiro semestre de vigência do Programa, bem como planejar novas ações para o segundo semestre.
Onde e quando será o II Seminário Regional no Alto Capibaribe?
Dia 27 e 28 de julho, na Câmara de Vereadores e na Fazenda Fieza, em Santa Cruz do Capibaribe. Confira a programação no final do texto

Qual a programação dos dois dias de evento?


PROGRAMAÇÃO
27/07/12 Atividade Local
9:00h Mesa Redonda Câmara de Vereadores
11:30h Almoço Fazenda Fieza
13:00h Apresentação de Trabalhos Fazenda Fieza
17:00h Encerramento das apresentações Fazenda Fieza
19:00h Confraternização Fazenda Fieza

28/07/12 Evento Local
08:00h Plenária e avaliação dos grupos de trabalho Fazenda Fieza
11:30h Almoço Fazenda Fieza
13:00h Planejamento de Ações para o segundo semestre e encerramento Fazenda Fieza

Entidades Representativas de Santa Cruz enviam ofício ao Promotor de Justiça‏


O Festival Curta Taquary abre inscrições para sua 5ª Edição



Até o dia 20 de agosto, realizadores de todo país podem enviar seus trabalhos para o Curta Taquary – Festival Nacional de Curta Metragem.
O evento acontece em Taquaritinga do Norte situada no agreste pernambucano, que, com seu clima aconchegante das serras proporciona um excelente local para a realização de um dos principais festivais cinematográficos de curta metragem do circuito.
Sua 5ª Edição acontecerá no período de 21 a 23 de novembro de 2012 e tem como principio exibir trabalhos de diversas linguagens, celebrando as produções cinematográficas e o encontro de diversos realizadores do país.
           Maiores informações

3ª CIPM tem novo comando‏


Aconteceu na manhã desta sexta-feira (20) em Santa Cruz do Capibaribe, no Teatro Municipal Emídio Eduardo, a passagem de Comando da 3ª CIPM. A partir de hoje o comando está nas mãos do Major Jocemar Diniz que recebeu a tarefa após a promoção do Tenente Coronel João Bosco para o comando do 10º Batalhão da Polícia Militar sediado em Palmares, zona da mata, que fica responsável por mais de 18 municípios circunvizinhos.
Compareceram ao evento autoridades de toda região, representando o legislativo estadual, os deputados Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes (PSB) foram homenagear o Coronel João Bosco.
“Sempre houve sintonia entre a PM e nós que representamos o legislativo estadual. Buscamos ações em conjunto para melhorar o efetivo, bem como  para intensificar as ações de segurança pública em Santa Cruz do Capibaribe e região”, frisou o deputado Edson Vieira.
Para Diogo Moraes houve o chamamento do governo do estado para o Coronel João Bosco, o qual tem um estreito laço de amizade com o povo de Santa Cruz. Frisou também que a comunidade vai receber de braços aberto o novo comandante da 3ª CIPM. “Faz parte da tarefa do homem público sempre estar disposto à atuar onde necessita. O Tenente Coronel João Bosco é um homem que dedica sua vida ao Estado e promoveu ações efetivas na promoção da segurança pública não só em nossa região como em Pernambuco. O novo comandante, Major Diniz, será muito bem recebido por todos para que o trabalho possa continuar fluindo bem”, disse o parlamentar.
A meta do novo comando, conforme o Major Diniz, é a manutenção dos trabalhos em conjunto com os poderes constituídos (Prefeitura, Câmara, Judiciário e Ministério Público), além do apoio das entidades representativas como Ascap e CDL.  Outra meta é relacionada a transformação da 3ª CIPM em Batalhão de Polícia Militar.

Candidata divulga apoios

Clique na imagem para ampliar

Candidata a vereadora participa de movimento na COHAB



A candidata a vereadora Narah Leandro (PSB), participou nessa quinta (19) do movimento “Tá na Boca do Povo”,  criado pelas mulheres e juventude da cidade que querem o bem de Santa Cruz.
Narah sempre envolvida com as causas sociais e questões ligadas às mulheres caminhou junto com o povo do bairro, e na ocasião foi abraçada pelo povo e pode ouvir as reivindicações daquela comunidade.

Assessoria

Prefeitura de Taquaritinga do Norte inicia audiências públicas para elaborar Orçamento participativo 2013‏


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte da início a mais uma programação de audiências públicas para a elaboração do orçamento participativo edição 2013.
O Orçamento Participativo é um dos principais instrumentos de participação popular dentro do poder público com finalidade de discutir, acatar e eleger as opiniões da população para a elaboração dos instrumentos Orçamentários para o exercício 2013, obedecendo à lei de responsabilidade fiscal. Para a edição de 2013, a Secretaria de Finanças já organizou uma série de encontros em diversas localidades.
Confira o calendário e participe! Sua presença é de suma importância para o avanço da nossa querida Dália da Serra.
Dia 25/07
Hora: 9h
Local: Câmara dos Vereadores/ Sede
Compreendendo as localidades – Placas, Açudinho, Xavier, Riacho Doce, Bairro Brasilia, Marilia, Beira Rio, Alto da Cocada, Jucá, Zamba, Amorim, Loteamento Capibaribe, Cumbe, São Brás, Gameleira, Cajá, Queimadas, Mateus Vieira, São bento, Juá, Retiro, Pasta, São João, Oiti, Agreste, São Miguel, Furnas, Silva de Cima e de baixo, Cardoso, Açude Velho, Maracajá, Assentamento Bom Nome, Mulungú e todo Centro da cidade.
Hora: 15h
Local: Comunidade do Tatus/ Centro de Convivência
Compreendendo as localidades: Vila do Socorro, Vila Alta, Pegas, Mangas.
Dia 26/07
Hora: 15h
Local: Comunidade do Jerimum/ Sede da Associação dos Agricultores
Compreendendo as localidades: Situação, Pedra Preta, Grude, Pé de Serra, Boa Vista, Serra dos Bois, Bandeira, Barauna Furada, Poça da pedra, Assentamento Nova Esperança, Minguaiu, Fazenda São Paulo, Algodão.
Hora: 19h
Local: Distrito de Pão de Açúcar/ ACIPA
Compreendendo as Localidades: Espirito Santo, Ingá, Varzinha, Lagoa do Jucá, Espirito Santo.
Dia: 31/07
Hora: 19h
Local: Distrito de Gravatá do Ibiapina/ Associação Musical Padre Ibiapina
Compreendendo as localidades: Poço da Cachoeira, Jaburú de Baixo e de Cima, Assentamento Jaburú, Pororoca, Assentamento Monteiro, Monteiro, Areias, Risada, Riacho Doce dos Casé, Riacho Doce dos Julios, Cabaço.
Por Henrique Figueirôa

Tá na Boca do Povo atrai multidão para COHAB



De forma propositiva o grupo de oposição criou o “Tá na Boca do Povo”, idealizado pelas mulheres e a juventude 45. O movimento teve a sua primeira edição nessa quinta 19, no bairro da COHAB e contou com um grande número de populares. 
Lá as pessoas fizeram as reclamações e reivindicações, num espaço extremamente democrático. Os participantes saíram da Rua Cabo Otávio  percorrendo algumas ruas da cidade. Por onde se passava, a receptividade era única, muitas pessoas aderiram ao movimento espontaneamente e se concentraram em frente à creche Olavo Bilac no bairro da COHAB.
Na próxima semana o movimento vai acontecer em outro bairro, para saber dos anseios da população e junto com ela discutir os problemas e apresentar soluções.

Feliz DIA DO AMIGO‏

Procura-se um amigo



Não precisa ser homem ou mulher, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grande chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.
Vinícius de Moraes

Prefeitura de Taquaritinga oferece cursos de qualificação profissional à população‏



O Governo Municipal de Taquaritinga do Norte junto com a Secretaria de Ação Social através do Programa Bolsa família trouxeram para a população capacitação profissional com a disponibilidade de curso de manicure e cabelereiro. O anuncio oficial aconteceu na noite de ontem (18) na sede da Secretaria de Ação Social.
Os mesmos têm como objetivo capacitar e melhorar a renda familiar e apoiar as mulheres na busca por sua independência financeira.
Com quatro turmas de cada modalidade já formada, os cursos terão início próxima segunda – feira (23) na sede da Secretaria de Ação Social com aulas as segundas e quartas, terças e quintas das 12h às 14h e das 14h30 às 16h30.
“Hoje o mundo está muito evoluído e temos que evoluir junto, podemos trabalhar e cuidar de nossas casas e de nossa família e com estes cursos ofertados gratuitamente iremos nos capacitar em uma profissão que poderemos ter nossa independência financeira” afirmou uma das participantes.
As aulas para as futuras cabeleireiras abordarão corte, hidratação, escova, coloração, penteado. Para as manicures o conteúdo será higienização, cutícula e unha artística decorada.
 "A qualificação profissional, por meio da realização de cursos como estes, é uma boa alternativa que pode ajudar financeiramente as famílias taquaritinguenses", explicou a Secretaria de Ação Social, Mauricéa Gomes.
Cerca de setenta pessoas estão inscritas nos cursos, todas usuárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal que além de aprender uma nova profissão participarão de oficinas durante os cursos voltadas para atendimento ao cliente e postura profissional.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing