quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Nota de Pesar - Edson Vieira‏

Hoje, de forma trágica e prematura, Pernambuco perdeu um dos maiores homens públicos da sua história. Eduardo Campos partiu para se encontrar com Miguel Arraes, Ariano Suassuna e tantos outros.
Nós, santa-cruzenses, perdemos um parceiro, um amigo. O legado de Eduardo ficará para as próximas gerações.
Ele foi capaz de unir diferentes, realizar, empreender e iniciar a construção de um Pernambuco diferente em todos os aspectos.
Eduardo nos deixou, mas suas bandeiras continuarão vivas nas nossas práticas e nas ações por uma sociedade melhor para todos.
Com enorme pesar decretamos luto oficial por três dias no município e rogo a Deus o conforto aos seus familiares.

Santa Cruz do Capibaribe, 13 de agosto de 2014

Edson Vieira
Prefeito/amigo

Nota presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe Junior Gomes (PSB)


O Brasil perdeu um político diferenciado, que representava a esperança e a coragem de uma nação ansiosa por mudança.
O nosso Estado perdeu um grande líder, que dedicou sua vida em defesa dos interesses do povo pernambucano.

A nossa cidade perdeu um amigo, que com sua capacidade de articulação conseguiu unir o deputado Diogo Moraes ao prefeito Edson Vieira para juntos transformarem a realidade de um povo com muito trabalho e determinação.

Vai com Deus Eduardo Campos e muito obrigado por tudo de bom que você nos ensinou.

Que junto com Miguel Arraes e Ariano Suassuna você possa nos guiar rumo a vitória.

Nossos mais sinceros sentimentos,

Junior Gomes
Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

Nota

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e toda coordenação da Frente Popular determinou a imediata retirada do material móvel de campanha, bem como toda propaganda volante por tempo indeterminado, devido à tragédia ocorrida com o ex-governador e candidato a presidência, Eduardo Campos.  E ratificamos o sentimento de luto e consternação pela sua perca.
Deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e Coordenação da Frente Popular de Pernambuco.

NOTA DE ERNESTO MAIA sobre morte de Eduardo Campos

O candidato a deputado estadual Ernesto Maia (PSL), determinou agora a pouco a retirada imediata de toda propaganda de sua campanha, em solidariedade e respeito a perda irreparável de Eduardo Campos.


Até o sepultamento de Eduardo Campos está suspensa toda propaganda visual e sonora da campanha. 

“Pernambuco e o Brasil perderam um grande político e líder. Fomos aliados em muitas campanhas e sentimos este momento de dor, que não é só nosso, mas de todos os pernambucanos”. Diz Ernesto Maia.


O sentimento do candidato e de sua coordenação é de dor e muito pesar.

 Assessoria

Nota do Deputado José Augusto Maia - Falecimento de Eduardo Campos‏

Devido ao acidente que vitimou, entre outras pessoas, o pernambucano Eduardo Campos, candidato à Presidência da Republica pelo PSB, o coordenador da campanha de Armando Monteiro no Pólo de Confecções do Agreste do Estado, deputado federal José Augusto Maia, informa que está cancelada toda a programação política, para este final de semana.
Segundo José Augusto Maia, o meio político nacional está de luto. “Estamos todos consternados com a tragédia. À família nossos sentimentos de pesar pela morte de Eduardo Campos”.
José Augusto Maia
Deputado Federal

Nota do PSOL-PE sobre o falecimento de Eduardo Campos:

No momento em que a Executiva Estadual do PSOL-PE se reunia neste dia 13 de agosto para debater aspectos do processo eleitoral, fomos surpreendidos pela notícia da tragédia que vitimou sete pessoas num acidente aéreo, dentre as quais estava o ex-governador e presidenciável Eduardo Campos.
O PSOL em Pernambuco recebe com muita tristeza esta notícia. Nossa condição de partido que sempre efetivou forte oposição aos governos protagonizados por Eduardo Campos não nos tira neste momento o sentimento de sincero pesar. Pernambuco e o Brasil perdem um quadro político importante, homem público jovem e talhado desde ainda muito cedo na vida pública, adversário político dos mais inteligentes e respeitáveis.
Externamos aqui nossa solidariedade principalmente à sua família, a Renata Campos – sua esposa -, sempre presente na caminhada de Eduardo Campos, aos seus cinco filhos e a todos do seu circulo mais próximo, que certamente precisarão de todo conforto fraterno e espiritual neste dramático momento. 
Estendemos nossos sentimentos às famílias de Alexandre Severo, Carlos Augusto Leal Filho (Percol), Geraldo da Cunha, Marcos Martins, Marcelo Lyra e Pedro Valadares Neto.

Em respeito aos pernambucanos e à família das vítimas, todas as atividades eleitorais de nossas candidaturas, sobretudo as majoritárias, estão temporariamente suspensas.

Recife, 13 de agosto de 2014


Executiva Estadual do PSOL

Dia 13 de agosto marca triste coincidência

Novembro de 1987 - Eduardo Campos (esq.) deixa a casa do deputado Ulysses Guimarães em São Paulo ao lado de seu avô, o então governador do Pernambuco, Miguel Arraes (centro) (Foto: Newton Aguiar/Estadão Conteúdo/Arquivo)
Em 1987, Eduardo Campos (esq.) deixa a casa do deputado Ulysses Guimarães em São Paulo ao lado de seu avô, o então governador do Pernambuco, Miguel Arraes (centro) (Foto: Newton Aguiar/Estadão Conteúdo/Arquivo)

O candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Campos tinha 49 anos e morreu no mesmo dia que seu avô, Miguel Arraes, que também foi governador de Pernambuco. Arraes morreu de infecção generalizada em 13 de agosto de 2005.

Fonte: G1

Auditoria especial aponta falhas na folha de pagamento da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe



Uma auditoria especial julgada na Sessão da Segunda Câmara, nesta terça(12), apontou falhas na folha de pagamento da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe no período de janeiro de 2009 a maio de 2010. O relator do processo foi o auditor substituto Marcos Flávio. A sessão de julgamento foi presidida pelo conselheiro Marcos Loreto. Representou o Ministério Público de Contas (MPCO) o procurador Gustavo Massa. 


De acordo com o voto do relator, foram apontadas, no período auditado, falhas como pagamento a servidores domiciliados em Estados da Federação que não fazem limite com Pernambuco, pagamento a servidores com CPF’s inválidos ou inexistentes de acordo com o cadastro da Receita Federal do Brasil, pagamento a pessoas que não constam no cadastro de pessoal da Prefeitura, existência de servidores efetivos na Prefeitura com idade superior a 70 anos e servidores municipais recebendo menos que o salário mínimo vigente à época. 

Também relativamente à situação funcional de servidores, foram apontados servidores ocupando dois ou mais empregos ou funções públicas ou aposentadorias provenientes do Município de Santa Cruz. Além disso, servidores cuja soma das remunerações superavam o valor do limite de remuneração pago a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Por essas razões, o objeto da auditoria especial foi julgado irregular pela unanimidade dos membros da Segunda Câmara do TCE  e o relator determinou que fosse instaurado processo administrativo disciplinar por parte do Município para a apuração da regularidade ou não da acumulação de cargos por parte dos funcionários municipais. E tomada de contas especial, para a apuração dos demais casos. 

Por fim, ficou determinado que cópia da decisão relativa à auditoria especial julgada (Processo TC n.1105286-7) fosse anexada às prestações de contas do Município de  Santa Cruz do Capibaribe de 2009 e 2010 e que a Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal verifique o cumprimento das determinações feitas à Prefeitura pelo TCE.

Para resultados dos julgamentos clique aqui.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/08/2014

Mais um apoio

Vereador do PSB de Toritama apoia Ernesto Maia
Enquanto a campanha de Ernesto Maia vai de vento em popa, os apoios Pernambuco afora continuam acontecendo, fortalecendo sua candidatura.
É o caso do apoio declarado do vereador Birino do São João da cidade de Toritama e que foi eleito na última eleição com uma votação acima de 1.300 votos.
Birino do São João é do PSB e tem forte atuação tanto na cidade como na zona rural do município, e é um vereador muito próximo do povão.

“Birino é mais um que entendeu nosso propósito, e conto com seu apoio e de muitos amigos da cidade de Toritama. A Capital do Jeans e Santa Cruz têm muito em comum, e vou representar os interesses comuns de nossas cidades na Alepe”. Comentou Ernesto Maia sobre a adesão.

Em encontro com a juventude, Paulo promete a construção de 20 Compaz


Sensível à necessidade da promoção de ferramentas que despertem o sentimento de integração do jovem à sociedade, o candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), aproveitou reunião com diversas representações do segmento, nesta terça-feira (12), para assumir o compromisso da construção de 20 Compaz em Pernambuco. O aparelho - um conceito inovador elaborado por seu companheiro de chapa Raul Henry (PMDB/vice) - já vem sendo implementado pela gestão Geraldo Julio (PSB), no Recife.
"Vamos construir 20 Campaz ao longo dos próximos quatro anos em todas as regiões do Estado, nas maiores cidades que apresentam a necessidade desse equipamento. O Compaz é um avanço em relação às políticas sociais. E que chega no momento certo: após as transformações realizadas pelo Governo Eduardo Campos (PSB)", apontou Paulo Câmara, destacando outros mecanismos que serão fortalecidos em sua futura gestão. "Como o Programa Atitude, que atua no tratamento dos jovens envolvidos com drogas", ressaltou.

O Compaz é um equipamento público que dialoga com o aclamado conceito de "Cultura de Paz", que estabelece a adoção de instrumentos inclusivos associados à interação familiar. Os aparelhos atenderão pessoas de todas as idades, mas sobretudo com foco nos jovens, através de atividades de esporte, lazer e cultura, além de cursos de capacitação profissional no contra-turno do horário escolar.

Legislativo em Ação

Em reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (12), a segunda deste segundo período, importantes projetos do poder executivo e legislativo foram enviados para as comissões, discutidos e votados.
O projeto de lei nº 021/2014, do poder executivo, que autoriza a realização da campanha “IPTU em dia dá prêmios”, que sorteará brindes para os cidadãos que manterem seu imposto predial pago antecipadamente, foi aprovado em duas votações na casa. Outro importante tema que chegou ao plenário da Casa foi o projeto de lei nº 022/2014, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2015. Esse por sua vez, foi enviado para as comissões responsáveis.
Voltados para a sustentabilidade e educação foram discutidos e aprovados os projetos do legislativo nº 048/2014 do vereador Pipoca (PMN), que dispõe sobre estacionamentos para bicicletas em prédios públicos, parques, praças e vias públicas e o de nº 049/2014, de autoria do vereador Zé Elias (PTB), subscrito pelo vereador Zé Minhoca (PSDB), que solicita o aprendizado da música e do hino de Santa Cruz do Capibaribe pelos alunos da rede municipal de ensino.
Após a conclusão da segunda reunião ordinária, foi aberta a décima nona extraordinária para aprovar os projetos que necessitam de duas votações para a sanção. A próxima reunião ordinária foi marcada para a próxima quinta-feira, dia 21.

Diogo na Região

Em Jataúba Diogo é recebido na comunidade do Mimoso‏

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), vice-líder do governo e candidato a reeleição à ALEPE esteve nesse final de semana visitando a comunidade do Mimoso, zona rural do município de Jataúba.
Na cidade Diogo conta com o apoio do grupo de oposição da cidade liderado por Mamão. “Apoiamos Diogo na eleição de 2010, nesses quatro anos ele foi um parceiro fiel do povo de Jataúba, por isso estamos aqui apoiando ele novamente. Diogo tem ações na região e aqui em Jataúba, e esse trabalho tem que continuar”, disse Mamão.
Diogo vem cumprindo agenda de visitas nas cidades que o apoiam, prestando contas de suas ações e ouvindo a população para a elaboração da pauta de trabalho para os próximos anos. “Ouvir a população é fundamental para o homem público e meu mandato vem sendo pautado nisso”, finalizou o socialista.
No Algodão Diogo participa de festividade do dia dos pais‏
Diogo Moraes (PSB) participou neste domingo (10) da tradicional festa do ‘Dia dos Pais’ do sítio Algodão, município de Taquaritinga do Norte. O evento aconteceu na sede da Associação dos Agricultores daquela localidade contou com apresentações culturais, religiosas e sorteio de brindes. 
“Trata-se de uma data especial, que anualmente é celebrada nesta comunidade. Parabenizo a todos os presentes e agradeço de coração, a todo o carinho que recebo, todas as vezes que venho ao Algodão”, disse Diogo Moraes, que conversou com populares e ouviu solicitações para melhorias na localidade.

Santa Cruz do Capibaribe realiza 1º Fórum Comunitário Selo do Unicef‏


Com credenciamentos, apresentações culturais, palestra e formação de grupos de trabalho, a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDECA), realizou na manhã desta terça-feira (12), o 1º Fórum Comunitário Selo do Unicef. O evento contou com o apoio do Conselho Tutelar e das secretarias de Educação e Saúde.
“Esse primeiro fórum do Selo Unicef é muito importante para o nosso município, porque ele visa melhorar e ampliar as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes”, destacou Fabiana Arruda, Presidente do COMDECA.
Elisabete Cristina, Secretária de Cidadania e Inclusão Social, falou sobre o desafio em conquistar o Selo Unicef. “O desafio é articular o governo, a sociedade, empresas locais para ampliar esforços para a universalização de direitos e melhorias da vida na infância e adolescência. Temos o dever de reafirmar os princípios legais para uma infância com qualidade. Está é a essência do selo Unicef”.
“Queremos verdadeiramente caminhar pelo lado certo, avançar, discutindo políticas públicas para a saúde, educação e planejamento social da nossa cidade com os jovens e adolescentes. Fico feliz em estar aqui com crianças e adolescentes, pois são pessoas que querem ver o melhor da nossa cidade e como prefeito, me sinto integrado neste contexto”, falou o prefeito Edson Vieira.
Milena Aragão, estudante do 2º ano da escola Instituto Albert Einstein disse que o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef  foi importante para se debater ideias. “Não é em todo lugar que encontramos grupos que enfrentam problemas de cara, até porque ninguém tem coragem de debater temas difíceis de lidar e aqui foi o lugar para expormos e enfrentarmos nossas opiniões, falamos abertamente sobre o que podemos fazer para melhorar a sociedade”.
Para alcançar o Selo Unicef Santa Cruz será avaliada em três indicadores, Saúde, Educação e Impacto Social, com dois fóruns. O primeiro este com debate e formulação de plano de ações com políticas públicas para crianças e adolescentes. O Segundo, em 2016, aberto para toda sociedade civil organizada, onde será avaliada se as políticas para crianças e adolescentes debatidas anteriormente foram aplicadas.

Delegado Luiz Bernardo contará com um comitê em Santa Cruz



O Delegado Luiz Bernardo contará com um comitê em Santa Cruz do Capibaribe, na Rua Professora Olindina, próximo ao Mercado de Farinha. As obras já foram iniciadas, mas ainda não há previsão para ser inaugurado. "Estamos trabalhando duro para inaugurar o mais rápido possível", afirmou o militante Gautier Gomes, trabalhador autônomo conhecido por Alemão. 


Também na Capital da Moda, o Delegado conta com crescente número de militantes, todos voluntários; e já há previstas novas visitas à cidade na quinta e sexta-feira próximas, quando o Delegado se reunirá com lideranças locais.


Aos poucos, a campanha do candidato toma forma em Santa Cruz, embalada pelo grande número de eleitores insatisfeitos com a política local. O Delegado Luiz defende melhorias no serviço público (saúde, educação, segurança e mobilidade urbana) e tem como principal bandeira a moralidade na política; bandeira essa que se reflete claramente nos poucos recursos financeiros empregados em sua campanha e na escassez de alianças políticas para a eleição. "Não quero ter o rabo preso com ninguém", afirmou o delegado a um de seus militantes.



No mês passado, o Delegado foi apresentado à sociedade santacruzense como alternativa para deputado estadual. Já trabalhou como delegado em Santa Cruz do Capibaribe e sua candidatura na cidade é apoiada pelo médico Francisco Zacarias, filho de um conhecido comerciante da cidade.

Armando: “É preciso estimular a participação da mulher na política”‏


Candidato a governador de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) defendeu uma maior participação das mulheres na política brasileira. O petebista, que é eleitor da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e tem a ex-deputada estadual Isabel Cristina (PT) integrando a chapa majoritária – a petista é 1ª suplente do candidato a senador João Paulo (PT) –, enfatizou que é preciso estimular a formação de quadros femininos para ocupar cargos públicos no Brasil. 

Com esse estímulo, segundo o candidato Armando Monteiro, o Brasil vai conseguir ampliar a participação das mulheres em posições de destaque no País, minimizando as disparidades de gênero na representação nacional. Armando destacou nesta terça-feira (12), durante um almoço em apoio à candidatura da deputada federal da vereadora do Recife, Isabella de Roldão (PDT), que o sistema político brasileiro tem um déficit de representação das mulheres. Segundo o candidato, na Câmara dos Deputados a participação feminina corresponde a apenas a 8% das 513 cadeiras no Parlamento, quando, tanto no Brasil como em Pernambuco, as mulheres são maioria na população. “Isso é muito pouco. Inclusive porque a população feminina é maior do que a masculina”, assinalou Armando Monteiro, acrescentando que o atual sistema político, classificado por ele de “disfuncional”, não vem atendendo de forma legítima as aspirações do povo brasileiro. “As mulheres estão sub-representadas no Congresso Nacional”, concluiu.