quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Violência contra Mulher debatida em dezesseis dias de mobilizações em Santa Cruz e Caruaru‏


A Coordenadoria da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, se uniu a Secretaria da Mulher de Caruaru para promover a Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Iniciada na última segunda (25), a ação se estenderá até o dia 10 de dezembro e almeja mobilizar homens e mulheres pela causa.

Capacitações em Direitos Humanos e Gêneros com os servidores públicos municipais e Guardas Municipais, divulgação maciça da Lei Maria da Penha e do Centro de Referência da Mulher, palestras, debates e oficinas com o tema da violência contra a mulher, realização de exames médicos e aulas passeio com estudantes fazem parte de algumas ações que serão desenvolvidas.  

A caravana Maria da Penha, na segunda (25), levou alunos da escola municipal Antônio Gomes para conhecer o Centro de Referência da cidade e junto com a escola estadual Arnaldo Assunção de Caruaru seguiram em caravana aos locais de rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. A caravana percorreu Caruaru para visitar as instalações da Secretaria da Mulher, do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (CRMMB), da Delegacia da Mulher, Instituto de Medicina Legal (IML) e o Fórum.

“Estamos realizando esta campanha em conjunto com a Secretaria Especial da Mulher de Caruaru porque queremos mostrar que mesmo em cidades com alto índice de emprego entre as mulheres, como são essas cidades, a violência contra a mulher também acontece, sobretudo, de forma silenciosa”, ressaltou a Coordenadora da Mulher, Clarissa Carvalho.

Momentos de troca de experiências dos dois órgãos também serão contemplados nas atividades da campanha. 

Assessoria

Taxímetro será implantado em Santa Cruz do Capibaribe


O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB), assinou na manhã desta terça-feira (27) o decreto para implantação na frota dos táxis do município o uso de taxímetro.

A determinação era uma antiga reivindicação dos taxistas da cidade que buscam a profissionalização do seu trabalho como também um preço justo tanto para a população quanto para os taxistas.

“Estamos em momento memorável para a classe dos taxistas de Santa Cruz, onde foi assinado o decreto que regulamenta o uso do taxímetro nos nossos veículos, já vínhamos nessa luta há quatros anos e o prefeito sensibilizado com a nossa situação assinou este decreto profissionalizando a nossa classe”, pontuou Edmundo Torres, Presidente da Associação da União dos Taxistas de Santa Cruz do Capibaribe.

Edson Vieira falou que a implantação dos taxímetros na frota terá a finalidade de atender os anseios dos taxistas e da população. “Ganhará à população, ganharão os taxistas, o taxímetro além de tornar o trabalho profissional dos taxistas dará confiança a população que usa este tipo de transporte”.  

A medida entrará em vigor a partir de 02 de dezembro, também foi colocada neste decreto a obrigatoriedade da padronização da frota.
 
Por Geraldo Moura

Recuperação de Crédito: campanha promovida pela CDL Santa Cruz do Capibaribe deve incentivar clientes a limpar o nome


A CDL Santa Cruz do Capibaribe está realizando a Campanha de Recuperação de Crédito, com o objetivo de convocar os clientes com inadimplência para renegociar ou quitar as suas dívidas, a fim de ficar com o nome limpo e poder comprar no comércio agora no fim de ano.

Nesta primeira edição da Campanha, as empresas participantes são Makital, Movelaria Nossa Senhora Aparecida, Moda Center Santa Cruz e a Porfírio Calçados.

As ações irão acontecer no período de 9 a 13 de dezembro, na sede da CDL, onde as empresas listadas acima, estarão participando e recebendo os seus clientes para essa renegociação ou quitação de suas dívidas com propostas diferenciadas e atendimento personalizado. Toda a Campanha está sendo mediada pelo Diretor Jurídico da CDL, Dr. Marcelo Diógenes.
 
Por Betto Aragão

Prefeitura de Santa Cruz vai realizar campanha de luta contra AIDS

 
 
A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria Municipal de Saúde, lança no próximo dia 02 de dezembro a Campanha Municipal de Combate à Aids que será realizada até o dia 04 do mesmo mês. A solenidade de abertura, contará com a presença de vários profissionais de saúde e do secretário de Saúde, Breno Feitoza, e será realizada na Câmara de Vereadores a partir das 9 h.

A campanha será alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Na ocasião do lançamento da campanha municipal, serão feitas várias palestras sobre o tema: "Para viver melhor é preciso saber!"
Juntamente com a campanha de luta contra a Aids, a Secretaria Municipal da Saúde também lançou a campanha de divulgação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidade de prevenção onde toda a população terá acesso gratuito ao teste de HIV, e sífilis.

O CTA presta atendimento e orientação para pessoas interessadas em saber sobre HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, desenvolve estratégias para mudanças de comportamento, especialmente com aconselhamentos e ações de promoção e educação em saúde.

Na programação  da campanha está prevista palestras na Câmara de Vereadores dia 02, das 9h às 12h, e nos dias 03 e 04, a campanha vai ser no CTA, onde será feito o teste rápido para o HIV.

A campanha municipal também vai desenvolver durante a semana, atividades nas unidades de saúde, com distribuição de preservativos masculinos, além de cartazes e folhetos enviados pelo Ministério da Saúde.

Rota do Mar promove ações em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

 
 
Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra está sendo comemorado com uma série de atividades por parte da Rota do Mar. A programação festiva segue até a próxima sexta-feira (29), na Indústria do Conhecimento mantida pela empresa em Santa Cruz do Capibaribe.

Coordenadora da unidade, Eronilda Paiva também é responsável pela realização do Projeto Respeito às Diferenças. “Nosso objetivo é proporcionar conhecimento a respeito de fatos históricos, abordando o período desde o descobrimento do Brasil até a vinda e a libertação dos escravos no País. Também queremos homenagear o líder negro Zumbi dos Palmares e enfatizar o respeito às diferenças entre os indivíduos, visto que somos um povo mestiço”, explicou.

A mobilização contará com a participação de estudantes da Escola Municipal Professora Lucinalva Santos Aragão de Souza. As ações serão realizadas sempre das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30. A iniciativa inclui exibição de vídeo, abordagem de peculiaridades da história brasileira e pintura facial. A criançada também será convidada a produzir desenhos sobre os temas apresentados.

Assessoria

Acesso à Vila do Pará é requalificado



A estrada que liga Santa Cruz do Capibaribe a Vila do Pará recebeu um trabalho intensificado de cobertura e recuperação de todo o percurso de 26 Km com a colocação de cascalho que requalificou a via nos trechos mais críticos.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Francisco Ricardo, para a execução da obra, foram aplicadas mais de três mil cargas de cascalho na estrada que além de ligar a sede do município a vila, também dá acesso a cidades da Paraíba como Barra de São Miguel e Caraúbas.  


O prefeito Edson Vieira ficou satisfeito com o resultado do trabalho de cobertura e recuperação da estrada e foi recebido, no último sábado (23), por moradores do sítio Travessão, localizado nas proximidades do distrito, que agradeceram ao gestor por atender suas reivindicações. “Estamos com uma estrada totalmente pronta para servir a comunidade da zona rural e ligar o município a cidades do estado vizinho”, disse Vieira.

Assessoria

Diogo Moraes realiza visita técnica ao sertão




O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) esteve na manhã desta segunda-feira (25) no Sertão do São Francisco, mais precisamente na cidade de Santa Maria da Boa Vista. Diogo participou de uma ação conjunta das comissões de Agricultura, Pecuária e Política Rural e Ciência e Tecnologia.

“Verificamos a situação dos assentamentos desativados do MST e outras ocupações em terras produtivas, como a vinícola Milano. Também visitamos o distrito de irrigação de 23 mil hectares, Nilo Coelho”, disse o deputado, que esteve na companhia das deputadas Terezinha Nunes (PSDB) e Isabel Cristina (PT).
 
Assessoria

Última oportunidade para quitar IPTU em atraso em Santa Cruz do Capibaribe

 
 
A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe prorrogou o prazo para os contribuintes quitarem IPTU em atraso, para o dia 20 de dezembro de 2013.

De acordo com o secretário de receita municipal, Roberto Soares, esta é a última oportunidade para que os inadimplentes com a prefeitura regularizem sua situação. O valor dos impostos anteriores a 2013 poderão ser pagos em parcela única, sem juros ou multas, de acordo com lei aprovada pela Câmara Municipal.

A lei também prevê que aqueles que não quitarem seus débitos terão o nome negativado. “Não é uma medida fácil, mas é necessária para que a prefeitura continue a trabalhar em prol de todos. A cidade não pode se desenvolver sem que a população faça sua parte”, disse Roberto Soares.

Para regularizar o IPTU em atraso, o contribuinte deve comparecer ao setor de tributação da prefeitura com RG, CPF e comprovante de residência ou carnê do referido imposto atrasado, no horário das 8 às 13 horas, de segunda a sexta-feira. 

Assessoria