segunda-feira, 18 de junho de 2012

UNOPAR – Polo em Santa Cruz oferece cursos a distância e com qualidade.



A Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) está presente em 450 municípios brasileiros com mais de 3000 telessalas, sendo a maior Universidade de ensino a distancia do país. Em Santa Cruz do Capibaribe é representada pelo Centro de Ensino Capibaribe (CECap), oferecendo cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Letras, História e Serviço Social.

O sistema de ensino a distância adotado pela UNOPAR é bastante flexível, pois o aluno assiste aula uma vez por semana, sempre à noite, transmitida ao vivo de Londrina - PR. Em caso de dúvidas, as perguntas são feitas via chat e os professores de Londrina respondem ao vivo. Além disso, na sala de aula os alunos contam com a presença de um tutor formado na área para dar suporte aos alunos durante a aula. Nos outros dias da semana os alunos farão exercícios, trabalhos em grupo, leitura de textos e avaliações virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (chamado de AVA).
O vestibular UNOPAR consta apenas de uma redação, pois o objetivo da Instituição é abrir as portas para que o aluno possa fazer um curso superior, acabando com aquela velha mentalidade de que o vestibular é uma peneira para impedir que muita gente tenha acesso ao ensino superior. O aluno que fez a prova do Enem não precisa fazer a redação.  A UNOPAR também trabalha com o vestibular agendado, o que significa que você escolhe o dia e o horário para fazer a prova.
Para empresas, escolas e entidades em geral que tenham mais de 5 colaboradores interessados em fazer seu curso superior na UNOPAR, ela oferece 10% de desconto nas mensalidades para os colaboradores, seus cônjuges e filhos.
As inscrições para o Vestibular 2012.2 estarão abertas até o dia 12 de agosto e custa apenas R$ 30,00.
O Polo da UNOPAR em Santa Cruz está localizado na Av. Padre Zuzinha, 231 (Próximo à Prefeitura Municipal).  Para mais informações ligue 3731-3822.

TCE pode mudar quadro político no Agreste‏



Esta semana, o Tribunal de Contas do Estado divulgou uma lista com mais de 140 nomes de políticos e gestores que foram enquadrados na Lei do Ficha Limpa por terem suas contas rejeitadas. A notícia caiu como uma bomba e, se as articulações políticas já estavam intensas, porque o prazo final das convenções se encerra no dia 30 de junho, ficaram mais ainda. Figuras tradicionais e que estavam colocadas no páreo para disputa municipal, segundo o TCE, estão fora. Entre os nomes de mais destaque estão o ex-prefeito e atual deputado federal de Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia; o ex-prefeito de São Caetano, Esmeraldo José (PR), o prefeito de Gravatá, Ozano Brito, e o ex-prefeito Joaquim Neto.

Em Caruaru, duas pessoas apareceram na lista negra do TCE. O ex-prefeito e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Teixeira de Lima, e o ex-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, José Seródio, que atuou na segunda gestão de Tony Gel. Os dois estão recorrendo das decisões, mas é pouco provável que tenham interesse em disputar o pleito deste ano. Seródio é praticamente um técnico e Manoel Teixeira responde a outros processos e deve ficar fora da política caruaruense.

Com a saída de nomes tradicionais começam a surgir os ‘sucessores'. Já prevendo problemas com o Tribunal de Contas, Esmeraldo anunciou sua filha, Esmeralda, como candidata a prefeita de São Caetano. A moça, que já atua em várias cidades como técnica na área de saúde, durante os fins de semana está visitando o reduto eleitoral do pai. "Muita gente já me conhece porque meu pai fez um excelente trabalho em São Caetano e sempre estive junto, participando", disse a pré-candidata.

Em Agrestina, o ex-prefeito José Mendes (PTB) também apareceu na lista negra. Há duas semanas, ele teve suas contas aprovadas pela Câmara Municipal, mas acabou aparecendo como inelegível. Mendes estava prestes a disputar o Executivo novamente e, desta vez, como candidato a vice-prefeito, na chapa liderada pelo atual vice-prefeito, Tiago Nunes. Na cidade, comenta-se que sua filha Josuela Mendes pode ocupar, caso ele realmente não possa disputar.

Em Santa Cruz do Capibaribe, mais de dez pessoas apareceram na lista, que foi encabeçada pelo petebista José Augusto Maia. Outro nome forte que apareceu na lista foi o do ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça. Ele pertencia aos quadros do DEM quando governou a cidade por duas vezes, mas brigou com o partido depois de perder a eleição para deputado estadual e foi cair nos braços do governador Eduardo Campos, filiando-se ao PSD.

Fonte: Jornal Vanguarda, publicada dia 16-06-12

Comunicado aos Comerciantes do Moda Center Santa Cruz



Em virtude do feriado de São João, no dia 24 de junho, a Administração do Moda Center Santa Cruz comunica aos comerciantes, que possuem funcionários em suas lojas ou boxes, que procurem o Sindicato dos Comércio para firmarem acordo de trabalho, caso optem por dar expediente no próximo domingo.

O comerciante que não possui funcionário poderá abrir seu estabelecimento normalmente, sem que seja necessário procurar o sindicato.

O Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim está localizado na Av. Jatobá, 126, 1º andar, Centro, Santa Cruz do Capibaribe- PE. O telefone é o 3731-3347.

Empregador, evite problemas com a Justiça do Trabalho, faça acordo ou dê folga ao seu funcionário nos dias feriados.

Nesta terça (19), MPT realiza audiência pública sobre trabalho infantil em Caruaru



Fechando a programação do dia mundial de combate ao trabalho infantil (12 de junho), o Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza audiência pública sobre o tema em Caruaru. O evento ocorre nesta terça (19), a partir das 8h, no auditório da justiça Estadual.
A audiência, a ser conduzida pela procuradora do Trabalho Jailda Pinto, tem como objetivo falar sobre os problemas verificados no município e, principalmente, propor série de ações que possam ajudar na resolução deles. Entre as formas de trabalho infantil mais comum na cidade, está o trabalho de crianças e adolescentes em feiras livres.
Números - Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontavam 1.068.568 crianças de 5 a 13 anos “empregadas” no país. Delas, 396.338 estão no Nordeste. Em Pernambuco, das 835.520 crianças, 56.878 encontram-se em situação vulnerável, o que em termos percentuais equivale a 6,81% do total.
Legislação - Até os 13 anos de idade, segundo a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho é totalmente proibido no País. Já entre 14 e 15 anos, é permitido apenas na condição de aprendiz. Dos 16 aos 17 anos, é permitido, desde que não seja em atividade insalubre, perigosa, penosa ou em horário noturno (a partir das 22h).

Mariana Banja

Ação do Deputado Diogo Moraes para Taquaritinga‏


Taquaritinga do Norte - Em entrevista a Rádio Vale AM, o Deputado Diogo Moraes (PSB) falou que no conjunto de ações para região, essa semana foi a vez de Taquaritinga onde o governo do Estado vai pagar 20 leitos no Hospital Severino Pereira, com custos orçados entre 120 e 150 mil reais, para que a população da região possa ter uma melhoria na saúde.

Clima de campanha


O evento Tribuna 14 evento realizado neste sábado no parque Xô Boi contou com a participação do deputado federal José Augusto Maia, o prefeito Toinho do Pará, vice-prefeito Zé Elias, vereadores e pré-candidatos do PTB e de partidos aliados.


Ao final do evento foi realizada uma carreata mostrando assim, o clima de acirramento na política Santacruzense.

O deputado José Augusto Maia informou que a composição da chapa que irá disputar as eleições 2012 será divulgada até as convenções no dia 30 deste mês.

Fotos: Emanoel Glicério e Elivaldo Araújo

Período junino movimenta o comércio de roupas em Santa Cruz do Capibaribe‏


Passado o dia dos namorados, a corrida agora é para comprar a roupa para festejar o dia do santo mais popular do nordeste. Se Santo Antônio já levou muita gente ao tradicional comércio de roupas de Santa Cruz do Capibaribe, agora é por causa de São João que o Moda Center Santa Cruz está tomando de clientes vindos de várias partes do Brasil.


No mês de maio, a maioria deles era formada de atacadistas que vinham de lugares mais distantes em busca de abastecer suas lojas. Nessa reta final, em sua maioria, são varejistas vindos de várias regiões do estado e de estados vizinhos, em busca de variedade e preços baixos, mas de olho também na qualidade dos produtos.


Para dar as boas vindas aos clientes a administração do Moda Center contratou uma banda de pífanos e uma quadrilha junina. “A gente vê no rosto das pessoas a felicidade de serem bem recebidas com a nossa cultura popular”, disse Fernando Amaral, da Quadrilha da Sulanca. “É uma alegria que se renova, um presente para o cliente”, ressaltou Ivan Quixabeira, conhecido como Coroné do Pife.