terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Santa Cruz do Capibaribe pode integrar o Sistema Nacional de Cultura‏



Santa Cruz do Capibaribe deu o primeiro passo para fazer parte de um dos programas de incentivo à cultura mais importantes do Governo Federal, o Sistema Nacional de Cultura - SNC. Em reunião realizada na Secretaria de Educação na tarde desta segunda-feira (14), com o Ministério da Cultura e o Governo do Estado através da FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), a Diretoria de Cultura do município convocou representantes dos segmentos do governo municipal que vão providenciar o andamento no projeto de inserção para investimentos futuros.

No encontro, a consultora da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) da Região Nordeste nos estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas,Vânia Brayner, apresentou as propostas de estruturação, institucionalização e implementação do Sistema Nacional de Cultura e os caminhos que devem ser seguidos para que Santa Cruz participe desse programa do Governo Federal que atualmente só contempla a cidade de Limoeiro, no agreste setentrional.

 “Agora, Santa Cruz poderá se inserir neste cenário de incentivo à políticas públicas para cultura. O grande objetivo desse encontro é fazer com que a cidade entre no SNC, e possa receber recursos do governo federal para dar andamentos a convênios e projetos relacionados à cultura no município”, declarou Vânia.

A gestora do Sistema Estadual de Cultura, Teca Carlos, afirmou que almeja agilizar a adesão dos 184 municípios de Pernambuco nos projetos de acesso à cultura e pretende ter Santa Cruz como um dos principais expoentes do agreste.

De acordo com o Diretor de Cultura, Gilberto Geraldo, um dos seus principais objetivos é integrar a cultura e a educação, para que ela possa chegar a vários segmentos da sociedade. “No primeiro contato que tivemos com a equipe do Ministério da Cultura que dá andamento a projetos de incentivo à cultura e auxílio na elaboração de Planos de Cultura, já tivemos o apoio do prefeito Edson Vieira (PSDB) que nos enviou seu Operador de Convênios para obter informações para preparação de projetos para cultura no município”, informou Gilberto.

Coisas da política


Uma cena interessante, vereadores que fizeram parte de 12 anos do governo municipal resolveram visitar e defender o povo do calçadão.

Com apenas 14 dias sendo oposição o grupo Taboquinha quer mostrar serviço e de imediato denunciaram um boato que não se confirmou o qual foi criado sabe Deus por quem.

Outra cena que chamou minha atenção foi a defesa firme e solidária que o vereador Ernesto Maia fez em prol dos professores, confesso que não entendi por que o vereador esperou sua mãe sair do comando da educação, que aliás foram longos anos no comando justamente dos professores que estão sem receber desde do governo que a mãe do vereador comandava. Não seria mais fácil para o vereador defender os professores enquanto sua mãe era a comandante.

Aproveitando esta garra dos novos opositores, esperamos que os mesmos consigam desvendar qual foi o motivo pelo qual o gestor anterior deixou tantas dívidas, dificultando assim o trabalho do novo gestor.

Foto: Diário da Sulanca

Prefeitura apresenta empenhos e extratos do FUNDEB‏


Com o objetivo de esclarecer a situação de polêmica que envolve o pagamento dos salários e férias dos professores, referentes ao mês de dezembro de 2012, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe apresentou cópia da documentação de empenhos realizados pela gestão anterior, bem como dos extratos bancários.


Clique para ampliar
Os empenhos com data de 28 de dezembro de 2012 somam o valor de R$ 1.303.693,56. Em conta, constava a importância de R$ 264.833,17, cinco vezes menos que o necessário para o cumprimento do pagamento.


Clique para ampliar

Esta realidade mostra a falta de responsabilidade com o dinheiro público e o desrespeito com os profissionais da educação. O prefeito Edson Vieira (PSDB) já esteve reunido com representantes do Sindicato dos Professores, onde apresentou os extratos.