segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alunos santa-cruzenses são contemplados com intercâmbio‏


Cinco alunos da escola estadual de referência Luiz Alves da Silva foram contemplados com viagens para intercâmbio educacional e cultural em diversos países.  Os principais destinos são a Espanha, Chile, Nova Zelândia e Austrália.
A seleção foi realizada através de provas oral e escrita, e cerca de mil alunos da rede estadual foram contemplados com o programa. Durante o período de intercâmbio, os alunos terão que desenvolver um projeto baseado nos seus conhecimentos adquiridos e aplicá-los em sua região após o término da viagem.
Para o deputado Diogo Moraes (PSB), isso reflete a nova forma de valorizar os alunos da rede estadual que agora tem a possibilidade de realizarem um intercâmbio internacional. “Será uma experiência única que nossos alunos terão, onde vão adquirir conhecimentos e terão a possibilidade de repassar para a sua comunidade. Todos estão de parabéns pela aprovação, e a meta é ampliar o programa junto a Secretaria Estadual de Educação, para contemplarmos mais alunos de nossa região”, explica Moraes.
Os alunos embarcam no final de janeiro e vão ficar seis meses fora do país.
Foto: Elivaldo Araújo - Blog do Ney Lima

Manicures e pedicures recebem certificados em Taquaritinga do Norte


Na última quinta – feira (18) aconteceu o encerramento da primeira turma do curso de cabelereiro e manicure ofertado pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Ação Social e do Programa Bolsa Família.
O evento aconteceu na sede da Secretaria de Ação Social e contou com a participação de autoridades e das participantes dos cursos que mostraram um pouco do aprendizado em um desfile com modelos voluntárias.
O curso teve duração de três meses e a participação de 52 alunos que aprenderam corte, hidratação, escova, coloração e penteado para as profissionais em cabelereira e higienização, cutícula e unhas artísticas decoradas para as profissionais de manicure.
Paralelo ao curso as alunas também participaram de oficinas voltadas para o atendimento ao cliente e postura profissional, assim como palestras com técnicas de maquiagem, possibilitando a ampliação dos conhecimentos técnicos.
“Foi excelente eu participar deste curso principalmente porque já trabalho no ramo, pois  possibilitou o aprendizado de novas técnicas e novas oportunidades de crescimento profissional”, completou a aluna do curso de manicure, Rayane Virgínia.
 “O curso foi muito proveitoso e houve uma boa participação e interesse das cursistas que agora estão qualificadas para ingressar no mercado de trabalho e aumentarem a renda familiar”, destacou a Secretaria de Ação Social, Mauricea Gomes.
Na oportunidade todas as alunas receberam certificados de conclusão do curso.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Mais de 80 cidades terão novos pleitos‏


A eleição para prefeito em aproximadamente 90 cidades não terminou com a coleta e contagem de votos em 7 de outubro. Levantamento do Congresso em Foco, com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que pelo menos 87 municípios, espalhados por 23 estados, correm o risco de ter um novo pleito. Isso por causa do alto número de votos anulados na corrida para as prefeituras.
De acordo com o Código Eleitoral, uma nova eleição deve ser convocada caso 50% ou mais dos votos sejam anulados. A legislação faz uma distinção importante: para que haja nova eleição, é preciso que os votos sejam anulados pela justiça. Se mais da metade de uma cidade votar nulo, isso não invalida a eleição. Assim, só há nulidade se houver, por parte da Justiça Eleitoral, uma decisão nesse sentido.
Em boa parte dos casos, existe a espera por uma decisão definitiva do TSE. A presidenta da corte, Cármen Lúcia, já declarou que os casos que podem influenciar no resultado têm prioridade de julgamento. Na próxima semana, ocorre o segundo turno. Se houver necessidade de uma nova eleição, ela terá de ser marcada entre 20 e 40 dias depois do esgotamento da possibilidade de recursos.
O levantamento mostra que 96 candidatos a prefeito foram barrados. Ao todo, eles perderam 884 mil votos. Algumas cidades tiveram barrados mais de um político que queria ser prefeito. Em Camamu, na Bahia, metade dos seis candidatos concorreram com a inscrição indeferida: Américo Silva (PSD), Ione Queiroz (PT) e Idalina Miranda (DEM). Como resultado, foram quase 10 mil votos anulados pela Justiça contra menos de 7 mil validados.
Esses políticos todos, como mostrou o Congresso em Foco, fazem parte de um grupo de quase 6 mil candidatos que perderam 3,4 milhões de votos por causa da Lei da Ficha Limpa e de outras irregularidades no registro eleitoral.
Candidato à reeleição em Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB) concorreu com o registro indeferido ao ser barrado pela ficha limpa. Em 2008, ele foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) por abuso de poder econômico e dos meios de condenação. Mesmo assim, teve um excelente desempenho eleitoral: recebeu 86.016 votos, todos anulados. A cidade teve apenas 26 mil votos válidos. Rommana Remor (PMDB), eleita provisoriamente, teve menos de 20% do total.
O tucano, entretanto, entrou com recurso no TSE para garantir sua vitória nas urnas, processo que ainda não foi julgado. Por enquanto, Salvaro está fora do páreo. O vice-presidente do TRE-SC, desembargador Eládio Torret Rocha, lembra que os votos de Salvaro não desapareceram.
“Os votos que receberam serão guardados, não deixam de existir. Após julgado em última instância é que a situação será definida.” Ele reforçou que uma nova eleição depende desse julgamento em última instância feito pelo TSE.
NENHUM VOTO
Em quatro cidades brasileiras, nenhum voto foi considerado válido pela Justiça. Isso aconteceu em duas cidades de nome Cedro (de Pernambuco e do Ceará), em Bom Jesus de Goiás (GO) e em Monte Alegre (RN).
As 87 cidades ameaçadas por novas eleições representam 1,6% dos mais de 5.500 municípios  brasileiros. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse ontem ao Congresso em Foco acreditar que será ainda menor o número de cidades onde realmente vai fazer uma nova eleição. “Vamos ter que examinar caso a caso. Eu acredito que o número não deve ficar tão grande assim”, afirmou.
Isso porque ele entende que o Ministério Público e o TSE têm feito um esforço para analisar e julgar todos os recursos envolvendo as eleições, que hoje estão atrasados. Para Gurgel, este ano a eleição foi um tanto “atípica”. Na visão dele, a greve dos servidores da Justiça e dos Correios provocou um atraso na chegada das contestações ao tribunal.
Wendell Galdino

Deu no Diário da Sulanca "Prestígio com o governo"



O deputado Diogo Moraes que preside a Comissão de Ciências e Tecnologias da Assembleia Legislativa, comandou a sessão de encerramento da semana estadual dedicada ao tema sob a presença do secretário estadual Marcelino Granja.

Granja falou sobre a nova era do conhecimento alcançado pelo estado de Pernambuco e as parcerias com país que hoje estão na vanguarda do conhecimento.

Diogo foi prestigiado pelo secretário e por vários deputados estaduais que lotaram o plenário da ALEPE.

O que está acontecendo em Santa Cruz?


Dois episódios ganharam repercussão na Capital da Sulanca, estamos falando da praça que foi parcialmente destruída por uma suposta dona do terreno que apareceu agora, após anos requerendo o terreno e outro fato foi a retirada dos portões da sede do SAMU onde ainda não se sabe quem, nem porque o portão foi retirado e colocado a venda.

Após esses episódios ainda não esclarecidos, só nos resta fazer as seguintes perguntas;

O que está acontecendo em Santa Cruz do Capibaribe?

Quem são os culpados?

Será que alguém sairá punido?

Vandalismo em Toritama



O prefeito eleito de Toritama, Odon Ferreira juntamente com sua vice Lucinha, foram vitimas de vândalos que  picharam  alguns dos outdoors colocados na entrada da cidade, os outdoors traziam a imagem do prefeito eleito e sua vice com uma mensagem de agradecimento ao povo toritamense, mas precisamente aos 12.664 eleitores que os elegeram no ultimo dia 07.

Veja a Nota de Repúdio postada pelo Blog Toritama Informa;

“Vimos de público, repudiar veementemente, os atos criminosos de vandalismo contra a imagem de Odon e Lucinha que foram eleitos Prefeito de Toritama exposta em outdoors fixados em alguns pontos na entrada da cidade de Toritama, com MENSAGEM DE AGRADECIMENTO AO POVO PELA VOTAÇÃO NO ULTIMO DIA 07.

Em verdade, entendemos que a indignação dos mandantes e mandados do ato, não é exatamente contra o teor e nem tampouco contra o sentimento do nosso carinho e respeito que a mensagem revela ao povo de Toritama, mas provavelmente, porque ela (a mensagem) acende o sentimento de gratidão que as pessoas demonstraram ao Prefeito eleito na eleição deste município, Entendemos, ainda, que são reações orquestradas por pessoas indignadas com as nossas iniciativas, num claro sinal de desespero que alguns ex-poderosos que vê em sua credibilidade cada vez mais destruída perante a opinião pública, externamos o nosso sentimento de perdão, pois compreendemos que estes são apenas instrumentos aliciados e ao mesmo tempo ameaçados para realização de tais mandados.

Desejamos, entretanto, que Deus tenha piedade tanto de mandantes como de executores desta tão antiquada, porém, ainda condenável modalidade de crime”.

Informamos que a Policia Civil de Toritama estará investigado o caso de vandalismo.