quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Direitos das crianças e adolescentes são debatidos em Taquaritinga do Norte


Na manhã de ontem (08) a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através das Secretarias de Ação Social e Turismo Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e a Casa das Juventudes realizaram a IV Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes e a I Conferência livre da Juventude da Dália da Serra.
O local escolhido foi o Grêmio Musical Dom Luiz de Britto que ficou lotado de jovens e pessoas que se preocupam com o futuro das crianças e adolescentes. O evento foi iniciado com um café da manhã ofertado a todos os participantes. Em seguida iniciaram os trabalhos com a composição da mesa de autoridades, que contou com a participação da Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescentes da Dália da Serra Mauricéa Gomes, o controlador Interno do Município Jurandir Coelho, o Promotor de Justiça Iron Miranda, a Presidente do Conselho Tutelar da cidade de Santa Cruz do Capibaribe Nara, o vereador Ronaldo Veiga, a Presidente do Conselho Tutelar de Taquaritinga do Norte Janaina e Secretários Municipais.
As conferências tiveram como temas: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes” e “Articulação e Interação das Políticas Públicas para a Juventude”
“Sempre trabalhos em parceria, unidos em um único objetivo: Proporcionar a valorização das políticas públicas entre os nossos jovens com cursos que trazem aprendizado, dando - lhes vez e voz para ousar e serem pessoas do bem e engajadas no social”, destacou o representante da Secretaria de Turismo Ronaldo Veiga.
Prosseguindo a mesa foi desfeita e o grupo Semeando Cultura do Distrito de Gravatá do Ibiapina fez algumas apresentações culturais. O grupo é formado por jovens da localidade e são partes integrantes do Ponto de Cultura Padre Ibiapina. Os pontos de cultura são a principal ação do Programa Mais Cultura, proposto pelo Ministério da Cultura em parceria com os governos estaduais e municipais com a finalidade de preservar a cultura e estimular ações para o fortalecimento das manifestações populares. Quem também fez sua apresentação foram os jovens do Pró Jovem adolescente e o grupo de Hip Hop de Pão de Açúcar.
Continuando, foi lido o regimento da IV conferência e iniciaram as palestras, em seguida os grupos de trabalho. O evento que tinha previsão para encerrar as 15h foi encerrado às 13h pela boa desenvoltura e participação dos jovens com a eleição dos  delegados e suplentes que irão representar Taquaritinga do Norte na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes, com data ainda a definir.  
“São eventos como este que fazem toda diferença na valorização das políticas públicas de nossas crianças e adolescentes. Com uma participação maciça de jovens, pois ninguém melhor que eles mesmos para dizer o que realmente necessitam para vermos a viabilidade de por em prática”, declarou Mauricéa Gomes Secretaria de Ação Social.
Henrique Figueirôa

Reunião Solene destaca 15 Anos da Empresa Rota do Mar


Exiba 10975a.jpg na apresentação de slides

Uma das maiores geradoras de empregos do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano ganhou, nesta quarta (nove de novembro), uma homenagem do Legislativo Estadual. Os 15 anos de fundação da empresa Rota do Mar foram tema de uma reunião solene proposta pelo deputado Edson Vieira, do PSDB.

Na abertura do evento, o deputado Diogo Moraes, do PSB, que presidiu a cerimônia, afirmou que em boa hora a Casa registra o aniversário do empreendimento, reconhecendo sua contribuição ao desenvolvimento do Estado. A Rota do Mar emprega mais de 500 pessoas e gera, ainda, 800 empregos indiretos. 

Em 2008, foi vencedora do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, na categoria pequena empresa, após uma seleção nacional. As confecções da marca são reconhecidas pela tecnologia e qualidade, sendo atualmente exportadas para a Europa e a África. 

Ingressar no mercado norte-americano já está nos planos da empresa dirigida por Arnaldo Xavier. Ele afirmou que sua mãe, Adalva Xavier, foi sempre a maior incentivadora, e registrou que recebe com orgulho a homenagem da Casa Joaquim Nabuco. 

Edson Vieira fez um breve histórico sobre a trajetória do empreendimento. Segundo o deputado, ele projeta o nome de Pernambuco, e especialmente de Santa Cruz do Capibaribe, em todo o Brasil. Durante a reunião solene, foi exibido um vídeo sobre a origem da empresa. A mãe do diretor-presidente da Rota do Mar, Adalva, foi homenageada com flores no encerramento da cerimônia.

Curso trará benefícios à jovens de Condado



O INDEBRÁS – Instituto de Desenvolvimento Brasileiro foi o escolhido para desenvolver e ministrar o treinamento de capacitação em fabricação de vassouras a partir de garrafas PET, voltado para os jovens da cidade de Condado, promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, por meio do programa Inova Pernambuco.
Serão beneficiados cerca de 120 jovens diretamente e mais 480 indiretamente. O objetivo da Secretaria é o de que esses jovens tenham uma fonte de renda que possa acionar toda uma cadeia produtiva, impactando não só os que vão produzir as vassouras, mas também os catadores de garrafas PET e os que vão trabalhar na comercialização dos produtos.
O treinamento uma conquista do Deputado Diogo Moraes em parceria com a Associação Frente Jovem do Condado, e terá duração de quatro meses.
“Nossa associação está sempre em busca de melhorias para nossos jovens, o Diogo é um grande parceiro nosso, só temos que agradecer o apoio dele” pontuou Célio presidente da Associação Frente Jovem de Condado.

Deputado Federal José Augusto Maia lota auditório em Brasília e ganha apoio de Sarney Filho, líder do PV e Sarney pai, presidente do Congresso Nacional, na luta por emancipação de Distritos


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Criação de Novos Municípios, comandou no fim da tarde desta terça-feira (08), no Plenário 6 da Câmara Federal, mais um encontro com dezenas de municipalistas que lutam pelas emancipações política de Distritos de todo o Brasil.

Na ocasião, mais de 40 deputados compareceram para manifestar apoio às reivindicações dos municipalistas que ali se faziam presentes, discutindo temas referentes ao assunto. A reunião contou com a presença e apoio do deputado Sarney Filho (PV-MA), Líder de seu partido na Câmara, que após demonstrar seu apoio ao movimento, a pedido do presidente da Frente Parlamentar - José Augusto Maia, comprometeu-se em falar pessoalmente com seu o pai, o senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Congresso Nacional.

Sarney Filho, como municipalista que é, disse que, além de pedir apoio a seu pai para que o mesmo entre na luta, solicitará que ele interceda junto a Ministra Ideli Salvatti(Relações Institucionais), para que seja marcada ainda nesta semana, uma audiência, no Palácio do Planalto, com o objetivo de receber os membros da Frente Parlamentar presidida pelo deputado José Augusto Maia, Líderes Partidários e representantes do Movimento Nacional Emancipa Brasil.

A audiência servirá para reivindicar, em regime de urgência, o envio ao Congresso Nacional, do Projeto de Lei Complementar que tem o objetivo de regulamentar a Emenda 15/96, que devolverá aos Estados Brasileiros a autonomia de criarem seus próprios Municípios. 

De acordo com o Presidente da Frente, Augusto Maia, "as discussões relativas aos critérios já foram debatidas e aprovadas em inúmeras reuniões com a Frente Parlamentar, Municipalistas e técnicos do Governo Federal, inclusive com a realização de um Colóquio Federativo, com participação de entidades brasileiras e até do exterior", finalizou o deputado.

Assessoria de Imprensa