quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Olha o Melo do Congresso

Atenção senhores é apenas uma parodia bem elaborada.

Do tapa - Por Paulo Coelho

O mestre zen se preparava para mais uma sessão de meditação com seus alunos, quando um deles chegou atrasado.
“Meu primo sofre e não posso me concentrar”, disse o aluno. “Não consigo entender porque ele recebe algo que não merece”.
O mestre aproximou-se e - num movimento súbito - deu-lhe um tapa no rosto.
“Você merecia este tapa?”, perguntou o mestre.
“Não”, respondeu o aluno, assustado.
“Então por que recebeu?”, continuou o mestre.
“Porque não reagi rápido”, disse o aluno.
“O sofrimento serve apenas para nos ensinar a reagir rápido”, disse o mestre. “Quem não aprende, é dominado por ele”.

Um resumo de como funciona a LAFEPE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (LAFEPE) como provedor oficial da organização. Com este reconhecimento, o laboratório pernambucano entra no seleto grupo de indústrias que fornecem medicamentos à agência a qual é ligada diretamente à Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento deve-se ao fato de o LAFEPE ser o único produtor mundial do Benznidazol tanto na fórmula adulta quanto na pediátrica.
A Consultora da OMS no Brasil Dra. Eloan Pinheiro estará visitando as instalações do laboratório amanhã (19) a partir das 9 horas para acertar os últimos detalhes da classificação do LAFEPE para a OMS assim como acompanhar o desenvolvimento das formulações pediátricas do Bernznidazol.
Segundo o presidente do LAFEPE, Luciano Vasquez, o cadastramento da empresa mostra que a indústria pernambucana está começando despertar o interesse de consumidores de todo o mundo. “Quando anunciamos, mês passado, a parceria do LAFEPE com a DNDI, onde foi firmado um acordo junto ao governador Eduardo Campos para fabricarmos o Benznidazol para crianças, começamos a apresentar ao mundo a qualidade de nossos medicamentos. Já temos a classificação da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e com a da OMS vamos ampliar ainda mais nosso volume de exportação. E vale ressaltar que foi a própria OMS que nos procurou para que fizéssemos parte do quadro de fornecedores deles”, comemorou o presidente.
De acordo com o diretor técnico do LAFEPE, Dr. Davi Santana, esta conversa vem sendo costurada há vários meses. “É com muito orgulho que divulgamos esta notícia. Fazer parte do grupo de fornecedores da OMS não é fácil. Várias reuniões foram feitas ao longo desse tempo. Eles têm um controle rigoroso que vão desde as normas de fabricação dos medicamentos até as instalações do nosso parque industrial. Agora nosso quadro técnico e industrial tem o reconhecimento de uma organização mundial. Estamos entre os maiores e melhores laboratórios do Mundo”, disse o farmacêutico.

SES traz novidades para combater a dengue em 2009

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia um plano de combate à dengue para evitar altos índices da doença em 2009. Este ano, foram contabilizados 39.440 casos suspeitos de dengue clássica e 402 do tipo hemorrágico, resultando em 19 óbitos. Em 2007, no mesmo período (janeiro a 28 de outubro), foram notificadas 33.308 suspeitas de dengue clássica e 39 da hemorrágica, com 13 mortes. Como em 2009 é esperado um avanço da doença em todo o Brasil, Pernambuco se adianta na aplicação de ações permanentes, trazendo novidades para combater o mosquito transmissor e garantir maior rapidez na notificação dos casos, diagnóstico e tratamento dos doentes.
Uma das ações é a implantação de unidades sentinelas de combate à dengue nos principais hospitais públicos. A idéia é forma uma rede com 21 hospitais, com núcleos de epidemiologia responsáveis pelo monitoramento dos casos suspeitos e notificação imediata à SES. Inicialmente, seis hospitais já começam a funcionar como sentinela: Barão de Lucena, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Oswaldo Cruz e Imip. Esses hospitais foram inicialmente escolhidos por terem núcleos de epidemiologia bem estruturados e por serem bastante procurados por pacientes com suspeita da doença, tanto a clássica como a hemorrágica.
Essas unidades contarão com um método mais rápido para o diagnóstico laboratorial – o NS1, que detecta uma proteína presente no sangue do infectado, indicando se há a presença do vírus. O NS1 tem seu resultado pronto em 24 horas, enquanto o método tradicional (sorologia) leva até 7 dias. Os kits com o novo método foram comprados pela SES a um laboratório particular e serão enviados ao Lacen.
"Além de diagnosticar em muito menos tempo, melhorando o tratamento do paciente e qualificando as ações de bloqueio na comunidade do paciente, faremos, pela primeira vez, um monitoramento da circulação viral. Ou seja, quais os sorotipos (DEN-1, DEN -2 ou DEN-3) estão acometendo os pernambucanos e onde eles se concentram", explica o secretário-executivo de Gestão e Vigilância em Saúde, Cláudio Duarte.
Para integrar as unidades sentinelas, a Secretaria coloca em funcionamento uma Unidade de Resposta Rápida (URR), estrutura localizada dentro da SES e que contará com telefones, fax, computadores, vídeo-conferência e GPS, para compor mapas com os casos notificados. O local, que contará com profissionais das áreas de medicina, enfermagem, veterinária e serviço social, terá a função de buscar os casos nas unidades hospitalares e compor um banco de dados, repassando informações para os municípios de origem dos doentes.
ASPIRADORES - A SES adotará um novo método para eliminar os Aedes Aegypti dentro dos domicílios e ambientes internos onde há infestação do mosquito. Já foram adquiridos 6 aspiradores mecânicos para apoiar os municípios de Ipojuca e Santa Cruz do Capibaribe. Outros 15 chegarão em alguns dias para serem utilizados na Região Metropolitana do Recife. Cada aparelho, que possui uma tela em seu interior capaz de prender os insetos, foi adquirido ao preço de R$ 400,00.


Transmissão da dengue: Doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Sintomas da dengue clássica: Dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos; manchas vermelhas no corpo e febre alta por cerca de uma semana; vômito, diarréia e falta de apetite. Sintomas da dengue hemorrágica: Dor abdominal, tonturas, desmaios; sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo; suor frio, fezes escuras e vômito. Tratamento: A dengue não tem tratamento específico. Recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal, procurar um posto de saúde. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro. Como combater o mosquito: 90% dos focos do mosquito da dengue estão na água acumulada das casas. Tomando os cuidados necessários você reduz o risco de contágio e ajuda a acabar de vez com esse mosquito. - Mantenha bem tampados caixas d água, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água. - Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios. - Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias. - Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas. - Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.

Dicas de Português

1ª) O musse OU a musse?Tanto faz.
As palavras de origem francesa, geralmente, são femininas: a musse, a omelete, a fondue, a toalete, a quiche…

A verdade é que muitas “se masculinizaram”: o omelete, o fondue… Há aqueles que nos deixam em dúvida. Não sabemos se vamos “à toalete” ou “ao toalete”.
As mais recentes edições dos dicionários Aurélio, Houaiss e Caldas Aulete já consideram a maioria dessas palavras de dois gêneros: o/a omelete, o/a toalete, o/a fondue, o/a musse…
O que podemos observar são algumas preferências: o omelete e o fondue, mas a musse.

2ª) Um grama ou uma grama?

A palavra GRAMA é feminina quando nos referimos ao vegetal, à relva: “Sentou-se na grama molhada”; “A grama ainda não foi cortada”.
Aprendemos na escola que a palavra GRAMA, quando se refere a massa (unidade usada para indicar peso), é masculina como tantas outras de origem grega: o problema, o estratagema, o teorema, o trema. Assim sendo, deveríamos dizer “duzentos gramas”.
A realidade lingüística brasileira tem nos mostrado uma fortíssima tendência: devido ao “a” final, o uso de grama como se fosse feminina (“duzentas gramas”). É importante lembrar que esse fato, que se justifica na lingüística moderna, não é aceitável em nossos concursos.
É interessante observar que ninguém discute o gênero de quilograma (mil gramas). Todos dizem “dois quilogramas” ou simplesmente “dois quilos”. É masculino e pronto.
O caso de tonelada também é indiscutível. É feminino: “duas toneladas”.

3ª) “Comemorou muito a vitória da equipe verde e branco do Parque Antártica”?

O Palmeiras é verde e branco, mas a equipe é verde e BRANCA. É uma questão de concordância nominal.
A camisa é feminina, por isso é verde e branca, verde e amarela, rubro-negra, azul-clara, vermelha e branca.
O Salgueiro é vermelho e branco, mas as cores do Salgueiro são vermelha e branca.

4ª) Qual é o feminino de CHEFE?Há duas opções: a chefe OU a chefa.

A forma “chefa” só é usada informalmente. Isso significa que é melhor usar a forma comum dos dois gêneros (o chefe/ a chefe): “Ela é a nossa chefe”.

5ª) DOIS ou DUAS milhões de cartas deixam de ser entregues?

O substantivo MILHÃO é masculino. Em razão disso, a concordância dos adjetivos, dos artigos e dos numerais deve ser feita no masculino: “DOIS MILHÕES de cartas deixam de ser entregues”.

por Sérgio Nogueira

A imprensa marron de Santa Cruz anuncia a festa do Moda Center

Segundo informações extra-oficias de fonte interna do Moda Center Santa Cruz, a festa de aniversário do parque (que deveria ocorrer ainda esse mês, porém por motivos outros não acontecerá) irá ocorrer em apenas dois dias, 12 e 13 de dezembro, diferentemente dos anos anteriores onde a festa acontecia durante três dias. Decisão tomada por : Carlos Eber, Ernesto Maia,Sindico José Augusto e o Laranja do Moda Center. Todas essas pessoas são os reais beneficiários do lucro da festa.
A definição de apenas dois dias ainda não foi justificado pela direção do MC, até mesmo porque nenhum comunicado oficial foi feito.De acordo com informações esse ano a organização da festa, mesmo com críticas fortes e severas, deverá continuar nas mãos de Carlos Erbe.Assim como nos anos anteriores a festa deverá contar também com desfiles, rodadas de negócio além de outros eventos.
Em relação às bandas o terraço do parque poderá contar com a apresentação das bandas:-
Aviões do Forró: fenômeno musical que tem arrecadado milhões de reais em shows e apresentações;- Saia Rodada, que já teve seu auge e hoje disputa espaço com outras atrações como Cavaleiros do Forró;- Eduardo Costa, o cantor romântico que tem se tornado uma febre no Brasil;- Matricó;- Alexiana Barros, cantora santa-cruzense que tem orgulhado a cidade com seu trabalho;- Flávio Barros.
Fiquem atentos, assim que as informações oficiais forem repassadas informaremos com presteza e exatidão.

Fonte: http://tabocanews.blogspot.com/

Rui Medeiros um exemplo na presidência

enquete realizada em 2007

Devidos aos vários acontecimentos desta desastrosa gestão onde funcionários não tem voz nem vez, só nos resta lembrar da gestão anterior onde o senhor Rui Medeiros desenvolveu um excelente trabalho a frente desta Casa de Lei, inclusive com uma atuação competente da sua então Chefe de Gabinete, estamos torcendo e aguardando o fim dessa gestão para que venha um novo gestor a altura das necessidades de nosso município.
Joseilson Chagas Melo - Assessor Legislativo

Armas pelos correios?


Uma encomenda armada (literalmente) viajou do interior de Minas Gerais para o Rio de Janeiro. Fuzis de verdade. Um susto dos carteiros quando viram armas que davam para um batalhão inteiro. E uma pergunta do governo do estado: tudo isto não teve escolta policial? A encomenda saiu de uma indústria de armamento em Itajubá, no interior de Minas Gerais, como uma carga normal, até chegar a uma central de distribuição dos correios, na Zona Sul do Rio. Foi na hora de conferir a mercadoria que os carteiros se assustaram. Eram 19 pacotes grandes e pesados, e o endereço não deixava dúvida: o quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar. Ao todo, eram 80 fuzis e carregadores de munição. Os carteiros avisaram à polícia e uma guarnição do próprio Bope foi pegar as armas. O fuzil FAL é o armamento padrão das Forças Armadas Brasileiras e começa a ser usado também por tropas especiais da polícia. A arma é fabricada por uma indústria do Exército no interior de Minas Gerais, a Imbel. O superintendente da empresa, coronel José Renato Brum, reconhece apenas que errou ao não avisar à Secretaria de Segurança de que a carga iria pelo correio. O Exército diz que os correios podem realizar esse serviço especializado. Mas, em nota oficial, a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro diz que foi "surpreendida" pela forma da entrega e que "nunca uma compra teve a orientação de ser entregue pelos correios" por razões de "segurança". O governo do Rio de Janeiro diz que está preocupado como "outros 240 fuzis e mais 20 armas de precisão que ainda vão chegar" vão ser entregues. O sindicato dos carteiros também protestou. Só este ano, até junho, 365 carteiros foram assaltados na cidade, e isso sem carregar fuzis. “Nós entendemos que materiais de suma importância, como esse tipo de material, não seja entregue pelos carteiros. Isso não é o papel do carteiro”, afirma o diretor do sindicato, Henrique José dos Santos. Só no Brasil!!