quinta-feira, 6 de novembro de 2008

SES traz novidades para combater a dengue em 2009

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia um plano de combate à dengue para evitar altos índices da doença em 2009. Este ano, foram contabilizados 39.440 casos suspeitos de dengue clássica e 402 do tipo hemorrágico, resultando em 19 óbitos. Em 2007, no mesmo período (janeiro a 28 de outubro), foram notificadas 33.308 suspeitas de dengue clássica e 39 da hemorrágica, com 13 mortes. Como em 2009 é esperado um avanço da doença em todo o Brasil, Pernambuco se adianta na aplicação de ações permanentes, trazendo novidades para combater o mosquito transmissor e garantir maior rapidez na notificação dos casos, diagnóstico e tratamento dos doentes.
Uma das ações é a implantação de unidades sentinelas de combate à dengue nos principais hospitais públicos. A idéia é forma uma rede com 21 hospitais, com núcleos de epidemiologia responsáveis pelo monitoramento dos casos suspeitos e notificação imediata à SES. Inicialmente, seis hospitais já começam a funcionar como sentinela: Barão de Lucena, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Oswaldo Cruz e Imip. Esses hospitais foram inicialmente escolhidos por terem núcleos de epidemiologia bem estruturados e por serem bastante procurados por pacientes com suspeita da doença, tanto a clássica como a hemorrágica.
Essas unidades contarão com um método mais rápido para o diagnóstico laboratorial – o NS1, que detecta uma proteína presente no sangue do infectado, indicando se há a presença do vírus. O NS1 tem seu resultado pronto em 24 horas, enquanto o método tradicional (sorologia) leva até 7 dias. Os kits com o novo método foram comprados pela SES a um laboratório particular e serão enviados ao Lacen.
"Além de diagnosticar em muito menos tempo, melhorando o tratamento do paciente e qualificando as ações de bloqueio na comunidade do paciente, faremos, pela primeira vez, um monitoramento da circulação viral. Ou seja, quais os sorotipos (DEN-1, DEN -2 ou DEN-3) estão acometendo os pernambucanos e onde eles se concentram", explica o secretário-executivo de Gestão e Vigilância em Saúde, Cláudio Duarte.
Para integrar as unidades sentinelas, a Secretaria coloca em funcionamento uma Unidade de Resposta Rápida (URR), estrutura localizada dentro da SES e que contará com telefones, fax, computadores, vídeo-conferência e GPS, para compor mapas com os casos notificados. O local, que contará com profissionais das áreas de medicina, enfermagem, veterinária e serviço social, terá a função de buscar os casos nas unidades hospitalares e compor um banco de dados, repassando informações para os municípios de origem dos doentes.
ASPIRADORES - A SES adotará um novo método para eliminar os Aedes Aegypti dentro dos domicílios e ambientes internos onde há infestação do mosquito. Já foram adquiridos 6 aspiradores mecânicos para apoiar os municípios de Ipojuca e Santa Cruz do Capibaribe. Outros 15 chegarão em alguns dias para serem utilizados na Região Metropolitana do Recife. Cada aparelho, que possui uma tela em seu interior capaz de prender os insetos, foi adquirido ao preço de R$ 400,00.


Transmissão da dengue: Doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Sintomas da dengue clássica: Dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos; manchas vermelhas no corpo e febre alta por cerca de uma semana; vômito, diarréia e falta de apetite. Sintomas da dengue hemorrágica: Dor abdominal, tonturas, desmaios; sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo; suor frio, fezes escuras e vômito. Tratamento: A dengue não tem tratamento específico. Recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal, procurar um posto de saúde. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro. Como combater o mosquito: 90% dos focos do mosquito da dengue estão na água acumulada das casas. Tomando os cuidados necessários você reduz o risco de contágio e ajuda a acabar de vez com esse mosquito. - Mantenha bem tampados caixas d água, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água. - Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios. - Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias. - Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas. - Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.

Nenhum comentário: