quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mendonça Filho afirma que a aprovação da MP dos Portos é um atraso para o Brasil e prejudicial ao Porto de Suape


O vice-líder do Democratas, deputado Mendonça Filho, avaliou a Medida Provisória dos Portos (MP 595), aprovada na Câmara dos Deputados após quase 40 horas de discussão em plenário, é um atraso para o País no setor portuário e muito prejudicial ao porto de Suape. “A MP cria uma distorção competitiva entre os operadores privados e os portos públicos como Suape, além da centralização que atenta um princípio básico de que os estados devem ter autonomia portuária para fazer sua política de atração de investimentos e ao mesmo tempo de comércio exterior”, explicou. Mendonça alertou para a perda de competitividade de Suape, um porto público com operação privada, em relação a Pecém, no Ceará, um porto privado.
   Segundo Mendonça, as bancadas oposicionistas vão se reunir ao longo do dia para articular a derrubada da proposição no plenário do Senado Federal. A MP perda a eficácia a meia noite desta quinta-feira. Durante as sessões convocadas em sequencia pelo presidente da Câmara, a oposição mostrar os erros da MP e os problemas que seus desdobramentos podem causar ao País. “Mostramos que essa MP não interessa ao Brasil. É uma MP denorex, parece modernizadora, mas não é”, disse. Desde o início da apreciação da matéria esta semana, o Democratas se posicionou contra a MP.
      Em plenário, a bancada demonstrou que a Lei dos Portos de 1993 trazia as regras necessárias para atração de investimentos e modernização da estrutura portuária brasileira. Os deputados argumentaram que o Decreto 6.620/2008 editado pelo ex-presidente Lula é que trouxe o atraso aos portos ao dificultar a operação privada. Na avaliação de Mendonça Filho a votação da MP dos Prortos evidenciou a divisão na base governista e a capacidade da oposição na Câmara dos Deputados.
      “Se a Câmara foi capaz de resistir a esse tempo todo aqui em votações pela madrugada, sessões ininterruptas, tenho certeza que usando o regimento interno respeitando a Constituição o Senado não vai se transformar em Casa de homologação. O regimento e a Constituição Federal asseguram a necessária publicação prévia da MP com um tempo mínimo de 24 horas para ser apreciada e nós vamos conversar com a bancada oposicionista para que a gente possa derrubar a MP no Senado Federal”, disse.
     O vice-líder do Democratas disse esperar que o Senado Federal cumpra com a Constituição e não permita uma votação a toque de caixa dessa Medida Provisória.  “A lição política que a oposição conseguiu mostrar ao Brasil foi o racha profundo que existe na base no governo. PMDB e PT não se entendem e essa nossa ação teve como derivativo direto a apontar essa divisão forte na base governista e isso vai ter consequências muito sérias para um governo que está desarticulado politicamente, que é fracionado e interage muito mal com a sua base. Na base sempre da truculência, da arrogância, da prepotência. A realidade vai significar no futuro outras situações de aperto como eles sentiram aqui na Câmara”, ponderou Mendonça Filho.
Assessoria

Habitação - Emoção marca sorteio das Casas do loteamento Jaçanã em Santa Cruz do Capibaribe




“Eu moro de aluguel, estou muito feliz, meu coração tá batendo bem forte. Fui ver as casas no domingo, mas gostei muito e se Deus quiser, daqui a trinta dias vou poder conhecer o lugar onde vou morar”, disse Elisa Cordeira, costureira, mãe de dois filhos, e primeira sorteada no programa de moradia popular.

O sorteio foi realizado no Cabana Clube, em Santa Cruz do Capibaribe, agreste do estado e reuniu centenas de pessoas que foram contempladas no “Minha Casa, Minha Vida”, que está no município através dos imóveis situados no loteamento Jaçanã I. Na ocasião, o representante da Caixa Econômica Federal, Sidney Correia, o secretário de Cidadania e Inclusão Social, Gilson Julião, o prefeito Edson Vieira (PSDB), o vice Dimas Dantas (PP) e o deputado Diogo Moraes (PSB) também se emocionaram em suas falas, reforçando a importância de mais uma etapa para concretização do sonho da casa própria.

“Quando estava chegando, vi uma mãe que falou emocionada que hoje era o dia mais importante de sua vida, pois realizava um sonho de ter seu próprio lar, ficamos imensamente satisfeitos em poder fazer parte desta história, onde incluimos pessoas de comunidades carentes (favela do papelão e da Cohab)”, frisou o prefeito Edson Vieira. 

O deputado Diogo Moraes reforçou a importância do momento. “Hoje é um divisor de águas nas vidas dessas centenas de famílias. Vão ter a oportunidade de viver numa moradia digna, de criar seus filhos num ambiente saudável e longe do aluguel”, disse.

Nesta primeira momento, 335 imóveis serão entregues e já foi informado pelo secretário Gilson Julião que mais 140 casas serão construídas na próxima etapa do programa.

Assessoria