segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Agência Itaú em Santa Cruz não funcionará nesta segunda (08)

A agência bancária Itaú em Santa Cruz do Capibaribe, sofreu uma pane elétrica em todo o sistema da agência. Segundo informações de funcionários ainda não há previsão para retomar as atividades.

Marcha Para Jesus foi sucesso

Renata Alves cantora gospel
Geninho batera
Kelvin Borges produção e Emerson Augusto cantor

A 5ª edição da Marcha Para Jesus de Santa Cruz do Capibaribe, foi um sucesso muita animação e gente bonita louvando ao Senhor com alegria.

Fotos: Blog do Melqui

SANTA CRUZ TEM A DÉCIMA QUARTA MAIOR POPULAÇÃO DO ESTADO

Embalada pela produção e comércio de roupas, Santa Cruz do Capibaribe também se mantém em crescimento. “A cidade chega ao 14º lugar, no Estado, em população. Tornou-se mais populosa que Serra Talhada (Sertão)”, compara o diretor de estudos da Agência Condepe-Fidem. Cresceu 3,4% ao ano e chegou a 2010 com 82.649 moradores, quase 24 mil novos moradores na década. Caruaru, o grande polo econômico da região, mantém-se como o quarto de maior população do Estado, com 306.788 habitantes, 53 mil a mais que há dez anos.

Fontes: Blog Ponto de Vista e Blog de Jamildo

Santa Cruz poderá ter 17 vereadores em 2013

Com a PEC dos Vereadores aprovada pelo Congresso Nacional e baseando-se nos dados preliminares do IBGE referente ao CENSO 2010, Santa Cruz do Capibaribe poderá ter 17 vereadores na Casa José Vieira de Araújo.

Segundo os dados preliminares do CENSO 2010, Santa Cruz está com aproximadamente 82.649 habitantes. Segundo a PEC, cidades que tenham de 80.000 a 120.000 habitantes terão 17 vereadores.

Vamos esperar agora a oficialização dos resultados do CENSO 2010 bem como, das vagas do Poder Legislativo Santacruzense. 

Com isso, muita gente terá uma chance maior de entrar na próxima eleição.

Fonte: Mala Política

Nova cadeia pública de Santa Cruz não sai do papel

Reprodução / TV Globo
Unidade carcerária foi interditada há três anos; quem é preso no município precisa ser transferido para outros presídios do Estado

Há três anos, a Cadeia Pública de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, foi interditada e os presos transferidos para outros presídios do Estado. Até agora, a construção da nova cadeia no município não saiu do papel.

Lixo, mato, telhas quebradas e portões fechados. É esta a situação da cadeia, localizada no bairro do São Cristóvão . Ela foi interditada há quatro anos e cinco meses. No dia 3 de agosto de 2007, 109 presos se rebelaram em protesto contra a superlotação. 

O prédio foi construído para abrigar 25 pessoas. O motim deixou o local completamente destruído. Três dias depois o promotor de Justiça Hodir Guerra entrou com uma ação civil pública contra o estado pedindo a interdição da cadeia.

Os presos foram transferidos para outras unidades prisionais. O Ministério Público também pediu a construção de uma nova cadeia pública com capacidade mínima de 109 vagas. “Durante esses três anos, nós tivemos reuniões com a secretaria de Defesa Social. O que nós sabemos, até hoje, é que o recurso para a construção da cadeia foi obtido pelo Estado e esse recurso está nos cofres do Estado”, disse.


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe entrou com uma ação pública contra o dono de um terreno de um hectare, localizado a seis quilômetros do centro da cidade, para desapropriá-lo. Em abril de 2009, o juiz deu ganho de causa ao município, que doou o terreno ao Estado para a construção da cadeia. “Pelo que nós sabemos, o que está faltando para construir a cadeia é um parecer da Procuradoria de Justiça do Estado”, falou o assessor de imprensa da prefeitura Jota Oliveira.

Enquanto isso, quem é preso em Santa Cruz do Capibaribe é transferido para outras unidades prisionais do Estado, como a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste . Isso contribui para agravar a super lotação da penitenciária. 

De acordo com dados da direção, atualmente há 1.063 presos nela, quase 11 vezes a capacidade, que é de 98. Desse total, 89 é de Santa Cruz do Capibaribe.

Na Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, 20% dos 1.418 presos das unidades são de Santa Cruz do Capibaribe, segundo informações da direção.


Para o promotor, além da super lotação, a situação também dificulta o processo de ressocialização dos presos de Santa Cruz do Capibaribe.”É direito do preso estar próximo dos seus familiares, para que eles possam acompanhá-lo. Quando a gente não tem cadeia em Santa Cruz, as audiências dos réus presos são adiadas e as visitas também são comprometidas”, explicou.

O superintendente do Sistema Penitenciário de Pernambuco, Isaac Wanderley, informou que a nova Cadeia de Santa Cruz do Capibaribe será feita em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional. A Licitação para a escolha da empresa que vai fazer a obra foi concluída.

O processo de licitação foi encaminhado à Procuradoria Geral do Estado. O superintendente disse ainda que não há prazo para conclusão dessa análise.


Fonte: pe360 Graus