terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Emancipalistas de todo pais pretendem abrir o processo legislativo com movimente na capital federal durante o mês de Fevereiro


Emancipalista de todo pais mais uma vez prepara movimento para abrir as discutições na capital federal no inicio do processo legislativo, agora em fevereiro o movimento prepara novo encontro em Brasília para pressionar a pauta da minuta do projeto apresentado pelo governo federal, até então apenas um prospecto preelaborado criando critérios objetivos para regulamentar a criação das novas cidades em todo pais. O projeto do governo prevê o estudo de viabilidade econômica para atestar as condições de vida própria para evitar cidades que sobrevivam tão somente do FPM. Outro critério imposto no projeto é a apreciação popular (plebiscito) agora não apenas na área emancipada, mas em toda a cidade mãe.
O movimento espera que este seja protocolado em uma das casas legislativa e que inicialmente venha a ser a Câmara Federal e em seguida no Senado. A sociedade civil vem pressionando a mais de 16 anos para que seja regulamentada a exigência imposta na emenda 15/96 que tirou a prerrogativa dos estados legislar sobre a matéria e que este seja regido por uma edição de lei complementar federal que regulamente a edição das leis estaduais até então omisso pelo congresso nacional. O movimento defende as emancipações como forma de dividir os recursos públicos sendo aplicáveis para as comunidades com caracteriscas já consolidadas para ser um novo enter federativo, o que seria mais desenvolvimento para o pais.

Por Alberes Xavier

Livros didáticos com áudio para portadores de deficiência visual

      
A tecnologia a serviço da educação e cidadania. O simples e precioso ato da leitura diária de um jornal, revista, livro, conteúdo de redes sociais pode parecer comum para a maioria da população. Um grupo, entretanto, sofre com as limitações de não enxergar as palavras. São os portadores de deficiência visual, população estimada em Pernambuco, segundo dados do IBGE/2000, em mais de 344 mil pessoas. Garantir o acesso destas pessoas à formação pessoal e profissional é a proposta do projeto de lei, em tramitação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, de autoria do deputado estadual, Diogo Moraes (PSB).

A norma determina que as editoras disponibilizem livros técnicos e didáticos, no Estado, em formato digital acessível ao deficiente visual, com software que permita a função sonora através de computadores. O material será comercializado com a devida proteção aos direitos do autor, e deve apresentar compatibilidade com programas leitores de tela gratuitos, distribuídos ou não pelo editor da obra. O editor fica obrigado a atender a demanda em formato digital acessível, via download ou qualquer outra mídia. É também facultado ao editor da obra o lançamento de livros com função sonora direta em substituição ao livro digital.

“O portador de deficiência visual tem o braile como ferramenta indispensável de leitura, sendo esta a principal via de acesso ao conhecimento. No entanto, a função sonora pode facilitar o aprendizado do braile e a memorização dos textos lidos. Toda essa tecnologia possibilita, cada vez mais, a inserção do deficiente visual na sociedade, com mais independência para exercer as atividades do cotidiano”,explica Diogo Moraes. O projeto de lei número 484/2011 está na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça. Passa ainda pelas seguintes Comissões: Adminsitração Pública; Educação e Cultura; Ciência Tecnologia e Informática; Cidadania e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Iluminação do estacionamento frontal do Moda Center


Quem chega ao Moda Center à noite, nos dias de feira, percebe a excelente iluminação nos estacionamentos frontais do parque. Como parte dos investimentos na infraestrutura e segurança, seis postes com potentes refletores já estão funcionando entre os setores Laranja e Azul.
A iluminação frontal do Moda Center era um anseio dos condôminos e clientes. Além do estacionamento iluminado, a segurança conta ainda com o trabalho dos Orientadores de Estacionamento, tanto em terra firme quanto nas guaritas elevadas. Munidos de binóculos e radiocomunicadores, os OE’s estão a todo tempo atentos a qualquer movimento nos estacionamentos do Moda Center. Esse trabalho também recebe o auxílio da equipe que faz o monitoramento com motocicletas.

Comunicação do Moda Center Santa Cruz

Contribuição Sindical deve ser paga até dia 31

Empresas de todo o Estado devem se programar nesse início de ano para o pagamento da Contribuição Sindical, que pode ser feito até o dia 31 de janeiro. A tabela com os valores atualizados para o exercício de 2012 está disponível no site da FIEPE através do endereço: www.fiepe.org.br.

Importante fonte de recursos para os sindicatos, a contribuição é revertida em benefícios e serviços para as empresas. Segundo o coordenador da Unidade de Relacionamento e Serviços aos Sindicatos (URS) da FIEPE, Vladimir Teixeira, o pagamento da contribuição sindical deve ser encarado como um investimento, pois os recursos arrecadados são aplicados em melhorias para as empresas, o que gera fortalecimento dos negócios.

Por ser previsto em lei, o pagamento da Contribuição Sindical é um dos itens verificados durante fiscalizações do Ministério do Trabalho nas empresas, sendo exigido para que as companhias participem de licitações do setor público e para que obtenham licenças e alvarás junto a órgãos federais, estaduais e municipais. O atraso do pagamento acarreta juros e multas.

Segue o link para emissão da guia de pagamento:
http://sindical.sistemaindustria.org.br/SEGR8GRCSUp002.ASP

Betto Aragão

Moraes presente em procissão de Jataúba‏

O Deputado Diogo Moraes prestigiou mais uma edição da procissão de São Sebastião no município de Jataúba. Diogo esteve acompanhado de populares e lideranças locais como Mamão e o vereador Chico de Irineu, além do presidente do LAFEPE Luciano Vasquez e do ex-deputado e diretor do LAFEPE Oséas Moraes .

Em Cabrobó: Armando celebra apoio do PTB ao PSB


(Na foto da esquerda para a direita, o candidato a prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres, do PSB, o prefeito Eudes Caldas e o senador Armando Monteiro, do PTB).



De passagem por Cabrobó, no Sertão do São Francisco, para participar da inauguração do novo prédio da Secretaria municipal de Educação, nesta segunda-feira (23), o senador Armando Monteiro, presidente estadual do PTB, aproveitou para reunir-se com o grupo do prefeito Eudes Caldas (PTB) e formalizar o apoio do partido ao médico Auricélio Torres, do PSB, na sucessão municipal.


Armando Monteiro disse, inclusive, que Cabrobó é “um belo exemplo de que é possível construir, na Frente Popular, soluções que harmonizem os interesses da coligação no Estado”. Para o senador, outras lideranças municipais poderão demonstrar igual desprendimento nas eleições deste ano.






Veja abaixo o que afirmou o senador, em entrevista a rádios locais:
“Cabrobó é um belo exemplo de que você pode construir, na Frente Popular, soluções que harmonizem os interesses e que de alguma maneira representem um fortalecimento da própria Frente Popular. Evidentemente, tudo isso só acontece quando as condições locais permitem e quando há lideranças que têm desprendimento. Eu espero que o exemplo de Cabrobó possa ser lembrado por outros líderes municipais, que entendam que o interesse partidário não pode se sobrepor ao interesse do município. Do mesmo modo que o PTB entendeu que aqui em Cabrobó a sucessão não passaria diretamente pelo partido, mas que, no caso, beneficiaria o candidato de outra legenda da Frente Popular, que é o PSB, eu espero que haja, em outros municípios, igual desprendimento, de outras lideranças, que entendam dessa forma também, que nem sempre os interesses partidários podem se sobrepor aos interesses da cidade. Cabrobó é um bom exemplo que pode ser lembrado no resto do Estado”.
 

Serra do Pará: um cuidado especial pelas mãos do professor‏


Homem forte, de garra, sem medo de defender o que é natural, o que é seu, o que é nosso. A reserva da Serra do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe, tem sobre os montes o seu olhar cuidadoso e ágil para que a preservação do lugar surta efeito. Do mais simples ao mais belo animal existente no local, Arnaldo Vitorino está atento para sua subsistência. Nada se mata, tudo se recria e a natureza agradece, pois está em boas mãos. A fauna e a flora é rica em beleza e diversidade. Semanalmente, o professor lança mão dos seus afazeres e faz sua visita a este habitat que só quem se aventura, é capaz de conhecer! Parabéns ao professor Arnaldo Vitorino e toda sua equipe que cuidam tão bem da Serra do Pará.

Betto Aragão

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2012


Missa e Procissão encerra a Festa do Padroeiro São Sebastião da Comunidade do Jerimum

O Prefeito Evilazio Araujo (PSB) participou junto do dep. Diogo Moraes, do vice prefeito Lero, dos vereadores: Batata (PTB), Beta e Rogéria, alem das lideranças do grupo situacionista da Dalia da Serra o ex. prefeito Zeca coelho, Geovane, Amauri da Associação, Eraldo de pedra preta e do Presidente Municipal do PTB Gilson Cadu.
A fé em São Sebastião levou centenas de pessoas a participarem da Missa, de encerramento da festa de padroeiro, com a procissão, que foi realizada na tarde deste Domingo (22). Os devotos seguiram a imagem do santo pelas principais ruas da Comunidade. Demonstrando a sua Fé pelo Nosso Padroeiro, um dos mais populares ícones da religião católica, São Sebastião é conhecido por ser o protetor dos militares e o curador das enfermidades.

Por Alberes Xavier

José Augusto Maia rebate nota da diretoria do Moda Center


A nota da atual direção do Moda Center é fraquíssima, por ser cumprida, cansativa e enfadonha e especialmente por não condizer com a verdade. Acho até que foi feita assim, para cansar e confundir os leitores e, desta forma, esconder os fatos. Impressionante, também, é que no tempo da minha gestão tudo funcionava perfeitamente bem, não havia reclamação dos condôminos, pelo menos na proporção que hoje existe, quanto ao funcionamento do Parque.
Por outro lado, realmente não sou condômino. Porém, o Regimento Interno do Moda Center diz que para ser síndico não é preciso ser condômino, além do quê, com a ajuda do povo, eu lutei, insisti e consegui construir o Moda Center, enquanto esta diretoria, que aí está, foi contra. Chegaram a promover passeatas pelas ruas, tentando impedir a transferência da feira para o Parque, porque iria prejudicar os negócios e desvalorizar os imóveis deles no centro da cidade.
Leia as mentiras contidas na nota deles:
Mentira 1 – Eles afirmam que eram comuns os apagões no Parque, quando na verdade tentam esconder que a falta de energia começou a acontecer na gestão deles, assim como falta de água, papel higiênico, banheiros quebrados e interditados, além do lixo espalhado por toda área do Moda Center;
Mentira 2 – Disseram que o dinheiro da venda dos 192 boxes sumiu. Na verdade, e a atual diretoria sabe disso, o dinheiro da venda destes boxes foi destinado para o recapeamento completo dos estacionamentos e vias do Parque e, também, para aquisição do terceiro Grupo Gerador de Energia, tudo aprovado em reunião da diretoria, na nossa gestão;
Mentira 3 – Dizer que foram eles que conseguiram as câmeras de segurança é outra mentira. Deixamos os recursos destinados para aquisição de todo equipamento necessário, junto à Construtora CP;
Mentira 4 – Afirmam que reduziram a conta de energia em 30 %. Como então pagaram R$102.800,00 (Cento e dois mil e oitocentos reais) em Outubro de 2011, enquanto a nossa conta era de R$102.400,00 (Cento e dois mil e quatrocentos reais) em Junho de 2010. Isto sem falar, que gastaram uma fortuna na compra das tais novas lâmpadas, que obriga os proprietários de boxes a viver numa escuridão ou colocar lâmpadas nos boxes, aumentando a conta de energia do condomínio.
Mentira 5 – A despesa de energia do Paraguai era pago pelos próprios feirantes e recolhida para o condomínio, através de consumo presumido, por lâmpada/banca;
Mentira 6 - A orientação Psicológica foi iniciada na nossa gestão, com a contratação de uma profissional, que até hoje continua prestando seus serviços aos funcionários do condomínio;
Mentira 7 – Foi na nossa gestão que os carrinhos dos ambulantes foram padronizados. As medidas, inclusive, foram decididas em reunião da diretoria, com representantes dos ambulantes;
Mentira 8 – Disseram que não tínhamos medidas para conter as enchentes. Esqueceram do canal que construímos em volta de todo o Parque. Uma obra gigantesca, que acabou com o perigo de novas enchentes na área interna do condomínio.
Mentira 9 – Nunca houve apadrinhamento político, trabalhávamos com uma equipe profissional e quanto ao aluguel de equipamentos e veículos, a moderna forma de gestão diz que não se imobilizam recursos, especialmente nas áreas de serviços, veja por quê:
a- Além do custo de aquisição, impressoras são equipamentos que vivem dando problema, exigindo, também, recarga de cartuchos laser. O custo da manutenção é caro, isso sem falar que ficam defasadas em seis meses e se quebrarem, na maioria das vezes, precisam ser substituídas. Numa locação isto não acontece. O locador tem que manter os serviços funcionando, até com a substituição do equipamento, por conta dele, se for preciso.
b- Com relação aos veículos, as despesas são ainda maiores, ao contrário de uma locação, onde o locador é quem arca com todos os custos. No caso da aquisição, o condomínio tem que desembolsar a manutenção, o combustível e o salário dos motoristas e funcionários, isto sem contar com o valor do veículo. Um erro administrativo absurdo, onde quem paga a conta, em dobro, é o condômino.
Mentira 10 – Débitos Trabalhistas. Os débitos trabalhistas, em grande escala e valor, são de responsabilidade da atual direção, que demitiu sem justa causa, dezenas de funcionários competentes por pura perseguição política, trocando-os por novos, para atender pedidos e apadrinhamentos políticos, não importando os prejuízos pelo alto número de indenizações Trabalhistas. Se os funcionários demitidos, estão ganhando as questões na Justiça do Trabalho, é, justamente, porque quem os demitiu, sem sombra de dúvida, está totalmente errado.
O que eles “ESQUECERAM” dizer:
Esqueceram 01 - Que o contrato com a Globo, feito por nossa administração, para uma divulgação com o objetivo de atrair compradores para o Moda Center, por quatro meses consecutivos nos programas de maior audiência em Minas Gerais, segundo maior comprador do nosso Pais, não foi cumprido pela atual administração.
O que fez o atual diretor? Não efetuou o pagamento da primeira mídia, que já tinha acontecido em sua gestão (os pagamentos deveriam ser feitos a cada mês, após a divulgação comprovada, em parcelas de cem mil reais), isto é, deu um calote na Globo. Como a Globo já havia feito a mídia e não recebeu, executou o Moda Center por C A L O T E. A atual administração do Moda Center foi a responsável pelo protesto. Esta é a grande verdade e podemos provar.
Esqueceram 02 – Porque não explicam que não reduziram o valor do condomínio, que prometeram aos condôminos, durante a campanha para a eleição de 2010.
Esqueceram 03 – Que para o Centro Administrativo, deixamos todos os recursos junto à CP Construções, bem como, os recursos para o asfaltamento de todo estacionamento e vias do Parque, o sistema de Câmeras de Vigilância e o ambulatório médico entre outras obras.
Esqueceram 04 – Também não falaram da construção do refeitório, vestuário e dependências dos funcionários, que realizamos na nossa gestão, provando com obras e não festinhas de fim de ano, que nos importamos com os nossos colaboradores;
Esqueceram 05 – Finalmente, escondem atrás de falsas afirmações, que não havia segurança na nossa gestão. O que eles fizeram? Cancelaram o contrato com a Ampla, de forma unilateral e sem aviso. E pior, tiveram a inteligência de contratar todos os funcionários daquela empresa, gerando custos trabalhistas estratosféricos e desnecessários. O pior é que agora, estão tentando trocar o serviço de Orientadores de Público (como era na nossa gestão), por Seguranças. Esta categoria precisa ser registrada na Polícia Federal e com salários muito mais altos, o que não era necessário antes.
Quanto ao direito de resposta, nem era preciso pedir. Estamos abertos para recebê-los e debater os assuntos do Moda Center, no interesse do condômino e do povo do Polo das Confecções.

DEPUTADO FEDERAL JOSÉ AUGUSTO MAIA