quarta-feira, 23 de abril de 2014

Triste cultura ou falta de informação?


Parece brincadeira mas não é... chega ser lamentável o grande número de pessoas que percorrem os gabinetes na Câmara de Vereadores em busca dos mais diversos tipos de ajuda que vão de conta de luz atrasada até ajuda de custo com viagens.

O teor das histórias (e acreditem são muitas), assim como a veracidade das mesmas não vem ao caso, também não vou discutir a real necessidade dos que procuram os vereadores, mas este assunto merece sim toda nossa atenção.

Gostaria que essa triste cultura deixasse de existir por que acredito que ela impede ou inibe os parlamentares de executarem suas atribuições que visam o bem comum.

Ao invés do atleta procurar um parlamentar em busca de contribuição com sua viagem, que tal promover ou fazer valer leis junto aos poderes Legislativo e Executivo para que todos os atletas tenham condições de receber algum auxilio para seu deslocamento.

Citei os atletas como exemplo, mas existem também aqueles casos em que compete aos demais órgãos públicos, vou citar mais um caso;

Um senhor procurou alguns vereadores para contribuírem com o deslocamento do seu filho para a cidade do Recife em busca de tratamento psiquiátrico, por força do destino o conselheiro tutelar Laercio Glicério ouviu a conversa e orientou o senhor que existe o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) aqui no município que já faz este acompanhamento. 

O conselheiro mesmo não se tratando de um menor, acompanhou o pai do jovem ate o CAPS, o que chamou atenção foi que no caminho o senhor revelou que um profissional do hospital municipal foi quem aconselhou ele a procurar os vereadores.

Com estes relatos, deixo claro que não julgo quem pede nem quem dá, mas creio que existem outros meios de ajudar e ser ajudado, por fim encerro a questão com a seguinte conclusão, ensinar a andar é mais benéfico do que carregar no braços um peso desnecessário, já dizia o poeta "Uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão."

Por Joseilson Chagas

Controladoria Geral fiscaliza merenda e água mineral em escolas e creches da rede municipal de ensino em Santa Cruz do Capibaribe‏


Com o intuito de averiguar a qualidade e a procedência dos produtos ofertados aos estudantes nas unidades de ensino de Santa Cruz do Capibaribe a Controladoria Geral analisou a merenda e água mineral encaminhados às escolas e creches municipais.
O Controlador do município, Bergue Alves, relatou que ficou satisfeito com o resultado obtido nas escolas e creches de Santa Cruz. “Foi um trabalho positivo, atingimos o nosso objetivo e ficamos satisfeitos ao observar que todas as escolas e creches recebem regularmente merenda e água mineral de qualidade, possuem local adequado para armazenamento dos alimentos e os equipamentos usados como filtro de água e fogão, estão em bom estado de funcionamento”.
Bergue Alves falou que em breve irá encaminhar um relatório do que foi observado à Secretaria de Educação, sobre a operacionalidade da merenda e água mineral, além  de apontar algumas melhorias para cada unidade de ensino visitada.
“Uma boa iniciativa, que nos ajudará bastante, pois iremos identificar algumas questões que serão observadas e vai contribuir para as melhorias das nossas ações”, pontuou Joselito Pedro, Secretário de Educação.
Além da qualidade da merenda e água mineral a controladoria observou se as escolas e creches estão seguindo o cardápio, se estão recebendo periodicamente a visita de nutricionistas e se seguem o horário de refeição regularmente.
Assessoria

Convite

Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Capibaribe realiza fiscalização de carros pipa


A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, através da Vigilância Sanitária (VISA), vem realizando ações de monitoramento da qualidade da água dos carros pipa que abastecem os moradores do município.  
A VISA conta com uma equipe específica capacitada para analisar e fiscalizar alguns elementos que tornam a água apta para consumo, como os níveis de cloração e transparência.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Nara Saraiva, o objetivo da fiscalização é garantir que os pipeiros tratem a água que será distribuída no município.
Caminhões pipa que adquirem água em açudes de localidades como o Sítio Pintor, localizado nas proximidades do Aterro Sanitário, já receberam a inspeção da VISA que orientou os pipeiros a realizarem a cloração da água, para evitar a perda do material em próximas fiscalizações.
“Em agosto de 2013 e janeiro de 2014, nossa equipe realizou reuniões com os pipeiros de todo o município, nas quais capacitamos estes profissionais para tratar a água que será comercializada e garantir a saúde de toda a população que receberá o líquido”, disse Nara Saraiva.
As ações fiscalizadoras da VISA contam com o apoio da Polícia Militar para proporcionar a segurança da equipe envolvida no trabalho.
Assessoria

Curso de Legislação Trabalhista na Ascap

Lero reafirma que está com Diogo Moraes


O vice-prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero (PDT) reafirmou, em entrevista, nesta quarta-feira (23) na rádio Polo FM, que está firme no apoio ao deputado estadual Diogo Moraes (PSB), nas eleições de outubro.
Mesmo com seu afastamento do prefeito da cidade, Evilásio Araújo (PSB), Lero garantiu, mais uma vez, que isso não interferirá com o seu compromisso firmado com o parlamentar que segundo Lero sempre cumpriu com todos os compromissos com a cidade e em especial o distrito Pão de Açúcar.
As declarações de Lero reforçam as palavras do deputado estadual, “Com muito trabalho consegui o apoio de prefeitos ou da oposição em nossa região. Em Taquaritinga do Norte, tenho o apoio do prefeito e do vice que além de tudo são meus amigos pessoais. Isso é fruto de um trabalho bem feito e articulado”, disse Diogo.
O socialista, que hoje conta com apoio em 12 municípios, trabalha para ampliar suas bases, e têm fortalecido com ações concretas todas elas, como Taquaritinga do Norte. 

Judiciário e Procuradoria Municipal promovem Primeiro Mutirão de Conciliação Tributária‏


Os contribuintes de Santa Cruz do Capibaribe que se encontram em débito com o município  terão de 22 a 30 de Abril, a oportunidade para quitarem suas dívidas com a prefeitura. Numa ação conjunta, o Poder Judiciário e Procuradoria Municipal estão realizando a primeira edição do Mutirão de Conciliação.
De acordo com o procurador, Dr. Marcelo Diógenes, a ação possibilitará aos contribuintes do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), a regularização de seus débitos em condições mais atrativas e vantajosas, a exemplo dos descontos nos juros de mora e multa para quem estiver com pendência no IPTU, além do parcelamento da dívida sem os juros.
“A medida vai beneficiar tanto o contribuinte como o poder Judiciário, pois o cidadão vai se livrar de um processo e terá seu nome limpo. No caso do Judiciário, é pertinente pois desafoga o número de processos. O contribuinte que não foi notificado e queira quitar seus débitos de IPTU com todas essas vantagens pode procurar a procuradoria para parcelar com desconto de suas dívidas”, destacou Dr. Marcelo Diógenes.
Por Geraldo Moura