quinta-feira, 6 de junho de 2013

Apresentação do Relatório Final da Auditoria denuncia desvio de 50 milhões dos cofres públicos em Santa Cruz do Capibaribe


A auditora da Audire, Felícia Meira apresentou, na manhã desta quinta-feira (05), na Câmara de Vereadores, o relatório final da auditoria realizada em Santa Cruz do Capibaribe que mostrou a situação encontrada pelo prefeito Edson Vieira (PSDB) ao assumir a gestão do município em  janeiro de 2013.  

O Prefeito Edson Vieira (PSDB), o Vice-Prefeito Dimas Dantas (PP), Vereadores, Secretários, membros da imprensa e população santa-cruzense assistiram à apresentação do relatório final da auditoria que denunciou o desvio de mais de 50 milhões dos cofres públicos pelas administrações anteriores.   

“Ao repassarmos para a população a situação do patrimônio público encontrada por uma auditoria feita por uma empresa séria que tem um nome a zelar no estado de Pernambuco, estamos governando com transparência, ao mesmo tempo em que cumprimos mais uma promessa que foi firmada no período eleitoral”, frisou o Prefeito Edson Vieira. 

“Apuramos desvios de recursos do FUDEB no valor de R$1.900.000,00, verba que é sagrada para o pagamento dos professores, verificamos o desvio de recursos com a aquisição de kit’s musicais que não chegaram à população, verificamos também falta de finalidade pública com a compra de lousas eletrônicas que não chegaram às escolas do município, apuramos endividamento altíssimo junto à previdência, apropriação indébita do valor descontado dos servidores, desvio de processos licitatórios e de convênios”, relatou a auditora.  

De posse desse material, o prefeito vai encaminhar as denúncias ao Tribunal de Contas do estado de Pernambuco, ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público, Polícia Federal e Civil. 

Ao final da apresentação, o Prefeito Edson Vieira anunciou que o governador Eduardo Campos doou o terreno da antiga cadeia pública para a construção de uma policlínica para a mulher e a inserção de Santa Cruz na primeira etapa da adutora do Agreste. “Em dois anos teremos água do São Francisco jorrando em nossas torneiras e mais policlínicas”, ressaltou o prefeito

Assessoria

Reunião da equipe de segurança do São João da Moda define procedimentos e regras para o evento


A segurança do São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe está sendo pensada em cada detalhe, a equipe que fará a o trabalho no evento, reuniu-se nesta terça-feira (04), no auditório da Secretaria de Educação, para ajustar detalhes e estabelecer as regras que deverão ser seguidas nos festejos juninos. 

A equipe composta pelo Coordenador de Segurança do São João da Moda Sargento Nascimento, o Delegado Municipal Wagner Volpi, o Comandante da 3ª CIPM Major Romildo Rodrigues, o Conselheiro Tutelar Marcos Antônio, o Sargento Rivaldo, seguranças particulares, o Diretor de Cultura Gilberto Geraldo e o apoio da Coordenação Geral do São João, Cláudio Soares, definiram os procedimentos que serão efetuados para uma maior segurança da população, como a proibição da entrada de recipientes de vidro e a revista de todos os cidadãos que entrarem no local.

De acordo com o Sargento Nascimento, todo o perímetro do evento realizado na Avenida 29 de Dezembro será cercado, ficando disponíveis quatro pontos (ruas do Bar do Madeira, da Sapataria Muniz, do Sispol e Francisco Barros) para o acesso do público que será revistado com detectores de metais. Vinte câmeras de segurança farão o monitoramento e também haverá o controle das entradas e dos seis polos de animação. Nos dias de pique a organização do evento lançará 70 profissionais que contarão com reforços da Guarda Municipal e das Polícias Militar e Civil. 

“A Polícia Civil realizará um trabalho de segurança do entorno do evento junto com a Polícia Militar para impedir o uso de arma de fogo e aumentará o efetivo com cinco agentes de polícia, um delegado e um escrivão a mais para trabalhar nas ocorrências que poderão vir a acontecer”, frisou o Delegado Wagner Volpi. 

“Pedimos a todos que colaborem com a segurança do evento, não levem recipientes de vidro para o local, pois eles são armas em potencial para realizar qualquer delito”, frisou o Major Romildo.

Assessoria

Palestra Gratuita Nesta Quinta-feira, na Ascap‏

IOB promove palestra sobre Desenvolvimento Sustentável


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de Maio, estudantes do Instituto Olavo Bilac assistiram palestra sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade proferida pela Engenheira Agrícola e Ambiental Gabriela Aragão de Moraes, gerente de Projetos Ambientais da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.

A palestrante exibiu um filme sobre o tema em discursão e depois abriu para o debate onde muitos questionamentos surgiram entre os alunos.

A iniciativa da diretoria da escola visa a conscientizar os jovens e estimular práticas ambientais para o cuidado com a natureza. Cerca de 50 alunos participaram da palestra que aconteceu nas dependências da escola.

Nery Mercês, diretora do Instituto falou da importância do evento. “Além de conscientizar as crianças, a palestra tem o objetivo de diminuir os impactos ambientais, para que as gerações futuras possam ter uma melhora qualidade de vida, através da reciclagem de materiais e de uso sustentável do meio ambiente. Fazemos a nossa parte para que no futuro nossos filhos, nossos netos não sofram com catástrofes naturais, pois a natureza responde as agressões promovidas pelo homem”, comentou Nery.

Diogo Moraes comemora inclusão de Santa Cruz e Brejo na primeira etapa da Adutora do Agreste


A Adutora do Agreste é uma importante obra hídrica e que esteve em evidência esta semana com uma visita feita pelo governador Eduardo Campos (PSB) a fábrica responsável pela entrega de canos e tubulações necessários para a obra.

Segundo Diogo, a Adutora será um dos ramais da obra de Transposição do Rio São Francisco. “O governador zela por nosso Estado e tem uma atenção especial quanto ao Agreste, tanto é, que quando a Transposição estiver pronta já teremos o nosso principal ramal”, disse ele.

O socialista falou ainda da inclusão de Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus na primeira etapa da obra. “Santa Cruz e Brejo não estavam inclusas na primeira etapa, no entanto, fizemos um trabalho intenso junto ao presidente da Compesa, Roberto Tavares e ao governador Eduardo Campos, para que conseguíssemos colocar Santa Cruz e Brejo já na primeira etapa, no quarto lote”, explicou.

A Adutora se mostra a solução para a deficiência hídrica enfrentada na região. “É a solução para a escassez de recursos hídricos, que tanto aflige o Agreste”, disse ele, que prosseguiu, “trata-se de uma grande conquista para o meu mandato e para prefeitos sérios e parceiros como, Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe) e Hilário Paulo (Brejo da Madre de Deus), que poderão comemorar junto ao seu povo mais esta vitória”.

Assessoria