sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe firma parceria com reitor da UFPE

 
Em visita ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, na tarde dessa quinta-feira (9), a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) estreitou laços entre as atividades acadêmicas e a política. Estiveram presentes no debate os deputados estaduais Silvio Costa Filho e Júlio Cavalcanti, além da diretora de Avaliação e Planejamento Institucional da UFPE, Maria Leonor Maia. Essa foi a 14a visita da Comissão de Mobilidade a instituições e setores da sociedade civil organizada.
De acordo com Anísio Brasileiro, está na pauta da UFPE a criação do Instituto de Estudos Superiores, que seria destinado a temáticas relevantes para a sociedade, entre elas, a mobilidade urbana. "Por meio de pesquisadores da universidade, vamos abordar a problemática que envolve a metrópole". Na oportunidade, o parlamentar e presidente da Comissão, Silvio Costa Filho, propôs ao reitor uma parceria entre a instituição e a Alepe para realização de uma audiência pública depois do Carnaval. Anísio respondeu que "o interesse da UFPE é absoluto, já que se trata de benefícios públicos".
Costa Filho apontou, ainda, algumas das vertentes do relatório que será entregue à sociedade no início de abril. "Vamos registrar projetos do Governo do Estado e das prefeituras da Região Metropolitana do Recife (RMR), como a construção dos viadutos na Agamenon Magalhães, as obras na Estrada da Batalha e a Via Mangue. Mas, sobretudo, vamos apresentar sugestões e propostas planejadas para até 2020". O deputado acrescentou que o investimento na malha cicloviária da RMR, a verticalização urbana, iluminação, pavimentação, sistemas de transporte coletivo BRT e VLT, novas linhas de metrô, rodízio de veículos, transporte fluvial, entre outros assuntos, também estarão em discussão na carta aberta.
Já para Maria Leonor Maia, a mobilidade é um tema transversal. "São várias áreas interligadas. Engenharia civil, geografia, arquitetura e urbanismo. A mobilidade urbana tem muito a ver com a universidade. Vamos verificar os problemas da metrópole e fazer um levantamento de pesquisas acadêmicas sobre a questão". Costa Filho complementou o depoimento da diretora lembrando que o documento final será, também, encaminhado a cidades do Interior de Pernambuco, que podem ser planejadas. "Com a chegada da Transnordestina, fábrica da Fiat e transposição do Rio São Francisco, por exemplo, a economia desses municípios está crescendo e é necessário um estudo prévio de mobilidade", enfatizou.
A Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Alepe realizou cinco audiências públicas, com a presença de gestores e interessados. A próxima - com data a ser definida - será na UFPE.

Atenciosamente,

Andréa Almeida - Assessora de Imprensa de Silvio Costa Filho
(81) 3183.2174

Duplicação da PE-160 avança mais uma etapa



Durante entrevistas realizadas na manhã desta quinta (09), o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) confirmou o andamento do processo para duplicação da PE-160 no trecho que liga o distrito de Pão de Açúcar até o Moda Center Santa Cruz.
A empresa será a Norte Consult, que terá sua homologação na próxima terça-feira, prazo definido pela Secretaria de Transportes para publicação da nota técnica. Após esta etapa, o departamento de engenharia do órgão realizará o empenho e a empresa fica habilitada a realizar o projeto para viabilidade da duplicação da PE-160.
“Essa obra foi garantida pessoalmente pelo governador. É um resultado concreto da aliança minha com o deputado Diogo Moraes (PSB). Essa obra vai mudar efetivamente a vida das pessoas que precisam transitar pela PE-160”, relata o deputado Edson Vieira.

Encontro de Conselheiros Tutelares em Santa Cruz

Clique na imagem para ampliá-la

Indústria da construção encerrou o ano com bons resultados



A indústria da construção encerrou o ano com resultados satisfatórios em Pernambuco. Segundo sondagem específica para o setor divulgada nesta quinta-feira (9) pela Unidade de Pesquisas Técnicas (Uptec) da Fiepe, o indicador relativo ao nível de atividade alcançou 61,8 pontos em dezembro, 8,7 pontos acima do registrado no mês anterior. O índice também fica acima dos resultados do Nordeste (50,6 pontos) e Brasil (47,6 pontos).

Outro índice que teve expansão na última Sondagem Indústria da Construção foi o indicador de número de empregados, que cresceu pelo segundo mês consecutivo, marcando 55 pontos em dezembro, contra 51,2 pontos registrados em novembro. Tal resultado tem relação, sobretudo, com as empresas de grande porte, seguidas pelas de médio porte.

Os bons resultados de dezembro acompanham também otimismo do empresariado para o futuro. No tópico referente as expectativas para os próximos seis meses para o nível de atividade, a Sondagem registrou 60,9 pontos, 4,2 pontos acima do contabilizado no mês anterior. Quanto às expectativas sobre o número de empregados, no entanto, foi registrado um leve declínio, passando de 57,3 pontos (contabilizados em dezembro de 2011) para 56,8 pontos (registrados em janeiro de 2012), porém, os empresários permanecem com expectativas favoráveis nesse quesito, acima do ponto limite dos 50,0 pontos.
 
Entrevistas: A economista da coordenador da Unidade de Pesquisas Técnicas da Fiepe, Danyelle Monteiro estará disponível para atender a imprensa até as 18h30 pelo telefone (81) 3412.8327.



Assessoria de Imprensa – FIEPE
(81) 3412.8455

Mudança das feiras no período carnavalesco

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do Departamento de Feiras e Mercado, comunica aos comerciantes da Feira Livre de Frutas e toda a população, que por motivo das festividades carnavalescas, as feiras de frutas do Mercado Público e da Avenida Padre Zuzinha, dos dias 19 e 20 de fevereiro de 2012, serão antecipadas para o dia 18 de fevereiro, sábado, no Mercado Público. Mercado Público após a feira do sábado fechará e só reabrirá na quarta-feira de Cinzas as 12:00 horas.

Antônio Bezerra Lima Filho

Departamento de Feiras e Mercado

Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Ernesto Maia vai a IGM e diz: “Todos os dias sou procurado por pessoas que fazem questão de externar seu carinho e sua preferência pelo meu projeto de desenvolvimento para a nossa cidade”


O vereador e pré-candidato a prefeito, Ernesto Maia (PTB), participou na tarde desta quarta-feira (08) do programa “IGM em Ação”, na Rádio IGM. Na oportunidade, ele debateu com os apresentadores, Leno Silva e Isaac Moura, temas relacionados ao cotidiano da Capital das Confecções.
Ernesto, que tem se destacado pela firmeza e clareza de idéias nas entrevistas que tem concedido, expôs o seu ponto de vista a respeito dos mais variados temas levantados pelos apresentadores.
Moda Center – Ernesto destacou sua passagem como síndico do maior parque de confecções da América Latina. “Fui o primeiro síndico da história do Moda Center e me orgulho de ter feito uma administração eficaz e muito bem avaliada pelos condôminos, já que ao final do meu mandato, em pesquisa feita em todos os boxes e lojas, minha aprovação passou dos 70%”, disse ele.
Eleições 2012 – quanto a eleição municipal deste ano, Ernesto foi claro, afirmou está pronto para a disputa e para gerir os destinos de Santa Cruz do Capibaribe. “Desde o início de minha vida como homem público tenho me preparado para este momento, acredito que com o apoio do meu grupo político e do povo de minha terra alcançarei meus objetivos e enfim, poderei colocar em prática tudo aquilo que tenho em mente para garantir a Santa Cruz projetos voltados para as áreas de saúde, educação, ação social, mobilidade urbana, e vários outros setores”, falou.
Apoios – Maia ainda destacou também o grande número de pessoas que têm declarado apoio ao seu projeto de pré-candidatura a prefeito. “Todos os dias sou procurado por pessoas que fazem questão de externar seu carinho e sua preferência pelo meu projeto de desenvolvimento para a nossa cidade. Isso é muito gratificante para qualquer figura política”, finalizou o vereador e pré-candidato a prefeito, Ernesto Maia.
 
Assessoria


Toinho do Pará comemora aniversário com entrega da Creche Terezinha Figueirôa



O prefeito Toinho do Pará comemorou seu aniversário na última quarta-feira (8), com a entrega de mais uma obra de grande porte do seu governo: a Creche Terezinha Figueirôa. Uma creche moderna, que irá atender cerca de 240 crianças de 0 a 5 anos. A obra tem um significado especial, já que traz uma homenagem à sua mãe, Terezinha Figueirôa, já falecida.

O prefeito foi recebido com grande festa ao lado do seu pai, irmãos e amigos. Em seu discurso, falou emocionado sobre a sua trajetória à frente da prefeitura e especialmente da sua luta pela construção da creche. “Esta obra passou por diversos problemas, por conta da empresa vencedora da licitação, que não honrou seus compromissos. Mas a sensação de ver o resultado dessa luta é muito especial, hoje temos a maior e melhor creche da região”, frisou.
A Creche Terezinha Figueirôa é uma obra emblemática, que vem reafirmar o grande momento que o prefeito atravessa, especialmente no que diz respeito à educação. Centenas de professores, estudantes e membros da comunidade estiveram presentes na inauguração e ficaram impressionados com a grandeza do empreendimento. Todos fizeram questão de parabenizar o prefeito pelo seu aniversário e agradecer pela grande obra.
“A creche Terezinha Figueirôa é um grande investimento, mas a minha luta para melhorar a educação no município não pára aqui. Além das duas escolas que concluímos, ainda tem a creche de Poço Fundo, que será inaugurada em breve. No final do meu mandato, Santa Cruz terá um sistema educacional de qualidade, o maior e melhor já feito na cidade”, finalizou Toinho do Pará.
Aproveitando o momento da inauguração, foram entregues mais quatro motocicletas, que irão se juntar á frota da Guarda Municipal no trabalho de ordenação do tráfego e orientação dos motoristas da cidade.
A cerimônia de inauguração foi prestigiada por diversas autoridades, políticos, além de moradores da comunidade. A Banda Novo Século executou o hino nacional durante o hasteamento das bandeiras, em seguida aconteceram apresentações culturais com o Maracatu Capibaribe, o grupo de danças do CCI e o forrozeiro Toinho Catanha.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Deputado José Augusto Maia se reúne com o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo



O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) participou na manhã desta quarta-feira (08) de um encontro com equipe técnica do Ministério das Comunicações, para tratar de assuntos relacionados à Internet Banda Larga nas zonas rurais dos municípios que compõem o Polo de Confecções do Agreste Pernambucano.

Também nesta quarta, no final da tarde, o deputado federal participou de audiência com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para lhe entregar pessoalmente a lista de reivindicações que serão encaminhadas para serem priorizadas dentro do processo licitatório do Governo Federal.

José Augusto Maia justificou sua reivindicação fazendo uma breve explanação ao ministro sobre a real necessidade de se implantar um bom sistema de comunicação móvel nas áreas citadas. Para ele, devido ao fato que toda a zona rural dos municípios em um raio de 50 km em torno de Santa Cruz do Capibaribe, nos mais longínquos recantos rurais existem máquinas trabalhando e produzindo confecções, segundo ele, isso mais que justifica o pedido feito ao Ministro para que todo o Polo de Confecções.

“Tanto as cidades quanto as suas comunidades rurais deverão ter uma cobertura de qualidade e eficiência em sua telefonia móvel e comunicação de um modo geral”, disse o deputado pernambucano.
Após a explanação do deputado, bem como a apresentação de fotos do Moda Center Santa Cruz, o Ministro mostrou-se bastante impressionado com a dimensão do Polo, além da diversidade e quantidade de freqüentadores. José Augusto Maia disse que o Polo é visitado por aproximadamente 30 mil compradores semanalmente vindos de todo o Brasil, diante desta constatação, conforme o Ministro, uma comunicação eficiente ser faz imprescindível.

Diante das palavras confortantes do Ministro, o deputado saiu da audiência muito animado. “Acho que nos próximos meses, depois da realização da licitação, nosso Polo de Confecções e todas as zonas rurais terão seu sistema de comunicação móvel expandido e aperfeiçoado, deixando assim, todos os pontos, por mais longe que sejam, comunicáveis” disse o deputado federal José Augusto Maia.

Assessoria