quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Parabéns filhos da Santa

Deputado Estadual Edson Vieira junto de seu carinhoso pai (Zinha Vieira)

Deputado Estadual Diogo Moraes desfrutando de sua conquista

Deputado Federal José Augusto cumprimenta a presidente Dilma

Fotos; Júnior Albuquerque e Alberes Xavier

Santa Cruz aos poucos apaga sua História

Devido a sua localização no semi-árido pernambucano, as chuvas irregulares e escassas, fizeram com que a agricultura não se tornasse a principal atividade econômica, forçando a população a buscar outros meios para sua sobrevivência. Um exemplo foi o desenvolvimento do comércio através da sua tradicional feira livre, que surgiu no inicio do século XX, impulsionando a comercialização dos mais diversos produtos, que, muitas vezes eram trocados em forma de escambo. É possível ainda citar as pequenas lojas, e a fabricação de alparcatas, atividade que logo foi substituída na década de 40 pela confecção de roupas, que deu grande respaldo econômico para a cidade. Contudo venho destacar a antiga feira livre, ou a chamada feira de Mangais. Como abordo no titulo “Santa Cruz aos poucos apaga sua história”.


Ao falar da Feira de Mangais, tenho como recordação meus 11 anos e o meu primeiro emprego, ajudando em um banco de feira o Sr. Val vendendo de tomate a batata-doce, da pimenta a famosa Buga. A feira tinha como extensão quase toda Av. Pe Zuzinha, extensão tamanha que a distância para feira de passarinho era curtíssima, a feira do troca era uma atração a parte, a mistura das frutas e verduras fresca fazia com que a feira tivesse um aroma especial. Lembro da badalada do sino para a missa dos feirantes e fregueses que lotava a Matriz. Lembro do homem do balaio que vendia espelho pente e cordel, lembro ainda do homem que vendia um frasquinho milagroso que sarava da unha encravada a caspa na cabeça e ao seu lado tinha um caixote onde havia uma cobra que poucos ousavam aproximar-se, lembro do ceguinho que cantava em busca de alguns trocados, lembro da relação respeitosa de compadre e comadre entre feirantes e fregueses.

Hoje tenho 26 anos não sou mais um pequeno feirante, mas sou um anônimo freguês que toda segunda vou pelo menos comprar a goma para fazer tapioca, onde nas minhas lembranças quase não reconheço a feira de 15 anos atrás e fico imaginando os mais velhos que recordações têm da mesma.

A feira de Mangais é a nossa feira mãe, a mesma tem um valor histórico e cultural para nossa cidade. Foi dela que nosso município respirou seu primeiro comercio, fazendo crescer a pequena vila, incomodando Taquaritinga, Surubim, Limoeiro e tantas outras, foi na mesma que as primeiras peças de sulanca foram comercializada, surgindo após outra feira tão famosa atualmente.

Os grandes mercados e mercadinho com seus produtos conservados para esconder a validade dos p´rodutos que pouco cheiram e as vantagens do cartão e do cheque vêm derrubando a feira de Mangais, a mesma não ocupa nem mesmo metade da avenida, a missa da segunda não consegue levar mais 20 pessoas. Mas não são apenas os mercados que vem derrubando a feira é necessário uma atenção maior do poder público com a feira uma melhor organização para melhor comodidade, um dia que não venha competir com a feira da sulanca. É necessária uma política patrimonial e cultural com a feira, eventos culturais com artistas da terra dando um maior atrativo para mesma. Não temos uma feira tão famosa como à de Caruaru ou de Campina Grande, mas para nós é tão importante quanto.


Do Professor de história e anônimo dessa terra, Romenyck Stiffen

Comissão amplia meios de propaganda eleitoral do Conselho Tutelar

Em reunião realizada ontem (02/02/11), a Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, decidiu alterar a resolução 007/2010 que trata do Regimento Eleitoral.


Foram alterados os artigos que tratam da propaganda eleitoral, ficando o artigo 39 revogado, o mesmo dizia o seguinte: “Fica permitida apenas, a título de propaganda, a distribuição de panfletos, santinhos e adesivos, bem como a fixação de faixas em locais de uso privado”.

Passa a vigorar para controlar a propaganda eleitoral o artigo 38, que teve sua redação alterada para: “Fica proibida, durante o período de propaganda acima indicado, sob pena de cassação da candidatura/mandato, a realização de showmicios, utilização de aparelhos de som em veículos (caminhões, caminhonetes, veículos de passeio, bicicletas, motos e etc.) e distribuição de camisas ou qualquer peça do vestuário, como também brindes em geral (broche, brinco etc.), bem como a fixação de faixas e assemelhados em locais ou bens públicos, devidamente compreendidos em legislação correlacionada”.

As alterações nos artigos 38 e 39 do Regimento Eleitoral deixam os candidatos mais livres para divulgar suas campanhas. Antes só era permitida a propaganda em panfletos, santinhos, adesivos e faixas, agora as possibilidades foram ampliadas e ficam proibidos apenas showmícios, veículos de som, brindes e faixas em prédios e terrenos públicos.

ATENCIOSAMENTE, MAGALI OLIVEIRA.

Rota do Mar, CDL, ASCAP e Moda Center na Rota da Solidariedade

A Rota da Solidariedade é um evento que visa arrecadar alimentos não perecíveis para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. O evento começou dia 27 de janeiro, a partir das 14 horas na Praça do Estudante. A campanha de arrecadação de alimentos irá acontecer até o dia 10 de fevereiro. Na abertura da campanha, o Ator Global, Bruno Gagliasso, estará presente. O Objetivo arrecadar 30 toneladas de Alimentos não perecíveis, água mineral, material de Limpeza e Higiene pessoal para serem enviados aos estados Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.
 
Confira os pontos de arrecadação:
ASCAP, CDL, MODA CENTER e todas as lojas da ROTA DO MAR.

Fonte: www.cdlscc.com.br

Equipe de saúde da Dália da Serra recebe capacitação


Aconteceu no Auditório Edivaldo Felix nas dependências da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, uma capacitação para toda equipe de saúde da família do município.
A mesma foi ministrada pela coordenadora de atenção básica, Kamila Machado com a participação da fisioterapeuta Michele. Na ocasião, foi debatido o planejamento anual para 2011 e os participantes receberam uma palestra sobre estresse no trabalho.
O conteúdo da palestra compreendeu em conceituar o estresse positivo e negativo, a capacidade de identificação das características pessoais e profissionais, a convivência e como prevenir doenças relacionadas ao estresse.
“Esses encontros são excelentes, pois interagimos mais com os companheiros de trabalho, melhorando a relação no dia a dia e ainda nos descontraímos”, frisou Everton Castro participante.


Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Reunião de integração pública na Câmara de Vereadores Santacruzense


Aconteceu na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (PE), uma Reunião de Integração de Segurança Pública do Estado de Pernambuco.
A Reunião de Integração ocorre todas as quartas-feiras na cidade do Recife, na Secretaria de Defesa Social do Estado ou nas Cias. de polícias civil e militar do Pernambuco.
Esta semana a reunião foi realizada em Santa Cruz do Capibaribe, para que pudessem conhecer em loco a realidade do município, bem como ouvir as necessidades de melhoria na segurança da cidade.
Estiveram presentes, o Prefeito do Município, Antônio Figueiroa; o Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Aragão; o Secretário Executivo de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro de Carvalho; o Com. Geral da PMPE, José Lopes de Souza; o Com. Geral do CBPE, Cel. Carlos Casa Nova; Diretor geral da PCPE, Osvaldo Morais; Juiz da 3ª vara cível de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Tito Livio, promotor Iron Medeiros, Com. 3ª CIPM. Maj. João Bosco; representantes do ministério público, entidades civis, delegados e vereadores de toda a região.
Na ocasião, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Aragão, cobrou do governo do Estado de Pernambuco “melhorias na segurança pública de Santa Cruz e região, e a modificação, urgente, da 3ª CIPM em Batalhão da Polícia Militar, para maior segurança dos cidadãos, além de cobertura eficaz”, ressaltou Aragão.
--
Monicky Araújo