sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Desafios do novo presidente


Com o aumento de 10 para 17 vereadores, a Câmara Municipal passa a viver uma nova historia e com isto o novo presidente terá o grande desafio de assumir uma casa com 70% a mais nos gastos com salário dos parlamentares, corte de pessoal e possivelmente por um fim nas parcerias Câmara/Prefeitura.

Atualmente cada vereador conta com dois assessores parlamentar, em 2013 esse número será reduzido para um, assim como em muitos outros setores o novo presidente terá que ter jogo de cintura e manter o bom funcionamento da casa se utilizando de menos recursos do que as gestões anteriores.

Todo este quebra cabeça se deu por conta do excessivo aumento no número de vereadores, naquele momento pensaram nas eleições pois aumentando o número de cadeiras consequentemente aumenta as chances de chegar. No entanto comprometeram e muito o bom andamento da Câmara Municipal.

Vejamos uma analise em número;

Se antes a Câmara Municipal trabalhava na margem dos 40% com salários entre vereadores e servidores, com este aumento excessivo dos vereadores ela passa a trabalhar em torno de 60 a 65%, lembrando que 70% é o topo a ser atingido ou seja restaria apenas 30% para custear todas as demais despesas da Casa.

Confronto direto


O vereador Dimas Dantas desafiou o vereador Ernesto Maia para que ele e sua família quebrem o sigilo bancário.

Ernesto aceitou o desafio e ficou marcado para terça feira (16) pela manhã, família Dantas e família Maia se encontrarem.

Após o convite em forma de desafio, Dimas Dantas disse que estaria de posse de uma gravação onde Jadeilson afirmar ter recebido a proposta de 20 mil reais para participar daquela denúncia encabeçada por Ernesto Maia contra Dimas e seu irmão Klinger Dantas.

Com mais esta denúncia envolvendo o nome do vereador Ernesto Maia, que também teve seu nome citado no caso da armação contra o popular Zovinho, o clima na Câmara de Vereadores esquenta e muito.

O detalhe nas denuncias contra o vereador Ernesto Maia é a familiaridade nos dois acontecimentos, vejamos no caso Zovinho, a denunciante volta a delegacia e diz ter recebido cinco mil reais para participar da armação, e no caso Dimas, o próprio Dimas diz ter uma gravação onde Jadeilson declara ter recebido 20 mil para participar da armação.

Deixamos claro que o Blog Opinião não está julgando ou inocentando nenhum nome citado acima, estamos apenas mostramos a grande familiaridade em ambos os casos.

Um ex-gari é campeão de votos em Belo Jardim



O ex-gari Josenildo Oliveira da Silva (PSD), 36, conhecido como Tio do Pastel, foi o vereador mais votado de Belo Jardim, no Agreste do Estado, com 2.490 votos. Ele começou a ganhar a vida vendendo lanches nas ruas da cidade, trabalhou como gari e, no ano passado, foi eleito para o Conselho Tutelar. Tio do pastel diz que só gastou cerca de R$ 5 mil na campanha.
“Estou feliz e agradecido a Deus, foi uma vitória difícil. Os humilhados serão exaltados”, disse o novo vereador, que fará parte da bancada de apoio ao prefeito eleito, João Mendonça (PSD).
Ele conta que o apelido vem dos tempos de menino, quando vendia lanches nas ruas e em lojas da cidade. “Eu perguntava: ‘tio, vai querer pastel’. E as pessoas acabaram me chamando de Tio do Pastel”.
Em 2010, Josenildo começou a trabalhar de gari para a empresa que faz o serviço de limpeza urbana de Belo Jardim. Como sempre realizou trabalhos sociais, principalmente voltados para a prática esportiva, um ano depois foi eleito para o Conselho Tutelar, com 647 votos.
Entre as ações que ele realiza está a campanha do agasalho, desenvolvida há dez anos e que recolhe roupas e alimentos para serem distribuídos em comunidades carentes. Também promove várias corridas e incentiva a prática esportiva para pessoas de todas as idades. “Gosto de correr, todos os anos participo da Corrida de São Silvestre, em São Paulo”, destacou.
Na segunda-feira (8), Tio do Pastel estava pelas ruas de Belo Jardim agradecendo os votos que recebeu e disse que pretende honrar o mandato. “Teve gente que gastou mais de R$ 330 mil e não se elegeu. Muita gente disse: ‘vou pegar o dinheiro deles (outros candidatos), mas vou votar em você’. Mas eu jamais comprei um voto, eu conquisto”, pontuou. Natural de Pesqueira, na mesma região, Tio do Pastel diz que já se sente um belojardinense.
Fonte: Jornal do Comercio