segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Quando uma Mulher entra na Política muda a Mulher, mas quando muitas Mulheres entram na Política muda a Política!


“Sou mulher, sou brasileira, sou pernambucana e quero participar da política”. Este foi o tema do evento “Mulher, Tome Partido – Filie-se”, promovido hoje, no Centro de Convenções do Recife.

O evento é uma iniciativa da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, em parceria com as procuradorias da Câmara e do Senado Federal, o Fórum Nacional de Instância de Mulheres de Partidos, a Secretaria Nacional de Políticas Para as Mulheres e Entidades Organizadas de Mulheres. A deputada federal Luciana Santos (PCdoB) foi a responsável por trazer o encontro para o Recife. Participaram também a deputada estadual Raquel Lyra, a secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, entre outras representantes.
Participação
Atualmente, as mulheres representam 51,5% da população. Porém, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras na Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas naquele ano, o que representou apenas 12,99% do total. A campanha tem o objetivo de aumentar em 20% o número de mulheres filiadas e em 30% a representação feminina na Câmara e no Senado para as próximas eleições.
Com informações do Jornal de Caruaru

Lançamento da Campanha "Mais que um direito, seu anonimato é uma questão de respeito"


Projeto Cidatec forma sua segunda turma de alunos em Informática‏


Na noite desta quarta-feira (02), na Câmara de Vereadores, acontecerá a entrega dos certificados de conclusão da segunda turma dos alunos formados pelo Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania (Cidatec).
 
Realizado pela Câmara, o projeto tem como objetivo promover a capacitação de crianças, jovens e adultos nos cursos de informática básica e avançada e prepará-los para o mercado de trabalho. Serão entregues certificados para 100 alunos que concluíram os módulos.
 
Novas turmas
  
As novas inscrições podem ser realizadas na Câmara, das 8h às 12h. Os alunos devem ter no mínimo nove anos de idade e residentes em Santa Cruz do Capibaribe.
 
No ato da inscrição, os interessados devem levar o registro de nascimento ou documento de identificação com foto, além de um comprovante de residência atualizado (todos originais).
 
As matrículas terão início no dia 04 de outubro até o dia 18, as aulas serão ministradas de segunda a sexta, pela manhã e tarde.
 
Para mais informações, ligue para o número 81 3731 – 1397 (falar com o professor Joseilton Macêdo).

“O pernambucano passou a ter mais ambição e quer mais”


Senador Armando Monteiro diz que o Estado avançou muito nos últimos anos e por isso aumentou suas expectativas em relação ao futuro
No dia em que filiou seis novas lideranças ao PTB – dentre elas o deputado estadual Adalberto Cavalcanti - fortalecendo a legenda para as eleições 2014, o senador Armando Monteiro voltou a defender o livre debate dos projetos necessários para que Pernambuco continue a crescer nos próximos anos.
Ao participar de entrevista ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, no Recife, Armando falou sobre os grandes desafios do Estado em áreas como educação e infraestrutura.
Para o senador, com as conquistas dos últimos anos, o pernambucano passou a ter mais ambição em relação ao seu futuro. “Porque, ao mesmo tempo em que ele percebe que Pernambuco evoluiu muito na última década, é justo que ele tenha mais ambição e que ele queira fazer com que Pernambuco realize muito mais nos próximos anos. É este o debate que nós temos feito”, diz.
Além de Adalberto Cavalcanti, o PTB filiou nesta segunda-feira (30) aos seus quadros lideranças como Rodrigo Dias (filho do ex-deputado Romário Dias); o empresário Giney Francisco, de Carpina; o médico e ex-vereador de Jaboatão Ricardo Moraes; o comunicador Edeilson Lins; e o empresário da área de publicidade Aguinaldo Viriato de Medeiros.
Veja abaixo os principais trechos da entrevista a Geraldo Freire:
Experiência executiva de Armando
Armando Monteiro – “Este debate sobre gestão é um bom debate e nos remete a considerações interessantes. Por exemplo, do ponto de vista privado, eu tive 35 anos atuando em Pernambuco em áreas muito difíceis, como por exemplo a da indústria de bens de capital na região. E tenho uma longa vivência na área de gestão. Tenho colaborado inclusive com Pernambuco, e isto é público. O vice-governador João Lyra, o governador Eduardo Campos, já disseram publicamente, há registros, de que quem fez a aproximação do governo do Estado de Pernambuco com o INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial) e com o Movimento Brasil Competitivo, fomos nós. Ou seja, este modelo que está em curso em Pernambuco nós demos uma contribuição decisiva para que pudesse ser implantado. É um modelo que tem o Dr. Vicente Falconi como consultor e grande expert, hoje reconhecido internacionalmente, e Dr. Jorge Gerdau como grande animador deste Movimento Brasil Competitivo”
Modelo de gestão de Pernambuco
Armando Monteiro – “O que é que se traduz neste modelo que Pernambuco adotou? Conceitos elementares de gestão. Por exemplo, quem não mede não gerencia. Eu só posso saber se tenho resultados se tiver uma métrica para medir estes resultados. Como é que se dá o processo de monitoramento dos programas, em todas as áreas? Que indicadores nós devemos construir? Por exemplo, quando fui presidente da Confederação Nacional da Indústria (        CNI), há uma figura decorrente deste modelo em Pernambuco que se chama Mapa da Estratégia. Em 2005, nós introduzimos na CNI o chamado Mapa Estratégico da Indústria, que tem como base uma metodologia que é o BSC, o Balance Score Card, que nada mais é do que uma forma de construir indicadores para medir os resultados da gestão”.
A situação das estradas
Armando Monteiro – “Há um quadro realmente que coloca Pernambuco em uma posição de desvantagem. Há um estudo recente de competitividade da unidade de inteligência da revistaThe Economist, que faz uma avaliação da competitividade de todos os estados brasileiros, e coloca Pernambuco no grupo mais baixo do estudo em relação à situação especificamente das estradas. E eu lembro também que o Banco do Nordeste, em 2010, publicou um estudo sobre a malha viária de Pernambuco, e coloca o Estado também na penúltima posição. A última é Sergipe, a penúltima é Pernambuco. Então é um dado de realidade, nós não estamos fazendo aqui um juízo de valor. É um juízo de realidade. É claro que não se pode endereçar ao governo, ao último governo... Há um passivo que também se acumulou nesta área e evidentemente não se pôde resolver, não se pôde equacionar. Então há sim hoje uma visão de que Pernambuco tem nesta área uma deficiência grave, do ponto de vista de custos sistêmicos. A infraestrutura e o setor viário de Pernambuco precisam avançar, precisa ser requalificado de forma ampla, e isto exige um esforço grande de investimentos. Por exemplo, quando a gente fala da reta de Ibimirim, isto é uma pendência que se arrasta em Pernambuco há décadas, e o Estado atuou diante de certas prioridades que se colocaram. Agora, eu não estou dizendo que não há responsabilidades, eu estou dizendo que o quadro que se acumulou, a situação decorre de uma ação mais efetiva ao longo de décadas. A BR-232, primeiro, não foi entregue, não foi aceita pelo contratante, que foi o Governo de Pernambuco, porque há uma discussão, há um contencioso, entre a empresa que executou e o Governo do Estado. Portanto, ela não foi entregue e precisa de um plano de manutenção. E este plano de manutenção envolve recursos expressivos por ano. Então, é uma situação que nós temos de equacionar”.
A agenda do Brasil e de Pernambuco
Armando Monteiro – “É justo que se discuta permanentemente uma agenda para o Brasil. Todo mundo pode discutir o problema da educação no Brasil. Quem é que pode desconhecer que um dos maiores desafios do Brasil é o nosso sistema educacional? E aí tem que se discutir isto. O que fazer para melhorar? Como avançar nesta área? Em Pernambuco, por exemplo, nós temos o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Quando a gente avalia o quadro da educação em Pernambuco nós temos uma posição relativa que ainda é ruim, em que pese os grandes avanços que ocorreram. Mas, no último IDEB, quando você pega ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, e ensino médio, Pernambuco tem a 18ª posição, a 22ª e a 16ª, em cada uma destas áreas. Ainda é uma posição ruim. Enquanto isto o Ceará tem, nestas mesmas áreas, a 12ª posição nos anos iniciais do ensino fundamental, a 7ª nos anos finais e a 8ª no ensino médio. É um dado de realidade. Nós melhoramos? Melhoramos ao longo dos últimos anos, mas precisamos avançar mais. Isto é uma posição relativa. Você pode andar depressa, mas se alguém andar mais depressa que você a sua posição relativa piora. Este tema (a educação) no Brasil e em Pernambuco não há como deixar de se discutir”.
O crescimento do Brasil e de Pernambuco
Armando Monteiro – “Em relação ao Brasil, Pernambuco cresceu mais, mas cresceu mais ou menos em linha com o Nordeste. Não cresceu mais do que o Nordeste. Cresceu em linha. No último ano crescemos menos do que o Ceará e do que a Bahia. E este ano o estudo que foi divulgado do índice de atividade econômica do Banco Central, relativo ao primeiro semestre, coloca Pernambuco novamente na terceira posição. A Bahia cresce 6.1%, o Ceará cresce 3.4% e Pernambuco 1.8% neste índice correspondente ao primeiro semestre, divulgado pelo Banco Central do Brasil. E no ano passado nós crescemos menos do que a Bahia e o Ceará. É evidente que se poderá dizer, isto é um ano, um ano e meio. Mas o fato é o seguinte: Pernambuco cresceu mais do que o Brasil, cresceu mais ou menos em linha com o Nordeste, e no último ano e neste semestre tem crescido menos do que a Bahia e o Ceará. Eu estou me baseando, por exemplo, em estudos como o da Ceplan (Consultoria Econômica e Planejamento), que tem gente muito qualificada nesta análise. Eu acho que tem uma explicação técnica, que é uma espécie de hiato de produto. O que é que significa isto? As grandes obras que afetam o PIB, mesmo quando estão em implantação. Você está construindo uma fábrica, tem muita gente, aquilo entra no cálculo porque entra no nível da atividade da construção civil. Mas as obras vão terminando e aquela unidade ainda não produz. Então você tem uma desaceleração, porque o ritmo da obra já diminuiu, e você não tem ainda o produto. Um exemplo é a refinaria. Você já está em um estágio a esta altura de quase 80% de índice de implantação e ainda não produziu nada. Portanto, há um momento em que há este hiato. Você não terminou ainda a obra, mas já está empregando menos na obra e ao mesmo tempo não tem o produto ainda. Então eu acho que este é um momento em que isto afeta negativamente. Eu acho que para este desempenho de 2013 contaram negativamente a construção civil e um pouco também a indústria de transformação”.
O PTB se afastará da gestão Eduardo?
Armando Monteiro – “Me deixe contextualizar. Primeiro eu não fiz críticas à gestão, eu não enderecei todo este passivo que nós temos a uma gestão. Eu destaquei inclusive os avanços que foram obtidos, por exemplo, no plano da própria educação. Mas acho que todo mundo tem de debater Pernambuco. Por que não? Pernambuco tem que olhar para frente. Pernambuco, ao mesmo tempo em que reconhece o que possa ter havido de positivo nesta gestão, e tem muitas coisas, tem que pensar nos desafios que se colocam para o futuro. Porque, veja, este impulso que nós tivemos sobre a economia, se nós não continuarmos a promover ações estruturantes e ações bem planejadas, Pernambuco vai perder este impulso.
Os grandes projetos estruturadores, refinaria, FIAT, as plantas petroquímicas e a indústria naval, se você não fizer uma melhor articulação disto com a base industrial existente no Estado, para aproveitar, para internalizar, multiplicar os efeitos disto na economia de Pernambuco, o que pode acontecer é este processo vazar para outros estados. Por exemplo, no caso da FIAT, se nós não cuidarmos da infraestrutura e de algumas questões urgentes, vai haver um vazamento deste efeito para a Paraíba, o que já está tendo”.
Os desafios de Pernambuco
Armando Monteiro – “Há um longo desafio pela frente ainda, da infraestrutura, da capacitação e qualificação de recursos humanos, na questão das ações para interiorizar, para distribuir melhor o desenvolvimento espacialmente. Por exemplo, o pernambucano do Sertão tem um terço da renda do pernambucano da área metropolitana. Então, há grande concentração da atividade econômica na área metropolitana. Agora, vamos reconhecer o seguinte: quando o governador induziu a localização da FIAT em Goiana foi uma ação inteligente para promover uma desconcentração do desenvolvimento. Porque antes a FIAT ia lá também para Suape, para áreas próximas de Suape. Agora, quando eu faço estes registros, das insuficiências, do longo caminho que temos a percorrer, é um debate que Pernambuco tem que ter em conta. E eu digo que tem sempre duas posições perigosas, uma é a dos pessimistas, dos céticos, dos que negam tudo, dos que ficam só criticando. E a outra é dos que acham que Pernambuco já ingressou no “clube dos ricos”. Não. Nós temos um longo caminho a percorrer. Sabe qual é a renda do pernambucano em relação à renda do brasileiro? É metade. Em relação à renda do brasileiro do Sudeste é um terço. Então nós temos um longo caminho ainda a percorrer. Isto é o que eu tenho dito. Não é mais a questão de discutir qual é a parte que cabe a cada governo, mas discutir os desafios que Pernambuco tem pela frente. O pernambucano passou a ter mais ambição ainda, legítima ambição, em relação ao seu futuro. Porque ao mesmo tempo em que ele percebe que Pernambuco evoluiu muito na última década, é justo que ele tenha mais ambição e que ele queira fazer que Pernambuco realize muito mais nos próximos anos. É este o debate que nós temos feito”.
É justo ter projetos próprios
Armando Monteiro – “Com a reeleição do governador abre-se um novo ciclo na política pernambucana. Porque o que nós pactuamos nesta frente é estarmos juntos na medida do possível. Mas na medida em que o governador se reelege, e agora ele não pode mais disputar reeleição, então é justo que os partidos que integram esta frente discutam este processo e também aspirem ter projetos próprios. Por que teria que ser necessariamente do PSB o candidato à sucessão? Isto é um direito natural? É um direito divino? É mais uma imposição do que circunstância? Não. Eu acho que é justo que se discuta isto, como entendo que o PSB pode ter um candidato, o PT pode ter um candidato, o PTB pode ter um candidato. Por que não? Ora, se no plano nacional nós estamos na base de Dilma, inclusive o PSB, Dilma é candidata à reeleição e o PSB se permite, no que é legítimo, discutir uma candidatura própria, mesmo sendo Dilma candidata à reeleição, por que é que em Pernambuco, já tendo sido reeleito o governador, não seja razoável que um outro partido da Frente não possa discutir isso?”
Assédio às bases do PTB
Armando Monteiro – “Eu tenho dito o seguinte, quando me perguntam sobre este assédio às bases, que é um cerco de carinho. Veja, eu não quero chegar a este ponto, agora sei que os jornais anunciam que tem deputados que estão saindo do partido e indo direto para o PSB. É algo que você deve imaginar estranho. Quer dizer, você tirar um deputado que já é da base aliada para levar para o PSB, é um movimento que fica parecendo a todos um movimento hostil. Não é um movimento que seja caracterizadamente de aliado. Portanto, estamos analisando estes dados, processando e, no momento próprio, vamos dizer, tomar o nosso caminho”.
Posicionamentos do PTB
Armando Monteiro – “Eu sempre sublinhei uma posição nossa, que é de independência. Lembrem-se que, quando houve aquele episódio da PEC da Assembleia... Geraldo às vezes me fez, no rádio, uma indagação: ‘Olha, estão dizendo aí que vocês (do PTB) vão romper com o governo’. Eu disse a Geraldo: ‘Eu sou um aliado, não sou subordinado’. O aliado é aquele que tem que ser leal, mas tem a sua independência, pode discordar em determinadas circunstâncias, como discordei naquele episódio da PEC”.
Parcerias bem sucedidas com o governo federal
Armando Monteiro – “Eu sempre fiz em toda a minha caminhada em Pernambuco, e há registros de todas as rádios do Estado, reconhecimento ao governo. Agora, eu sempre digo o seguinte: Pernambuco teve a felicidade de fazer uma parceria com o governo federal muito bem sucedida, que foi valorizada pela competência e pela capacidade de articulação do governador Eduardo Campos. Mas foi essa feliz circunstância, de ter um governo federal sempre disposto a apoiar Pernambuco. Não há um único desses grandes projetos que não tenham na origem uma decisão do governo federal. Agora, a capacidade de Pernambuco de poder reagir rapidamente, de apresentar os projetos, de poder se articular com competência que ocorreu no governo Eduardo Campos, isso valorizou essa parceria e nos permitiu colher esses resultados. Mas, veja, na Refinaria Abreu e Lima, ainda no governo Jarbas, houve a decisão, contrariando interesses de estados aqui do Nordeste, e o presidente Lula bancou (a escolha de Pernambuco). As plantas petroquímicas foi uma decisão no âmbito da Petrobras, especificamente dentro da Petroquisa. A ideia de desconcentrar a indústria naval foi uma decisão do presidente Lula, uma decisão típica de política industrial. Qual é o cliente desses estaleiros, o único cliente deles? A Petrobras. E foi a Petrobras que induziu esse movimento, de dizer: ‘Vamos inaugurar estaleiros novos no Rio Grande do Sul, em Pernambuco etc.’ Quando se define a localização da Hemobrás, é uma decisão política. Quando a Fiat vem para o Nordeste, tem o regime automotivo do Nordeste, que confere incentivos fiscais para que essas unidades pudessem ir da Ford na Bahia à Fiat Pernambuco. Não pode-se deixar de reconhecer isso. Você falou de parceria com o Governo Federal. É muito importante”.

(Crédito da foto: José Alves/Divulgação).

UM POVO EM BUSCA DE LIBERDADE


A comissão composta por líderes comunitários de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, que lutam pela aprovação do PLP-416 (Projeto de Lei que devolve aos estados a autonomia para a criação de novos municípios) viajarão a Recife nesta terça-feira (01º). Os representantes do movimento entregarão um manifesto, pedindo apoio ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) para que o mesmo vote favorável a aprovação do Projeto no Senado federal.

Segundo o comunicador Alberes Xavier, Jarbas tem demonstrado resistência em votar favorável ao PLP-416. Ainda segundo Alberes, em seguida a comitiva irá à Assembleia Legislativa, onde entregará um ofício na Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa. “Queremos que a CCJ já comece a analisar o assunto, para que haja agilidade nas discursões em torno do tema. Esperamos que 2014 já possam ser feitos os plebiscitos que garantirão as emancipações”, disse ele.

Alberes falou também de uma campanha que está sendo feito na programação da Rádio Filadelfia FM, de Pão de Açúcar. “A campanha para a arrecadação, que visa chegar a 15 mil reais está a todo vapor. Esperamos  garantir a locação do ônibus que voltará a Brasília nos próximos dias para acompanhar a votação agora no senado”, finalizou.  

César Mello

Domingo de homenagens no Legislativo


A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe promoveu neste domingo (29) a cerimônia de entrega da Medalha Padre Zuzinha. Na solenidade, que começou às oito e quinze da manhã, 44 pessoas foram agraciadas com a honraria, considerada a mais importante do município.
Segundo o presidente da Câmara, Junior Gomes (PSB) tudo ocorreu dentro do que foi programado pela direção da Casa de Leis. Ele ressaltou a importância da medalha. “A entrega dessa honraria é uma forma da Câmara prestigiar o trabalho de pessoas que colaboraram com Santa Cruz do Capibaribe através dos mais variados setores da sociedade. São pessoas de reconhecida capacidade e que são homenageadas pelos vereadores”, falou ele.
O presidente comentou a complexidade em torno da cerimônia que durou cerca de cinco horas. “É necessário que haja muita dedicação e principalmente trabalho em equipe, para que tudo transcorra bem. A solenidade deste ano foi planejada de forma que pudéssemos oferecer a todos um dia especial e inesquecível”.  Uma novidade na edição deste ano foi a produção de um certificado, que foi entregue, junto com a medalha à todos os homenageados. “Além da medalha também entregamos o certificado, que foi um diferencial em 2013. Queremos que as pessoas guardem este momento, mas que elas também possam expor esse certificado em um lugar especial, em suas casas, em seus ambientes profissionais, afinal de contas, é um momento único”. Finalizou.
De forma especial, uma gravação feita pelo vereador Ronaldo Pacas (PSDC) foi veiculada, onde o mesmo relatou a história do Padre Zuzinha, outro ponto destaque foi o momento em que o ex-vereador Rui Medeiros discursou em nome de todos os homenageados, ele que é o autor do projeto 1529/2005 que institui a honraria. Na manhã do domingo (29) recebeu das mãos do vereador Ernesto Maia (PSL) a Medalha e o Certificado.
G2 Comunicação Integrada

Secretário de Agricultura Aldo Santos participa de encontro com blogueiros e inaugura 5 poços na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe



Aldo Santos, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco esteve neste sábado (28), em Santa Cruz do Capibaribe. Ele participou do Sulanca Blogger, evento que reuniu mais de 50 blogueiros de todas as regiões do estado. Ele apresentou na ocasião ações de sua pasta com relação a convivência com o semiárido.

Logo após, Aldo Santos, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), foram até o distrito do Pará, onde inauguraram 5 poços artesianos, um deles, no sítio Areial, foi contemplado com Dessalinizador.
“Sempre procuramos acompanhar as ações da Operação Seca em todas as regiões do estado, e aqui na localidade do Pará não foi diferente, esta ação vai beneficiar dezenas de famílias que precisavam se deslocar do Areial para conseguir uma lata de água no distrito”, pontuou Aldo Santos.
O deputado Diogo Moraes, que é presidente na Alepe da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, falou sobre os benefícios que os poços vão levar à comunidade. “Sabemos que a seca mais cedo ou mais tarde aparece, temos que promover ações de enfrentamento para melhorar a questão da convivência com o semiárido, e o que importa, é, sem sombra de dúvidas, a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais”, disse.
Já o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, relatou que a visita do secretário vai render mais frutos para o município. “Conversamos com o secretário, e ele constatou que o local pode receber mais investimentos do Governo do Estado. O sítio Areial, onde está o dessalinizador, vai receber mais tanques para criação de alevinos de tilápia, além do cultivo de plantas que retiram o sal da água e que servem para ração animal”, explicou Vieira.
G2 Comunicação Integrada

Cadê o compromisso com o meio ambiente?‏


Até quando isto vai acontecer!

Até quando teremos que conviver com essa triste realidade. Ateiam fogo no lixo acumulado as margens da BR 104 na chegada de Toritama, além de agredir drasticamente o meio ambiente e a natureza ainda a fumaça leva o perigo á rodovia pois tira a visibilidade dos motoristas que por ali trafegam, como também tira o ar puro para os que residem ao seu redor.

Cadê o compromisso dos nossos governantes com a nossa saúde, o meio - ambiente e com o nosso povo?!
Estas fotos foram tiradas na tarde deste sábado, 28/09, é muito descaso e parece que nada está acontecendo. Depois reclamam das estiagens, a falta de chuva, de pasto para os animais.


Se perguntam, o porque estamos adoecendo constantemente? Os nossos idosos sofrendo com problemas de pulmões e o porque temos um índice tão grande de pessoas com diversos tipos de câncer? Porque tantos acidentes neste trecho da rodovia BR 104?

Será que a imagem acima responde parte destas perguntas?

Por Wendell Galdino via Sulanca News