quinta-feira, 18 de abril de 2013

Combate à seca em pauta na reunião da diretoria da UVP



Os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Junior Gomes (PSB) e Narah Leandro (PSB) participaram na manha desta quinta (18) da reunião da diretoria da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) que aconteceu na Câmara da cidade de Surubim, agreste do estado.

Na pauta, a definição do calendário de encontros regionais, que acontecerão com mais frequência visando a maior interação dos vereadores do estado, bem como a questão da seca que aflige todo o nordeste.


No uso da palavra Junior Gomes, que é o articulador da UVP na região agreste, falou dos resultados positivos que a Comissão de Combate à Seca criada na cidade vem obtendo "Temos que incluir de forma permanente essa questão da seca na pauta. Em nossa cidade criamos uma comissão que convoca reuniões, participa de audiências, realiza visitas e já está colhendo frutos. Nós estamos iniciando uma campanha de conscientização para o uso correto da água e essa campanha deve servir de exemplo para as demais Câmaras do Estado" pontuou.

O presidente da UVP Biu Farias (PSB) parabenizou a idéia do legislativo de Santa Cruz do Capibaribe e disse que a entidade está a disposição. "Essa iniciativa da comissão de combate à seca deve ser ampliada para outras Câmaras, a UVP está à disposição para auxiliar no que for preciso". Falou.

A vereadora Narah, que é presidente da UVP mulher ressaltou a importância da união entre os vereadores para que os pleitos possam ter mais força. "Pedimos através da UVP que as obras da BR 104 sejam retomadas. Essa é uma demanda de toda uma região. Economicamente o Polo precisa que essa obra seja retomada o mais rápido possível e a UVP vai mostrar força e cobrar que esse pedido seja atendido". Finalizou.

Assessoria

Força extra para a Máquina


O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Junior Gomes confirmou que o Legislativo local destinará 20 mil reais para o Ypiranga, que disputa a fase final do Campeonato Pernambucano 2013. “Ajudaremos o Ypiranga, pois ele representa a nossa cidade e é um dos orgulhos de nossa terra”.

RONALDO PACAS ENVIA NOTA E DESMENTE BOATOS SOBRE SUA IDA PARA O PSD


Fui pego de surpresa com a notícia veiculada no conceituado BLOG SULANCA NEWS ontem (17 de abril) pela manhã, onde o editor dava como certa minha saída do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e meu ingresso no Partido Social Democrático (PSD).
Em nenhum momento conversei com quem quer que seja a respeito de deixar meu partido. Tenho respeito pelos meus eleitores-amigos e pelos votos recebidos. Conheço e reconheço a grandeza que o é PSD, presidido em nosso estado pelo meu amigo André de Paula. Porém, seria inviável a minha filiação a citada legenda. Até mesmo em razão da fidelidade partidária.
Deverei sim ingressar em outro partido, pois no PSDC nada foi favorável a minha candidatura. Inclusive, todos os membros da executiva em Santa Cruz do Capibaribe apoiaram outro candidato, que inclusive não conseguiu obter êxito em sua trajetória eleitoral em 2012. Essa diretoria pediu votos para o mesmo, diga-se de passagem, um bom político.
A nível estadual depois de eleito recebi os PARABÉNS via e-mail, só e apenas isso. O PSDC sequer enviou uma praguinha ou santinho para minha campanha. Aporte financeiro nunca foi visto. 
Estou descontente com o partido e em breve irei para outra legenda. Desconheço a razão da matéria e não sei quem mandou postar. Bem como asseguro que não partiu de mim nem do meu assessor político.
Em relação ao trecho ´´Outra importante aquisição do PSD é o vereador Ronaldo Pacas que ganhará mais força política, além de um rumo político definido, indo de vez para o grupo de Diogo Moraes``, quero deixar bem claro que tenho sim um rumo político e sempre tive: o de lutar pelo bem estar da população santacruzense, bem como fiscalizar a aplicação dos recursos públicos de forma correta.
Meu apoio ao deputado estadual Diogo Moraes não é segredo e já o foi revelado há vários dias, logo isso não existe essa questão de ´´ir de vez para o grupo de Diogo Moraes``. Permaneço no mesmo grupo que pertenço há 27 anos e apoio o deputado Diogo Moraes.

Agradeço desde já o espaço concedido em seu respeitável veículo de comunicação.

Ronaldo Pacas 
Vereador do PSDC

Já nas bancas...

Diogo Moraes fala sobre cassação de Dr. Edson de Souza


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) comentou na manhã desta quarta-feira (17) a cassação, no Tribunal Regional Eleitoral, do prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson de Souza (PTB).
Diogo disse ter recebido a notícia da confirmação da cassação do prefeito Edson com tranquilidade. “Diante os fatos ocorridos eu já esperava que o TRE tomasse a decisão que tomou no dia de ontem. Abuso de poder econômico é algo inadmissível e aqueles que têm agido de tal forma, tem sofrido com o rigor da Lei”, disse o socialista.
Em relação ao futuro de Brejo, Diogo disse que crê na reconstrução da cidade. “O município está em situação caótica, caindo o reboco. Esperamos que o novo governante possa reconstruir a cidade. Vamos aguardar a decisão final por parte da Justiça Eleitoral, se a missão couber a Roberto Asfora vamos unir forças e lutar por um Brejo melhor, com novos dias e novos tempos.

Momento crucial


Jairo Martins, o conhecido Jairo da Solar.

A polêmica envolvendo a operação da Receita Estadual, que foi iniciada na manhã do sábado (13), no Moda Center ainda repercute nos meios de comunicação. O empresário Jairo da Solar comentou a ação no programa “Falando de Política”, na Santa Cruz FM (www.santacruzfm.com.br).

Para Jairo, a cidade vive um momento crucial na história de sua economia, onde o processo de formalização, idealizado pelo Governo do Estado chegou a um ponto em que os setores da economia local terão que encontrar formas para se adequarem a nova realidade. “Todos nós sabíamos que isso aconteceria, mais cedo ou mais tarde. Cabe a todos nós encontrarmos a melhor forma de atravessar este momento”, disse Jairo.

O empresário frisou ainda que o Governo terá que entender e respeitar as características de nossa economia. “Nossa origem é a informalidade, o Governo sabe disso e terá que entender que  as mudanças que o polo necessita não acontecem de uma hora para outra”, afirmou.

Jairo falou também sobre o debate político travado em torno do tema. “Ponto positivo para a postura do prefeito Edson Vieira (PSDB) e o deputado Diogo Moraes (PSB) que mostraram força política e preocupação com o a nossa população, entretanto, lamento a forma vexatória como uns e outros tentaram tirar proveito da situação”, disse.

Entidades discutem estratégias para o incremento da formalização no setor de confecções



Aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), em Santa Cruz do Capibaribe, uma reunião para discutir o direcionamento das ações em busca de uma solução para a problemática dos confeccionistas informais que atuam na região agreste do estado.

Um dos principais objetivos do encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, foi fortalecer a integração entre os representantes do Polo de Confecções de Pernambuco em torno de temas de interesse comum.

Presidentes das associações comerciais e empresariais de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, além de secretários municipais e dirigentes do Moda Center Santa Cruz e Parque das Feiras de Toritama, debateram um pacote de sugestões que serão trabalhadas e propostas ao Governo do Estado a fim de incentivar à formalização no setor.

Bruno Bezerra, Secretário e Desenvolvimento
Econômico de Santa Cruz do Capibaribe
“É importante que os municípios que integram o Polo de Confecções estejam sempre unidos, discutindo, sobretudo, o crescimento da região. Não queremos ver o Governo do Estado como um entrave, mas como um parceiro no desenvolvimento”, disse Bruno Bezerra, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Capibaribe.


Na reunião também foi discutida a necessidade de uma melhor comunicação entre Governo do Estado, Ministério Público, entidades e confeccionistas, assim como a viabilidade de uma assessoria jurídica e tributária para trabalhar na elaboração de uma estrutura tributária que incentive a formalização e mantenha a competitividade.
Everaldo Gualberto, Coord. Câmara Setorial
de Componentes Têxteis da ACIC
“Nós vivemos uma cultura de mais de 30 anos de informalidade. Já faz muito tempo que o Estado busca essa formalização e nós não temos mais como fugir disso. Sabemos que é um caminho sem volta, mas precisamos encontrar soluções que sejam viáveis para a legalização. Essa união dos municípios envolvidos já é um bom sinal”, disse Everaldo Gualberto, coordenador da Câmara Setorial de Componentes Têxteis da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caruaru).

Carlos Veras, Secretário da Fazenda de Caruaru
“Esses municípios deixaram o conceito de cidadezinhas do interior e se tornaram grandes centros urbanos e de produção. E quando a gente cresce, a gente paga um preço. E o preço é essa necessidade de se buscar uma regularização, mas uma regularização reconhecendo a dificuldade de cada porte de contribuinte”, disse Carlos Veras, secretário da Fazenda de Caruaru.

Erich Veloso,
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru
De acordo com Erich Veloso, secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, a busca pela unidade na discussão do interesse comum foi o ponto principal da reunião. “Além de soluções para as questões fiscais, tributárias e de legalidade, nós vamos sugerir ao Governo do Estado a criação de uma política desenvolvimentista que venha assegurar ao Polo de Confecções competitividade e visibilidade no cenário nacional e até internacional”, destacou.

Para Bruno Bezerra, é preciso levar em consideração que a atividade confeccionista do agreste pernambucano ao longo de décadas se mostrou uma das mais exitosas experiências de convivência com a seca e de superação das adversidades de produção no semiárido, sendo provedora de desenvolvimento, geração de emprego e distribuição de renda.

Por Elinaldo Ventura

Santa Cruz do Capibaribe ganha projeto ambiental


Contrariando os algozes interesses comerciais e mesquinhos, que se dizem do desenvolvimento e o que o Clube de Engenharia de Pernambuco – CTGM/CEP; Associação dos Geólogos de Pernambuco - AGP; Associação Nordestino-Brasileira de Engenheiros de Minas – Anbem estavam querendo fazer, digo, forçar ser feito com os rios do agreste, tem agora outro lado da moeda: O Projeto Águas de Areias, anunciado nesta tarde pela Petrobras Ambiental
O projeto da Associação Águas do Nordeste, do Prof Ricardo Braga e sua equipe, foi criado para contribuir para a recuperação ambiental e gestão dos mananciais de águas de aluvião no Alto Rio Capibaribe, visando à sustentabilidade hídrica das populações rurais situadas nessa região do semiárido pernambucano.
É, na prática, a realização da lei estadual 14.922 assinada pelo Gov. Eduardo Campos em março deste ano e tão bem defendido, pelo Prof. Ricardo Braga no G.T. Consema.
Por PAULO ANDRÉ DIAS DA SILVA NETO
Rod. PE 160 Km 20 FAZENDA FIEZA

ANEXO DA CÂMARA MUNICIPAL SERÁ INAUGURADO NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA EM SÃO DOMINGOS


Obs: Fachada da Câmara precisa ser corrigida.

O Presidente da Câmara Municipal de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSDC), estará juntamente com os demais vereadores, inaugurando o anexo da Câmara de Vereadores no distrito de São Domingos.
A instalação está localizada na Avenida Luiz Cecílio de Santana (Avenida Principal) a conhecida Rua da Frente.
Com um espaço mais amplo que o anterior e maior comodidade, os trabalhos dos vereadores agora poderão ser acompanhado pela população de São Domingos com mais conforto.
A inauguração está programada para amanhã sexta feira (19 de abril), a partir das 19:00 horas e todos estão convidados.
Da: Assessoria de Imprensa
Observação;
Parabéns ao presidente da Câmara Municipal de Brejo da Madre de Deus pelas novas instalações do Anexo da Câmara em São Domingos, o único detalhe que precisa ser corrigido é a substituição da palavra Câmera por Câmara na fachada do prédio.