terça-feira, 27 de abril de 2010

Novo talento de velhas tradições

Uma figura que está se tornando conhecida na cidade por ser um defensor da cultura nordestina, este é Paulo Viana apresentador do programa Forrozão da Gameleiras e mantenedor do blog Budega Nordestina que aliás este será o nome de seu novo programa.

Em conversa com nossa equipe Paulo Viana declarou que está preparando uma nova etapa em seu trabalho e que pretende utilizar ainda mais apetrechos nordestinos no seu dia dia.

Carros lotam calçadas

Em horário de pique e para não perderem o mal costume, motoristas estacionam em cima das calçadas em plena avenida 29 de Dezembro.

Só lembando que há pouco tempo o Instrutor Major Moura esteve na cidade realizando uma Campanha de Educação no Trânsito.

Mais uma obra inacabada em Santa Cruz

Moradores da rua Luiza Mendes no bairro Nova Santa Cruz, procuraram este meio de comunicação no intuito de chamar atenção dos responsaveis pela obra que nunca acaba.

CAMPANHA DE COMBATE Á HIPERTENSÃO

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde do município, realiza nesta quarta-feira, 28, a Campanha Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. O evento acontece no Parque Florestal, localizado no Bairro Novo, das 7h00 às 9h00

Programação do evento:

07h00 - Abertura oficial com autoridades;

07h20 - Aferição de pressão arterial e glicemia capilar;

07h50 - Atividade física com Fernando Ângelo – Educador do NASF- Núcleo de Apoio ao Programa de Saúde da Família;

08h40 - Café da Manhã

INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA DESTACADAS NO JORNAL O GLOBO

Dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde revelam que a hipertensão tem avançado no Brasil - passou de 21,5% da população em 2006 para 24,4% no ano passado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no entanto, os números já chegam a 30% em todo o país.

A pesquisa divulgada pelo ministério foi feita com 54 mil adultos e mostra que a prevalência da doença, entre 2006 e 2009, aumentou em todas as faixas etárias - sobretudo entre os idosos. Atualmente, 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem do problema. O índice, em 2006, era de 57,8%.

Entre a população até 34 anos, os números não passam de 14%. Já dos 35 aos 44 anos, a taxa é de 20,9%. Dos 45 aos 54 anos, chega a 34,5% e dos 55 aos 64 anos, totaliza 50,4%.

O estudo mostra ainda que a proporção de hipertensos é maior entre as mulheres - 27,2% contra 21,2% entre os homens. Além disso, quanto menor a escolaridade, maiores são os casos diagnosticados. Entre os adultos com oito anos de escolaridade, por exemplo, o índice é de 31,5%, enquanto entre os com nove, dez ou 11 anos de estudo soma 16,8%.

Segundo o documento, a cidade do Rio de Janeiro foi a capital em que a pesquisa encontrou o maior percentual de pessoas que se declararam hipertensos (28%). Na sequência aparecem Recife (27,6%), São Paulo (26,5%) e Campo Grande (26,5%). O menor índice foi registrado na cidade de Palmas, com o registro de 14,9% de pessoas com a doença.

Dia Nacional de Combate à Hipertensão

O estudo lançado nesta segunda-feira, Dia Nacional de Combate à Hipertensão, tem como foco a prevenção da hipertensão por meio de escolhas individuais como hábitos alimentares saudáveis e o combate ao sedentarismo e à obesidade. A parceria inclui as sociedades brasileiras de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia.

De acordo com o ministério, a hipertensão é uma "inimiga silenciosa da saúde", já que não apresenta sintomas. A orientação é que as pessoas tenham como hábito aferir a pressão, que deve estar dentro da média de 12 por 8.

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. O movimento acaba sobrecarregando órgãos como o coração, os rins e o cérebro. Se não for tratada, a hipertensão pode provocar complicações como o entupimento de artérias, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos.

Contatos:

_____________________________________________________

Renato Bôtto Filho – Secretário Adjunto de Saúde – 9133.3356

Risoní Santos Freitas – Ascom da PMSCC – 9439.2006

Agência do Trabalho oferece cursos profissionalizantes

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que estão abertas as inscrições para os Cursos de Qualificação Profissional em Gestão em Qualidade de Serviços e Vitrinismo e Vendas. As matrículas estão sendo feitas na Agência do Trabalho e poderão se inscrever pessoas a partir de 18 anos levando seus documentos de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. As aulas terão início no dia 26 de abril (próxima segunda-feira) e funcionarão na Agência do Trabalho. Os Cursos Profissionalizantes são uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Prefeitura Municipal, Agência do Trabalho, Comissão Municipal de Emprego e Comissão Estadual de Emprego.


Mais informações na Agência do Trabalho na Rua Capitão Pedrosa nº 306, bairro São Cristóvão, telefone (81) 3759-8235.


Atenciosamente,
Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Social (SEDEPS)
Contato: Magali Oliveira
Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Social
Rua Cabo Otávio Aragão, 412 - Centro - Santa Cruz do Capibaribe
(81) 3731-2982

sessoriasedep@bol.com.b

Distrito de Pão de Açúcar recebe paisagismo


O mais populoso distrito da Dália da Serra, Pão de Açúcar, possui uma vegetação escassa para o bem estar dos munícipes. Por isso a Secretaria de Obras Urbanismo e Meio Ambiente iniciou no mês de março, o plantio de gramas e árvores adequadas nos canteiros públicos e nas dependências do cemitério. Uma iniciativa que vem ajudar o meio ambiente e a população que sofre com o calor excessivo pela falta de espécies de árvores com grande capacidade de umidificar o ar para melhorar a temperatura local. Outro destaque também está sendo a construção da praça localizada na rua José Juventino aos arredores da Igreja de São José, totalmente reformada com esforços do Padre Erandir junto com a comunidade e o poder público. A mesma também receberá todo aporte de vegetação adequada para uma melhora de vida dos habitantes daquela localidade.

E as obras não param por ai! Também foi construída uma cisterna no cemitério daquela localidade, que antes não possui água para sua manutenção. E em breve a população do distrito receberá a construção de mais uma praça, desta vez em frente à Escola Gilzenete Guerra com parques de diversões destinados às crianças e áreas verdes proporcionando lazer e mais um atrativo de entretenimento para todos.

Henrique Figueirôa

Assessor de Imprensa