quinta-feira, 12 de maio de 2011

Paulo Rubem vai enviar ofício ao TCE , a CGU e ao TCU sobre fraudes e irregularidades‏



Foram aprovados dois requerimentos de autoria do Deputado Paulo Rubem, na sessão plenária da Comissão de Educação da Câmara Federal. O primeiro deles, requer a realização de audiência pública para discutir o reconhecimento dos diplomas dos brasileiros que fizeram pós-graduação no exterior.

O segundo, requer reunião da Comissão de Educação e Cultura com o Ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, para tratarmos das denúncias de irregularidades envolvendo as verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o FUNDEB.  Essas denúncias têm gerado operações da Polícia Federal, como a recentemente ocorrida em Alagoas, frente aos desvios de recursos da merenda escolar para a compra de caixas de vinho e whisky por maus gestores municipais.

Em cada estado da federação são inúmeros os casos de fraudes, desvios de finalidade e formação de quadrilha com o mau uso das verbas da educação, seja na merenda, na reforma e construção de escolas, em falsas folhas de pagamento de funcionários e também no transporte escolar. Em Pernambuco um dos casos recentes mais divulgados foi relativo às fraudes ocorridas em Santa Cruz do Capibaribe, quando o Tribunal de Contas do Estado, investigando essas operações, verificou a “presença” de empresas fantasmas, fraude e simulação de concorrência na licitação, motivos que levaram o TCE a rejeitar as contas da administração municipal determinando a devolução pelo ex-Prefeito de quase R$ 500 mil aos cofres municipais.

Paulo Rubem  vai enviar ofício ao TCE , a CGU e ao TCU para solicitar as informações sobre fraudes e irregularidades ocorridas em Pernambuco, nas administrações municipais, relativas ao mau uso de verbas da educação seja na merenda, na reforma e/ou construção de escolas e no transporte escolar.

Comissão de Fiscalização da Câmara aprova requerimento de Mendonça Filho e convida o governador Cid Gomes a explicar acusações contra ministro


O governador do Ceará, Cid Gomes, vai ser convidado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, a prestar esclarecimentos sobre as acusações que fez contra o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e ao DNIT, num evento, sábado passado (07/05), em Sobral. Cid Gomes acusou o Alfredo Nascimento de "inepto, incompetente e desonesto" e classificou o ministério de "laia" e o Dnit de "quadrilha". A Comissão aprovou hoje pela manhã, por unanimidade, o requerimento extra pauta, de autoria do deputado Mendonça Filho (DEM/PE), convidando o governador cearense.
        “As acusações são gravíssimas e, partindo de um governador de um Estado importante da Federação, não podem ficar no vazio. Têm de ser apuradas. Até porque, se o governador foi a público denunciar, ele deve ter elementos sólidos”, justificou Mendonça Filho. Na avaliação do parlamentar, o Governo deve apurar as denúncias e, caso sejam comprovadas irregularidades no Ministério e no DNIT, o ministro tem de ser afastado.
Por: Nádia Ferreira

Correios em Santa Cruz do Capibaribe


Já está se tornando frequente os atrasos na entrega das correspondências por parte dos Correios, com este atraso automaticamente também atrasa os pagamentos de faturas e boletos que deveriam chegar mensalmente em cada residência e por conta deste atraso que as vezes se prolonga por mais de uma semana, muitos são obrigados a pagar juros e mais juros.
Acho um absurdo o pagamento de tantos juros por conta da incompetência dos correios que sempre alegam falta de profissionais ou número reduzido dos mesmos. Outro problema dos Correios em Santa Cruz do Capibaribe é o grande número de ruas onde eles não passam, por exemplo no loteamento Pedra Branca os agentes dos correios só entregam correspondência nas primeiras ruas os demais moradores precisam ir a agencia dos correios enfrentar uma fila que só aumenta a cada dia.

Será que alguma autoridade competente poderá ajudar ou devemos nos calar e continuar sendo prejudicado!

Secretário estadual de C&T debate prioridades do setor na ALEPE


Elaborar uma política de Ciência e Tecnologia alinhada com os eixos estruturadores do Estado, que permita a intervenção popular e minimize as desigualdades sociais. Essa é a proposta de gestão da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) para os próximos quatro anos, apresentada nesta terça-feira (10) pelo secretário Marcelino Granja, na Comissão de Ciência e Tecnologia da ALEPE.
Durante o encontro, Marcelino Granja falou sobre os desafios prioritários de sua pasta e a importância de inserir Pernambuco num projeto nacional de desenvolvimento capaz de resolver os principais problemas da população.
Entre os 14 desafios que compõem o alinhamento estratégico da Secretaria, estão: a promoção da inclusão digital e acessibilidade tecnológica; a criação e a consolidação de parques tecnológicos; a criação da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC); o aumento das atividades de C&T em energias alternativas, nas questões ambientais e nos serviços públicos essenciais (saúde, educação, transportes, segurança pública); e o aumento e fortalecimento da base de engenheiros, doutores em geral e professores de Matemática, Química e Física no Estado.
Ao final do encontro com o secretário, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALEPE, deputado Diogo Moraes, avaliou positivamente o debate acerca das prioridades de C&T no Estado. “Fiquei feliz em saber que há um plano sólido em C&T no Estado, capaz de ofertar ao povo pernambucano as condições necessárias para o seu desenvolvimento”, pontuou.

Taquaritinga do Norte festejou seus 124 anos de Emancipação Política



10 dias de comemorações, foi assim que o município de Taquaritinga do Norte  festejou seus 124 anos de Emancipação Política. Foram varias apresentações culturais, musicais, esportivas, exposições e muita diversão para todos.
As comemorações se encerraram ontem(10) dia em que o município no ano de 1887  foi elevado à categoria de cidade. Logo pela manhã como já é tradição foi hasteado os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal com a presença de várias escolas e o grupo de escoteiros Chefe Leandro. Em seguida todos se deslocaram até a Praça Antônio Pereira onde aconteceu a inauguração do Monumento Bíblico, com a presença de pastores e o Padre Ivemar Pontes em uma demonstração de união entre os povos.
Prosseguindo, a tradicional corrida Rústica saindo do hotel fazendo totalizando um percurso de 10 km até o centro da cidade e atividades recreativas para crianças.
À tarde, foi à vez dos desfiles cívicos abrilhantarem as principais ruas da cidade. A abertura se deu com a Banda Dom Luiz de Britto e a participação de um batalhão de homens do exercito, vindo da cidade do Recife. Em seguida um grande encontro de bandas e fanfarras locais e de cidades circunvizinhas se apresentaram  defronte o palanque das autoridades.
 Nem a chuva repentina espantou a platéia que foi conferir o desfile e cada acrobacia das comissões de frente e balizas das bandas. Cada música tocada ou cada novidade trazida nas apresentações à platéia eufórica gritava e torcia pela sua preferida.
“São comemorações simples como estas que realizamos durante 10 dias que unem as pessoas e resgata o patriotismo. Coisas simples que agradam a todos e fazem toda diferença”, destacou o Prefeito José Evilásio.   
O descerramento das bandeiras concluiu as atividades cívicas. E logo após foi celebrada a santa missa em ação de graças ao município, finalizando assim os 10 dias de comemorações pelos 124 anos de Emancipação da pacata Dália da Serra.
Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing