domingo, 25 de maio de 2014

O Câncer da política


Santa Cruz do Capibaribe segue entre dias bons e dias ruins, assim como todo paciente que necessita de tratamento prolongado, Santa Cruz vivencia suas crises, e ameniza suas dores recebendo de seu padrinho, pequenas doses de medicamentos com efeito temporário de curta duração. (Claro que me refiro ao governo do estado que ainda não se deu conta da importância de seu afilhado).

Com apenas 61 anos, nossa querida cidade luta aos poucos contra uma doença que foi criando raízes ao longo dos anos, me refiro ao câncer político mascarado por denominações e cores, talvez "Câncer"seja um adjetivo forte e impactante, porém descreve com perfeição a realidade.

Denominações como Boca Preta, Onda Azul, Cabeção e Taboquinha se alimentam da paixão política de seus seguidores que em sua maioria não sabem se quer como se fundou tais denominações, e foi a partir desta paixão que se originou a gravidade do câncer, dando inicio a inversão de valores e de atribuições.

Atualmente quem deveria ser defendido se coloca no lugar do defensor, e aos poucos percebemos que a massa trabalha em prol das cores e denominações, invertendo o caminho natural da verdadeira política.

Reconheço a importância de alguns trabalhos desenvolvidos por membros de ambas denominações e cores, mas confesso que prefiro ver Santa Cruz em primeiro plano, prefiro ver a grande massa em defesa do lugar onde mora, extinguindo assim as rivalidades desnecessárias, as retaliações injustas e o comodismo daqueles que assumem o Poder.

Por Joseilson Chagas 

A gente se acostuma: Excelente poema de Marina Colasanti e declamado pelo brilhante Abujamra

Ouça e reflita

Legislativo em Ação: Câmara aprova Previdência Própria Municipal‏


Após diversas reuniões, discussões e uma audiência pública, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe aprovou na noite desta quinta-feira (22), em primeira votação, o projeto de lei nº 005/2014 enviado pelo poder executivo, que cria o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no município. 
O projeto, que teve a elaboração do Dr. Ozório, esteve em discussão desde janeiro deste ano e foi adaptado e alterado de acordo com os debates entre a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara e os próprios servidores públicos. 

“Isso já vem sendo discutido há quatro meses. O projeto era bom e conseguimos melhorar. Avançamos em diversos pontos, hoje os servidores pagam 8% à previdência e, com o regime próprio passaram a pagar 11% e conseguimos, com a sensibilidade do prefeito corrigir essa diferença de 3% com piso salarial”, frisou o presidente da comissão, vereador Afrânio Marques (PDT). 

O piso salarial foi conseguido através do projeto de lei nº011/2014. Que serviu para quebrar um dos impasses existentes, do projeto inicial.  “Esse foi um dos avanços, além da questão da fiscalização, onde terá um conselho deliberativo do regime, bem como conselho fiscal, formado por servidores, e também por representantes do poder executivo e legislativo”, explica o vereador. 

Para a próxima reunião ordinária, programada para quinta-feira (29), está previsto a segunda votação, onde o projeto precisa apenas vencer por maioria absoluta dos votos.  A Comissão de Finanças e Orçamento é composta também pelos vereadores Helinho Aragão (PTB) e Fernando Aragão (PROS). 

Assessoria

Reajuste dos professores é aprovado‏


Com pareceres favoráveis das Comissões de Finanças e Orçamentos, Legislação e Justiça, e Educação e Saúde, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe aprovou nesta quinta-feira (22), de forma unânime, em duas votações, o projeto de reajuste salarial para os professores da rede municipal. Desta forma, os ordenados já podem ser pagos, com o aumento, a partir do próximo mês.
O Projeto de Lei nº 013/2014 autoriza o poder executivo de conceder reajuste salarial de 8,32%, mais os efeitos retroativos referentes aos meses de janeiro a abril de 2014. Os pagamentos do retroativo também já serão pagos a partir de maio.
A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC), que faz parte da Comissão de Legislação e Justiça e, também integra os quadros de educadores do município, falou como os professores receberam essa oficialização. “Isso é fruto de uma discussão que houve entre a classe e o prefeito. Todas as questões foram discutidas com a categoria e a maioria dos professores votaram favoráveis em assembleia. Vale ressaltar que foi a primeira vez que recebemos esse retroativo a partir de janeiro”, disse. 
Assessoria

De acordo com Paulo Câmara, "Armando não representa Eduardo"


Em entrevista coletiva a rádios e blogs de Serra Talhada e região, neste sábado (24), o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), rechaçou a tentativa feita pelo PTB, em suas inserções de TV, de associar o seu pré-candidato a uma suposta continuidade do Governo Eduardo Campos (PSB). "Armando não representa Eduardo. Ele sequer tem experiência de gestão. Nunca administrou nada público. Para governar Pernambuco, tem que saber gerir. Eu conheço. Sou servidor público há 22 anos e, nos últimos sete, ocupei três secretarias de Estado: a de Administração, do Turismo e da Fazenda", disparou o socialista.
Além da experiência, argumentou Câmara, é necessário ter uma equipe eficiente para governar. "O mesmo time que ajudou Eduardo a fazer uma revolução em Pernambuco, do qual eu fiz parte nesses sete anos, estará ao meu lado para dar continuidade a este projeto. E, como vamos encontrar uma máquina azeitada, vamos poder fazer ainda mais e mais rápido", garantiu o socialista.
Câmara também rebateu as declarações do adversário, que o acusa de não possuir experiência política. "A única coisa que podem falar de mim é que eu nunca fui candidato a nada. Isso é verdade. Falavam a mesma coisa de Geraldo Julio (PSB), em 2012. Apesar disso, ele se elegeu prefeito do Recife no primeiro turno e é o segundo melhor gestor municipal do Brasil. Agora, experiência política eu tenho e a minha política é a de ouvir as pessoas. E é isso que farei como governador; foi esse perfil que me fez ser escolhido para esta disputa", rebateu o pré-candidato.
Pré-candidato ao Senado na chapa da Frente, Fernando Bezerra Coelho (PSB), atribuiu a tentativa a uma análise, por parte do petebista, das dificuldade da campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), em Pernambuco. "Ele quer pegar carona na continuidade ao Governo Eduardo, representada realmente por Paulo Câmara, porque sentiu que o barco do lado de lá vai fazer água. Sabe que nosso candidato a presidente (Campos) bate a dele com folga em Pernambuco, como indicam as pesquisas. Quer descolar de Dilma", avaliou FBC.

FOTOS: Rodrigo Lobo