sábado, 20 de outubro de 2012

A simbologia de Eduardo no Sertão


Ao entregar os primeiros cartões do programa Chapéu de Palha Estiagem, em Salgueiro, Sertão do Estado, o governador Eduardo Campos "visto por muitos como potencial presidenciável do PSB em 2014 ou 2018", apresentou um "figurino" já usado pelo tucano Fernando Henrique Cardoso e pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva, dois ex-presidentes, em eventos no interior de Pernambuco: o chapéu de vaqueiro.
O governador "também presidente nacional do PSB" ganhou o chapéu de couro de um artesão, conforme informou a assessoria do Palácio. Com o programa, o governo planeja beneficiar 82.810 famílias de 115 municípios do Estado. A renda extra de R$ 280 aos agrticultores prejudicados pela seca será paga por meio de cartões de saque, em agências da Caixa Econômica Federal, divididos em quatro parcelas de R$ 70.
Em seu discurso, segundo relato do site de notícias do Sertão Farol de Notícias (www.farordenoticias.com.br), Eduardo sinalizou que busca mesmo ocupar o espaço de "presidenciável". "O Brasil faz dois anos que não cresce como vinha crescendo. Vivemos um momento de 'garroteamento' de recursos e de grandes dificuldades e os municípios nordestinos são os que mais sofrem", disse, conforme relato do site. Eduardo vem defendendo um novo pacto federativo, redefindo a divisão dos impostos aos municípios.
O chapéu de couro do governador foi semelhante ao que o então presidente e candidato à reeleição Fernando Henrique usou em 1998, em Ouricuri, também no Sertão. Já Lula fez o mesmo gesto em diversas ocasiões, numa delas em 2009 "último ano de sua gestão", ao visitar o canteiro de obras da transposição em Custódia, mesma região.
De Salgueiro, Eduardo seguiu para São Luís (MA), onde participou de ato do candidato Edivaldo Holanda Júnior(PTC), apoiado pelo PSB.  
Fonte: Jornal do Comercio

Santa Maria pode voltar às urnas


Uma decisão de ontem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode levar à realização de nova eleição em Santa Maria da Vista, Sertão do São Francisco. A ministra do TSE Fátima Nancy Andrighi, em decisão monocrática (individual), indeferiu o registro de candidatura do prefeito Jetro Gomes (PSB), que venceu o pleito com 57,8% dos votos válidos (12.393 votos). Ele concorria sub judice. A juíza eleitoral do município, Ângela Mesquita de Borba Maranhão, havia indeferido seu registro de candidatura com base na Lei da Ficha Limpa - por contas rejeitadas, acusação de abuso de poder econômico e de ter renunciado a mandato de vereador para fugir de processo de cassação. Mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) o liberou para a disputa.
Da decisão da ministra cabe recurso ao Pleno do TSE, mas ela já está valendo. Fátima Nancy Andrighi acolheu os argumentos da coligação Por Uma Nova Boa Vista, do candidato José Gualberto (PMDB), segundo colocado nas urnas, com 41,35% dos votos (8.866). Se essa decisão não for reformada, os votos de Jetro Gomes serão anulados, passando a eleição da cidade a contar com mais de 50% de votos nulos, forçando uma nova votação. O JC não conseguiu contactar ontem os advogados de Jetro Gomes e José Gualberto.
RENÚNCIA
Jetro Gomes foi eleito vereador em 2004, mas renunciou ao mandato sete meses depois de empossado para evitar a cassação em um processo judicial por abuso de poder econômico, evitando a decretação da sua inelegibilidade. A renúncia aconteceu cinco dias depois de o TRE confirmar decisão pela perda do mandato. A postura de Jetro equivale à adotada pelo ex-deputado Severino Cavalcanti (PP), que renunciou ao mandato para evitar a cassação no escândalo do mensalinho. Severino, ao contrário de Jetro, teve seu registro de candidatura a prefeito de João Alfredo (Agreste) impugnado pelo TRE-PE. 
Fonte: Jornal do Comercio

"A festa é do povo" diz Edson Vieira‏


Após a comemoração do seu aniversário, que trouxe a banda Garota Safada para o largo da PE-160, que levou uma multidão na ultima quarta-feira (17),  o prefeito eleito Edson Vieira (PSDB) dá uma pausa na agenda corrida e só retoma os trabalhos no governo de transição a partir da próxima segunda-feira.  Em sua festa de comemoração, várias lideranças políticas de Pernambuco marcaram presença e fizeram questão de parabenizar o prefeito eleito. “Quero agradecer a todos pela presença nesta festa que não é minha, e sim, de todas as pessoas de Santa Cruz do Capibaribe, a festa é do povo”, disse Edson Vieira.