sábado, 20 de outubro de 2012

A simbologia de Eduardo no Sertão


Ao entregar os primeiros cartões do programa Chapéu de Palha Estiagem, em Salgueiro, Sertão do Estado, o governador Eduardo Campos "visto por muitos como potencial presidenciável do PSB em 2014 ou 2018", apresentou um "figurino" já usado pelo tucano Fernando Henrique Cardoso e pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva, dois ex-presidentes, em eventos no interior de Pernambuco: o chapéu de vaqueiro.
O governador "também presidente nacional do PSB" ganhou o chapéu de couro de um artesão, conforme informou a assessoria do Palácio. Com o programa, o governo planeja beneficiar 82.810 famílias de 115 municípios do Estado. A renda extra de R$ 280 aos agrticultores prejudicados pela seca será paga por meio de cartões de saque, em agências da Caixa Econômica Federal, divididos em quatro parcelas de R$ 70.
Em seu discurso, segundo relato do site de notícias do Sertão Farol de Notícias (www.farordenoticias.com.br), Eduardo sinalizou que busca mesmo ocupar o espaço de "presidenciável". "O Brasil faz dois anos que não cresce como vinha crescendo. Vivemos um momento de 'garroteamento' de recursos e de grandes dificuldades e os municípios nordestinos são os que mais sofrem", disse, conforme relato do site. Eduardo vem defendendo um novo pacto federativo, redefindo a divisão dos impostos aos municípios.
O chapéu de couro do governador foi semelhante ao que o então presidente e candidato à reeleição Fernando Henrique usou em 1998, em Ouricuri, também no Sertão. Já Lula fez o mesmo gesto em diversas ocasiões, numa delas em 2009 "último ano de sua gestão", ao visitar o canteiro de obras da transposição em Custódia, mesma região.
De Salgueiro, Eduardo seguiu para São Luís (MA), onde participou de ato do candidato Edivaldo Holanda Júnior(PTC), apoiado pelo PSB.  
Fonte: Jornal do Comercio

Nenhum comentário: