terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A fumaça que incomoda

Fumaça das panificadoras incomoda vizinhos

Recebemos uma reclamação de populares que não sabem a quem recorrer, trata-se da fumaça que diariamente sai da fornalha de algumas panificadoras distribuídas em diferentes bairros da cidade.

Caros leitores do Blog Opinião que me enviaram esta reclamação, realizei uma pesquisa e descobri um caso semelhante no Recife, onde na ocasião a prefeitura de lá criou a "Operação Fumaça Limpa" com o objetivo de atuar e/ou em caso extremo fechar estabelecimentos que não estão de acordo com as normas previstas na legislação ambiental, além de ser uma medida para combater a poluição do ar na comunidade.
Esperamos que as autoridades competentes do nosso município usem do "bom senso" e criem também em Santa Cruz uma operação semelhante a do Recife, visando o bem estar da população e não se preocupamdo em perder alguns votos dos possíveis culpados.
Por Joseilson Chagas

Em Cupira: Cadastramento biometrico de eleitores será até 30 de março 2012


Até abril de 2012, a Justiça Eleitoral brasileira espera ter recadastrado cerca de 10 milhões de eleitores para que estes sejam identificados por meio das impressões digitais já nas próximas eleições municipais em todo o país. Na região, apenas Caruaru e Cupira estão realizando o cadastramento biométrico.



O cadastro biométrico em Caruaru terminou em dezembro. Mas em Cupira, os eleitores do município podem se recadastrar até o dia 30 de março. Antes o eleitor deve fazer o agendamento pela a internet. Caso o mesmo não tenha acesso, poderá fazer agendamento lá na Quadra Polesportiva de Cupira e se estiver com a documentação necessária poderá realizar o cadastramento biométrico no mesmo dia, no horário das 8:00h às 14:00h de segunda a sexta.

Matrículas no Campus da UFPE de Caruaru começam hoje


Os feras aprovados no vestibular 2012 da UFPE para o Campus de Caruaru devem começar a efetuar a matrícula na instituição a partir desta terça-feira (07) até a próxima quinta-feira (09). No município de Vitória de Santo Antão, os feras podem garantir a matrícula na quarta (08) e quinta-feira (09), em dois turnos. No ato da matrícula é necessário que os estudantes estejam munidos de identidade; título de eleitor e comprovante de quitação com o Serviço Eleitoral nos dois turnos, para maiores de 18 anos; comprovante de quitação com o Serviço Militar; Certidão de Nascimento ou de Casamento; e CPF. Todos os documentos apresentados devem ser cópias legíveis e autenticadas.

Já na lista dos documentos onde são exigidos o original e a cópia autenticada estão o Histórico Escolar e Certidão de Conclusão do Ensino Médio, ou Certidão de Exame Supletivo do Ensino Médio. É necessário ainda que o aluno preencha a ficha de Dados Cadastrais, que vem anexada ao Manual do Candidato, e entregue uma foto 3x4. O primeiro remanejamento das unidades de Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão deve ser divulgado no dia 14 de fevereiro. No campus de Recife o período para efetivar a vaga começou na segunda (06) e segue até a próxima quinta-feira, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Fonte: Jornal Vanguarda

Nota sobre o Secretário de Transportes, Isaltino Nascimento


A Juventude Democratas de Pernambuco, em razão dos fatos ocorridos recentemente envolvendo o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, divulga a seguinte nota:

Respeitamos o secretário sobretudo por não ter passado por sua cabeça dar uma “carteirada” nos agentes que o abordaram, ao mesmo tempo em que lamenta que alguém, autoridade ou não, coloque em risco a vida de terceiros ao assumir a direção de um veículo em estado de embriaguez. Tenha-se em conta ainda que, no fato envolvendo Isaltino, quem corria perigo também era sua própria filha.
Como qualquer cidadão brasileiro, Isaltino errou e deve pagar por isso nas formas da lei, motivo pelo qual não estamos bem seguros sobre o porquê de a multa correspondente à infração não ter sido aplicada como deveria. Cabe agora aos órgãos responsáveis explicar essa falha tão casual, tida como “mero esquecimento” de o PM lavrar o flagrante.

O carro dirigido por Isaltino, uma HILUX SW4, pertence a uma locadora que tem contrato com a Assembleia Legislativa. Segundo o secretário, o veículo é bancado por recursos próprios. Um carro como este não custaria de aluguel menos de uma dezena de milhares de reais por mês, praticamente o que ganha Isaltino no desempenho do cargo. Como ele explica isso? Afinal, quem anda pagando para que ele ande em um carro de luxo? Assunto pessoal? Não nos parece, a partir do momento em que se evidencia que Isaltino tem misturado o cargo público para ter regalias em sua vida privada. Será gravíssimo caso evidencie-se, como tudo indica, que o veículo de seu uso pessoal é pago pelo povo de Pernambuco.

Por sua vez, o governador Eduardo Campos, em um ímpeto de arrogância, achando que tudo pode, resolveu ignorar os fatos e as leis, e afirmou que o seu subordinado não havia cometido crime algum. 

- Dirigir embriagado deixou de ser crime no Brasil?

- Andar em carro pago pelos cofres públicos, sem estar em serviço, e ainda mais bêbado, tornou-se práxis dos políticos de nosso país?

Ambas as perguntas são retóricas, e deveriam, em nome do bom jornalismo, terem sido formuladas ao governador no ato de sua fala. A sua alta popularidade não lhe dá o direito de solapar a legislação vigente a fim de defender os seus comparsas. A lógica é justamente a inversa: quanto maior sua aceitação popular maior deveria ser sua obrigação de atender aos anseios do povo, que, no caso, são pela exoneração imediata do secretário. Quem compactua com delitos e quem os comete não merece estar sentado na poltrona de um Palácio ou de uma Secretaria, e sim na de uma delegacia, prestando depoimento.

Por fim, lamentamos que parte da Imprensa de nosso Estado tenha feito grossas vistas a um ato tão maculoso e estapafúrdio quanto este. Não fossem às mídias eletrônicas, o fato teria sido totalmente relegado, e estaríamos nós mais uma vez alheios aos descalabros dessa gente. 

Assim funciona o PT e o Governo de Eduardo Campos: Com uma moral completamente deletéria e travestida de socialismo.

Por Wagner Peixoto

DR. NANAU CONSEGUE APOIOS IMPORTANTES


Segundo informações, Dr. Nanau está conseguido apoios de pessoas simples, ou seja, pessoas do povão, porque quem deve resolver sob quem será o candidato é o povo.
Dr. Nanau esta com o apoio do Sec. de infra- estrutura e Suplente de Vereador Fabiano Glicério, sub-Prefeito de Poço Fundo Givanido como também o apoio do sub-Prefeito do Pará, o Sr. Jordão e do, e o conhecido Prefeito do Ingá.

Segundo uma fonte ligada a Dr. Nanau, o mesmo tem uma agenda cheia durante essa semana.

Silvio Costa Filho pede celeridade na “PEC do voto aberto” na Alepe

O deputado estadual e vice-líder do governo, Silvio Costa Filho (PTB), inicia as atividades parlamentares com envio de um ofício ao presidente da Comissão de Constituição Legislação e Justiça (CCLJ), Raimundo Pimentel (PSB), comunicando que o prazo para o parecer final de tramitação do Projeto de Emenda à Constituição de Pernambuco (PEC 04/2011), que exige o voto aberto para todas as matérias da Casa, expirou no dia 21 de novembro de 2011.

O parlamentar defende a abolição do voto secreto com o intuito de que o posicionamento dos representantes do povo no Poder seja ainda mais transparente em todos os âmbitos. 

O projeto foi enviado ao legislativo no dia 27 de setembro de 2011 e teve sua primeira publicação no Diário Oficial no dia seguinte, 28. O prazo para emendas foi finalizado no último dia 17 de outubro. Até então, a PEC não foi para votação no plenário. "O voto aberto é um instrumento que fortalece a democracia, onde a sociedade pode acompanhar o que está sendo feito pelos seus eleitos", justifica Costa Filho. O deputado acrescenta, ainda, que “não há sentido na votação secreta”.

Na época em que foi apresentado o projeto à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a matéria causou polêmica entre parlamentares, já que alguns deputados temem que haja ingerência do Poder Executivo, o que fragilizaria o Legislativo. Costa Filho pede celeridade na "PEC do voto aberto" e exige o cumprimento do regimento. "Peço que o projeto seja votado o quanto antes". A Constituição Federal determina o voto secreto para as eleições populares e não para as eleições internas do Parlamento.


Atenciosamente,

Andréa Almeida - Assessora de Imprensa de Silvio Costa Filho

REVISTA “FALATÓRIO” DESTACA ENTREVISTA COM ERNESTO MAIA


O vereador e pré-candidato a prefeito, Ernesto Maia (PTB), é o destaque da edição deste mês da Revista “Falatório”. Ernesto, que está na capa da publicação, concedeu uma entrevista ao jornalista Alberto Grilo, nela ele fala sobre relacionados à Santa Cruz do Capibaribe e também sobre a eleição municipal de outubro.
Segundo Ernesto, sua experiência como coordenador político será um dos fatores para que ele se ache pronto para a disputa deste ano. “Pela minha atuação como coordenador de campanhas, minha atuação como parlamentar, além de ter sido o braço direito de José Augusto em suas campanhas políticas me deixa seguro que estou pronto para a disputa de outubro”, disse ele.

Para Ernesto, a disputa pela vaga de candidato do grupo “Taboquinha” é mais difícil que um provável embate com o deputado estadual Edson Vieira (PSDB). “Pela qualidade dos nomes que temos em nosso grupo, acho que a disputa interna é mais difícil que enfrentar Edson”.

O pré-candidato a prefeito falou também de sua relação com o deputado federal José Augusto Maia. “Não apenas parente de José Augusto, mas durante toda a vida atuei ao lado dele, sempre com grandes vitórias, e isso pode sim trazer boas influencias para mim”.

Para ele, o governador Eduardo Campos não se envolverá na campanha deste ano na Capital das Confecções, já Armando Monteiro Neto participará ativamente, já que o candidato do grupo Taboquinha será do PTB, legenda dirigida no Estado, pelo senador.

Ele finalizou suas palavras a “Falatório” citando suas principais metas para o desenvolvimento da cidade nas mais variadas áreas, como, saúde, educação e programas habitacionais.

José Augusto Maia participa de prévia carnavalesca em Santa Cruz do Capibaribe


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), esteve na última sexta-feira (03) no “Frevo Santa Cruz”, evento voltado para o resgate dos grandes bailes de carnaval que aconteciam na Capital das Confecções. O baile contou com as participações de, Maestro Spok, Orquestra Marco Zero e o Coral Edgar Moraes.
“Foi uma noite onde todos nós, santa-cruzenses, nos reunirmos para curtir uma noite de muita cultura e o melhor som pernambucano”, disse José Augusto, que concluiu, ”parabéns aos organizadores desta grande festa popular”.

Assessoria

Armando Monteiro e André de Paula: visões convergentes sobre o Recife


O presidente do PSD em Pernambuco, André de Paula, saiu do encontro com o presidente estadual do PTB, senador Armando Monteiro, declarando uma visão convergente sobre a discussão que tem sido liderada pelo líder trabalhista a respeito da sucessão no Recife. “Tudo o que ouvi de Armando merece de mim reflexão e apoio. Eu acho que ele se dispôs, e é importante que a gente destaque isto, a conversar com os companheiros, a abrir espaços, a construir convergências, a fazer algumas avaliações conjuntas”, frisou André após a conversa, que aconteceu nesta segunda-feira (06), no escritório político do senador.
Armando expôs a André de Paula os argumentos que têm sido apresentados aos líderes das outras legendas sobre a responsabilidade da Frente Popular com os rumos do Recife. “Temos a obrigação de pensar e oferecer alternativas a este processo. E isto é o que nós tentamos com este diálogo com os partidos. Reconhecemos que esta não é uma construção fácil”, afirmou Armando.
O senador destacou novamente o papel central do governador Eduardo Campos na condução do processo, complementando que o diálogo entre os partidos da Frente também têm por propósito apresentar alternativas ao líder socialista. “Com a responsabilidade que tem como líder maior da aliança, a tarefa que repousa sobre os ombros do governador é difícil. Porque em última instância nós precisamos garantir que a frente continue conduzindo os destinos do Recife. O recifense quer que o projeto do Recife esteja alinhado ao de Pernambuco. É por isso que nós entendemos que devemos oferecer alternativas ao próprio governador, explicou.
Armando voltou a reconhecer a importância que o PT tem para o Recife, mas alertou que as dificuldades internas do partido em definir o nome para a disputa, não podem imobilizar a Frente. “Não sabemos exatamente qual será o desfecho deste processo (de indefinição no PT) e que custos políticos ele trará eventualmente ao próprio PT. Portanto, nós temos a obrigação, como integrantes desta Frente, de procurar alternativas”.
Complementando que o diálogo entre o PTB e o PSD também se estenderá a outros municípios pernambucanos, André de Paula avaliou positivamente o encontro. “Quero destacar que as colocações feitas por Armando são, a meu ver, muito lúcidas. O destaque para a importância da liderança do governador, a inquietação em relação a esta indefinição de uma candidatura, ou de duas candidaturas, no âmbito da Frente, a importância de que os partidos dialoguem com maior freqüência. São todas preocupações com as quais comungo”, reforçou.
André de Paula adiantou que se reunirá com o presidente da comissão provisória do PSD no Recife, o ex-vereador José Neves, com os quatro vereadores da legenda na Câmara Municipal, e com os pré-candidatos, para uma conversa, onde transmitirá o que ouviu do Senador, “tanto em relação ao que pensa quanto o que ele depreendeu dos contatos que teve com os demais partidos”.
Já Armando Monteiro pretende marcar para esta semana uma conversa com o deputado federal Pastor Vilalba, do PRB. “Completada esta primeira etapa, vamos consultar os companheiros dos partidos sobre os passos que daremos a seguir, no sentido de, em uma nova fase, identificar alternativas e evidentemente nomes”, planeja.
Assessoria