quarta-feira, 25 de maio de 2011

Em debate, a evasão escolar

Entre os presentes diretores, professores e pais de alunos

Carlos Lisboa representando o prefeito, vereador Afrânio e Conselheiros Tutelares

Aconteceu nesta quarta (25) pela manhã na Câmara de Vereadores um debate sobre a evasão escolar no município de Santa Cruz do Capibaribe. O objetivo do debate é combater o grande índice da evasão escolar e encontrar o motivo pelo qual este índice cresceu tanto.

Em conversa com algumas mães de alunos presentes no debate, elas revelaram ao blog que estão receosas em mandar seus filhos para escola no turno da noite devido a presença de delinquentes drogados que ficam aterrorizando os alunos nas proximidades da escola e até mesmo em frente da mesma. As denúncias destas mães foram feitas em forma de apelo para que as autoridades determine rondas policiais nas escolas a noite.

O grande detalhe da reunião foi a ausência da secretaria de educação do município a Srª Maria do Socorro Maia.

FIEPE promove Semana da Indústria em Caruaru


O núcleo da FIEPE em Caruaru realiza, de 26 a 31 de maio, a Semana da Indústria. A abertura do evento será, às 18h30, com seminário gratuito sobre gestão, no auditório do Centro Tecnológico da Moda. A programação inclui também cursos voltados para o desenvolvimento da competitividade das empresas do Agreste. Mais informações pelos telefones (81) 3722-5667 / 3722-5702 ou pelo nucleocaruaru@fiepe.org.br.

"Acreditamos que a melhor forma de celebrar o mês da indústria é brindar os empresários da região com atividades que possam agregar significativamente para seus negócios", afirma o coordenador do núcleo, Marco Casé. O seminário vai abordar as temáticas que são tendência na administração moderna tais como os conceitos de gestor 2.0 e liderança além da hierarquia, ministrados pelos especialistas no assunto. A entrada para o evento será a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis a serem doados para as vítimas das chuvas em Pernambuco.

Nos dias 27 e 28 de maio, haverá o curso Ética, Moral e Responsabilidade nas Empresas, sobre os aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, a postura do profissional e o papel da autocrítica. Já no dia 31 será o primeiro módulo do treinamento gratuito sobre o líder sindical empresarial e o sistema de representação da indústria brasileira.

AÇÃO SOCIAL - E para demonstrar o compromisso da indústria pernambucana com o bem-estar da população do Estado, o núcleo está arrecadando água, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e roupas para as vítimas das chuvas. O material pode ser doado na sede da Federação. 

Assessoria de imprensa Fiepe - 3412-8455 // 8414

Academia Santacruzense de Letras prestigia lançamento de livro do escritor Cloves Pacas

JANEINA LIMA, O ESCRITOR CLOVES PACAS, JOSENICE ARAGÃO E O ATUAL PRESIDENTE DA ACADEMIA SANTACRUZENSE THIAGO  FEITOZA

Representantes da Academia Santacruzense de Letras estiveram presentes no lançamento dos seis (6) livros do escritor Cloves Pacas, realizado no dia 19/05/2011 no Maria José I em Caruaru. O evento foi marcado pelo encontro de escritores caruaruenses e santacruzenses. O grande homenageado da noite, Cloves Pacas foi o primeiro presidente da Academia  Santacruzense de Letras que apesar de ser nova, tem desenvolvido trabalhos relevantes  de incentivo à cultura no município de Santa Cruz do Capibaribe-PE

Evento solidário une Escola e Comunidade em Taquaritinga do Norte



No último domingo (22) a comunidade do Algodão em Taquaritinga do Norte, foi palco para o 1º Evento solidário Escola x Comunidade.  O mesmo foi uma idealização da direção da Escola Sebastião Ferreira de Lima, professores, comunidade e Governo Municipal da Dália da Serra.
O evento teve inicio logo pela amanhã com serviços de aferição de pressão, exames de glicemia, massagem, apresentações culturais, shows musicais, manicura, cabeleireira  dentre tantos outros serviços  voltados para a valorização das políticas públicas da comunidade.
“Estamos interiorizando as nossas ações levando alguns serviços da cidade para população da zona rural, unindo todos e desenvolvendo o nosso município de forma igualitária e participativa”, destacou o Prefeito José Evilásio.
Na ocasião também foi realizado o lançamento do primeiro cordel da localidade intitulado: “Algodão Cultiva sua História” e o lançamento do livro documentário: “Realidade Cultural e História do Algodão”  ambos feitos pela coordenadora de apoio Lourdes Araújo com a colaboração de várias pessoas da comunidade.
“Este foi apenas o primeiro eventos desta natureza, vamos realizar outros com mais ações voltadas para ajudar a promover a união e o desenvolvimento da comunidade”, frisou a organizadora, Lourdes Araújo.
“Adorei esta iniciativa em nossa localidade que vivia esquecida. Agora temos vez e voz, espero que este evento se repita todos os anos para unir cada vez mais escola e comunidade”, ressaltou muito contente a moradora Luciene Maria.
O encerramento das atividades aconteceu no inicio da tarde logo após um bingo e apresentação do corpo de bombeiros sobre primeiros socorros.
Na ocasião também o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Senhor José  Galdino, fez a distribuição de mudas de plantas que servem para recuperar o solo e alimentação de animais em uma atitude de reflorestamento.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Vereador Junior Gomes cobra ao Senador Armando Monteiro a vinda de Unidade do SEBRAE e de Agência do Banco do Nordeste para Santa Cruz do Capibaribe


Foi durante o Seminário de Desenvolvimento Regional e Exportação realizado no dia 23/06/2011, que o Vereador Junior Gomes (PSDC) cobrou ao Senador Armando Monteiro (PTB) os compromissos que foram assumidos por ele perante a sua bancada e pediu agilidade para a Implantação de uma Unidade do SEBRAE e a Instalação de Agência do Banco do Nordeste em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com Jr. Gomes o Senador Armando Monteiro lhe disse que está lutando para que essas ações sejam concretizadas e que brevemente estará lhe dando boas notícias.

Assessoria do Vereador

Na Paraíba: Maranhão e Cássio voltam à pauta do TRE

foto
Foto: Cássio Cunha Lima e José Maranhão

Os ex-governadores José Maranhão e Cássio Cunha Lima serão julgados em ações diferentes na sessão de hoje do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A ação contra Maranhão foi movida pelo governador Ricardo Coutinho, envolvendo fatos relacionados com as eleições de 2010. Já a de Cássio é remanescente das eleições de 2006 e tem a ver com o caso dos cheques da FAC. O processo é o primeiro da eleição de 2010 que será julgado pelo TRE envolvendo os dois principais candidatos que disputaram o governo do Estado. 

Na ação, Ricardo acusa Maranhão de abuso de poder político, econômico e de mídia. As denúncias têm como base a distribuição de dezenas de ônibus e a assinatura de ordens de serviço com objetivo eleitoral. 

Ricardo pede que a ação seja julgada procedente para declarar a inelegibilidade de José Maranhão. A defesa arguiu a preliminar de incompetência da Justiça Eleitoral, tendo em vista que os fatos apontados na denúncia caracterizam, em tese, crime de improbidade administrativa, uma vez que foram praticados antes do período eleitoral. 

No dia 4 de março, o então relator do processo, o juiz Carlos Neves julgou extinta a ação, sem resolução de mérito, acatando os argumentos levantados pela defesa. “O colendo Tribunal Superior Eleitoral já decidiu que não compete à Justiça Eleitoral examinar o mérito de atos de gestão, sobretudo quando estes atos se deram antes do período eleitoral”, afirmou Carlos Neves, em sua decisão.

Ricardo Coutinho recorreu da decisão e agora o caso será analisado pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral, por meio de um agravo regimental. O relator do processo é o juiz João Batista Barbosa, que na semana passada pediu pauta para julgamento.

Jornal da Paraíba

A sociedade junto ao Idoso


O fato é que damos ênfase a tantos assuntos preocupantes mais que não são únicos. Hoje quando ligamos a TV falasse muito sobre Violência Contra Mulheres, Exploração Sexual Infantil, Anorexia, Violência nas Escolas dentre outros assuntos importantes que também passam a fazer parte do nosso cotidiano.
Mais um assunto que não tem sido muito o foco da mídia é a Violência Contra os Idosos. É bom lembrar que  “O passado já foi presente e graças a ele se planeja o futuro”, assim o quadro velho, frágil, enrugado muitas vezes não  causa admiração nem desperta o interesse de observação, mas a realidade é outra; não importa quem somos, não faz diferença o status econômico nem a posição social. Feio, bonito, homem ou mulher todos corremos para o mesmo caminho uma ruginha a mais, cabelos a menos, voz mais fraca, visão embaralhada, dificuldades para caminhar e propensão para as mais variadas enfermidades.

Na Violência Contra os Idosos relatos mostram que os agressores muitas vezes são os próprios familiares ou pessoas próximas, as vítimas em sua maioria são mulheres, violências causadas no “Aconchego do seu Lar”.
Os tipos de abuso contra idosos são: violência física, abandono, violência financeira e violência psicológica. Violência que muitas vezes passam por despercebidas que ferem, maltratam e geram grande impacto para a saúde dos próprios.

Direitos do Idoso

1 O idoso tem direito à vida.
2 O I doso tem direito ao respeito.
3 O Idoso tem direito ao atendimento de suas necessidades básicas.
4 O Idoso tem direito à saúde.
5 O Idoso tem direito à educação.
6 O Idoso tem direito à moradia.
7 O Idoso tem direito à justiça.
8 O Idoso tem direito ao transporte.

"Só se envelhece espiritualmente quando se perde o entusiasmo, o interesse e a vibração pela vida".

Por Isabela Silva