O fato é que damos ênfase a tantos assuntos preocupantes mais que não são únicos. Hoje quando ligamos a TV falasse muito sobre Violência Contra Mulheres, Exploração Sexual Infantil, Anorexia, Violência nas Escolas dentre outros assuntos importantes que também passam a fazer parte do nosso cotidiano.
Mais um assunto que não tem sido muito o foco da mídia é a Violência Contra os Idosos. É bom lembrar que “O passado já foi presente e graças a ele se planeja o futuro”, assim o quadro velho, frágil, enrugado muitas vezes não causa admiração nem desperta o interesse de observação, mas a realidade é outra; não importa quem somos, não faz diferença o status econômico nem a posição social. Feio, bonito, homem ou mulher todos corremos para o mesmo caminho uma ruginha a mais, cabelos a menos, voz mais fraca, visão embaralhada, dificuldades para caminhar e propensão para as mais variadas enfermidades.
Na Violência Contra os Idosos relatos mostram que os agressores muitas vezes são os próprios familiares ou pessoas próximas, as vítimas em sua maioria são mulheres, violências causadas no “Aconchego do seu Lar”.
Os tipos de abuso contra idosos são: violência física, abandono, violência financeira e violência psicológica. Violência que muitas vezes passam por despercebidas que ferem, maltratam e geram grande impacto para a saúde dos próprios.
Direitos do Idoso
1 O idoso tem direito à vida.
2 O I doso tem direito ao respeito.
3 O Idoso tem direito ao atendimento de suas necessidades básicas.
4 O Idoso tem direito à saúde.
5 O Idoso tem direito à educação.
6 O Idoso tem direito à moradia.
7 O Idoso tem direito à justiça.
8 O Idoso tem direito ao transporte.
"Só se envelhece espiritualmente quando se perde o entusiasmo, o interesse e a vibração pela vida".
Por Isabela Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário