quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Gestor de Agricultura e Conselho Rural Sustentável de Santa Cruz do Capibaribe debatem beneficiamento de Leite de Cabra


O Gestor de Agricultura de Santa Cruz do Capibaribe, Lenildo Araújo, participou de reunião com o Conselho Rural Sustentável, o objetivo do encontro foi debater a produção e o beneficiamento do leite de cabra na cidade.

O presidente do Conselho Municipal Rural Sustentável, Abdias Silva, disse que este leite pode ser uma nova fonte renda para os criadores de cabras e que através do Conselho está buscando introduzi-lo na merenda escolar. “Estamos fazendo um levantamento dos produtores de leite de cabra a começar pelo sítio Magana para tentarmos colocar este leite no cardápio da merenda escolar do nosso município, pois o leite de cabra é bastante nutritivo e se conseguirmos esta parceria os criadores ganharão um incentivo a mais para desenvolver essa atividade”, disse.

Segundo o Gestor de Agricultura, Lenildo Araújo, é importante criar alternativas econômicas para os produtores rurais. “Nosso município possui 15 produtores de Leite de cabras, infelizmente este leite não está sendo beneficiado aqui, parte dele está sendo beneficiamento no estado da Paraíba, a outra parte está sendo jogado no lixo, para que isto não aconteça, estamos buscando junto aos caprinocultores formar uma associação e beneficiar este leite em nossa cidade, atendendo a demanda de nossos criadores e diversificando a economia da zona rural”, reforçou.

Para o criador de cabras Jeconias Jorbin da Silva, residente na Vila do Pará, o beneficiamento de leite de cabra em Santa Cruz aumentará a produção e bem como haverá a melhoria do resultado final. “Com o beneficiamento do leite de cabra na cidade teremos certamente uma produção maior, sem falar que este trabalho sendo realizado aqui servirá de incentivo para mais criadores poderem começar a produzir o leite”, frisou o criador.
Assessoria

Avenida Santa Catarina e Rua Salvador recebem calçamentos


O bairro do Santo Agostinho está recebendo pavimentações, entre as vias públicas contempladas estão a rua Salvador e avenida Santa Catarina que também é bastante movimentada, nela se localiza a escola Lindalva Aragão de Lima, já a Rua Salvador há um trânsito considerável, além de ser via dupla, recebe o grande fluxo de fiéis da Igreja Católica da comunidade.

“Moro há mais de 20 anos na avenida Santa Catarina e sempre ouvi falar que ela seria calçada, mas nada foi feito, agora estou feliz, porque até que enfim vejo que o nosso calçamento irá sair”, falou a dona de casa Monica Francisca.

Já o comerciante Ildo Luiz (50) que trabalha na rua Salvador falou da importância da pavimentação de sua rua. “Tenho um pequeno mercadinho e com a chegada do calçamento terei melhores condições de atender meus fregueses, neste período chuvoso não tem como eles virem comprar, a lama acaba atrapalhado”, pontuou o comerciante.

Para o Secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra as pavimentações no Santo Agostinho refletem os fortes investimentos em pavimentação por parte do poder público municipal. “Estamos atuando em todos os lugares da cidade, nossa intenção nada mais é que levar os benefícios a todos os recantos de Santa Cruz”, disse.
Assessoria

SENAI realiza evento para mostrar as tendências de moda da próxima estação

O SENAI Santa Cruz do Capibaribe promove, às 19h dessa quinta-feira (15), o evento Inspirações e Tendências – outono/inverno 2014 – "Como transformar informações em negócios". A ideia é mostrar para quem trabalha com moda e confecção na região Agreste os principais destaques para a próxima temporada e direcioná-los sobre as cores, formas e consumo para a próxima estação. Para isso, os especialistas da Entidade coletaram informações nas principais feiras e eventos de moda nacionais e internacionais e traduziram e interpretaram para o mercado consumidor brasileiro.

O encontro faz parte do programa SENAI Mais Design, em parceria com a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade e  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Para participar os interessados devem entrar em contato através dos telefones (81) 3705.1767 e (81) 3731.8603, o investimento é de R$ 90,00 (para associados da ASCAP e CDL) e de R$ 130,00 (para o público geral).

Assessoria

Comissão de Agricultura debate ações de convivência com o Semiárido

 
A Comissão de Agricultura realizou, nesta quarta (14), uma audiência pública para debater as políticas emergenciais de combate à seca que estão sendo realizadas no Estado e as ações do plano de convivência com o Semiárido. O evento contou com a presença de diversos deputados e do secretário de Agricultura de Pernambuco, Aldo Santos.

Na reunião, o secretário apresentou dados sobre as ações emergenciais que estão sendo efetuadas para o enfrentamento da estiagem. Entre elas, a ampliação da infraestrutura hídrica do Estado, a distribuição de carros-pipa e pastilhas de cloro, instalação de caixa de reservatórios e filtros para famílias, além de crédito e programas do Governo voltados à população rural. Santos afirmou que é necessário estabelecer ações permanentes para os próximos ciclos da seca.

O presidente da Comissão, deputado Diogo Moraes, do PSB, destacou que foram feitos investimentos importantes para captação das águas das chuvas, construção de barragens e açudes, instalação de dessalinizadores para tratamento da água, além da recuperação e instalação de poços artesianos. Ele acrescentou que a Secretaria de Agricultura, com apoio do colegiado, vem realizando a reativação da bacia hídrica e leiteira do Estado. 

Segundo o secretário, devido à estiagem, Pernambuco teve queda de 72% da produção de leite, e perdeu cerca 1,4 milhões de animais em relação a 2011.

Ainda na reunião, o deputado Odacy Amorim, do PT, ressaltou outro problema no Interior do Estado. Segundo o parlamentar, diversos animais circulam soltos nas estradas causando graves acidentes e até a morte de motoristas. Odacy solicitou uma audiência pública da Comissão de Agricultura sobre o tema. A reunião foi agendada para a próxima terça (20).
 
Assessoria

Audiência debate segurança pública em Santa Cruz


Aconteceu nessa quarta (14) no plenário da Câmara de Vereadores uma audiência que reuniu os poderes legislativo, executivo e judiciário, conselhos, polícias civil e militar, bem como membros da sociedade civil. A reunião foi uma proposição do vereador Ernesto Maia (PTB).

“Estamos cobrando ações direcionadas e concretas para a melhoria da segurança de Santa Cruz. Nossa cidade precisa retomar os bons índices do passado e essa audiência que propomos é um primeiro passo”. Disse Ernesto.

 

O Dr. Júlio Porto Delegado Seccional de Santa Cruz do Capibaribe, falou que um plano de ação está em execução, e que as blitz estão surtindo efeito. “Nessas operações encontramos armas e alguns foragidos da polícia”. Segundo ele, os índices precisam diminuir, mas a cidade vem sendo destaque nos mandatos de prisão que são expedidos.




Membros da sociedade participaram da audiência levando suas criticas e sugestões aos presentes. O conselheiro tutelar Laércio Glicério apontou que a criança deve ser colocada como prioridade absoluta, pois dessa forma, os índices de violência irão cair. O jovem Jeanderson Douglas cobrou uma atenção especial a juventude. “A maioria dos homicídios que acontecem tem jovens envolvidos, é preciso investir na juventude para que possamos ter paz em nossa cidade”. Disse ele. Alencar Lopes, presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Jorge cobrou que seja ampliado os investimentos nas áreas da cultura como uma possibilidade para diminuir os índices de violência na cidade.


O prefeito Edson Vieira (PSDB) agradeceu todas as intervenções e disse que os trabalhos estão sendo realizados para que a cidade reduza os índices de criminalidade. Para ele, audiências como essa são importantes para se debater o tema com transparência, ouvindo as autoridades competentes e a população.

O evento que iniciou pela manhã, terminou em meados da tarde, e segundo o presidente Junior Gomes (PSB) o balanço foi positivo. “É muito importantes que debates como esse passem por essa Casa de Leis. Nesse momento temos que nos unir em busca de uma sociedade mais segura. As polícias podem ter certeza que somos parceiros e estaremos cobrando e propondo ações em prol da cidade” Finalizou.

Moda Center recebe representantes do COBH/Capibaribe

Paulo André, Pablo Ricardo, Alex Lima e José Bezerra.

Na manhã desta quarta-feira (14), o gerente geral do Moda Center Santa Cruz, José Bezerra, recebeu Alex Lima, analista da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Climas), Pablo Ricardo, gestor de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e Paulo André representante da Fazenda Fieza. Eles fazem parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Capibaribe. No encontro, foram discutidos a divulgação do processo eleitoral do comitê e a possibilidade da participação do Moda Center no COBH.
Segundo Paulo André, da Fazenda Fieza, é preciso que o comitê tenha mais representantes da microrregião do Alto Capibaribe para que possam participar das decisões. “Temos que acabar com essa história de nós aqui dessa região ficarmos de fora das decisões tomadas lá no Recife, já que temos um grande número de municípios aqui na bacia do Alto Capibaribe”, frisou o integrante.

De acordo com Alex Lima, o comitê é importante na aproximação de entidades e comunidades, promovendo o diálogo entre os envolvidos. “O comitê tem a função de mediar os conflitos entre as partes. Por exemplo: um produtor de jeans que despeja a água de sua lavanderia no rio, contaminando-a, impede que o pescador pesque o peixe. Há aí um conflito entre essas partes, mas para isso é preciso que esse conflito chegue ao comitê para que nós possamos fazer a mediação”, comentou o representante da Apac.

Na opinião de Pablo Ricardo, a participação do Moda Center no comitê é fundamental tanto para o COBH quanto para a região. “Seria de grande importância para o comitê a entrada do Moda Center, pois ampliaria a participação da sociedade civil dentro do COBH, já que o Moda Center é composto de pessoas de todos os setores da sociedade dessa região”, pontuou o gestor de Meio Ambiente do município.

Assessoria

Reunião busca resolver questões dos moradores do Polis Pacas


A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) esteve reunida com secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra e com os moradores do bairro Polis Pacas. Na oportunidade eles discutiram a situação de moradores daquela área que não têm escrituras de suas residências.

Este foi o segundo encontro entre eles, o primeiro ocorreu há algumas semanas no lançamento do projeto “Comunidade em Debate”, que aconteceu no próprio bairro Polis Pacas.

“Foram apresentados os contratos e foi decidido que os moradores vão entrar com uma ação coletiva. Estou providenciando a certidão vintenária, que dará aos mesmos a tranquilidade necessária para que eles possam levar sua ação adiante”, disse Jéssyca.
 
Assessoria

Secretário de Defesa Social solicita material na Superintendência da Receita Federal


O Secretário de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, Coronel Donizetti  participou de reunião na capital pernambucana com o Superintendente Adjunto da Receita Federal da 4ª RF, José Assis Ferraz Neto, e com o Coordenador das Mercadorias Apreendidas, Roberto Ferreira, para buscar móveis, equipamentos eletroeletrônicos e de informática para a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com o Coronel Donizetti, a Receita Federal realiza doações de mercadorias apreendidas para órgãos públicos, entidades e associações. “O objetivo da reunião foi adquirir bens apreendidos para promover melhorias nas condições de trabalho dos servidores municipais santa-cruzenses, o que implicará numa melhora na prestação de serviços e no atendimento prestado à população”, enfatizou.

A solicitação de pneus para as viaturas e veículos que servem ao município também estiveram na pauta do encontro.

“Tomamos conhecimento da demanda do município de Santa Cruz do Capibaribe e à medida que os equipamentos forem sendo apreendidos, destinaremos parte desse material para atender as necessidades da cidade que ficará entre as prioridades das doações”, frisou o Superintendente Adjunto da Receita Federal.
Assessoria