terça-feira, 16 de abril de 2013

Secretaria de Saúde de Santa Cruz realizará Semana Municipal de Combate a Tuberculose



Durante os dias 16 a 19 de abril, a Secretaria de Saúde, através da diretoria de Vigilância em Saúde, promoverá a Semana Municipal de Combate a Tuberculose. Palestras e distribuição de material educativo nas escolas e fábricas, capacitações dos profissionais da saúde e triagem das 18 unidades de saúde do município em busca de pessoas com sintomas respiratórios da doença ou que tiveram contato com tuberculosos nos últimos cinco anos, serão algumas das ações realizadas na campanha. 
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Pollyane Costa, a tuberculose, enfermidade que ataca os pulmões, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis é provavelmente a doença infecto-contagiosa que ocasiona mais mortes no Brasil. Tendo em vista, que Pernambuco é um dos estados que tem os piores indicadores nacionais, ocupando a quarta colocação na incidência de casos, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz fará uma campanha educativa e preventiva que visa alertar a população a cerca dos principais sintomas, formas de contágio e prevenção da tuberculose, doença que tem tratamento gratuito no SUS.  
“Além de servir de alerta a população, a semana de combate à tuberculose tem o objetivo de notificar novos casos no município, para iniciarmos o tratamento e combatê-los antes que alcancem um maior número de pessoas”, observou Pollyane Costa.
A abertura da campanha acontecerá no próximo dia 16 de abril, às 09h, no Teatro Municipal. No dia 17 os bairros Santo Agostinho e Cohab receberão o “Dia D”. No dia 18 haverá atividades educativas nas escolas estaduais Luiz Alves e Padre Zuzinha. No dia 19 as fábricas receberão as palestras educativas e haverá o encerramento da campanha com treinamento para médicos e enfermeiros da atenção básica. Todos os dias haverá palestras e atividades nas 18 unidades de saúde da família.
G2 Comunicação

Oficina “Sei Empreender” acontecerá nesta terça-feira



Será realizada nesta terça-feira (16), às 14h, no auditório do Moda Center Santa Cruz, mais uma oficina do programa SEI (Sebrae para Empreendedores Individuais).
Desta vez, os pequenos confeccionistas, interessados em ampliar sua visão de negócio, irão participar da oficina “Sei Empreender”.
Saiba mais:
Oficina Sei Empreender
Objetivos:
Compreender a importância de praticar atitudes empreendedoras no seu negócio; reconhecer as atitudes empreendedoras praticadas no seu negócio, de modo a atribuir a si mesmo a responsabilidade pelas decisões tomadas; descobrir e aplicar o seu potencial empreendedor, para o fortalecimento do seu negócio.
Conteúdo Programático:
Assumindo o controle.
Vencendo dificuldades.
Valorizando o sucesso.
Carga horária:
3 horas
A oficina é gratuita e as inscrições podem ser feitas no SAC (Setor Vermelho). Restam poucas vagas. Informações: 3759-1018.

Fiscalização, desenvolvimento, direitos e deveres.


Com praticamente 98% da população vivendo na área urbana do município, Santa Cruz do Capibaribe no agreste pernambucano tem uma das mais expressivas migrações das regiões rurais para o centro urbano. E dois fatores ainda hoje contribuem para que isso aconteça: as muitas oportunidades da atividade confeccionista e as muitas adversidades de se produzir algo no semiárido nordestino.
Na capa do Jornal do Commercio do último domingo uma dura notícia “Seca devora a economia”. E enquanto uns sentem este drama econômico apenas via jornais, quem vive no agreste pernambucano sente o drama na pele, na alma e no bolso.
A atividade confeccionista do agreste pernambucano ao longo de décadas se mostrou uma das mais exitosas experiências de convivência com a seca e de superação das adversidades de produção no semiárido nordestino.
Todavia, no último sábado (13/04/2013) vivenciamos uma equivocada ação fiscal (com força policial) por parte da Secretaria da Fazenda de Pernambuco no Moda Center Santa Cruz. E tudo que esta ação fiscal conseguiu foi tumultuar o Moda Center e a agenda de discursão que vem acontecendo no sentido de criar uma estrutura tributária estadual que permita um incremento nos índices de formalização de micro e pequenos empreendedores no polo de confecção do agreste.
Num cenário de crise econômica mundial, a experiência nos mostra que a energia empreendedora não pode ser penalizada, tampouco desestimulada. O Governo de Pernambuco e os mais diversos atores do polo de confecção do agreste precisam dialogar e formatar juntos, uma estrutura tributária produtiva, que permita a formalização vencer a batalha contra a informalidade, sem perder a competitividade da nossa região no mercado de confecção.
Por sua vez, mesmo se tratando de uma questão cultural de décadas, os empreendedores precisam entender que a formalização baseada numa estrutura tributária justa é o caminho a ser seguido, para o bem do ambiente empreendedor de Santa Cruz do Capibaribe e do polo de confecção do agreste pernambucano.
Ao contrário do que muitos pensam – sobretudo em Santa Cruz do Capibaribe – a questão não é de política partidária. Estamos tratando de política de desenvolvimento regional, de política social, de geração e distribuição de renda, de criação de milhares de postos de trabalho, de melhoria na qualidade de vida das pessoas, de diretos e deveres.
Não estamos tratando apenas de compra e venda de confecção, de situação tributária e recolhimento de impostos. Estamos tratando do sagrado sustento de milhares de famílias de dezenas de municípios do agreste pernambucano.
Empreendedores e Governo precisam ser parceiros, só assim faremos fluir um real desenvolvimento. Termino este artigo com um pensamento de Kofi Annan, ganhador de um Nobel da Paz "Todos os governos devem incentivar as pequenas empresas – elas criam empregos e fortalecem a sociedade".
Por Bruno Bezerra
*Bruno Bezerra é secretário de desenvolvimento econômico, agricultura e meio ambiente de Santa Cruz do Capibaribe.

Santa Cruz do Capibaribe é a cidade de que mais recebe turistas no estado

Veja no vídeo acima reportagem da TV Clube/Record sobre a economia da confecção no município, com destaque para os investimentos em tecnologia.

Rompimento à vista


Quatro dos sete vereadores do grupo de oposição denominado Taboquinha, estão prestes a romper com o Governador Eduardo Campos.

Segundo informação extraoficial, o encontro dos vereadores seria esta semana mais foi adiado atendendo um pedido do líder do Grupo.

Por não ter conseguido a confirmação de todos, o Blog Opinião não revelará os nomes, porém não há dificuldades em saber quem são os vereadores de oposição que estão insatisfeitos e quem são os aliados da cozinha do Governador.

Este rompimento se concretizando, fica ainda mais visível a desarmonia no núcleo Taboquinha.