terça-feira, 6 de setembro de 2011

REUNIÃO DO MOVPAZ SANTA CRUZ



Reunião do MovPaz hoje (06/09), na CDL, às 19:30h. Estudaremos o capítulo "Paz pela paz e não-violência. Orientação ao professor".

Os próximos encontros serão nas terças-feiras, no mesmo local e iniciando no mesmo horário (pontualmente).

-
Na última semana, foi estudado o capítulo "Pazear: o verbo esquecido". Foi mostrado que é um verbo que não se costuma estudar no cotidiano das salas de aula; devemos procurar utilizar o verbo PAZEAR (Estabelecer a paz ou harmonia) em nosso cotidiano, assim como fez o poeta Merlânio Maia nos versos do cordel:

Existe um verbo tão belo,Atual, tão necessárioQue é preciso urgentementeTirá-lo do dicionárioEstava tão escondidoMal divulgado, mal lidoSequer diziam: - Aqui jaz!O seu nome é: PAZEARQue traduz: harmonizar
E estabelecer a PAZ.

EU PAZEIO, TU PAZEIAS}E ELE PAZEIA, tambémE juntos NÓS PAZEAMOSNa força do grande BEMA vida de sonho e doresDos grandes pazeadoresNos pergunta: - VÓS PAZEAIS?E até hoje ELES PAZEIAMNão se omitem, nem se alheiam
Pra que o mundo tenha PAZ!


O cordel contém 8 estrofes, e cada membro do grupo declamou uma, sendo que a última estrofe foi declamada por todos, em conjunto. No fim, cada membro utilizou o verbo PAZEAR aplicado a alguma situação de sua vida, e foi uma forma de todos se conhecerem um pouco mais.
-
 
Se você aprecia o Movimento pela Paz e se interessa em debater sobre a temática, sinta-se convidado em participar dos nossos encontros. Todos podem participar!!!
 
Anne Karolynne Santos de Negreiros
Núcleo de Base do MovPaz Santa Cruz

Saneamento Básico



O deputado Diogo Moraes enviou apelo ao governador, a Secretaria de Recursos Hídricos e a diretoria da COMPESA para que sejam implantadas fossas sépticas (fossões) no Distrito de Mandaçaia ,no município de Brejo da Madre de Deus. No lugar moram cerca de 4.000 mil habitantes.Não há saneamento básico. A população local não aguenta mais conviver com o mau cheio e com os dejetos próximos as residências. O parlamentar chama a atenção das autoridades para a situação insuportável no Distrito, inclusive com o aparecimento de inúmeras doenças nos moradores.

Assessoria do deputado

Edson Vieira participa da Romaria de São Joaquim do Monte‏



O deputado Estadual Edson Vieira (PSDB) participou neste domingo (04) da 18ª Romaria de Frei Damião, no município pernambucano de São Joaquim do Monte. O parlamentar esteve acompanhado do ex-prefeito João Tenório, do seu filho Joãozinho Tenório, do deputado federal Bruno Araújo (PSDB) e de lideranças políticas locais.

A Romaria é uma tradição católica e atraiu mais de 250 mil pessoas de diversos estados do Nordeste e do Brasil, durante os quatro dias do evento. Edson Vieira participou da procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos romeiros, em seguida da missa de encerramento da festa religiosa, no Pátio de Eventos da cidade.

Assessoria do deputado

José Augusto Maia participa de Romaria em homenagem a Frei Damião


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) esteve neste domingo (04) na cidade de São Joaquim do Monte, interior de Pernambuco, onde participou da tradicional Romaria em homenagem a Frei Damião, que este ano chegou a sua 18ª edição. O deputado foi acompanhado pelos vereadores santa-cruzenses, Dr. Nanau (PSDB) e Ernesto Maia (PTB).

José Augusto Maia prestou uma homenagem a Frei Damião e a todos os romeiros presentes, cantado a musica "Frei Damião", composição sua, que se tornou um hino da festa. “Todos os anos participo desta Romaria e sempre sinto uma emoção renovada, que felizmente consigo compartilhar com o público, que a cada ano cresce mais e mais”, disse ele.

Estiveram presentes ainda na festa, o governador, Eduardo Campos (PSB), o senador, Armando Monteiro Neto (PTB) e o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB).

Segundo estimativas da organização da festa, mais de 300 mil pessoas visitaram a cidade nos quatro dias de festa, que tem como principal ponto de visitação o santuário do Frei Damião, que tem uma imagem do mesmo, com mais de dez metros de altura.

Flickr – as fotos da ida do deputado federal José Augusto Maia a Romaria em homenagem a Frei Damião e outros eventos e solenidades prestigiadas pelo deputado estão disponíveis no endereço eletrônico: www.flickr.com/photos/joseaugustomaia.

Assessoria do deputado

Rio Formoso recebe fábrica de eletroeletrônicos Proeletronic


Com investimentos de mais de R$ 12 milhões, empresa vai gerar 180 empregos diretos. Mão de obra já está sendo qualificada
O senador Armando Monteiro participou nesta segunda-feira (05) de um ato que marcou o início das obras da indústria do setor de eletroeletrônicos Proqualit Telecom Ltda. – Proeletronic, no município de Rio Formoso, Mata Sul de Pernambuco. A empresa produz equipamentos de recepção e distribuição de sinal de TV, internet e telefonia celular. Com o empreendimento, que terá investimentos de mais de R$ 12 milhões, o município também inaugura o seu distrito industrial, projetado em uma área de 150 hectares.
Com duas fábricas no país, uma no município de Guararema, em São Paulo, e outra em Sapucaí Mirim, em Minas Gerais, a Proeletronic monta sua primeira planta industrial no Nordeste estimulada pelo desenvolvimento da região “Hoje o Nordeste, e especialmente Pernambuco, tem um crescimento diferenciado em relação ao resto do País. Com a perspectiva de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, além da implantação da TV digital e o crescimento da internet no Brasil, queremos ampliar nossa capacidade de produção”, explica o diretor industrial da Proeletronic, Sérgio Vagner Pretti.

Um dos articuladores do processo de atração da fábrica, o senador Armando Monteiro observou que a implantação do empreendimento dá início à diversificação da base econômica do município, estimulando a qualificação de mão de obra. “Esse investimento marca a integração de Rio Formoso ao pólo de desenvolvimento da Mata Sul. Ele vai demandar mão de obra qualificada que assegurará a formação profissional de quem mora na região. Tudo isso representa um extraordinário ganho para o município e para a Mata Sul pernambucana”, comemora.
O Governo de Pernambuco, através da secretaria executiva de Educação Profissional, já está qualificando 62 alunos na área de eletroeletrônica na Escola Estadual de referência Wilson de Andrade, em Rio Formoso. Eles devem ser os primeiros a trabalhar no empreendimento, que tem o início do funcionamento previsto para o segundo semestre de 2012.
O prefeito de Rio Formoso, Hely Ferreira, adianta que este esforço de qualificação deve ser ampliado, para que toda a mão de obra seja composta por pessoas da região. “O fato de Rio Formoso estar inserido no território estratégico de Suape permite que o município ofereça boas condições a quem pretende se instalar. O que queremos é associar a busca de novos empreendimentos para o pólo industrial a um processo de qualificação e capacitação das pessoas daqui”, planeja.
Hoje a Proeletronic produz mais de 2 milhões de antenas e 5 milhões de produtos eletrônicos/ano. A empresa projeta que a fábrica de Pernambuco passe a responder, quando estiver em funcionamento, de 30% a 40% da capacidade de produção. Além de atender ao mercado nacional, a empresa exporta para países da América do Sul e Europa.
Também participaram da solenidade de lançamento das obras o ex-ministro Armando Monteiro Filho, o deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB) e a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Juventude de Rio Formoso, Patrícia Marinho.

Em Caruaru: Compesa inicia campanha para coleta de óleo

Não jogue o óleo pelo ralo, procure uma entidade e faça a doação do óleo de cozinha após usado.

Em Caruaru, o material recolhido será transformado em sabão e renda obtida ajudará crianças com câncer do IMIP
Com o objetivo de contribuir para a preservação do meio-ambiente e diminuir os danos nas tubulações e redes de esgoto, a Compesa está realizando a campanha Mundo Limpo a fim de coletar óleo de cozinha e aproveitar a matéria-prima para fabricação de sabão. A partir desta segunda-feira (05), em Caruaru, donos de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, lanchonetes, inclusive nas praças de alimentação de Shopping Centers, poderão se cadastrar em uma das lojas de atendimento da Compesa para entregar o óleo que sobra das frituras. Donas de casa também poderão participar da ação.
A campanha, parceria entre a Compesa e a Indústria ASA, empresa responsável pela reciclagem do material, já está sendo realizada na Região Metropolitana do Recife e Caruaru será a primeira cidade do interior a colocá-la em prática. O objetivo é evitar que o óleo seja dispensado no ralo da pia, provocando obstruções nas tubulações e nas redes coletoras de esgoto operadas pela Companhia.
De acordo com a gerente de relacionamento com o cliente da Compesa, Fabiana Nascimento, o procedimento será realizado de forma prática e eficaz. “As empresas interessadas vão entrar em contato com a Compesa e iremos instalar coletores nos estabelecimentos. Quando eles estiverem cheios, a ASA Indústria fica responsável pelo recolhimento. Já as donas de casa poderão juntar o óleo em garrafas pets e levar nas lojas de atendimento”, explicou.  
Essa iniciativa já possibilitou o recolhimento de mais de 200 mil litros de óleo de cozinha na Região Metropolitana do Recife, de janeiro até julho, sendo todo material entregue por donas de casa e comerciantes diretamente nas lojas de atendimento da Compesa. Toda a renda obtida com economia da matéria prima para fazer o sabão será revertida para o tratamento das crianças com câncer do IMIP.  Outras informações sobre o procedimento podem ser adquiridas a partir do teleatendimento da Compesa, pelo número 0800 081 0195.
Pontos de recolhimento:
Loja de atendimento - Centro:  Rua Frei Caneca, 152 - Centro - Caruaru - PE. Fone: (81) 3727-7551.
 Loja de atendimento – Expresso Cidadão:  Avenida Lourival José da Silva, 80 - Centro - Caruaru - PE Fone: (81) 3727-7537.

Mais segurança em Taquaritinga do Norte



No último sábado (03) na Terra das Dálias, aconteceu um momento histórico, com a entrega de uma viatura policial para o serviço de patrulhamento rural, sendo mais um aporte no quesito segurança.
A solenidade de entrega aconteceu na Praça da Bíblia, no centro da cidade com a presença do Prefeito José Evilásio, o vice Prefeito Ivanildo Mestre, os Coroneis Luiz, e Vespaziano da Polícia Militar, o Major João Bosco, Vereadores, Secretários, funcionários da Prefeitura e população em geral.
“Estamos proporcionando melhores condições de vida à população, junto com o governo do Estado e os municípios. E de primeira mão quero avisar que a população nortetaquaritinguense não só ganha uma patrulha, mais também um reforço de 20 policiais que ficarão a disposição de todos, garantindo a segurança do município”, frisou o Coronel da Polícia Militar Vespaziano.
“A violência estava trazendo o homem do campo para a cidade e com esse reforço na guarda policial e essa patrulha tenho certeza que o êxodo rural diminuirá. Agora temos que ajudar o trabalho da policia fiscalizando e denunciando alguma atitude suspeita para que o trabalho aconteça”, declarou o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável José Galdino.
Logo após a entrega da Patrulha Rural no centro da cidade, todos os presentes se dirigiram até o Distrito de Gravatá do Ibiapina para a inauguração do Posto de Subdestacamento na localidade, o qual recebeu o nome de Pedro de Oliveira Mendes (Pedão).
“É com muita emoção que agradeço a todos por homenagear minha família colocando o nome do meu esposo “Pedão” no Posto da Policia aqui em Gravatá do Ibiapina. Distrito este, que o mesmo prestou serviço como policial”, destacou a viúva de Seu Pedão, Josefa Xavier.
A indicação para o nome do posto foi da Vereadora Rogéria Coelho que conhecia a história do homenageado e seus serviços prestados a população, bem como o carisma que o mesmo possuía com todos que o conheciam. 
“São ações como esta que temos que proporcionar a população, dando-lhes melhores condições de vida e valorizando as políticas públicas. Taquaritinga hoje caminha a passos largos com muito trabalho e uma equipe de governo unida interiorizando todas as ações trazendo o avanço do nosso povo”, ressaltou o Prefeito José Evilásio.
O posto do Subdestacamento de Gravatá é uma parceria entre a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, Governo do Estado de Pernambuco e Secretaria de Defesa Social e contará com três policiais diariamente fazendo toda segurança do Distrito.
Logo após as solenidades de entrega do Posto de Subdestacamento todos os presentes se dirigiram até a lavanderia pública do Distrito, onde foi feita a entrega da mesma totalmente reestruturada, proporcionando melhores condições para todos os moradores da localidade.