quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Concurso de fotografias é lançando em Taquaritinga do Norte


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através das Secretarias de Ação Social e Turismo Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico lançaram um concurso de fotografias com o tema: “Olhares sobre Taquaritinga do Norte”.
O mesmo é destinado aos jovens do PROJOVEM Adolescente e tem como objetivo estimular o sentimento de pertença dos jovens quanto ao município, motivando o reconhecimento dos valores regionais e aguçando as habilidades artísticas, bem como promover o turismo com a circulação dos cartões postais (resultado final do concurso).
Para participar, basta se inscrever com um dos monitores de cada coletivo do PROJOVEM no município e seguir as etapas abaixo:
1 – Inscrição
 A inscrição é gratuita, e feita com o monitor de cada coletivo.
As fotografias serão catalogadas e arquivadas.
Cada jovem só pode concorrer com fotografias contendo imagens da sua localidade (Taquaritinga do Norte, Silva de Baixo, Placas, Mateus Vieira, Gravatá, Jerimum, Pão de Açúcar).
Podem ser inscritas até 3 (três) fotografias por jovem, observando as seguintes categorias: Imagem natural; Arquitetura; Detalhes em Macro; Imagens de Personalidades.
Monitores e oficineiros podem participar, sem, no entanto, concorrer aos prêmios, destinados, impreterivelmente aos jovens.
2 – Pré-avaliação
Do total de fotografias inscritas, 50 (cinqüenta) serão pré-selecionadas e corresponderão as 50 (cinqüenta) imagens apresentadas na exposição que acontecerá durante o 4º Festival de Curtas Metragens - Curta Taquary.
Serão 3 (três) os critérios de seleção para as etapas seletivas: 1 – valor artístico, 2 – valor turístico, 3 – criatividade.
3 – Avaliação semifinal
Das 50 imagens pré-selecionadas, 8 (oito) serão as ganhadoras dessa etapa e se transformarão em cartões postais.
4 – Data Limite para Inscrição das Fotografias: 27 de agosto de 2011.
5 – Final
A comissão para a seleção das fotos premiadas será composta por: Mauricéa do Carmo (Secretária de Ação Social), Ronaldo Veiga (Vereador) e Maria Verbênia (Advogada).
Das 8 (oito)  imagens finais, 3 (três) serão as selecionadas e premiadas:
Premiação:
1º - Lugar – uma câmera fotográfica SANSUNG.
2º - Lugar – R$ 100,00.
3º - Lugar – R$ 50,00.
Obs.: Do 4º ao 8º lugar receberão brindes diversos pela participação.
A premiação acontecerá no dia 16 de setembro de 2011 durante o Festival de Curtas Metragens o Curta Taquary.

Polo de Confecções no Calendário Oficial e na Rota do Turismo de Negócios de Pernambuco



O deputado estadual Edson Vieira (PSDB) pediu através de Indicação, ao secretário de turismo Alberto Feitosa e ao governador Eduardo Campos, a inclusão do Polo de Confecções do Agreste no Calendário Oficial e na Rota do Turismo de Negócios de Pernambuco.
A região é o segundo maior APL (Arranjo Produtivo Local) do país, concentra 73% da produção de confecções do estado. Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama são as principais cidades e têm demonstrando índice de crescimento econômico superior ao de Pernambuco e do Brasil. Eventos de moda, rodadas de negócios, feiras e exposições são realizadas no Polo, que possui grandes centros comerciais, a exemplo do Moda Center Santa Cruz, em dias de mais movimento circulam no local aproximadamente 30 mil pessoas, entre clientes e vendedores de todo o país.
“Esta ação vai fortalecer ainda mais o nosso Polo de Confecções, hoje a região conta com um faturamento anual de 1,73 bilhão, representando 3% do faturamento da indústria de confecções do país, além de possuir uma produção de qualidade”, destaca Vieira.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

DEM faz encontro, amanhã, em Salgueiro visando às eleições de 2012 no Sertão


     O Democratas realiza amanhã (26/08), à noite, em Salgueiro, no Sertão, o segundo Encontro Estadual para preparar o partido para as eleições municipais de 2012. “Começamos pelos Agreste e vamos fazer eventos em todas as regiões para atrair novos filiados e identificar lideranças para formar chapa de vereadores e candidatos a prefeito”, afirma o presidente estadual do DEM, deputado Mendonça Filho, destacando que a meta é dobrar o número de eleitos, principalmente nas cidades de médio e grande porte e na Região Metropolitana.
      O partido, segundo Mendonça, está trabalhando em duas frentes: na identificação de novos nomes para disputar as eleições municipais do próximo ano e discutir temas de interesse da população. “É preciso debater com as pessoas para saber de que maneira elas encaram as prioridades básicas, como saúde, segurança, transporte público e de que forma o partido pode ajudar propondo políticas públicas que atendam a estas demandas", afirmou Mendonça Filho.
     Segundo Mendonça, neste momento o trabalho de fortalecimento do Democratas está focado no processo eleitoral de 2012. “Para nós, esse fortalecimento não fica restrito a eleger mais prefeitos. Vamos ampliar a nossa representação de vereadores lançando pré-candidatos na maioria das cidades”, disse.  Os próximos encontros do partido devem ser na Zona da Mata, Região Metropolitana e encerrar a etapa deste ano no Recife.
Nádia Ferreira 

José Augusto Maia fala sobre emancipação de Distritos na Assembleia Legislativa de São Paulo



Aconteceu na tarde desta terça-feira (24), na Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa de São Paulo, uma Audiência Pública para debater questões referentes à emancipação de novos Distritos que pleiteiam autonomia político-administrativa.
O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Frente Parlamentar Mista de apoio à Criação de Novos Municípios, foi convidado à participar do evento. Na oportunidade, ele foi o representante oficial da Câmara dos Deputados, uma vez que foi designado para tal tarefa pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia.
José Augusto Maia detalhou para os presentes, os critérios que os Estados deverão seguir, quando da elaboração de leis visando a criação de novos municípios.
O convite para a participação do deputado federal pernambucano partiu do presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais de São Paulo, deputado estadual Celso Giglio (PSDB).
Segundo José Augusto Maia, a apresentação desses critérios servirá de base para a devida adequação dos futuros projetos de lei que visem à emancipação de distritos.
A Frente Parlamentar, presidida por José Augusto Maia, já conseguiu colher assinaturas de todos os líderes partidários da Câmara dos Deputados, onde eles se comprometem a apoiar o projeto de lei complementar, que deverá ser encaminhado pelo Governo Federal, com a finalidade de regulamentar o § 4º do Artigo 18 da Constituição Federal.
De acordo com o deputado federal, com esse apoio o Projeto deverá será votado ainda nesse semestre, o que possibilitará a realização de eleições nos novos municípios o mais breve possível.
“A luta em busca da regulamentação do § 4º do artigo 18 da Constituição Federal se faz necessário, o mais rápido possível, tendo em vista que muitos distritos, em todo o país, já dispõem de número populacional, viabilidade econômico-financeira e político-administrativa para pleitearem suas emancipações. Se tais localidades não conseguirem suas emancipações, ficarão
inviabilizadas de crescerem e se desenvolverem, como é o caso de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, e São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, ambos em Pernambuco”, disse José Augusto Maia.
Estiveram presentes na Audiência, os deputados estaduais por São Paulo, Ed Thomas (PSB), Isac Reis (PT), Jooji Hato (PMDB), Celino Cardoso, Hamiltom Pereira (PT) e Beto Trícoli (PV), que compuseram a Mesa, além deles, inúmeros representantes do “Movimento Emancipa Brasil”, lotaram o Auditório Franco Montoro e reafirmaram o compromisso de continuar a mobilização.

Assessoria do deputado

Reunião na Câmara de Vereadores com senha de acesso


No intuito de evitar tumulto e visando o bom andamento da reunião plenária, a secretaria da Câmara Municipal distribuiu entre os vereadores senha convite para que os parlamentares distribuam as mesmas.

Hoje pela manhã "choveu de gente" a procura das disputadas senhas, por conta disso alguns saíram insatisfeitos, no entanto concordo com a medida de precaução da secretaria da Casa Dr. José Vieira de Araújo.

Moda Santa Cruz em contagem regressiva



Faltam apenas 38 dias para Santa Cruz do Capibaribe e região conhecer o maior evento de moda do interior de Pernambuco. Serão cinco dias de evento, de 1 a 5 de outubro, onde o estacionamento frontal do Moda Center Santa Cruz se transformará em um grande espaço voltado para exposição da moda produzida na cidade.
O evento é realizado a partir de uma parceria da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) com a CDL e o Moda Center, além de contar com apoio da prefeitura municipal, governo do estado, ADdiper e SEBRAE.
A venda dos estandes está acontecendo por intermédio da ASCAP e você não pode deixar para última hora, pois restam poucas vagas.
Maiores informações (81) 3731-2818, falar com Aline Gomes!

Ensino superior de Santa Cruz do Capibaribe é tema de reunião na UFPE



Nesta terça-feira (23), o deputado estadual Edson Vieira (PSDB), junto com o presidente da ASCONT (Associação Santacruzense de Contabilistas) Luciano Bezerra e representante da FADIRE (Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional) estiveram em uma reunião com o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Amaro Lins. 

Na pauta estava o pedido de agilidade na emissão dos diplomas dos alunos da FADIRE, especialmente dos graduados em Ciências Contábeis que possuem registro profissional provisório e precisam do definitivo para continuar trabalhando. O Reitor pediu a documentação da faculdade e a relação das urgências para que os diplomas sejam providenciados o mais rápido possível. 

Na oportunidade também foi levantada a questão da interiorização da UFPE. Os santa-cruzenses relataram a situação dos muitos estudantes que se deslocam para Caruaru, Belo Jardim, Campina Grande e outras cidades, para ter acesso ao ensino superior, mostrando a necessidade de mais cursos em Santa Cruz do Capibaribe. Amaro Lins disse que a partir do mês de outubro serão realizados novos estudos para implantação de novos campus e Santa Cruz do Capibaribe será avaliada. 

“Estamos nessa batalha há muito tempo, Santa Cruz sendo contemplada vai atender também a demanda das cidades da região como Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Vertentes e várias outras”, disse Edson Vieira. 

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

Opinião do leitor

CPI DOS TERRENOS‏



Diante da não prorrogação da CPI DOS TERRENOS neste muncípio, expresssando a insatisfação da sociedade, por ter sido frustada na verdade integral dos fatos, sabendo na vossa luta contra os desmandos no serviço público, buscando todos nós dias prósperos para a nossa cidade, solicitamos de vossa senhoria a divulgação do nosso manifesto, através do nosso Blog CorrupSem: (www.semcorrupcaohotmailcom.blogspot.com), pois, revoltante é, sabermos que a atitude omisa de alguns edis, garante que os depredadores do patrimônio público continuarão impunes, portanto, queremos reaver ao que o município pertence.


CONTRASTE NA CPI DOS TERRENOS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


As atitudes dos Vereadores que boicotaram a CPI DOS TERRENOS, em Santa Cruz do Capibaribe-PE, INOCENTES TAMBÉM NÃO SÃO. COM CERTEZA! Tal comportamento demonstra a falta de compromisso com a cidade e seu povo, e, em conseqüência dessas ações, problemas futuros trarão prejuízos enormes para a cidade. Diante disso, esses criminosos e usurpadores dos bens públicos continuarão impunes, mantendo suas máscaras e pior, NÃO DEVOLVERÃO OS TERRENOS E PERMANECERÃO ENRIQUECENDO COM AS VENDAS DOS TERRENOS. Então, o município se quiser construir obras públicas? Compre TERRENOS!!!
Está claro que a permanência desses mal versadores do PATRIMÔNIO PÚBLICO, carece de avaliação da população, principalmente da imprensa e dos cidadãos que acompanham os trabalhos do poder legislativo e do executivo.
Precisa-se urgente de novas ações do legislativo e da população em busca de esclarecimentos e novas investigações para punir os culpados.
A determinação da Busca e Apreensão pelo Juiz de Direito da Vara Criminal de Santa Cruz do Capibaribe-PE, Dr. SOLON OTÁVIO, comprova a existência de fortes indícios de delitos praticados pela Administração PÚBLICA, pois, autoridades jamais determinarão algo, SEM PROVAS.

Concluindo, o ABSOLUTISMO dos Vereadores de Santa Cruz o Capibaribe que se OMITIRAM na votação de prorrogação da CPI DOS TERRENOS, configura a falta de responsabilidades que têm com os bens públicos  e com a população, porque faltando propositalmente às reuniões, deveriam devolver aos cofres públicos os dias que faltam. Se o Vereador, qualquer que seja, falta às reuniões, até as mais importantes, não representa o povo, e sim, aos seus próprios interesses, do seu partido, dos seus amiguinhos políticos corruptos e infratores.
 
 
Atenciosamente
JAIRO MARTINS & ROBERTO FEITOZA
 

Em Taquaritinga: Paróquia de Santo Amaro completa 210 anos‏



A história da paróquia de Santo Amaro vem de braços dados com o período de povoação do municio de Taquaritinga do Norte. Tudo começou em 1801 a 210 anos atrás quando o povo fez solicitação ao Bispo de Olinda da época, Dom José Joaquim para a criação de uma freguesia, uma vez que há dez anos a capela de Santo Amaro já havia sido erguida.
O pedido logo foi deferido, onde se tornou sede de mais quatro capelas: a de São José da cidade de Vertentes, a de Nossa senhora da Conceição, na Lapada, a de Bom Jesus na Santa Cruz e a de Santo Antônio, em Jacarará, mais tarde a nova freguesia se transforma em Matriz ainda pertencente a Comarca de Limoeiro.
Na época a freguesia regia várias capelas de várias cidades, as quais podemos citar: Santa Cruz do Capibaribe, Poço Fundo, Santa Maria do Cambucá, entre outras.
Em 1812 iniciou o trabalho de reconstrução da antiga capela que por demorar muito a finalização da obra veio a desmoronar. Então só em 1860 com a ajuda do povo retomaram os trabalhos de reconstrução que duraram cerca de oito anos para conclusão.  
A Paróquia já pertenceu ao bispado de Olinda, Recife, Nazaré da Mata e só no ano de 1963 passou a pertencer a Diocese de Caruaru, a qual é a mais antiga das regida pelo Bispo Dom Bernardino Marchio.  
Seu padroeiro é Santo Amaro, conhecido pelo Santo Fujão, sendo um mistério que os antigos atribuem a mais um milagre do Santo.
Este ano a paróquia completa 210 anos de história, fé e graças concebidas e por este motivo uma vasta programação foi elaborada para comemorar esta grandiosa festa.

Programação:

Dia 25 /08
19h – Reza do terço
19h30 – Missa da Graça celebrada pelo Frei Lopes
21h – Abertura oficial do museu histórico da Matriz

Dia 26/08  

19h – Reza do terço
19h30 – Missa celebrada pelos Padres filhos de Taquaritinga com participação do coral Imaculado Coração de Maria do Distrito de Gravatá do Ibiapina, apresentações da academia experimental e banda musical Carminha Arruda.
21h – Quermesse com a pastoral familiar e apresentação de trio pé de serra.

Dia 27/08

18h30 – Reza do terço com os Grupos dos terços dos homens das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba e Pão de Açúcar.
19h – Acolhida de todas as comunidades e dos filhos ausentes da cidade defronte a Praça da Bíblia
19h40 – Santa missa presidida pelo pároco Ivemar Pontes
21h – Descerramento do marco em comemoração aos 210 anos da Paróquia
21h30 – Show com a Banda Santa Clara

Dia 28/08

10h – Santa Missa e celebração da 1ª eucaristia
16h – Grande concentração na entrada da cidade de onde partirá em direção a Igreja Matriz com animação de Trio elétrico, do grupo jovem de Toritama, Comunidade Divina Misericordia de Santa Cruz do Capibaribe, Banda Javé Hyre e circo da cidade das Vertentes.
18h – Missa campal presidida pelo Padre Bianch Xavier
20h – Encerrando as festividades show com a Banda kairós

A lenda do santo fujão – Santo Amaro

Um mistério envolve a história do padroeiro de Taquaritinga do Norte, mistério esse que os antigos atribuem a mais um milagre de Santo Amaro, e que lhe rendeu o apelido de “Santo Fujão”.
Diz a tradição oral que no sítio Queimadas, no século XVIII, o proprietário dessas terras construiu uma capela em homenagem a Santo Amaro, de quem era devoto. Com o passar do tempo, muitos fiéis começaram a freqüentar o lugar para fazer orações e promessas ao santo. Como o fluxo de pessoas foi aumentando e o acesso ao local era difícil, a imagem foi transferida para uma outra capela, localizada onde hoje é o centro de Taquaritinga do Norte.
O mistério é que no dia seguinte, a imagem havia desaparecido. Logo se espalhou a notícia de que tivera sido roubada, mas os ânimos foram acalmados quando a encontraram na pequena capela do sítio Queimadas. A única explicação para o ocorrido é que a pessoa que havia pego a imagem se arrependeu por causa da indignação da população e, por medo, a levou ao seu antigo altar. Os devotos devolveram a imagem à capela mais central, mas no outro dia, lá estava ela outra vez no Sítio Queimadas.
O fato mexeu com todos. Foi aí que algumas pessoas colocaram o Santo na nova capela e ficaram de vigília no lado de fora, dia e noite. Não adiantou, a imagem voltou para o seu local de origem. O trabalho foi intensificado, o Santo foi trazido mais uma vez, e passaram a vigiar a Capela por dentro e por fora o dia inteiro. E aí o milagre aconteceu à vista de todos os presentes: a imagem sumiu e apareceu na outra capela.
Com isso a população ficou convencida de que era vontade de Santo Amaro ter sua imagem na capela do sítio Queimadas. Após uma reunião, o povo decidiu fazer uma negociação com o Santo. A ele foram oferecidas terras, uma igreja grande, casas e, ainda, tornar-se o patrono do lugar, que estava próximo de virar cidade. Assim tudo foi feito. A imagem foi reconduzida à nova capela, a população fez um pedido solene para que o Santo ficasse ali. E assim, Santo Amaro foi convencido a não mais voltar para o sítio Queimadas e tornou-se padroeiro do lugar que mais tarde transformou-se na cidade de Taquaritinga do Norte.
Quem foi ele? Nascido na Itália, no ano de 493, Mauro Aba de Cupe – Amaro é seu nome aportuguesado – carregou na sua história uma vida cheia de oração e milagres. Filho do Senador Romano Eqüício e de Júlia, dos discípulos de São Bento, ele foi o que mais se destacou.
Durante os seus 72 anos de vida, Santo Amaro curou muitos enfermos, um mudo paralítico, um cego de nascença e profetizou a morte de São Bento. Mas um dos fatos que mais marcou sua história foi quando correu sobre as águas para salvar um jovem que estava sendo levado pela correnteza.
Santo Amaro construiu 120 mosteiros por toda a França. Ele morreu no dia 15 de janeiro de 565, e hoje, tendo seu dia no calendário da Igreja comemorado na mesma data de sua morte, é padroeiro de várias cidades do Brasil.