segunda-feira, 22 de junho de 2015

Artigo do Leitor: ”Ai que Saudades que eu sinto das noites de São João”!

”Ai que Saudades que eu sinto das noites de São João”!
Nunca uma frase esteve tanto em evidência em nossa Santa Cruz do Capibaribe.
Nunca ficamos tão afastados da Cultura Nordestina como estamos agora. 
Clubes que festejaram Santo Antônio, São João e São Pedro ao som de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro Abdias, Marinês, Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, Dominguinhos, Sivuca, Oswaldinho, Elba Ramalho, Joãozinho Fortunato, Bandinha Pop Sound,  Bandinha do Leninho, Dedé Sanfoneiro e muitos outros, hoje ficam fechados como se estivessem de luto. 
Não pessoal. Eu não estou procurando culpados e nem dizendo que alguém tem de responder por isso. É que fica difícil para quem já viu os quebra lajeiros, coco de roda,bandas de pífanos e forrós da Rua do Alto; Quadrilhas Juninas organizadas na rua do alto, Ruas do Rio, Siqueira Campos,, Cabo Otávio Aragão, João Balbino e mais As Peruas, As Virgens, Cebola, Solteiros Felizes, Turma do Jabuti, MOBRAL e turma de Neta de Zé Mestre. 
Eu não consigo pensar em tudo isso, sem sentir o peso de uma saudade enorme de muita gente boa que se foi e de compartilhar  essa saudade com aqueles que estando por aqui, sentem falta de tudo isso que descrevi.

Valeu a pena viver aquela euforia!!!
Professor J. Oliveira

No São João da Moda, também há espaço para inclusão social


Na capital da confecção, ficar casa em pleno São João da Moda, tornou-se uma missão quase impossível. Neste domingo (21), as atrações musicais do Palco da Moda, Polo Multicultural e Arraial do Povão arrastaram milhares de forrozeiros para Avenida 29 de Dezembro, no Centro de Santa Cruz do Capibaribe. 

Mas, ao lado do palco principal, 30 pessoas festejaram o São João da Moda com inclusão social e respeito a sua deficiência. “Completamente diferente dos demais. Esse é o terceiro ano que eu posso me divertir com comodidade e me encontrar com as demais pessoas com deficiência, além de curtir os shows”, declarou Débora Araújo, moradora do bairro Malaquias Cardoso que aproveitou o evento no Camarote da Acessibilidade.  O espaço conta ainda com monitores e intérpretes capacitados para auxiliar os deficientes e acompanhantes.
Para o Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Renê Romualdo, o sucesso do Camarote da Acessibilidade, deve-se ao conjunto de medidas pensadas para acolher o cidadão deficiente com dignidade. “Desde o início da Vila Cenográfica até o camarote, foram construídas dez rampas de acesso para cadeirantes, interligando praças e polos culturais. Essas rampas acabaram possibilitando também que pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção participassem do São João da Moda”, ressaltou Renê.
Se no Camarote da Acessibilidade, havia uma grande procura. Na Coordenadoria da Mulher e no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), pontos de apoio montados na Escola Ivone Gonçalves, para acolher casos de violência contra a mulher e de enfrentamento ao trabalho infantil, respectivamente, nenhuma ocorrência havia sido detectada. “Estamos trabalhando para combater qualquer agressão física, moral ou sexual contra a mulher. Mas, até o momento, não registramos nenhuma ocorrência”, festeja a coordenadora da Mulher, Iana Souza.
O índice zero de trabalho infantil, também chegou ao CREAS. “Fazemos buscas ativas com técnicos, assistentes sociais e psicólogos pelo espaço correspondente ao São João da Moda e para nossa alegria nada constatamos,” disse a Coordenadora do CREAS, Cíntia Carvalho.
Enquanto isso, no Palco da Moda, o cantor Gabriel Diniz, atual referência entre as bandas do gênero estilizado, levou a multidão ao delírio e arrastou outros tantos para acompanhar o show. “Estou amando a festa. Não tenho dúvida, que é um dos melhores festejos juninos de Pernambuco. Agora vou curtir GD e aproveitar essa festa maravilhosa”, comentou o turista de Toritama João Wendel. Para não perder a animação, o São João da Moda segue quente, na próxima terça-feira (23) com Amigos Sertanejos.

Atenciosamente,

Manoela Ramos
Jornalista

Mês de junho, faça suas compras no Moda Center Santa Cruz


E continuam as feiras de junho no Moda Center Santa Cruz. Até o final deste mês, venha fazer suas compras de domingo a terça.

A partir de julho, não abriremos aos domingos – os dias de feira voltarão ao normal: segundas e terças. Só voltaremos a abrir aos domingos em novembro e dezembro.

Boas festas juninas a todos!

COMUNICADO – Dias de Feira no Período Junino

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente através da Gerência de Feiras e Mercados de Santa Cruz do Capibaribe informa aos comerciantes do Mercado Público Municipal e toda população, que em virtude das Festividades Juninas, o Mercado Público Municipal seguirá a seguinte programação:
Dia 23 de Junho: Irá fechar às 12h
Dia 24 de Junho: Fechado
Dia 28 de Junho: Normal
Dia 29 de Junho: Fechado
Comunica também que a feira que a Feira Livre de Mangaio que aconteceria na segunda-feira (29), será antecipada para o domingo (28) em conjunto com o Mercado Público Municipal.